Você acha que essa notícia de aeronave preparada para voar em pé é uma novidade?
Direto da Pista
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
O certificado de operadora aérea da Myair , foi suspenso pelas autoridades aeronáuticas italianas devido às dificuldades financeiras da companhia.
Com sede em Veneza, a transportadora low cost, que opera Bombardier CRJ 900S e Airbus A320s, deve, portanto, deixar de voar à meia-noite, a Autoridade de Aviação Civil da Itália, ENAC, diz que a companhia aérea já estava operando com uma licença temporária, devido a preocupações sobre a sua saúde financeira.
A ENAC diz que tomou a medida porque não conseguiu responder a um pedido de 21 jul, data a qual a myair informou para a ENAC que colocaria as coisas em ordem dentro de 24 horas. A companhia não forneceu informações sobre o cash-flow ou esforços de recapitalização, as autoridades italianas.
A companhia aérea é um membra do Parlamento Europeu e do Low Fares Airline Association.
Aviationweek
A Continental Airlines (www.continental.com) anuncia hoje que Jeff Smisek, 54, presidente, COO e membro do conselho diretor da companhia se tornará chairman e CEO em 1º de janeiro de 2010. Smisek será sucessor de Larry Kellner, 50, que decidiu retornar ao private equity após 14 anos de trabalho na companhia, sendo os cinco últimos anos nos cargos de chairman e CEO.
“Foi uma grande honra conduzir homens e mulheres profissionais e fazer parte da melhor companhia aérea na indústria”, disse Kellner. “Tenho trabalhado próximo ao Jeff durante todo o meu mandato, e posso afirmar que ele é um líder forte e eficaz. Estou confiante de que Jeff manterá a cultura da Continental e conduzirá a nossa equipe com sucesso para atravessar estes tempos difíceis”.
Portal Fator Brasil
Com a intenção de renovar e reforçar a sua frota aérea, Copa Airlines anunciou a aquisição de 13 aviões fabricados pela Boeing 737-800 construtor, o que demonstra a força econômica dessa companhia aérea, apesar dos tempos difíceis em toda a indústria aérea.
O custo ou desembolso representado poderá ultrapassar um bilhão de dólares, a companhia parece ter a intenção de pedir mais 8 do que o montante encomendado.
A Boeing informou que a primeira entrega de 13 aeronaves serão realizadas entre os anos 2012 e 2015, e no caso de as negociações para mais 8 aeronaves poderão ser entregues entre os anos 2015 e 2017.
Estas aeronaves serão equipadas com o novo design Sky Boeing em seu interior, e para proporcionar conforto e tecnologia de ponta para os usuários da companhia panamenha.
Teoricamente, os voos internacionais a partir do Brasil poderão ficar mais baratos, mas a ANAC chama a atenção para o fato da medida, por si só, não garantir que isso aconteça - a eventual descida de preços "dependerá exclusivamente do comportamento do mercado".
No que toca às viagens para a Europa, e voos do Brasil para Portugal em particular, quer isso dizer que o valor mínimo permitido de uma tarifa de ida e volta passa a ser de 432 dólares norte-americanos, contra os atuais 690 dólares. Resta aguardar por voos mais baratos.
Alma de viajante
A TAP oferece, desde ontem, o TAP mobile, um novo portal, acessível através do celularl, que disponibiliza, de forma fácil e rápida, informações práticas e úteis aos passageiros para as suas viagens.
Com esta nova facilidade, os passageiros que disponham de Internet a partir do seu telefone móvel podem consultar todas as informações sobre a sua viagem, a qualquer hora e em qualquer lugar, através dos endereços http://mobile.flytap.com, http://mobile.flytap.pt
Ficar a par da hora de partida ou chegada do voo e conhecer os lounges disponíveis nos vários aeroportos são algumas das utilidades, bem como obter informações sobre os destinos favoritos ou as previsões meteorológicas. Estão ainda disponíveis serviços de localização de bagagem, em caso de irregularidade, e de conversão de moeda, além de informação sobre as promoções TAP em vigor.
Cada passageiro pode, assim, manter-se actualizado sobre o seu voo a qualquer hora e em qualquer lugar e sem custos. A TAP disponibiliza gratuitamente este serviço, ficando apenas a cargo do cliente o tarifário de acesso à Internet através do celular de acordo com o estabelecido diretamente com o seu operador móvel.
Utilizou-se as plantas originais de Hitler, que se encontravam em posse do governo americano há pelo menos 50 anos, para que se pudesse replicar a aeronave de linhas delicadas e pouco convencionais. Se tivesse sido completado, o projeto nazista possivelmente teria alterado sensívelmente o curso da guerra.
A produção do canal reuniu um grupo de engenheiros e projetistas da Northrop Grumman, uma das mais destacadas empresas do complexo industrial militar norte americano para averiguar se este projeto era realmente uma aeronave de inéditas características “stealth” e se de fato poderia ser “invisível” ao radares da época.
Projetado originalmente por Reimar Horten, destacado designer alemão e criador do conceito da “asa voadora” , o que nos lembra de imediato o conceito do bombardeiro B-2 Spirit. Um protótipo do 2-29 fez um vôo bem sucedido no natal de 1944 porém, o projeto foi abandonado e nunca terminado.
Vídeo :
Popout
FONTE / FOTOS / VÍDEO: National GeographicO quinto Boeing 787 de teste, ZA005, apareceu com uma pintura nova totalmente branca mas incorporando elementos distintos como o logotipo da Boeing e detalhes em azul. O jato saiu da oficina de pintura na segunda feira e de acordo com a Boeing tem o esquema de pintura mais simplificado do que os aviões 3, 4 e 6. O avião #2 saiu pintado nas cores da ANA (Air Nippon Airways).
A pintura simples economiza tempo e sai mais barato do que a pintura “cheia” do #1 e vai acompanhar as aeronaves até o final do programa de voo de testes, quando então serão revisados e entregues aos compradores.
Como dá pra ver nas fotos abaixo, os dois motores GEnx foram temporariamente removidos e enviados à fábrica da GE para algumas melhorias programadas.
Aviões e Músicas
De olho nos usuários de smartphones, a Lufthansa está investindo em publicidade via telefones móveis e criou uma página na internet com visualização adequada via celular. Assim, é possível fazer o check in com comodidade, alterar reservas e até comprar bilhetes. Além disso, os passageiros podem consultar os horários de voos, verificar as milhas acumuladas no programa Miles & More.
Informações www.lufthansa.com.
Mercado e Eventos
Cena do videoclipe 'United Breaks Guitars', de Dave Carroll
Um músico canadense que teve seu violão danificado durante um vôo nos Estados Unidos se transformou no novo hit na internet. Quase 4 milhões de pessoas já viram no YouTube um videoclipe que ele gravou com uma reclamação musicada contra a companhia aérea.
O sucesso do vídeo fez com que a United Airlines, que inicialmente havia se recusado a indenizar o músico, revisse sua posição.
O vídeo do músico Dave Carroll, intitulado United Breaks Guitars (A United Quebra Violões), foi postado no começo de julho.
O incidente ao qual Carroll se referia ocorreu em março de 2008, durante uma escala em Chicago parte de um vôo de Halifax, no Canadá, a Nebraska, nos Estados Unidos, onde ele se apresentaria com sua banda de folk-rock Sons of Maxwell.
Compensação
Segundo o músico, o conserto de seu violão quebrado durante o transporte custou 1.400 dólares canadenses (o equivalente a R$ 2.425), mas a companhia inicialmente se recusou a pagar.
Após meses tentando, sem resultados, uma compensação da companhia, Carroll, de 41 anos, resolveu postar o videoclipe com a reclamação no YouTube.
“Vocês quebraram, deveriam consertar. Vocês são responsáveis, admitam. Eu deveria ter voado com outra companhia ou ido de carro, porque a United quebra violões”, diz ele na música.
Em uma cena do clipe, atores representando carregadores de bagagem jogam entre eles, sem cuidado, uma caixa de violão, que cai no chão, enquanto Carroll e outros passageiros veem a cena das janelas do avião.
Com o sucesso do vídeo no YouTube, Carroll foi convidado para entrevistas em várias partes do mundo, incluindo o Oprah Winfrey Show, um dos programas de maior audiência da TV americana.
iTunes
O caso também trouxe benefícios para o músico. A canção United Breaks Guitars é atualmente a 20ª mais vendida na lista do iTunes no Canadá, e as vendas dos CDs da banda Sons of Maxwell também subiram.
Além disso, a fabricante do violão danificado ofereceu a ele um novo instrumento para ser usado em suas próximas composições.
Carroll disse à BBC que quando o seu vídeo no YouTube começou a fazer sucesso, a United escreveu uma carta a ele sugerindo compensá-lo pelo violão quebrado, mas ele diz ter negado e pedido à companhia que doasse o dinheiro a instituições de caridade.
O músico diz que em sua correspondência com a companhia ele prometeu compor três músicas sobre o incidente. Uma segunda música já estaria pronta e prestes a ser colocada na internet.
Em uma carta enviada a uma TV canadense, a United Airlines disse que está em contato com o músico e quer retificar seus erros no caso.
Um porta-voz da companhia disse ao jornal americano The Los Angeles Times que “o vídeo é excelente” e será usado em treinamentos internos sobre atendimento ao cliente.
Em entrevista à BBC, o músico disse que o sucesso do vídeo o surpreendeu. “Eu esperava ter um milhão de acessos em um ano”, disse.
A empresa aérea chinesa Shanghai Airlines recebeu nesta semana – durante cerimônia realizada em Hamburgo, na Alemanha - o primeiro modelo A321 de um pedido de dez encomendados em 2006 e 2007. De acordo com informações da companhia, a aeronave será utilizada inicialmente em voos domésticos e depois em rotas regionais, como Japão e Coreia.
O modelo A321 adquirido pela companhia, que atua no mercado chinês desde 1985, possui configuração com 178 poltronas (166 poltronas na classe econômica e 12 na classe executiva).
Para Zhou Chi, Chairman da companhia chinesa, o negócio realizado com a Airbus faz parte de uma estratégia de crescimento da empresa no país. “Trazer a aeronave A321 para a nossa frota foi uma decisão estratégica da Shanghai Airlines, antecipando o futuro crescimento do mercado de voos domésticos e internacionais", afirmou o executivo.
Que complementa: “depois de 20 anos de crescimento rápido e sólido, a Shanghai está se tornando uma companhia aérea internacional que tem Xangai como principal ponto de conexão. A introdução da Família A320 da nos ajudará na ampliação de uma nova base, desenvolver a malha aérea doméstica e aumentar sua capacidade para atender a crescente demanda do passageiro”.Banco de desenvolvimento e empresa tomam medidas para fortalecer cadeia da indústria
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Embraer estão tomando medidas para fortalecer a cadeia de fornecedores da indústria aeronáutica, afetada pela crise econômica. A Embraer tem ações de curto prazo para ajudar os fornecedores a administrar eventuais dificuldades.
Já o banco atua com um horizonte de mais longo prazo. A instituição quer ampliar o Pró-Aeronáutica, programa criado em 2007, com R$ 100 milhões, para apoiar investimentos de fornecedores da indústria até 2010. O objetivo é estimular a criação de novas empresas e ajudar as existentes a se capacitarem para inovar e fornecer peças e componentes para outros fabricantes de aeronaves além da Embraer.
Até o fim do ano, o Pró-Aeronáutica passará a financiar exportações de fornecedores do setor, além de continuar a apoiar investimentos para modernizar ou ampliar o parque produtivo. É tentativa de tornar os fornecedores aeronáuticos menos dependentes da Embraer. Em recente debate sobre inovação, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o banco está aumentando seu apoio aos fornecedores da Embraer porque está preocupado com a queda das encomendas da empresa.
Coutinho disse que a inovação é uma das prioridades do banco, que trabalha para reforçar o desenvolvimento de pesquisas de produtos nas cadeias industriais, como na aeronáutica. Ele reconhece que o país ainda não dispõe de grandes cadeias tecnológicas. "Esse é um desafio que exigirá anos de trabalho, não vamos chegar lá de um dia para o outro, mas precisamos dar a partida para reduzir a dependência externa."
O setor aeroespacial brasileiro, incluindo a Embraer e fornecedores, empregou 27,1 mil pessoas e faturou US$ 7,5 bilhões no ano passado, segundo dados da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). As exportações somaram US$ 6,7 bilhões e a contribuição do segmento para o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2%, diz a AIAB. A entidade estima que outras pequenas e médias empresas fornecedoras de serviços aeronáuticos, não ligadas à associação, empreguem mais 4 mil pessoas.
No ano passado, 77 empresas brasileiras fornecedoras da Embraer faturaram R$ 394 milhões com a venda de mais de 26 mil itens, segundo dados apresentados em um seminário restrito realizado este mês na sede do BNDES, no Rio, que discutiu a cadeia produtiva aeronáutica. O Valor apurou que no evento o vice-presidente-executivo financeiro da Embraer, Luiz Carlos Siqueira Aguiar, listou medidas de apoio da empresa aos seus fornecedores. Entre elas, estão a antecipação de compras e pagamentos e a possibilidade de recebimento de encomendas antes do prazo previsto. Também citou a opção de a empresa postergar a redução de seus estoques como forma de manter o fluxo de compras.
A Embraer foi procurada desde terça-feira. Em um primeiro momento, a empresa informou, por intermédio da assessoria, que não procedia a informação de antecipação de compras. Ontem, com mais detalhes, o Valor voltou a procurar a companhia, que não se manifestou até o fechamento desta edição. No seminário do qual Aguiar participou, foi apresentado o livro "Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira: Oportunidades e Desafios", produzido pelo BNDES sob coordenação técnica do economista André Furtado (filho do também economista Celso Furtado), da Unicamp.
O livro consiste de três estudos: o impacto sócio-econômico do programa Embraer, prospecção do setor aeronáutico brasileiro e mapeamento das cadeias produtivas da aeronáutica. No encontro, discutiu-se a incidência de impostos sobre o setor, algo que pesa contra o Brasil. Uma fonte exemplificou o problema: "Os fornecedores de primeira ordem da Embraer são isentos de impostos estaduais mas os fornecedores dos fornecedores são tributados mesmo que o produto final se destine à exportação. Em outros países, o sistema dá mais incentivos aos menores fornecedores da cadeia."
Walter Bartels, diretor-presidente da AIAB, disse que a entidade vem defendendo a isonomia tributária da indústria aeronáutica e de defesa no país em relação aos concorrentes externos como forma de melhorar o ambiente de competição. A medida ajudaria as pequenas e médias empresas a agregar valor às suas atividades e assim poderem fornecer para outras montadoras além da Embraer e Helibrás, diz Bartels.
Hoje as pequenas e médias empresas que fornecem à Embraer prestam mais serviços de industrialização do que a venda de produtos completos. A questão tributária faz com que muitos itens sejam mais baratos no exterior do que no Brasil, onde o imposto de importação na área aeronáutica é zero. No mundo inteiro há isenção de imposto na importação para o setor, mas no Brasil seria preciso reduzir impostos. Segundo Bartels, o governo reconheceu a necessidade da isonomia tributária na nova política industrial, que inclui a indústria aeronáutica e de defesa, e também na Estratégia Nacional de Defesa (END), mas não houve efeitos práticos até agora.
Outro ponto importante na discussão sobre o fortalecimento da cadeia produtiva aeronáutica é a escala. Em alguns segmentos, faria sentido ter uma consolidação de várias empresas em uma só. Um dos exemplos bem sucedidos é o da Graúna Aerospace, de Caçapava (SP), resultado da fusão entre Graúna Usinagem, SPU Comércio e Indústria de Peças e Bronezana. A empresa é fornecedora da Embraer e assinou contrato com a Pratt & Whitney Canadá para fabricar partes de motores. "A consolidação faz com que as empresas tenham outras oportunidades em escala global", disse um executivo do setor.
Bartels disse que o Pró-Aeronáutica foi montado pelo BNDES para oferecer financiamento de longo prazo às empresas do setor interessadas em investir na ampliação ou modernização de suas instalações. Por meio do programa, o BNDES também pode adquirir participação acionária em companhias da indústria aeroespacial, disse Bartels. Até hoje, o programa não atraiu muitas empresas. Agora, além de focar em investimentos produtivos, o programa deverá passar a financiar exportações.
A proposta está em fase de elaboração no BNDES Exim, o braço de exportações do banco, e deve ser submetida à aprovação da diretoria da instituição para tornar-se operacional até o fim de 2009. De janeiro a junho deste ano, o BNDES desembolsou US$ 350 milhões para financiar 15 aeronaves da Embraer, sendo 3 para a Republic Airways, 6 para Jet Blue, ambas americanas; 5 para a Regional, subsidiária da Air France, e 1 para a Taca, de El Salvador.
Além disso, o banco aprovou e contratou financiamento de 11 aeronaves Embraer modelos 170 e 190, no valor de US$ 270 milhões, para entrega à British Airways até março de 2011. Os desembolsos dessa operação devem começar em setembro, quando está prevista a entrega da primeira aeronave. No segundo semestre, o banco tem a perspectiva de financiar mais 21 aeronaves da empresa.
Termina à meia-noite de hoje a campanha de vendas da companhia aérea irlandesa Aer Lingus, com voos a preços abaixo do habitual.
Pesquisas efectuadas há instantes no site da Aer Lingus (www.aerlingus.com) revelaram voos de ida e volta entre Lisboa e Dublin por valores desde 74 euros, preço final - referente a 15 euros por trajecto mais taxas, menos um desconto promocional especial - e 79 euros no caso da ligação entre Faro e Dublin. A campanha tem a duração de três dias e é válida para voos em datas entre 24 de Agosto e 16 de Dezembro.
Um Airbus A340 da companhia francesa aterrou ontem de urgência em Boston 31 minutos após a decolagem.
O susto foi provocado por um alerta devido a um problema num dos motores do aparelho, o que levou o piloto a desligá-lo e dar meia volta para aterrar na capital do Estado norte-americano do Massachusetts.
O avião tinha como destino Paris, e nenhum dos 125 passageiros a bordo ficou ferido.
Publituris
A partir de agosto o aeroporto Santos Dumont passará por obras de melhorias no pátio e na pista principal. Assim, as companhias aéreas terão que atuar na pista secundária.
A mudança pode prejudicar algumas empresas já que a segunda pista não comporta certos tipos de aeronave. Segundo a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, a saída poderá ser a transferência de alguns voos temporariamente para o Galeão.
As obras devem durar 60 dias e já preocupam dirigentes de companhias aéreas que passam neste momento pela Feira Nacional de Aviação Civil. De acordo com a maioria deles vai ser preciso um estudo mais abrangente para dar conta das mudanças que poderão ser feitas.
Mercado e Eventos
Lula recebe diretores da Trip
Segundo a assessoria de imprensa da Trip Linhas Aéreas, a nota divulgada pela Agência Brasil sobre o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes da empresa, entre eles o presidente José Mário Caprioli, continha uma interpretação equivocada na fala do executivo. Segundo a Trip, o que José Mário ressaltou a Lula foi “a necessidade de forte ampliação e modernização das frotas de aeronaves regionais no País, e que um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas regionais, é justamente o seu financiamento”.
Segundo Caprioli, os aviões regionais contam hoje com poucas linhas de financiamento disponíveis, e praticamente inexistem instituições financeiras que façam o seu financiamento integral. “Por outro lado, este fato não acontece nos aviões de grande porte, pois estes possuem maior disponibilidade de crédito e liquidez no mercado internacional e permitem financiamentos ou leasings integrais. A consequência disto é que a necessidade de caixa para introduzi-los é cinco vezes maior do que uma aeronave de grande porte”, explica. (OBS.: No texto da Agência Brasil, havia saído que “custa cinco vezes mais caro comprar um avião Embraer para ser usado no País em comparação com modelos de exportação”.)
Além disso, ainda segundo o presidente da Trip, a estrutura de garantias adicionais consome rapidamente a disponibilidade de crédito das empresas, onerando ainda mais, o custo de aquisição. Portanto a companhia propõe uma política de que viabilize o financiamento de 100% do valor das aeronaves, especialmente os jatos regionais da Embraer, através de um programa de garantias governamentais, associada ao financiamento complementar de capital de giro para o crescimento sustentável.
Do encontro com Lula também participaram diretores executivos e membros do Conselho de Administração da Trip e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. O objetivo foi apresentar a atual estrutura societária e de capital da companhia, bem como seu plano de investimento e crescimento. A Trip tem como foco estratégico o mercado de aviação regional, que é caracterizado pela realização de voos em ligações de baixa e média densidades de tráfego, operando com aeronaves de até 90 lugares. A companhia obteve, recentemente, o financiamento para a aquisição de quatro aeronaves Embraer, contando com linhas do BNDES e Banco do Brasil.
Panrotas
Um avião de passageiros caiu na cidade de Mashad, no nordeste do Irã, nesta sexta-feira (24), deixando pelo menos 17 mortos e 19 feridos.
A informação é da agência de notícias estatal Irna, citando o governador adjunto da província de Jorasan, Ghahreman Rashid.
O avião, que vinha da capital, Teerã, pegou fo
go durante o pouso no aeroporto da cidade. Os sobreviventes já foram retirados da aeronave, segundo as autoridades. Havia 153 pessoas a bordo, segundo fontes do aeroporto.
“No ano passado, transportamos 25.632 passageiros. A expectativa para 2009 é superarmos este número, uma vez que começamos a operar com uma aeronave maior”, afirmou Dênia de Castro, do departamento Comercial da Sete, especializada táxi aéreo.
No dia 17, a empresa iniciou um novo voo, ligando o Centro-Oeste ao sul do Pará. O voo faz Goiânia (GO)-Brasília(DF)-Minaçu(GO)-Gurupi(TO)-Redenção(PA).
PANROTAS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira do presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli, um plano de três pontos para alavancar a aviação regional, setor que continua contratando mão de obra e registrando altas taxas de crescimento, apesar da crise.
O plano consiste em equalizar o sistema de financiamento da aviação que, segundo Caprioli, hoje privilegia as grandes companhias; dar isonomia de tratamento quanto à infraestrutura dos aeroportos regionais, alguns em situação precária; e adoção de uma política de incentivos fiscais para o setor.
Segundo Caprioli, é cinco vezes mais caro comprar um avião da Embraer para ser usado no país em comparação com os modelos para exportação. Maior empresa de transporte aéreo regional da América Latina, a Trip tem 26 aviões, quatro deles da Embraer.
Segundo o vice-presidente de aviação executiva da Embraer, Luís Carlos Affonso, os clientes brasileiros da companhia não só podem comprar em reais como agora podem também contratar recursos do BNDES para financiar jatos executivos. Ele explicou que o programa Finame poderá financiar até 90% do bem, em um prazo de cinco a dez anos, com taxa em torno de 9% ao ano.
Poder Aéreo
A movimentação de carga aérea internacional no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou as melhores marcas do ano no último mês de junho. Foram movimentadas 9,52 mil toneladas de mercadorias importadas e exportadas outras 5.283 toneladas exportadas pelo terminal campineiro, crescimento de 11,8% nas importações e 7,3% nas exportações, em comparação com o mês de maio.
“Os índices favoráveis da recuperação da carga internacional consolidam a importância e liderança estratégica do complexo de Logística de Carga de Viracopos”, assegura o diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio Filho.
Junho foi o primeiro mês do ano em que as importações em Viracopos ultrapassaram a marca de 9 mil toneladas. Entretanto, esse valor ainda está abaixo da média mensal de 12 mil toneladas registrada no mesmo mês de 2008. As exportações também registraram número acima de 5,2 mil toneladas pela primeira vez no ano. No ano passado a média mensal foi de 7,6 mil toneladas.
No acumulado entre janeiro e junho de 2009, há decréscimo na importação e na exportação. Nas importações foram registradas 47,1 mil toneladas este ano contra 71,23 toneladas no mesmo período em 2008, queda de 33,87%. Já nas exportações a queda foi de 41,56% no comparativo com as 28,77 mil toneladas registradas de janeiro a junho deste ano contra 49,24 mil toneladas registradas no mesmo período de 2008.
Entre os produtos mais movimentados estão os de tecnologia, informática, automotivos e aeronáuticos. “Comparado a outros aeroportos cargueiros, temos a melhor média nacional de valor agregado por produto”, conta o superintendente do aeroporto, Cláudio Salviano. Viracopos é o principal aeroporto do País na movimentação de aviões do tipo “cargueiro puro”, ou seja, que transportam exclusivamente carga. Por esse motivo pode ser considerado termômetro do comércio exterior no Brasil. Nos últimos 16 anos, a movimentação de carga internacional no terminal de carga cresceu 744,54%.
Nova estrutura
Recentemente a Infraero melhorou a estrutura para armazenamento de cargas internacionais em Campinas. Viracopos ganhou uma nova galeria do tipo cantilever com 397 posições para estocar cargas de grande tamanho ou comprimento. Com isso, o local passou a contar com 18,59 mil posições de armazenamento, entre elas 10,08 mil posições para cargas até mil quilos e 8,04 mil para cargas até 30 quilos.
Aparelhos como o iPhone podem se transformar em uma alternativa a filmes e jogos oferecidos pelas companhias aéreasAs companhiasaéreas de todo o mundo investem milhões de dólares a cada ano para atualizar seus sistemas de entretenimento de bordo, mas iPods e outros aparelhos móveis de entretenimento podem fazer com que issose torne inútil.
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REUTERS |
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RIO – O mercado de aviação brasileiro, no que diz respeito à demanda de passageiros, terá , mesmo com a crise, resultado positivo este ano, estimado em 3% – a projeção inicial era de 2% -, afirma a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. Em contrapartida, o mercado mundial sofrerá um decréscimo de 4% no ano, segundo Solange, com base em pesquisas de organismos internacionais do setor.
De acordo com a presidente da Anac, apesar de os números de janeiro a maio apresentarem uma queda de 1% na demanda no Brasil, no mesmo período o mercado mundial decresceu 7,5%. No entanto, dados da Anac sobre o mercado brasileiro já mostram alta na demanda de 3,2% de janeiro a junho.
Para Solange, o Rio tem sido o propulsor da melhora da demanda no país. O estado teve crescimento de 7% na demanda, e ela atribui o resultado à abertura do Aeroporto Santos Dumont, que em março passou a receber mais voos além da ponte aérea, a preços mais competitivos.
- A abertura do Santos Dumont, sem dúvida, fez do Rio o propulsor dessa melhora. Temos também um mercado consumidor enorme que não voa de avião como em outros países. Quando o preço cai, a demanda aumenta e mais pessoas passam a usar o avião. Com isso, o Brasil se sai melhor em relação ao mercado mundial e pode passar pela crise com crescimento, ainda que inferior ao registrado em 2008 – diz Solange, que abre hoje, no Rio, a Feira Nacional de Aviação Civil.
Para o especialista em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, a demanda de passageiros poderá passar de 3% esse ano.
- Ainda estamos distantes dos 10%, anteriores à crise. Mas há melhora. E o impulso não vem do duopólio TAM/Gol-Varig, e sim das empresas médias, como Webjet, OceanAir e Azul. Elas estão oferecendo melhores preços, e para o passageiro não tem nada melhor – acrescenta Sampaio.
Sobre a possibilidade de o Santos Dumont crescer acima de sua capacidade atual de oito milhões de passageiros por ano, Solange diz que isso não acontecerá.
- O aeroporto deverá chegar à sua capacidade total até o fim do ano e não a ultrapassará – afirma.
O Globo