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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Avião encontrado 33 anos depois


"Avião do acidente encontrado 33 anos depois", é o título que faz a manchete deste domingo do DIÁRIO, que revela que "dois mergulhadores portugueses encontraram esta semana os destroços do avião que se afundou ao largo do Porto Novo em Dezembro de 1977".

'A causa das coisas' é a nova rubrica do DIÁRIO, partir deste domingo inicia-se um novo ciclo de reportagens. Esta semana revelamos o drama de gente bem formada mas sem ganha pão.

Nesta edição saiba também que há nova polémica no hospital. "Fartos do director clínico", escreve o DIÁRIO que dá conta que "Miguel Ferreira está cada vez mais polémico no SESARAM." "A consultura Rita Andrade 'bateu com a porta' desgostosa por o director clínico ter chamado a si os méritos da gestão", lê-se na primeira página. "Também Almada Cardoso já anunciou a intenção de abandonar a administração", adianta o DIÁRIO.

"26 freguesias podem sofrer alterações" é outro dos títulos em destaque nesta edição, isto porque, explica o DIÁRIO, a "aplicação do estudo nacional deixava intactas apenas 28 freguesias da Madeira".

No desporto destaque para Nacional e Marítimo que entram hoje em acção na oitava jornada da I Liga de futebol e ainda para o 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo.

"Roberto Farias e 'Monthy Python' no Festival de Cinema do Funchal", "Jardim já regressou mas do novo governo só fala em Novembro" são outros dos títulos em destaque nesta edição.

A revista 'Mais' deste domingo é dedicada à Arte de Restaurar.

DN NOTÍCIAS

N NOTÍCIAS

Aviões da Sukhoi tentam conquistar o Ocidente

A Sukhoi tem diante de si um desafio enorme: convencer as companhias aéreas americanas e europeias de que é possível confiar em uma fabricante de aviões russa.

Novata na aviação civil: uma das maiores exportadoras de caças militares do mundo, a russa Sukhoi agora quer vender aviões de passageiros.

São Paulo - No meio da aviação militar, o caça russo Sukhoi tem uma fama invejável. Máquina de guerra poderosa e versátil, é chamado de a “Ferrari dos aviões”. Mesmo essa boa reputação, contudo, não é garantia de sucesso para o novo empreendimento da empresa russa que fabrica o caça.

A Sukhoi agora quer brilhar no setor de aviação civil, mais especificamente na faixa dos aviões médios, para até 120 passageiros — aquela liderada pela brasileira Embraer e pela canadense Bombardier. Essa é a missão do Superjet 100, o primeiro avião comercial concebido e fabricado na Rússia após o fim da União Soviética.

Anunciado orgulhosamente como um projeto moderno, o novo produto da Sukhoi deve ter diante de si uma longa trajetória até conquistar o mercado, especialmente o do mundo ocidental, assim como já ocorreu com a Bombardier e a Embraer.

“A indústria da aviação é um dos setores mais sensíveis à confiança do consumidor em relação a uma marca”, diz Rohit Deshpandé, professor de marketing da Universidade Harvard. “Se tudo correr bem, a imagem de um produto ou serviço nesse setor se firma positivamente apenas após anos de trabalho e de muito investimento em divulgação de imagem.”

Apresentado na Paris Air Show de 2009, o Superjet 100 teve as primeiras entregas no início de 2011. O primeiro voo com passageiros ocorreu em abril, pela companhia aérea armênia Armavia. De acordo com a Sukhoi, o modelo já recebeu 170 encomendas, a maioria da própria Rússia ou de ex-repúblicas soviéticas.

Uma companhia de leasing americana, a Willis, foi a primeira no Ocidente a formalizar um contrato, mas ainda não especificou em que países os aviões vão operar. A estatal russa Aeroflot é uma das principais clientes, com 40 encomendas e opção de mais 15. A Sukhoi estima que irá produzir 800 Superjets 100 nos próximos 20 anos, o equivalente a 11% da demanda projetada para o mundo.

“Fomos uma das empresas líderes durante a Guerra Fria, quando a indústria aeroespacial era dominada por aviões militares. Agora que a aviação comercial representa 80% do mercado, precisamos nos voltar para esse segmento”, disse a EXAME Mikhail Pogosyan, presidente da United Aircraft Corporation, estatal que reúne as principais fabricantes de aviões da Rússia, e presidente do conselho de administração da Sukhoi.

EXAME

Avião da Lufthansa aterra de emergência na Rússia

Um avião da companhia aérea alemã Lufthansa efectuou, esta terça-feira, uma aterragem de emergência na Rússia, depois dos pilotos terem detectado fumo no cockpit, anunciou o ministério russo das Situações de Urgência.

foto ARQUIVO
Avião da Lufthansa aterra de emergência na Rússia

O Airbus A-320 que transportava 116 passageiros e seis membros da tripulação efectuava um voo entre Ekaterinbourg, Ural, e Frankfurt, na Alemanha.

O aparelho aterrou de urgência no aeroporto de Perm, Ural.

"Depois da aterragem em Perm, todos os passageiros abandonaram o avião e foram examinados por médicos", indicou o ministério das Situações de Urgência no seu site de Internet, sublinhando que o "acidente não fez vítimas nem danos materiais".

Segundo os investigadores, citados pela agência de notícias Itar-Tass, os pilotos decidiram aterrar depois de terem visto fumo no cockpit.

JORNAL DE NOTÍCIAS

Cachorro na pista do aeroporto força avião a arremeter em Teresina

Um avião da Gol teve de arremeter na tarde deste domingo (23) no aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, por conta de um cachorro na pista. A informação foi relatada no saguão por passageiros que tomaram um susto antes do desembarque.


No voo estavam o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, que vem a Teresina lançar um livro, a assessora de imprensa do Sebrae, Graça Batista, e o secretário de comunicação de Teresina, José Maria Vieira, com sua esposa. Todos confirmaram o incidente. O voo vinha de São Paulo, com conexão em Brasília/DF.

De acordo com os passageiros, o piloto preparava para pousar quando informou a todos que iria arremeter por conta de um cachorro que estava na pista. Ele também informou que o procedimento era normal e todos iriam pousar em segurança. O avião voltou a subir para aterrisar normalmente em seguida.
CIDADE VERDE

Avião com destino a Dubai faz pouso forçado na Índia


Um avião A380 de passageiros da companhia aérea Emirates precisou realizar um pouso de emergência na Índia neste domingo, devido a um problema técnico, afirmou a empresa.

Segundo a Emirates, o voo, proveniente de Bangcoc com destino a Dubai, foi desviado para Hyderabad, na Índia. A empresa afirmou que todos os 410 passageiros a bordo deixaram a aeronave com segurança.

A Emirates é uma das inúmeras companhias aéreas que utilizam o A380, o maior avião de passageiro.

diário do grande ABC

Carros de luxo perdem mercado para aviões




Carros de luxo perdem mercado para aviões Você trocaria a comodidade de uma van de luxo por uma viagem de avião mais rápida e menos confortável? Os números indicam que a resposta dos brasileiros tem sido "sim". O segmento das vans grandes -e boas para viajar-encolheu 56% nos últimos três anos. Em 2010, apenas 1.184 foram emplacadas.

No mesmo período, a venda de bilhetes aéreos cresceu 48% -a TAM diz que 30% dos seus clientes viajam a lazer.

Para Edmar Bull, presidente da Abav (associação dos agentes de viagem), a falta de estrutura das estradas, como hotéis e postos, desestimula o turista a viajar por rodovias. asfalto ruim

Outro entrave é o alto custo gerado pelo asfalto ruim e pelo excesso de praças de pedágio -em julho, as tarifas subiram até 12% no Estado.

Talvez tudo isso contribua para o extermínio das vans de luxo, representadas hoje apenas pela Chrysler Town & Country e pela Kia Carnival.

"Tão extensos e interessantes como o Brasil, os EUA e a Europa sabem explorar melhor o turismo rodoviário, por isso lá ele tem tantos adeptos", compara Bull.

São inegáveis os prazeres propiciados por modelos amplos e confortáveis como a van da Chrysler.

HOME THEATER

"Tio, esse é o carro mais legal em que já viajei", diz Luís Felipe Schiesari, 8, acomodado na terceira fileira de bancos e anestesiado pelas telas do "home theater" que, naquele momento, reproduziam imagens de um videogame.

Outra costumeiramente inquieta, a vovó segue satisfeita numa das duas poltronas reclináveis centrais, mas distraída com outros botões: os que aquecem os bancos de couro e os que regulam o ar-condicionado de três zonas.

É com esse nível de conforto que vão até sete ocupantes na Town & Country, que retorna ao mercado após quase um ano de ausência.

A pausa fez bem à van de luxo da Chrysler, que evoluiu bastante nesta versão 2011.

Na aparência, ganhou cromados. Mas a novidade está sob o capô e atende pelo nome de Pentastar - o novo e disposto motor V6 da marca americana. A potência subiu para 283 cv. Mas a van não é mais rápida que um avião, e não há buracos no céu.

jornal floripa

Piloto americano que causou tragédia da Gol foi reprovado duas vezes em teste


O piloto norte-americano Joseph Lepore, que comandava o jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em 2006, deixando 154 mortos, foi reprovado, por duas vezes consecutivas, em um teste para pilotar outro tipo de aviãoe terminou não conseguindo a licença para aquela aeronave.

Segundo a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino cometeram vários erros a bordo do jato, que levou à colisão com o avião da Gol. No processo criminal contra eles, instaurado pelo Ministério Público Federal, a defesa alega que ambos tinham vasta experiência e eram ótimos profissionais.

O perito em aviação Roberto Peterka contesta a afirmação:

“A defesa alega que Lepore tinha vasto conhecimento anterior em aeronaves semelhantes ao Legacy, o que não é verdade. Ele foi copiloto de uma aeronave pouco semelhante ao Legacy e, quando fez o teste para ser comandante, em 1998, reprovou duas vezes”, explica Peterka.

Os laudos ainda comprovam que o piloto acabou ficando sem a licença para ser comandante de aeronaves do tipo BAe Jetstream 41. Peterka afirma que esse modelo de avião é bem diferente do jato que pilotavam no momento do acidente:

“Os aviões não são semelhantes em quase nada. Além de ter reprovado nestes testes, Lepore não completou o número total de horas na posição de comandante do Legacy, exigidas pelo FAR61 (órgão que estabelece as horas de treinamento exigidas para receber a licença para pilotar um determinado tipo de avião)”, declara.

O processo criminal contra os pilotos norte-americanos está correndo na segunda instância no Tribunal Regional Federal (TRF), em Brasília. Rosane Gutjahr, diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, diz que espera uma punição efetiva no TRF. Na primeira instância do processo criminal, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino receberam pena revertida em serviços comunitários.

"Espero que agora, na segunda instância, a sentença seja de pena máxima e condizente com as 154 mortes que eles provocaram, dentre elas de meu marido, Rolf Gutjahr", declara Rosane.

jornal do brasil

Montadora joga carro de avião em campanha de lançamento

Clientes dos EUA terão que realizar tarefas para concorrer ao novo Sonic
Em campanha para o lançamento de um novo compacto nos Estados Unidos, o Sonic, a General Motors (GM) criou um vídeo em que o veículo é jogado de um avião. Com uma campanha que pretende incitar os consumidores a fazer coisas pela primeira vez, a montadora mostra o carro em queda livre - interrompida pela abertura de um para-quedas gigante. O veículo chega ao mercado americano em novembro, com foco nos clientes jovens, com idade entre 18 a 30 anos.

Para competir com o Honda Fit e o Ford New Fiesta, o Sonic é apresentado pela montadora como um dos mais econômicos da categoria, e possui um motor turbo de 1.4 l, com 138 cavalos de potência. O preço inicial nos EUA parte de US$ 14,49 mil, sem impostos. O carro também estará disponível na versão sedã.

A campanha digital começou em outubro com o lema "vamos fazer isso" (let's do this, em inglês), no qual os participantes terão que realizar, e documentar, sua "primeira vez". Pela popularidade nas mídias sociais, os concorrentes disputam unidades do Sonic.

Segundo o diretor de vendas e publicidade da GM, Kevin Mayer, o Sonic vai atrair clientes jovens que estão ansiosos para ter vivências novas e a campanha irá ajudar a celebrar algumas das experiências que tornam a vida interessante.
terra