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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A320 da Gulf Air derrapa em pouso na India

Um avião de passageiros da Gulf Air derrapou na pista durante o pouso nesta segunda-feira no aeroporto da cidade de Kochi (sul da Índia) deixando uma pessoa ferida, segundo informou a companhia aérea.


Avião que derrapou na pista durante aterrissagem na Índia; passageiros saíram pelos dispositivos de emergência

O ferido era um indiano que foi levado ao hospital. A Gulf Air afirmou que a situação do paciente não era crítica, mas não forneceu mais detalhes dos ferimentos.

A companhia sediada no Bahrein disse que o acidente ocorreu quando o Airbus-A320 encostou no chão. O voo GF-270 carregava 137 passageiros e seis membros da tripulação. Todos foram evacuados pelos dispositivos de emergência do avião.

No momento da aterrissagem chovia muito e o parte do equipamento de pouso foi danificado, disse a porta-voz da Gulf Air, Katherine Kaczynska.

Kaczynska ainda informou que o avião tinha apenas 18 meses e era um dos mais novos da companhia.

O Bahrein --onde fica a sede da companhia-- e outros países do golfo Pérsico recebem muitos imigrantes de origem indiana, incluindo muitos oriundos do Estado de Kerala, onde fica a cidade de Kochi.
Fonte: Folha de Sâo Paulo

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Deputados e autoridades da aviação reafirmam importância da formação de pilotos brasileiros

A direção do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou em (24/8) da reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados para debater a política de formação de pilotos civis no país.

O tema foi proposto pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), em razão da proposta de alteração do art. 158 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) visando a permissão de contratação de pilotos estrangeiros no Brasil. "A aviação civil precisa de incentivos do Poder Público”, afirmou o deputado. "É imperativo garantir mais vagas a quem aspira seguir a carreira de piloto civil", completou.

Para a direção do Sindicato, a reunião foi positiva, pois os parlamentares posicionarem-se favoráveis a ampliação dos incentivos à formação de pilotos brasileiros e contrários à proposta de mudança no art. 158 do CBA.

O superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), David Faria Neto, admitiu que não há necessidade de mudança na lei e que a Agência deve priorizar a formação de pilotos brasileiros, ampliando o aporte de recursos para este fim.

O presidente do SNA, Gelson Fochesato, participou da mesa da reunião, ao lado de David Neto e de outros representantes de entidades ligadas ao setor aéreo. Também estiveram presentes os dirigentes do SNA Henrique Júnior, Antônio Marcelo de Oliveira Bona e Graziella Baggio.

Fonte: SNA.

Gol lança vôos de madrugada com preços similares às passagens de ônibus


A partir do dia 19 de dezembro, a Gol Transportes Aéreos vai colocar à disposição de seus clientes vôos durante a madrugada com passagens similares às praticadas pelas empresas de transporte rodoviário, na categoria ônibus executivo. A promoção vai até o dia 29 de fevereiro.
A nova malha conta com seis vôos para as seguintes cidades: Florianópolis, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória, com possibilidade de conexões para outras localidades.

Para essa operação, a Gol estima que devido à escolha cuidadosa dos trechos e o aumento da demanda em razão dos preços baixos, a ocupação média será superior a 70%.

FONTE: Valduga – Fernando Valduga via Invertia – São Paulo/SP

Aviação Brasil.

Webjet inicia voos para Florianópolis com promoções

A Webjet inicia, a partir de 12 de setembro, voos diretos e diários para Florianópolis, com tarifas promocionais de lançamento a partir de R$ 19,99. Para atender a crescente demanda, estimada em mais de 30 mil passageiros transportados mensalmente nas novas rotas, a companhia passará a ligar a capital de Santa Catarina com o Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.

De Florianópolis partirão todos os dias dois voos de ida e volta para a capital Gaúcha. Já o Rio (Galeão) e Belo Horizonte (Confins) terão um voo diário e direto para a cidade. A Webjet também oferecerá conexões ligando o novo destino a Brasília e São Paulo. Para comemorar a chegada ao segundo aeroporto do estado, a Webjet vai oferecer tarifas a partir de R$ 19,99, preço promocional sobre a tarifa normal, que normalmente já é 30% mais em conta do que as da concorrência.

Aviação Brasil.

Star Alliance lança aplicativo que busca melhores tarifas


A Star Alliance tornou-se a primeira aliança de companhias aéreas a lançar um aplicativo móvel que possibilita a pesquisa de tarifas, de forma simples e fácil: o FareFinder.

Christopher Korenke, vice-presidente Comercial da Star Alliance, afirma: “Com o FareFinder, atendemos às solicitações de nossos clientes por um aplicativo móvel que permite acesso às tarifas das companhias aéreas da nossa aliança. Com nosso popular programa Star Alliance Navigator para iPhone, o novo software nos coloca na liderança em relação ao fornecimento de informações por celular essenciais aos nossos clientes”.

Ao utilizar o novo aplicativo, os clientes podem buscar tarifas para voos de um só trecho ou de ida e volta entre dois aeroportos na rede da Star Alliance. Para obter as informações desejadas, o aplicativo oferece critérios adicionais de busca, como número de passageiros, horários de chegada ou partida, classe de serviço, número de paradas, aeroportos de transferência e ponto de venda. O aplicativo também exibe a disponibilidade de assentos, para que os clientes possam selecionar a(s) companhia(s) aérea(s) com a(s) qual(is) desejam viajar. A partir das indicações do FareFinder, os clientes podem fazer as reservas pelo call center ou website da própria companhia aérea.

O aplicativo foi desenvolvido pela ITA Software. David Peller, gerente geral para Europa, Oriente Médio e África/Índia da ITA, diz: “Sermos escolhidos pela Star Alliance para este projeto comprova que somos um dos principais fornecedores de soluções inovadoras na indústria de viagens. Estamos satisfeitos porque esta tecnologia agora poderá ser utilizada para aprimorar a experiência de viajar pela aliança”.

O FareFinder está disponível para download gratuito em inglês no site www.staralliance.com ou na loja de aplicativos da Apple. Versões para outros sistemas operacionais deverão ser lançadas em breve.

Aviação Brasil.

Gol anuncia programa de recompra de ações


A Gol Linhas Aéreas informou que o Conselho de Administração autorizou um programa de recompra de ações preferenciais de emissão da Companhia conforme condições abaixo.

A quantidade total de ações a serem adquiridas é de, até, 9.493.188 ações preferenciais da Companhia, equivalentes a 10% das ações dessa classe em circulação, em conformidade com as disposições da Instrução CVM no 10/80. As ações serão adquiridas a preços de mercado no pregão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”).

O objetivo é a aquisição de ações preferenciais da Companhia para manutenção em tesouraria e posterior alienação e/ou cancelamento, sem redução do capital social. O prazo máximo para a realização da operação é de 365 dias a partir de 12 de agosto de 2011.

As ações adquiridas poderão ter seus registros cancelados ou serem mantidas em tesouraria, período no qual perderiam seus direitos políticos e econômicos.
Essa iniciativa tem como objetivo maximizar a criação de valor para os acionistas em razão da cotação atual das ações da companhia no mercado.

As instituições intermediárias para a operação de recompra de ações são:
- SANTANDER CCVM S/A., com sede na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2.235, 24º andar, São Paulo, SP;
- DEUTSCHE BANK CORRETORA DE VALORES S/A, com sede na Av. Brigadeiro Faria Lima 3.900, 13º andar, São Paulo, SP e
- MERRIL LYNCH S/A.

Aviação Brasil.

Copa Airlines recebe seu primeiro Boeing 737 NG com motores otimizados


A Copa Airlines recebeu recentemente seu primeiro Boeing 737 NG (Next Generation) com motores otimizados, fortalecendo assim o compromisso da companhia aérea de melhorar a eficiência do combustível de sua frota e reduzir as emissões para contribuir com a preservação do meio ambiente. Estes motores otimizados diminuirão em 2% o consumo total de combustível.

A nova configuração dos motores inclui uma modificação nas turbinas de baixa e alta pressão, que, somada a melhorias aerodinâmicas na fuselagem, contribui para a maior eficiência de combustível nos Boeing 737 NG. Esta melhoria girou em torno de 4 a 6% desde a entrega da primeira aeronave em 1998, resultado de investimentos contínuos na família de aeronaves Boeing 737 NG, entre os quais o recente Pacote de Melhoria de Desempenho, com resultados específicos segundo as padronizações do cliente.

Por parte da Copa Airlines, o uso dessas novas aeronaves é acrescido de outras iniciativas socioambientais promovidas pela empresa aérea, como o programa de transporte terrestre para a economia de combustível, um programa para manutenção de frota, investimento em tecnologias de navegação via satélite, que otimizam o consumo de combustível, além de iniciativas de reciclagem em áreas de manutenção.

Além de seu impacto socioambiental, a nova aeronave chega com inovadora configuração Boeing Sky Interior, o que possibilita a comodidade do passageiro por meio de uma nova iluminação e arquitetura curvada, criando um ambiente mais quente e de mais amplitude, com compartimentos superiores de maior capacidade. Assim, é liberado um espaço maior abaixo dos assentos para maior conforto dos passageiros durante o voo.

“A Copa continua a investir em sua frota a fim de aumentar nossa eficiência, além do compromisso com o meio ambiente e a satisfação de nossos clientes”, considera Daniel Gunn, vice-presidente senior de Operações de Copa Airlines, “Com esta entrega, estamos adquirindo uma aeronave que cumpre justamente todos esses objetivos”, acrescenta.

Com esta nova aeronave, a frota atual de Boeing 737 NG da Copa Holdings (Copa Airlines e Copa Airlines Colombia) chega a 42 aviões. Cinco aeronaves Boeing 737 NG com as mesmas características nos motores serão recebidas antes do fim de 2011.

Aviação Brasil

O emblemático desmonte dos aviões da Vasp


Revista Consultor Jurídico
Segunda leitura

Por Vladimir Passos de Freitas

No dia 23 de agosto passado iniciou-se o desmonte dos nove aviões da Vasp, que se encontram há anos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O fato não rendeu muitas notícias na mídia, passando quase despercebida a sua importância. No entanto, este ato que mescla atividades judiciais e administrativas é emblemático. Merece registro.

A Vasp faliu em 2008, mas deixou de operar em 2005. A Transbrasil faliu em 2002. A Varig terminou por ser absorvida pela Gol e, com isto, seus aviões não ficaram ao relento, como os das suas duas congêneres. O fato é que, por todos estes anos, aeronaves da Vasp e da Transbrasil permaneceram nos aeroportos de Congonhas, Brasília e em outros, deteriorando-se pouco a pouco.

A visão daquelas enormes aeronaves é o retrato da ineficiência de nossas instituições. Sim, porque a permanência, fruto de penhoras, apreensões ou outros atos judiciais, não é de graça. Congonhas é o aeroporto mais movimentado do país e não é difícil imaginar o quanto deve ser caro ocupar espaços de sua área. Segundo consta, os nove aviões da Vasp ocupavam cerca de 130 mil m2. O pagamento deveria alcançar aproximadamente R$ 100 mil para cada aeronave. Mas, por certo, a Infraero ficava no prejuízo. Ou melhor, nós brasileiros, porque ela é uma empresa pública de capital totalmente do Estado.

Então, por que os aviões assim ficaram por tanto tempo? A pergunta é fácil. A resposta é difícil. Com certeza não há um culpado direto, uma pessoa maldosa que se deliciava em ver a vitória da inércia.

Bens deste porte, apreendidos em ações judiciais diversas (v.g., falências, reclamações trabalhistas, execuções fiscais), entram naquela entravada disputa dos credores. Litígios complexos e sujeitos às dezenas de recursos que nossa legislação oferece a quem não quer que um processo termine. Os autos vão crescendo, têm incidentes (v.g., conflitos de competência) e seus muitos volumes originam tumulto processual e má-vontade de todos os que neles trabalham (juízes, servidores, etc).

Pois bem, eis que chega à Corregedoria Nacional de Justiça, e nas funções de juiz auxiliar o juiz do Trabalho Marlos Augusto Melek, de 36 anos, oriundo de Curitiba. Conhecedor da aviação, piloto com muitas horas de voo, se propôs a enfrentar o problema dos aviões abandonados. A ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, deu-lhe apoio total.

E assim o magistrado foi à luta. Por meses, fez contatos telefônicos, pessoais, reuniões, visitas, viagens, tratando com as mais diversas autoridades federais e estaduais. Não apenas com o juiz da Falência, de quem teve todo o apoio, mas também com o procurador-geral da Justiça (SP), promotora pública na Vara, Secretaria da Aviação Civil, Anac, Infraero, Aeronáutica, Ministério da Defesa, administrador da massa falida e outros tantos. Registre-se que todos estavam a favor da retirada dos aviões. Mas todos também temiam sofrer acusação de prática de ilegalidade e depois ter que responder por improbidade administrativa. É dizer, omitir-se sempre seria mais conveniente do que arriscar-se.

Quando tudo parecia resolvido, surgia um problema. Quem avaliará as aeronaves? Quem irá desmontá-las? Quem pagará o desmonte, já que a massa falida não dispõe de verba? Sucessivas dificuldades, uma provação.

Pois bem, o resultado deste imenso esforço foi a retirada das peças do primeiro avião, que serão levadas a leilão. Cada avião foi avaliado entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. Mas se entrar apenas R$ 1 para a massa falida já será lucro.

Esta iniciativa do CNJ, capitaneada pelo juiz Marlos Melek, é emblemática. Representa a vitória do inconformismo, da luta, da iniciativa, contra o comodismo dolente. Ela prova que é possível mudar o rumo das coisas quando se tem vontade férrea e paciência de Jó. Inclusive para administrar os egos magoados por isso ou por aquilo.

Dado este primeiro e grande passo, espera-se que ações semelhantes sejam tomadas. Não apenas com os aviões sucateados, mas também com tantos e tantos bens penhorados ou sequestrados. Qual a justificativa para antigos prédios ficarem por anos a fio abandonados, deteriorando-se, quando tantas famílias precisam de moradia? Qual o motivo para barcos e pequenos aviões apreendidos do tráfico de drogas apodrecerem nas marinas e nos pátios de pequenos aeroportos, quando a Polícia e outros órgãos públicos deles necessitam? Qual a razão para imóveis ficarem abandonados, quando o artigo 1.276 do Código Civil permite que sejam arrecadados quando não se quitarem os tributos, podendo os municípios dar-lhes fim social?

E tudo isto sem falar dos automóveis. Aí a situação é mais grave. Milhares de veículos apreendidos por problemas de trânsito ou por serem fruto de ação criminosa, apodrecem nos pátios das delegacias. Perde o Estado, que tem que alugar áreas para abrigá-los e pode ser acionado por deles não ter cuidado; perde o dono, porque eles se desvalorizam com o tempo; perde o meio ambiente, porque eles se desmancham na terra e contaminam o solo, além de propagarem a dengue; perde a Justiça, porque confessa, silenciosamente, sua incapacidade de resolver o problema.

No entanto, em nome de um lindo e totalmente desarrazoado direito à ampla defesa, que inclui o fim da ação penal ou administrativa para decidir sobre o destino dos bens apreendidos, mantêm-se os veículos parados, quando poderiam estar sendo utilizados por arrematantes em leilões. Ignora-se a Recomendação 30/2010 do CNJ, que estimula a alienação antecipada de bens apreendidos.

Ao ver estes móveis e imóveis ao relento e ninguém tomar uma iniciativa para dar-lhes destino mais útil, relembro Monteiro Lobato quando falava da inércia do brasileiro do interior à época, a quem chamava de Jeca Tatu. E ao ver ações como a do juiz Marlos Malek, relembro a música “Sonho Impossível” (“The impossible dream”), do filme “O homem de La Mancha”:

“Sonhar, mais um sonho impossível,
Lutar, quando é fácil ceder,
Vencer o inimigo invencível,
Negar, quando a regra é vender”


Portanto, parabéns à Corregedoria Nacional de Justiça, que, pela corregedora, apoiou a iniciativa do magistrado em todos os momentos, bem como a todos os que colaboraram para que a empreitada terminasse em sucesso.

Avança, Brasil.

Vladimir Passos de Freitas é desembargador federal aposentado do TRF 4ª Região, onde foi presidente, e professor doutor de Direito Ambiental da PUC-PR.

Revista Consultor Jurídico, 28 de agosto de 2011