glesVocê é da TAM, GOL ou OCEAN AIR????
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WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
A TAP e o Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) chegaram a um acordo que permitiu a desconvocação da greve agendada para o período de 26 a 31 de Março de 2010.
O acordo inclui um aumento salarial de 1.8%, igual ao decidido em relação aos restantes sindicatos da TAP, e a repartição equitativa entre pilotos e a empresa dos ganhos de produtividade.
Embora a informação tenha sido sugerida ao meio dia , a companhia só a oficializou às 19h30 em comunicado à imprensa.
Espanhola Air Comet pede concordata
Madri, 23 mar (EFE).- A companhia aérea espanhola Air Comet apresentou nesta terça-feira um pedido de concordata ao tribunal de Madri, três meses após ter deixado de operar.
Segundo fontes, a Air Comet, amparada na nova Lei de Falências espanhola, deixou passar este prazo para tentar chegar a acordos de pagamento. Entre os credores está o banco alemão HSH Nord Bank, que forçou o fechamento da companhia ao cobrar na Justiça britânica o pagamento de 17,2 milhões de euros derivados de aluguéis de aviões.
A empresa espanhola suspendeu seus voos no dia 21 de dezembro, por determinação de um juiz britânico, deixando vários passageiros latino-americanos que já tinham adquiridos seus bilhetes sem ter como viajar no feriado do Natal.
Segundo fontes consultadas pela Agência Efe, a empresa negociou até o último momento acordos que permitissem "reduzir a dívida" e impulsionar a viabilidade da companhia, ao mesmo tempo em que buscava um novo investidor que injetasse o capital necessário.
Um artigo da Lei de Falências espanhola permite que uma companhia negocie um acordo antecipado com credores durante três meses e declare concordata antes do término do mês seguinte.
A impossibilidade de fechar acordos com seus credores privilegiados e a pressão dos sindicatos fez com que a empresa apresentasse o pedido antes do fim dos quatro meses de prazo previstos na lei.
A companhia poderia contar com um ativo muito superior a suas dívidas, devido à indenização de US$ 300 milhões pendente com o Governo argentino graças à desapropriação da companhia Aerolíneas Argentinas.
A companhia aérea, do Grupo Marsans, propriedade do presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Gerardo Díaz Ferrán, e de Gonzalo Pascual, anunciou o fim de suas atividades devido à incapacidade de sanar a dívida formada pelo aluguel de seus aviões e de pagar os salários dos seus funcionários.
EPA
O concurso é mundial e as sugestões devem ser feitas pelo site www.a380.lufthansa.com. As chances aumentam se for feito um upload de uma imagem e se o nome sugerido for publicado no facebook ou twitter, tornando possível a votação por outras pessoas. É possível votar uma vez por dia em sugestões feitas no site. O concurso se encerra no dia 31 de março, quando o júri da Lufthansa escolherá um entre os 50 nomes mais votados.
MERCADO E EVENTOS
O plano de operação com o Airbus A330 ficará da seguinte forma:
Aviação Brasil
A Gol oferece opções de financiamento em até 36 meses. Sua estratégia de marketing para atingir a classe C inclui, por exemplo, a abertura de uma loja Voe Fácil em um local popular – o Largo 13 de Maio em São Paulo, um dos principais entroncamentos de linhas de ônibus para a Zona Sul da cidade. Nesse estabelecimento, atendentes são especialmente treinados para "desvendar" o vocabulário específico da aviação.
MERCADO E EVENTOS
Executivo-chefe de Operações da Airbus, John Leahy deu detalhes a respeito das mudanças que a fabricante estuda para melhorar a família A320.
Leahy revelou que os estudos continuam para uma nova versão da família A320, mas que se concretizar, será oferecida as companhias aéreas como uma versão extra e não uma versão nova.
De acordo com esse estudo, a nova aeronave teria motores mais eficientes e econômicos, alem da introdução dos sharklets e provavelmente uma nova asa, reforçada.
Leahy ainda afirmou que espera até o final de abril para que 14 times de engenheiros entreguem um relatório sobre as modificações e viabilidades para o novo projeto.
FLIGHTLIFE.WORDPRESS
Como o nome diz, você poderá gerenciar uma companhia aérea do começo, com poucos fundos, aeronaves simples e rotas de baixa demanda. Tudo isso até chegar a grandes hubs, aeronaves e rotas com demanda exigente.
Um jogo sensacional e que vicia mesmo se você ja estiver com um império montado.
Só retificando que para jogar, é preciso uma conta no Facebook
FLIGHTLIFE.WORDPRESS
A Anac publicou ontem, no Diário Oficial da União (DOU), a decisão da diretoria colegiada que torna nula uma portaria (nº 993), de 17 de setembro de 2007, que limitava a operação na Pampulha de aeronaves com capacidade para até 50 passageiros e autorizava voos dentro do Estado ou até Estados limítrofes desde que com escalas em pelo menos uma cidade do interior mineiro.
O governo de Minas tem se posicionado contra a retomada dos chamados voos nacionais e cobra investimentos para a ampliação do terminal em Confins. "Demos ao Aeroporto da Pampulha um perfil de aeroporto regional, de aviação particular, mas também de aeroporto regional com essas restrições. Voam de lá aviões turboélices para todos os Estados, mas com escalas no interior de Minas, ou mesmo apenas para o interior de Minas Gerais. Quero dizer de forma clara que essa decisão da Anac não poderá ser implementada. E não será", desafiou Aécio, que ameaça ir à Justiça contra a nova portaria.
A alegação é que não há segurança para voos de jatos no terminal e está em vigor um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Infraero e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado que proíbe qualquer alteração no limite de aeronaves na Pampulha. O governo e a prefeitura da capital mineira até admitem aumentar o limite para 70 a 75 passageiros, pois, segundo o prefeito Márcio Lacerda (PSB), existem turboélices modernos com essa capacidade.
Os voos nacionais foram retirados da Pampulha e transferidos para o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, por determinação da portaria 1891/DGAC - de março de 2005 - do então Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do governo estadual e da prefeitura da capital mineira. Com capacidade para 1,6 milhão de usuários ao ano, o terminal atendia em 2005 praticamente o dobro desse número, gerando um quadro de superlotação, problemas de acomodação e conforto para seus passageiros, além de denúncias de falta de segurança nas operações de voo. O Aeroporto de Confins tem capacidade para 5 milhões de usuários ao ano e está perto de seu limite de passageiros.Para Aécio a portaria da Anac serve para evitar a "legítima pressão" por investimentos no aeroporto internacional. "Confins está já saturado", disse. "Na hora que se desafoga Confins com a permissão de voos de jato direto a partir do aeroporto da Pampulha, por mais que isso possa interessar no primeiro momento a uma empresa aérea, no segundo momento vai interessar a toda concorrência".
De acordo com o governador, não há demanda da população em relação à Pampulha. "Não há demanda técnica. Há apenas um pedido de empresas. Mas não é suficiente para jogarmos no lixo todo o planejamento que construímos". Aécio reclamou da postura da presidente da Anac, Solange Vieira, e prometeu recorrer ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, "que é o superior" à agência.
Estudos
A Anac informou que a portaria revogada foi considerada inválida com base num parecer jurídico, pois contraria a lei de criação da agência. Conforme a Anac, o movimento na Pampulha não sofrerá qualquer alteração até que a agência realize estudos sobre a capacidade operacional do aeroporto, "considerando o terminal, pista, pátio e questões de segurança". "Não há prazo definido para que o estudo seja concluído e não há nenhum novo pedido de voo para aquele aeroporto", ressaltou.O ministro corregedor Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho, determinou que a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo dê andamento ao leilão da Fazenda Piratininga, suspenso por liminar expedida pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. A propriedade do empresário Wagner Canhedo Azevedo, ex-dono da Vasp, avaliada em R$ 615 milhões com todos os seus ativos móveis, saldaria parte da dívida trabalhista deixada pela companhia aérea. Segundo o corregedor, esta decisão só pode ser suspensa por determinação do órgão especial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.
O ministro-corregedor afirma que não cabe mais ao STJ reexaminar o caso, já que a 2ª Turma do próprio Tribunal Superior já havia concluído que a competência sobre o caso é da Justiça do Trabalho. Nesta decisão, o STJ entendeu que o caso envolvendo a Fazenda é de competência trabalhista porque a propriedade já havia sido adjudicada em 27 de agosto de 2008 pela Justiça do Trabalho e só 77 dias após essa decisão foi determinada a recuperação judicial da empresa, em 13 de novembro do mesmo ano.
Contra a decisão da 2ª Turma do STJ, a defesa do proprietário da Fazenda entrou com Embargos de Declaração. Porém, na visão do ministro-corregedor do TST, a simples impetração do recurso não tem efeito suspensivo sobre a decisão já proferida pela turma. "A liminar deferida por este corregedor-geral, com sede de Correição Parcial, de natureza eminentemente administrativa, não está sujeita a reexame por aquela Corte Superior de Justiça, mormente já fixada, e por deliberação colegiada (2ª Turma) , a competência da Justiça do Trabalho."
Outra justificativa do ministro para demonstrar que a decisão do STJ não é válida, é o fato dele ter pedido a suspensão do leilão por haver "vícios que maculariam a adjudicação da Fazenda Piratininga". Segundo o corregedor, o ministro Fernando Gonçalves ao suspender o leilão entrou no mérito da execução trabalhista, posicionamento que só cabe à Justiça do Trabalho.
Durante a tramitação do processo no Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Reis de Paula, em decisão liminar, suspendeu o leilão por entender que a decisão de primeiro grau que autorizou a venda da fazenda para quitar parte da dívida trabalhista atropelou um recurso da empresa, que espera julgamento no TST. Em 2 de março, a Corregedoria voltou atrás e permitiu que o leilão fosse marcado já para o dia 10, mas deixou suspensa a entrega da propriedade ao arrematante.
A ConJur tentou contato com gabinete dos ministros do TST e do STJ na noite desta segunda-feira (22/3), mas ambos já tinham encerrado do expediente.
Fora do prazo
O processo que cobra o pagamento é uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho. O Sindicato dos Aeroviários, parte interessada na ação, no entanto, foi quem chamou a atenção da Justiça para o fim do prazo legal para que a agropecuária apresentasse um plano de recuperação, depois de ajuizar o pedido. "A Agropecuária Vale do Araguaia requereu a sua recuperação judicial em 13 de agosto de 2008, sem que tenha havido, até a presente data, assembleia geral de credores e plano de recuperação judicial aprovado", alertou em novembro do ano passado o advogado Francisco Gonçalves Martins, da Advocacia Martins, que patrocina o sindicato. A aprovação do plano pelos credores só aconteceu em 17 de dezembro.
De acordo com o advogado, o período ultrapassou o prazo de 180 dias considerado razoável pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça para que o plano de recuperação seja aprovado em assembleia de credores. O prazo está previsto no artigo 6º, parágrafo 4º, da Lei 11.101/05, a nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. Estourado o prazo, as execuções dos credores podem correr sem impedimento onde quer que tenham sido ajuizadas. Por isso, a juíza Elisa Maria Secco Andreoni, da 14ª Vara, acatou o pedido e ordenou a adjudicação.
Em outubro de 2009, o Superior Tribunal de Justiça definiu, no mesmo caso da Vale do Araguaia, que a demora na aprovação do plano de recuperação judicial de uma empresa permite que a execução das dívidas prossiga. A 2ª Seção analisou conflito de competência entre a Vara de Recuperação Judicial do Distrito Federal e a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, já que o pedido de recuperação judicial da agropecuária foi feito no Distrito Federal.
Outro fundamento para manter o processo na Justiça do Trabalho, segundo a 2ª Turma, foi o fato de a adjudicação da Fazenda Piratininga ter acontecido antes de ser deferida a recuperação judicial. A permissão para a venda dos bens da Vasp foi dada no dia 27 de agosto de 2008 pela 14ª Vara. Só no dia 13 de novembro a recuperação da agropecuária foi aceita pela Justiça. A adjucação do imóvel e o leilão foram pedidos pelo Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.
CONJUR
Os grevistas devem voltar ao trabalho na terça-feira depois de uma parada de três dias que interrompeu os voos partindo do aeroporto de Heathrow, principal aeroporto de Londres.
O assunto é uma dor de cabeça para o Partido Trabalhista do primeiro-ministro Gordon Brown porque envolve o sindicato Unite, que é o maior colaborador financeiro do partido.O partido conservador, opositor de centro-direita, que lidera as urnas antes do que se espera ser uma eleição muito concorrida, qualificou o governo de "fraco" e disse que depende de seus financiadores do sindicato.
Os sindicatos planejam uma segunda greve de quatro dias a partir do próximo sábado, limitando os voos antes da alta temporada da Páscoa, em uma disputa contra os planos de corte nos custos e nas contratações. A British Airways disse que o impacto da greve foi limitado e ainda não havia estimativa de quanto o movimento custaria para a companhia."Durante o fim de semana mais de 75 por cento dos voos em todo o mundo partiram com pontualidade, e centenas partiram antecipadamente", disse em comunicado.
A disputa surgiu porque a companhia, que tem 12 mil tripulantes, pretende cortar 65,5 milhões de libras anuais (95 milhões de dólares) para compensar a queda na demanda, a instabilidade no preço dos combustíveis e uma maior concorrência das empresas aéreas de baixo custo.O governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, entregarão nesta terça-feira (23/3) a nova pista do Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito João Silva Filho (PI).
A Infraero investiu, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, R$ 18,08 milhões na ampliação da pista, que passou de 2,1 mil metros para 2,5 mil metros. A pista também recebeu reforço de asfalto e um novo sistema de balizamento, que permitirá mais segurança nas operações noturnas.
O presidente da Infraero acredita que a nova pista aumentará a possibilidade de voos diretos e com distâncias mais longas. "Esperamos que esta nova pista aproxime esta importante região de outros continentes, ligando, por exemplo, a Parnaíba a países da Europa", destaca Murilo Barboza.
As obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Parnaíba geraram 70 empregos diretos e 150 indiretos. O empreendimento prevê ainda a construção do novo pátio de aeronaves, onde serão investidos mais R$ 10,27 milhões. Essa obra está em fase de contratação e deve ser concluída em fevereiro de 2011.O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil diz que continua tudo na mesma, ou seja, mantém-se a greve.
Contactado pelo Rádio Clube, Luís Rosendo, porta-voz do sindicato, refere que não houve alterações quanto à greve de seis dias marcada com início a 26 de Março.
Nas últimas horas, o Jornal de Negócios avançava na edição online que a greve tinha sido desconvocada porque os pilotos e a TAP tinham chegado a um acordo durante a noite. No entanto, o sindicato diz que a greve não foi desconvocada.Também contactada pelo Rádio Clube, a TAP não comenta a notícia.
Rádio clube Português
O problema acontece porque a folha de embarque (Boarding Pass) é enviada para o e-mail no formato PDF, um formato inviolável para o comum dos mortais, com uma formatação errada dará origem a duas folhas impressas. Para agravar o problema a Ryanair cobra €40 pela impressão do novo documento.
Apesar de tudo, na reportagem informam que após contatar a Ryanair, a companhia assumiu o erro e reembolsará os lesados e ainda levantará o custo associado à re-impressão do documento até ser resolvido o problema.
Para aproveitar o preço promocional deve -se abdicar do embarque prioritário, transportar apenas bagagem de mão e pagar com Mastercard Pre-pago, caso contrário serão acrescentadas as respectivas taxas ao preço final.
As reservas, como habitualmente são feitas no site da Ryanair: www.ryanair.pt
Proposta feita por grupo de empresas brasileiras para nacionalizar a produção do jato militar sueco pode reverter favoritismo do aparelho francês
Marcelo Cabral - Brasil Econômico
A Saab ainda analisa a proposta, vista como uma tentativa de reverter o favoritismo do modelo francês Rafale, fabricado pela Dassault.
Caso seja aceita, o anúncio oficial deverá ser feito esta semana, aproveitando a presença no Brasil do casal real sueco. A Embraer não se manifestou oficialmente sobre a proposta. "É compreensível a cautela. A FAB é cliente da Embraer, e a empresa não quer se indispor com a Força caso o aparelho escolhido seja outro", analisa Ozires Silva, ex-presidente da companhia. O aparelho vencedor deve ser revelado pelo governo nos próximos dias.
As empresas do comitê têm a visão de que a proposta sueca permite que a indústria brasileira consiga efetivamente dominar as tecnologias envolvidas no processo, ao contrário da transferência de tecnologia proposta pelos franceses e pelos americanos da Boeing, que produzem o F/A-18 Super Hornet, terceiro participante da concorrência. Isso porque atualmente existe apenas uma versão de demonstração do Gripen modelo NG voando. "Poderíamos desenvolver todas as etapas em conjunto", afirma a fonte representante do grupo.
Segundo ele, isso seria preferível do que comprar o avião francês ou americano com todos os sistemas já prontos. Para Ozires, "o importante é aprendermos a fabricação, porque daí o dinheiro investido retorna ao país mais cedo oumais tarde. Ao fazermos pura e simplesmente a compra lá fora esse dinheiro não volta nunca". Já os concorrentes veem a situação de modo diferente. Conforme diretores da Dassault já declararam, o fato do Gripen NG ainda não estar em serviço ativo representaria uma ameaça à viabilidade da operação. "Ninguém compra um avião que ainda não saiu da prancheta para valer", acredita uma fonte ligada ao projeto francês.
Seguindo o exemplo
O modelo proposto segue aquele que foi adotado pela Embraer no jato de ataque AMX, no início dos anos 1980. Na ocasião, a empresa nacional desenvolveu cerca de 30% da aeronave, em conjunto comas italianas Alenia e Aermacchi.Os conhecimentos acumulados com o processo foram responsáveis por um verdadeiro salto tecnológico na Embraer, que se capacitou para voos mais altos como o da sua família de E-jets—hoje, o coração dos negócios da empresa. "A ideia é seguir a mesma proposta, mas adotando um grau de nacionalização ainda maior", afirma um dos representantes da Saab no Brasil.
No caso do Gripen NG, esse percentual de nacionalização poderia chegar a 40% do desenvolvimento e a 80% da fabricação. No caso da venda ao mercado externo dos aparelhos fabricados no Brasil, haveria uma divisão. A Embraer ficaria responsável por uma parte dos países, notadamente na América Latina, onde já possui uma presença forte. Outras praças, especialmente na Europa, ficariam a cargo da companhia sueca, pois lá ela é vista como tendo alto potencial de entrada. O BRASIL ECONÔMICO também apurou que a Saab estuda oferecer ao governo a compra do KC-390 — o futuro cargueiro militar da Embraer—como parte de sua proposta, tal como foi já feito pela França. Os aviões substituiriam os idosos C-130 Hércules e Saab 340 na Flygvapnet, a Força Aérea sueca.
Notícias militares
Tudo indica que a greve anunciada pelos pilotos da TAP para o período de 26 a 30 de Março terá sido desconvocada após acordo entre a administração da TAP e Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC).
Segundo notícia publicada pelo DN, o acordo terá sido alcançado na noite passada não sendo ainda conhecidos os contornos do mesmo acordo.
No período da Páscoa a TAP fará 1500 voos para transportar cerca de 150.000 passageiros, dado esses números, os prejuízos previstos seriam de 30 milhões de euros.
Os aeroportos Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim e Internacional de São Paulo/Guarulhos, que recebem voos da companhia aérea British Airways, não registram impactos operacionais em função da greve anunciada na última sexta-feira (19/3) pelo Unite, sindicato que representa os tripulantes da empresa aérea.
No Galeão, a companhia possui frequências aos domingos, terças e quintas-feiras. Em Guarulhos, os voos são diários.
A Infraero está acompanhando a movimentação nesses aeroportos para garantir o acesso às informações pelos passageiros, buscando orientá-los da melhor maneira possível.
infraero
O Museu da TAM comemorou no dia 18 a chegada do caça Mirage III doado pela Força Aérea Brasileira. O exemplar, da versão D e número de série 4908, é um biplace e traz uma curiosidade. Foi nele que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna voou na década de 1990.
Segundo o museu, a aeronave encontra-se em perfeito estado de conservação e será remontada para fazer parte do acervo em exposição. A TAM pretende reabrir o museu, em São Carlos, no dia 13 de junho.
Varsóvia, 22 mar (EFE).- Mais de 200 documentos relacionados ao campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, foram encontrados durante a reforma de uma casa próxima às instalações, onde permaneciam escondidos desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
“Os arquivos foram descobertos por acaso no sótão”, informou hoje à Agência Efe o porta-voz do museu de Auschwitz, Piotr Sawicki. Segundo ele, foram encontrados certidões de óbito, folhas de pagamento e outros papéis referentes à vida diária do campo na época.
Entre os documentos, também foram encontradas anotações que poderiam corresponder a Victor Capesius, médico alemão que durante 1944 realizou diferentes experimentos com prisioneiros de Auschwitz.
O campo de Auschwitz foi o mais mortífero dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Calcula-se que nele morreram mais de 1 milhão de pessoas, a maioria judeus.
Plano Brasil
O ano eleitoral e a avançada tramitação de outros projetos do Ministério da Defesa devem impedir que o Congresso aprove, neste ano, a legislação que eleva o limite da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas dos atuais 20% para 49% do capital social.
O projeto foi encaminhado neste mês pelo ministro Nelson Jobim (Defesa),em um pacote que propõe várias mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 1986. Sua apreciação inicial se dará na Câmara,em uma comissão especial destinada a atualizar o código criada a partir de recomendações da CPI do Apagão Aéreo. Muitas das propostas enviadas pelo ministério foram discutidas na CPI.
Há poucas chances, porém, de aprovação neste ano em que o período legislativo é mais curto por causa das eleições de outubro. O que poderia acelerar a tramitação é o fato de os parlamentares, em sua maioria, concordarem com a proposta do governo, de abertura do capital para até 49%, e já haver um projeto nesse sentido aprovado no Senado que pode ter sua votação final na Câmara.
Duas dificuldades, no entanto, se colocam. O projeto do Senado foi proposto pelo ex-senador Paulo Octávio, que neste ano se desfiliou do DEM e renunciou ao cargo de governador do Distrito Federal por suspeitas de corrupção. Em ano de poucas votações, o Congresso não quer avançar com projetos de lei de iniciativa políticos em má situação entre os eleitores.
Outra questão é que a comissão especial quer apresentar um novo texto para o Código, no qual a alteração na participação acionária é apenas um entre outros tantos pontos que ganhariam força para ser levada à sanção presidencial se aprovados em bloco.
O relator da comissão especial, deputado Rocha Loures (PMDB-PR), afirma que até o fim de maio divulgará seu relatório, que precisa ser votado na comissão, no plenário da Câmara e, depois, seguir para o Senado."Temos que dar uma resposta rápida à CPI. A consequência prática dela será preparar o marco legal para o setor. Há um senso de responsabilidade que impede que esse assunto fique sem conclusão",afirmou.
O Ministério da Defesa não é tão otimista. "Se olhar a dinâmica do Congresso, ainda mais em ano eleitoral, pode ser que dificulte. E o ministro, nesse primeiro momento, está empenhado em votar a lei complementar de reestruturação dos cargos da Pasta", disse Fernando Soares, do Departamento de Política de Aviação Civil do ministério.
Segundo ele as propostas que já estão no Congresso são boas, mas o Executivo resolveu encampar o limite de 49% como estratégia para que ela fosse aprovada. O próximo passo, depois de conquistados esse índice e analisada sua repercussão no mercado, será elevar a participação para 100%. "Quando o atual projeto for aprovado, imediatamente haverá a entrada de companhias neste mercado. Até aceitaríamos abrir mais a participação estrangeira, mas preferimos dar um primeiro passo para no futuro avançarmos", afirmou. A expectativa com a aprovação é de que as empresas menores cresçam a partir da injeção de recursos por parte de empresas estrangeiras.
VALOR ECONÔMICOPanfleto lançado pela USAF durante a Operação Desert Storm.
A mensagem em árabe tem os seguintes dizeres: “Fuja, este local será bombardeado”.
poder aéreo
O Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, está visitando a Suécia esta semana a convite do Conselho de Comércio Exterior Sueco. O prefeito está concentrando esforços para estabelecer uma ampla parceria entre a Suécia e a cidade de São Bernardo do Campo. Durante a semana, Marinho visitou as instalações da Saab em Linköping e teve a oportunidade de conhecer a proposta sueca para o Projeto F-X2, no qual concorre o Gripen NG. O prefeito também aproveitou a oportunidade para voar no caça Gripen.
“Tenho agora uma clara visão da proposta da Saab para o Brasil e do impacto positivo que a escolha do caça sueco trará para a indústria brasileira e a cidade de São Bernardo do Campo. Acredito tratar-se de uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia para o Brasil e de ampla geração de empregos voltados à alta tecnologia”, disse Marinho.
Poder aéreo
A LOT introduziu um avião especial na rota Cracóvia-Roma.
O Embraer 170 é decorado com uma pintura de Leonardo da Vinci "Dama com um Arminho" - única pintura de Da Vinci na Polónia e um famoso símbolo de Cracóvia.
O serviço à Roma é realizado três vezes por semana, foi lançado em julho de 2009.
REYKJAVIK - Autoridades retiraram aproximadamente 450 pessoas numa área de 160 quilômetros a sudeste de Reykjavik, após a erupção de um vulcão junto a uma geleira no Sul da Islândia. Não há relatos de danos ou feridos. A medida foi tomada por precaução, disse Vidir Reynisson, gerente do Departamento de Proteção Civil da Islândia.
Foi declarado Estado de Emergência em comunidades próximas à geleira de 259 quilômetros quadrados, e três centros da Cruz Vermelha estão de prontidão para atender a população retirada no vilarejo de Hella. A erupção ocorreu por volta das 23h30m de sábado, próximo à geleira Eyjafjallajokull, a quinta maior da Islândia.
"Esta foi uma ocorrência pequena e pacífica, mas estamos preocupados que possa provocar uma erupção no vulcão Katla, que fica próximo, o que poderia causar danos mais severos", disse Pall Einarsson, geofísico do Instituto de Terra e Ciência da Universidade da Islândia.
A Administração Aviação Civil da Islândia isolou a área de entorno do vulcão. Três voos da Icelandair que partiram dos Estados Unidos - de Seattle, Boston e Orlando, na Flórida - para o Aeroporto Keflavik em Reykjavik retornaram a Boston, deixando cerca de 500 pessoas esperando, segundo informações a companhia aérea. Voos de Estocolmo, Londres, Amsterdã e Frankfurt foram atrasados. Um voo para Oslo foi cancelado. A companhia aérea espera novos atrasos durante o dia.
Todos os voos domésticos foram cancelados.
Uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, a Islândia é um deserto ártico com montanhas, geleiras, e vulcões, com áreas agrícolas nas terras baixas, próximas à costa. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi na década de 1820.
O Globo
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