PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 23 de março de 2010

Revalidação TAM , GOL e Ocean air

glesVocê é da TAM, GOL ou OCEAN AIR????


ESTÁ PROCURANDO ONDE PERNOITAR DURANTE SUA REVALIDAÇÃO?

Venha hospedar-se com a gente!

Dirija-se à esquerda do painel e entre em contato.

Vagas limitadas

Revalidação TAM , GOL e Ocean air

Você é da TAM, GOL ou OCEAN AIR????


ESTÁ PROCURANDO ONDE PERNOITAR DURANTE SUA REVALIDAÇÃO?

Venha hospedar-se com a gente!

Dirija-se à esquerda do painel e entre em contato.

Vagas limitadas

Revalidação TAM , GOL e Ocean air

Você é da TAM, GOL ou OCEAN AIR????


ESTÁ PROCURANDO ONDE PERNOITAR DURANTE SUA REVALIDAÇÃO?

Venha hospedar-se com a gente!

Dirija-se à esquerda do painel e entre em contato.

Vagas limitadas

Acordo finaliza greve dos Pilotos da TAP



A TAP e o Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) chegaram a um acordo que permitiu a desconvocação da greve agendada para o período de 26 a 31 de Março de 2010.

O acordo inclui um aumento salarial de 1.8%, igual ao decidido em relação aos restantes sindicatos da TAP, e a repartição equitativa entre pilotos e a empresa dos ganhos de produtividade.

Embora a informação tenha sido sugerida ao meio dia , a companhia só a oficializou às 19h30 em comunicado à imprensa.



Air Comet pede concordata

Alinhar ao centro

Espanhola Air Comet pede concordata

Madri, 23 mar (EFE).- A companhia aérea espanhola Air Comet apresentou nesta terça-feira um pedido de concordata ao tribunal de Madri, três meses após ter deixado de operar.

Segundo fontes, a Air Comet, amparada na nova Lei de Falências espanhola, deixou passar este prazo para tentar chegar a acordos de pagamento. Entre os credores está o banco alemão HSH Nord Bank, que forçou o fechamento da companhia ao cobrar na Justiça britânica o pagamento de 17,2 milhões de euros derivados de aluguéis de aviões.

A empresa espanhola suspendeu seus voos no dia 21 de dezembro, por determinação de um juiz britânico, deixando vários passageiros latino-americanos que já tinham adquiridos seus bilhetes sem ter como viajar no feriado do Natal.

Segundo fontes consultadas pela Agência Efe, a empresa negociou até o último momento acordos que permitissem "reduzir a dívida" e impulsionar a viabilidade da companhia, ao mesmo tempo em que buscava um novo investidor que injetasse o capital necessário.

Um artigo da Lei de Falências espanhola permite que uma companhia negocie um acordo antecipado com credores durante três meses e declare concordata antes do término do mês seguinte.

A impossibilidade de fechar acordos com seus credores privilegiados e a pressão dos sindicatos fez com que a empresa apresentasse o pedido antes do fim dos quatro meses de prazo previstos na lei.

A companhia poderia contar com um ativo muito superior a suas dívidas, devido à indenização de US$ 300 milhões pendente com o Governo argentino graças à desapropriação da companhia Aerolíneas Argentinas.

A companhia aérea, do Grupo Marsans, propriedade do presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), Gerardo Díaz Ferrán, e de Gonzalo Pascual, anunciou o fim de suas atividades devido à incapacidade de sanar a dívida formada pelo aluguel de seus aviões e de pagar os salários dos seus funcionários.

EPA




Destroços do EMB-120 da Airnorth que caiu ontem

Popout


TAP na Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

Os passageiros da TAP já podem adquirir o Prato da Boa Lembrança TAP 2010. A receita deste ano é o Frango com Maca Reineta com o vinho selecionado exclusivamente para acompanhar o prato, criado pelo chef Vitor Sobral. O prato estará disponível nas seguintes rotas: em março Belo Horizonte, abril em Recife, maio no Rio de Janeiro, junho em São Paulo, julho em Luanda, agosto em Brasília e em setembro novamente na capital mineira. A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança reúne 70 restaurantes em todo o Brasil e apenas duas companhias aéreas.

MERCADO E EVENTOS

Lufthansa lança promoção que oferece prêmio de um milhão de milhas

Com a chegada do A380, a Lufthansa aguarda uma sugestão original e criativa do público para apelidar a aeronave. Um concurso com o nome "Faça parte disso" foi lançado para colher as sugestões e o ganhador ganhará um milhão de milhas. Milhagem suficiente para dar duas voltas ao mundo em primeira classe.


O concurso é mundial e as sugestões devem ser feitas pelo site www.a380.lufthansa.com. As chances aumentam se for feito um upload de uma imagem e se o nome sugerido for publicado no facebook ou twitter, tornando possível a votação por outras pessoas. É possível votar uma vez por dia em sugestões feitas no site. O concurso se encerra no dia 31 de março, quando o júri da Lufthansa escolherá um entre os 50 nomes mais votados.

MERCADO E EVENTOS

TAM com Airbus A330-200 para Milão


A TAM começará a operar o Airbus A330 na rota de Milão/Malpensa, substituíndo o Airbus A340-500 até o final de abril.

O plano de operação com o Airbus A330 ficará da seguinte forma:

Semana de 18MAR10 – 23MAR10 opera terça, quinta e domingo
Semana de 25MAR10 – 27MAR10 opera quinta e sábado
Semana de 28MAR10 – 03APR10 opera segunda, quarta e sexta
Semana de 04APR10 – 10APR10 só não opera segunda, quarta e sexta
Semana de 11APR10 – 16APR10 opera segunda, quarta e sexta
Semana de 18APR10 – 24APR10 só não opera segunda, quarta e sexta

Aviação Brasil

American Air Lines comemora desempenho do voo Salvador Miami

Um ano e três meses após o primeiro voo direto ligando as cidades de Salvador e Miami, representantes da American Air Lines promoveram, nesta terça-feira (23/03), no Hotel Pestana da capital baiana, um café da manhã em comemoração ao desempenho das operações da companhia na Bahia.
O diretor de Vendas e Marketing da American Air Lines, Dilson Verçosa Junior, destacou o desempenho nos últimos três meses, período em que a empresa operou com uma taxa de ocupação de 85% nos vôos Salvador/Miami. "Quase metade dos nossos bilhetes hoje já são vendidos no exterior. Acreditamos que este é o ano de consolidação desta rota, que neste período de 15 meses manteve uma média de 60% de ocupação", explica.
Verçosa lembrou ainda que muitos obstáculos foram superados. "O início das nossas operações com Salvador, Recife e Belo Horizonte foi muito difícil, pois se deu no auge da crise que afetou, sobretudo, os Estados Unidos. Chegamos a reduzir duas freqüências, mas hoje e vamos permanecer com o voo diário, uma vez que o desempenho tem sido muito bom", conta.
O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, lembra que "houve um empenho muito grande do governo para atrair esse voo" e que os resultados têm sido bastante satisfatórios para o setor. "Os desembarques dos EUA para a Bahia saíram de 2,7 mil em 2007 para quase 20 mil em 2009".
Nos últimos três anos, a Bahia saiu de 14 para 28 frequências semanais para o exterior. Atualmente, há vôos regulares ligando a capital baiana a Madri, Lisboa, Frankfurt e Buenos Aires.

MERCADO E EVENTOS

Gol vai detalhar sua estratégia para a classe C no encontro Braztoa

No ano passado, 2,6 milhões de pessoas voaram pela primeira vez em suas vidas com a Gol. A ascensão da nova classe média e a possibilidade desse público viajar de avião serão abordados por Fábio Mader, gerente geral de negócios da empresa, durante o 33° Encontro Comercial Braztoa, que acontece entre os dias 25 e 26 de março.

A Gol oferece opções de financiamento em até 36 meses. Sua estratégia de marketing para atingir a classe C inclui, por exemplo, a abertura de uma loja Voe Fácil em um local popular – o Largo 13 de Maio em São Paulo, um dos principais entroncamentos de linhas de ônibus para a Zona Sul da cidade. Nesse estabelecimento, atendentes são especialmente treinados para "desvendar" o vocabulário específico da aviação.

MERCADO E EVENTOS

LAN terá novos números de atendimento


A partir da próxima segunda-feira (29/03), a LAN Airlines terá novos números no seu Call Center. O 0300-789-0045 atenderá as agências de viagens e o 0300-788-0045 os passageiros.

MERCADO E EVENTOS

COO da Airbus dá detalhes a respeito da nova família A320

Executivo-chefe de Operações da Airbus, John Leahy deu detalhes a respeito das mudanças que a fabricante estuda para melhorar a família A320.

Leahy revelou que os estudos continuam para uma nova versão da família A320, mas que se concretizar, será oferecida as companhias aéreas como uma versão extra e não uma versão nova.

De acordo com esse estudo, a nova aeronave teria motores mais eficientes e econômicos, alem da introdução dos sharklets e provavelmente uma nova asa, reforçada.

Leahy ainda afirmou que espera até o final de abril para que 14 times de engenheiros entreguem um relatório sobre as modificações e viabilidades para o novo projeto.

FLIGHTLIFE.WORDPRESS

Queda de avião britânico de acrobacias fere piloto na Grécia

Acidente ocorreu durante treinamento na ilha de Creta.
Aeronave do esquadrão Red Arrows ficou destruída.

Foto: AP

Militares da aeronáutica analisam destroços de avião do esquadrão britânico Red Arrows, que caiu nesta terça-feira (23) durante treinamento na base aérea de Kastelli, na ilha grega de Creta. O acidente, ocorrido durante um treinamento, feriu um piloto, segundo o governo britânico. (Foto: AP)

Foto: AP

Na véspera (foto), o esquadrão havia feito uma apresentação para jornalistas na base. (Foto: AP)

G1

Dica de Jogo: Airline Manager

Se você possui uma conta no site de relacionamentos Facebook, poderá fazer parte de um jogo chamado Airline Manager.

Como o nome diz, você poderá gerenciar uma companhia aérea do começo, com poucos fundos, aeronaves simples e rotas de baixa demanda. Tudo isso até chegar a grandes hubs, aeronaves e rotas com demanda exigente.

Um jogo sensacional e que vicia mesmo se você ja estiver com um império montado.

Só retificando que para jogar, é preciso uma conta no Facebook


FLIGHTLIFE.WORDPRESS

Aécio acusa Anac de 'desorganizar' aviação regional

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reagiu hoje à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de autorizar a retomada de voos de jatos partindo do Aeroporto da Pampulha, na zona norte de Belo Horizonte, com destino a outras capitais. O governador acusou a Anac de "desorganizar o processo de crescimento e desenvolvimento da aviação regional" em Minas e de atender apenas à demanda de companhias aéreas.

A Anac publicou ontem, no Diário Oficial da União (DOU), a decisão da diretoria colegiada que torna nula uma portaria (nº 993), de 17 de setembro de 2007, que limitava a operação na Pampulha de aeronaves com capacidade para até 50 passageiros e autorizava voos dentro do Estado ou até Estados limítrofes desde que com escalas em pelo menos uma cidade do interior mineiro.

O governo de Minas tem se posicionado contra a retomada dos chamados voos nacionais e cobra investimentos para a ampliação do terminal em Confins. "Demos ao Aeroporto da Pampulha um perfil de aeroporto regional, de aviação particular, mas também de aeroporto regional com essas restrições. Voam de lá aviões turboélices para todos os Estados, mas com escalas no interior de Minas, ou mesmo apenas para o interior de Minas Gerais. Quero dizer de forma clara que essa decisão da Anac não poderá ser implementada. E não será", desafiou Aécio, que ameaça ir à Justiça contra a nova portaria.

A alegação é que não há segurança para voos de jatos no terminal e está em vigor um Termo de Ajustamento de Conduta entre a Infraero e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado que proíbe qualquer alteração no limite de aeronaves na Pampulha. O governo e a prefeitura da capital mineira até admitem aumentar o limite para 70 a 75 passageiros, pois, segundo o prefeito Márcio Lacerda (PSB), existem turboélices modernos com essa capacidade.

Os voos nacionais foram retirados da Pampulha e transferidos para o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, por determinação da portaria 1891/DGAC - de março de 2005 - do então Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do governo estadual e da prefeitura da capital mineira. Com capacidade para 1,6 milhão de usuários ao ano, o terminal atendia em 2005 praticamente o dobro desse número, gerando um quadro de superlotação, problemas de acomodação e conforto para seus passageiros, além de denúncias de falta de segurança nas operações de voo. O Aeroporto de Confins tem capacidade para 5 milhões de usuários ao ano e está perto de seu limite de passageiros.

Para Aécio a portaria da Anac serve para evitar a "legítima pressão" por investimentos no aeroporto internacional. "Confins está já saturado", disse. "Na hora que se desafoga Confins com a permissão de voos de jato direto a partir do aeroporto da Pampulha, por mais que isso possa interessar no primeiro momento a uma empresa aérea, no segundo momento vai interessar a toda concorrência".


De acordo com o governador, não há demanda da população em relação à Pampulha. "Não há demanda técnica. Há apenas um pedido de empresas. Mas não é suficiente para jogarmos no lixo todo o planejamento que construímos". Aécio reclamou da postura da presidente da Anac, Solange Vieira, e prometeu recorrer ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, "que é o superior" à agência.

Estudos

A Anac informou que a portaria revogada foi considerada inválida com base num parecer jurídico, pois contraria a lei de criação da agência. Conforme a Anac, o movimento na Pampulha não sofrerá qualquer alteração até que a agência realize estudos sobre a capacidade operacional do aeroporto, "considerando o terminal, pista, pátio e questões de segurança". "Não há prazo definido para que o estudo seja concluído e não há nenhum novo pedido de voo para aquele aeroporto", ressaltou.

G1

Aécio Neves é contra a liberação do Aeroporto da Pampulha para aviões maiores

Durante uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o prefeito da capital, Marcio Lacerda, se colocaram contra a disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar o Aeroporto da Pampulha para aviões que transportam mais de 50 passageiros.

A decisão da Anac foi publicada no Diário Oficial da União, nessa segunda-feira, e torna nula a portaria que proibia o pouso e a decolagem de aeronaves com capacidade maior de 50 passageiros no aeroporto.

Desde setembro de 2007, todos os voos de grande porte foram transferidos para o Aeroporto de Confins, na região metropolitana de BH. O terminal da Pampulha recebe apenas jatos executivos e voos regionais.

Em nota, a Anac declarou que ainda não há decisão tomada sobre o assunto. O aeroporto só será liberado para aeronaves maiores, depois que um estudo técnico for feito, mas ainda não há prazo para a conclusão.

G1

TST manda prosseguir leilão de fazenda da Vasp


O ministro corregedor Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho, determinou que a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo dê andamento ao leilão da Fazenda Piratininga, suspenso por liminar expedida pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. A propriedade do empresário Wagner Canhedo Azevedo, ex-dono da Vasp, avaliada em R$ 615 milhões com todos os seus ativos móveis, saldaria parte da dívida trabalhista deixada pela companhia aérea. Segundo o corregedor, esta decisão só pode ser suspensa por determinação do órgão especial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal.

O ministro-corregedor afirma que não cabe mais ao STJ reexaminar o caso, já que a 2ª Turma do próprio Tribunal Superior já havia concluído que a competência sobre o caso é da Justiça do Trabalho. Nesta decisão, o STJ entendeu que o caso envolvendo a Fazenda é de competência trabalhista porque a propriedade já havia sido adjudicada em 27 de agosto de 2008 pela Justiça do Trabalho e só 77 dias após essa decisão foi determinada a recuperação judicial da empresa, em 13 de novembro do mesmo ano.

Contra a decisão da 2ª Turma do STJ, a defesa do proprietário da Fazenda entrou com Embargos de Declaração. Porém, na visão do ministro-corregedor do TST, a simples impetração do recurso não tem efeito suspensivo sobre a decisão já proferida pela turma. "A liminar deferida por este corregedor-geral, com sede de Correição Parcial, de natureza eminentemente administrativa, não está sujeita a reexame por aquela Corte Superior de Justiça, mormente já fixada, e por deliberação colegiada (2ª Turma) , a competência da Justiça do Trabalho."

Outra justificativa do ministro para demonstrar que a decisão do STJ não é válida, é o fato dele ter pedido a suspensão do leilão por haver "vícios que maculariam a adjudicação da Fazenda Piratininga". Segundo o corregedor, o ministro Fernando Gonçalves ao suspender o leilão entrou no mérito da execução trabalhista, posicionamento que só cabe à Justiça do Trabalho.

Durante a tramitação do processo no Tribunal Superior do Trabalho, o ministro Reis de Paula, em decisão liminar, suspendeu o leilão por entender que a decisão de primeiro grau que autorizou a venda da fazenda para quitar parte da dívida trabalhista atropelou um recurso da empresa, que espera julgamento no TST. Em 2 de março, a Corregedoria voltou atrás e permitiu que o leilão fosse marcado já para o dia 10, mas deixou suspensa a entrega da propriedade ao arrematante.

A ConJur tentou contato com gabinete dos ministros do TST e do STJ na noite desta segunda-feira (22/3), mas ambos já tinham encerrado do expediente.

Fora do prazo
O processo que cobra o pagamento é uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho. O Sindicato dos Aeroviários, parte interessada na ação, no entanto, foi quem chamou a atenção da Justiça para o fim do prazo legal para que a agropecuária apresentasse um plano de recuperação, depois de ajuizar o pedido. "A Agropecuária Vale do Araguaia requereu a sua recuperação judicial em 13 de agosto de 2008, sem que tenha havido, até a presente data, assembleia geral de credores e plano de recuperação judicial aprovado", alertou em novembro do ano passado o advogado Francisco Gonçalves Martins, da Advocacia Martins, que patrocina o sindicato. A aprovação do plano pelos credores só aconteceu em 17 de dezembro.

De acordo com o advogado, o período ultrapassou o prazo de 180 dias considerado razoável pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça para que o plano de recuperação seja aprovado em assembleia de credores. O prazo está previsto no artigo 6º, parágrafo 4º, da Lei 11.101/05, a nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas. Estourado o prazo, as execuções dos credores podem correr sem impedimento onde quer que tenham sido ajuizadas. Por isso, a juíza Elisa Maria Secco Andreoni, da 14ª Vara, acatou o pedido e ordenou a adjudicação.

Em outubro de 2009, o Superior Tribunal de Justiça definiu, no mesmo caso da Vale do Araguaia, que a demora na aprovação do plano de recuperação judicial de uma empresa permite que a execução das dívidas prossiga. A 2ª Seção analisou conflito de competência entre a Vara de Recuperação Judicial do Distrito Federal e a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, já que o pedido de recuperação judicial da agropecuária foi feito no Distrito Federal.

Outro fundamento para manter o processo na Justiça do Trabalho, segundo a 2ª Turma, foi o fato de a adjudicação da Fazenda Piratininga ter acontecido antes de ser deferida a recuperação judicial. A permissão para a venda dos bens da Vasp foi dada no dia 27 de agosto de 2008 pela 14ª Vara. Só no dia 13 de novembro a recuperação da agropecuária foi aceita pela Justiça. A adjucação do imóvel e o leilão foram pedidos pelo Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.


CONJUR


Obras no aeroporto de Piauí chegam a R$ 20 mi



Acontece amanhã (terça-feira, dia 23), a inauguração da reforma da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Parnaíba (PI). A cerimônia contará com a presença do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, do governador Wellington Dias e dos governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Maranhão, Roseana Sarney.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Leite, foram investidos cerca de R$ 20 milhões na obra. “Com a ampliação da pista de pouso em mais 450 metros, passando dos atuais 2,05 mil metros para 2,5 mil metros, o aeroporto atenderá às necessidades para o desenvolvimento integrado da região do Delta, teremos um aumento considerável no fluxo turístico nacional e internacional”, considerou o secretário, acrescentando que os acessos à base de abastecimento também já estão prontos, assim como o sistema de balizamento noturno.

A Setur-PI trabalha agora para atrair empresas aéreas. Noar, Azul, Passaredo e Trip estão na pauta da pasta. A proposta é que as companhias atendam às demandas do litoral do Piauí e de São Raimundo Nonato. “Até o momento, eu estava levando propostas baseadas na finalização de uma obra. Agora, já temos a obra concretizada, o que facilita as negociações, sem contar que o aeroporto de Parnaíba é o mais próximo da Europa, fica à apenas seis horas de Lisboa (Portugal)”, afirmou Sílvio Leite.

PANROTAS

Sindicatos oferecem diálogo para acabar greve na British Airways

HEATHROW, Inglaterra (Reuters) - Os tripulantes da companhia aérea britânica British Airways ofereceram nesta segunda-feira retomar as negociações com a empresa para tentar resolver uma disputa que pode prejudicar o governista Partido Trabalhista a semanas das eleições.

Os grevistas devem voltar ao trabalho na terça-feira depois de uma parada de três dias que interrompeu os voos partindo do aeroporto de Heathrow, principal aeroporto de Londres.

O assunto é uma dor de cabeça para o Partido Trabalhista do primeiro-ministro Gordon Brown porque envolve o sindicato Unite, que é o maior colaborador financeiro do partido.

O partido conservador, opositor de centro-direita, que lidera as urnas antes do que se espera ser uma eleição muito concorrida, qualificou o governo de "fraco" e disse que depende de seus financiadores do sindicato.

Os sindicatos planejam uma segunda greve de quatro dias a partir do próximo sábado, limitando os voos antes da alta temporada da Páscoa, em uma disputa contra os planos de corte nos custos e nas contratações. A British Airways disse que o impacto da greve foi limitado e ainda não havia estimativa de quanto o movimento custaria para a companhia.

"Durante o fim de semana mais de 75 por cento dos voos em todo o mundo partiram com pontualidade, e centenas partiram antecipadamente", disse em comunicado.

A disputa surgiu porque a companhia, que tem 12 mil tripulantes, pretende cortar 65,5 milhões de libras anuais (95 milhões de dólares) para compensar a queda na demanda, a instabilidade no preço dos combustíveis e uma maior concorrência das empresas aéreas de baixo custo.

G1

Gol lança voos regulares para St. Maarten

A partir de 1º de maio St. Maarten contará com voos regulares aos sábados, operados por Boeings 737-800 da Gol. O vôo inaugural sairá do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo às 14h40min, com escala de 40 minutos em Manaus, e chegará a St. Maarten às 21h30min. No retorno, o voo sai de às 00h10min e a após escala técnica em Manaus, chega a São Paulo às 08h35min.

Com mais de 400 restaurantes, a ilha é considerada a "Capital Gastronômica do Caribe", com serviços de alta gastronomia e resorts com atendimento impecável. Seus atrativos turísticos são impulsionados ainda por noites inesquecíveis com baladas à beira mar, cassinos, o Primeiro SPA Dior do Caribe e pelas ofertas encontras em sua capital, Philipsburg.

MERCADO E EVENTOS

Tripulantes da British Airways fazem greve e mil voos podem ser cancelados


A greve da tripulação da companhia aérea British Airways começou desde do dia 20/03, apesar do sindicato da categoria ter indicado que estava disposto a negociar. A empresa não divulgou números de voos cancelados, e limitou-se a informar que os planos de contingência continuam funcionando.
Os funcionários da British querem que a companhia suspenda o plano de corte de custos, que envolve congelamento de salário, um novo regime parcial de trabalho para três mil empregados e redução, de 15 para 14 o números de tripulantes nos voos de longa distâncias que partem do aeroporto inglês de Heathrow, um dos mais importantes no mercado. O sindicato alega que não foi consultado sobre o plano.

MERCADO E EVENTOS

Governador do Piauí e presidente da Infraero entregam nova pista do Aeroporto de Parnaíba

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, entregarão nesta terça-feira (23/3) a nova pista do Aeroporto Internacional de Parnaíba/Prefeito João Silva Filho (PI).

A Infraero investiu, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, R$ 18,08 milhões na ampliação da pista, que passou de 2,1 mil metros para 2,5 mil metros. A pista também recebeu reforço de asfalto e um novo sistema de balizamento, que permitirá mais segurança nas operações noturnas.

O presidente da Infraero acredita que a nova pista aumentará a possibilidade de voos diretos e com distâncias mais longas. "Esperamos que esta nova pista aproxime esta importante região de outros continentes, ligando, por exemplo, a Parnaíba a países da Europa", destaca Murilo Barboza.

As obras da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Parnaíba geraram 70 empregos diretos e 150 indiretos. O empreendimento prevê ainda a construção do novo pátio de aeronaves, onde serão investidos mais R$ 10,27 milhões. Essa obra está em fase de contratação e deve ser concluída em fevereiro de 2011.

MERCADO E EVENTOS

Voos entre Brasil e Turquia serão diários

A partir do próximo domingo (28/03) os voos entre Brasil e Turquia ficarão duas horas mais curtos e deverão se tornar diário nos próximos meses. O anúncio foi feito ontem (22/03) pelo ministro da Cultura, do turismo Turco Ertugrul Günay durante uma reunião com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, no Rio de Janeiro.
Atualmente, são três partidas semanais, com oferta total de 750 assentos e duração de 16 horas.

MERCADO E EVENTOS

Crédito fiscal alavanca resultado da Embraer


Depois da valorização do real frente ao dólar, rendeu um crédito fiscal R$ 299 milhões, especialmente sobre os valores dos estoques, o que salvou o balanço da Embraer em 2009, ano que a empresa enfrentou grande número de cancelamentos por conta da crise financeira mundial.
Considerada a terceira maior fabricante de jatos no mundo a Ambraer, registrou um lucro líquido de R$ 894,6 milhões, o dobro em relação ao ano de 2008. Já a receita líquida sofreu impacto negativo da desvalorização do dólar, com queda de 8%, que caiu de R$ 11.746,8 bilhões, em 2008 para R$ 10.812,7 para o ano de 2009.

MERCADO E EVENTOS

Emirates lança campanha Kids Go Free

A Emirates em parceria com o DTCM (Departamento de Marketing e Turismo de Dubai) lançaram a campanha "Kids Go Free" que oferece uma viagem para crianças de até 16 anos acompanhas por dois adultos pagantes na classe econômica ou na classe executiva o pagamento somente da taxa de embarque. A campanha é válida para até duas crianças por família e para viagens 14/05 e 30/09.
Informações: (11) 5503-5000 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5503-5000 end_of_the_skype_highlighting ou www.emirates.com/br


MERCADO E EVENTOS

Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil desmente acordo com TAP


O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil diz que continua tudo na mesma, ou seja, mantém-se a greve.


Contactado pelo Rádio Clube, Luís Rosendo, porta-voz do sindicato, refere que não houve alterações quanto à greve de seis dias marcada com início a 26 de Março.

Nas últimas horas, o Jornal de Negócios avançava na edição online que a greve tinha sido desconvocada porque os pilotos e a TAP tinham chegado a um acordo durante a noite. No entanto, o sindicato diz que a greve não foi desconvocada.

Também contactada pelo Rádio Clube, a TAP não comenta a notícia.

Rádio clube Português

Folha de embrque da Ryanair apresenta falhas

O programa de televisão portugês, Nós Por Cá, transmitido pela SIC, antes do Jornal da Noite, fez uma reportagem sobre o problema criado pela Ryanair com a obrigação de termos a folha de embarque impressa em apenas uma folha A4.

O problema acontece porque a folha de embarque (Boarding Pass) é enviada para o e-mail no formato PDF, um formato inviolável para o comum dos mortais, com uma formatação errada dará origem a duas folhas impressas. Para agravar o problema a Ryanair cobra €40 pela impressão do novo documento.

Apesar de tudo, na reportagem informam que após contatar a Ryanair, a companhia assumiu o erro e reembolsará os lesados e ainda levantará o custo associado à re-impressão do documento até ser resolvido o problema.


Ryanair - 1 milhão de bilhetes a partir de €7

A Ryanair disponibiliza até à próxima quinta-feira, dia 25 de Março, 1 milhão de bilhetes a partir de €7 em mais de 500 rotas para viagens a partir de 6 de Abril até 31 de Maio.

Para aproveitar o preço promocional deve -se abdicar do embarque prioritário, transportar apenas bagagem de mão e pagar com Mastercard Pre-pago, caso contrário serão acrescentadas as respectivas taxas ao preço final.

As reservas, como habitualmente são feitas no site da Ryanair: www.ryanair.pt


Será que o Rafale vai pegar uma Gripen? - Caça nacional é nova cartada na disputa aérea


Proposta feita por grupo de empresas brasileiras para nacionalizar a produção do jato militar sueco pode reverter favoritismo do aparelho francês

Marcelo Cabral - Brasil Econômico

Uma versão brasileira do jato de combate Gripen NG é o mais novo movimento na bilionária disputa aberta pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a compra de 36 caças, o chamado projeto FX- 2.
No último final de semana, um comitê de empresas brasileiras situadas em São José dos Campos — sede da indústria aeronáutica nacional — fez uma proposta para que a sueca Saab, fabricante do avião, aceite ser contratada pela Embraer e não diretamente pelo governo brasileiro.

O resultado dessa negociação triangular seria a fabricação pela empresa e a compra pelo governo de um caça com elevado grau de nacionalização, que receberia até mesmo um nome nacional—Tupi, Senna e Silva estão entre as denominações sugeridas.

A Saab ainda analisa a proposta, vista como uma tentativa de reverter o favoritismo do modelo francês Rafale, fabricado pela Dassault.

Caso seja aceita, o anúncio oficial deverá ser feito esta semana, aproveitando a presença no Brasil do casal real sueco. A Embraer não se manifestou oficialmente sobre a proposta. "É compreensível a cautela. A FAB é cliente da Embraer, e a empresa não quer se indispor com a Força caso o aparelho escolhido seja outro", analisa Ozires Silva, ex-presidente da companhia. O aparelho vencedor deve ser revelado pelo governo nos próximos dias.

As empresas do comitê têm a visão de que a proposta sueca permite que a indústria brasileira consiga efetivamente dominar as tecnologias envolvidas no processo, ao contrário da transferência de tecnologia proposta pelos franceses e pelos americanos da Boeing, que produzem o F/A-18 Super Hornet, terceiro participante da concorrência. Isso porque atualmente existe apenas uma versão de demonstração do Gripen modelo NG voando. "Poderíamos desenvolver todas as etapas em conjunto", afirma a fonte representante do grupo.

Segundo ele, isso seria preferível do que comprar o avião francês ou americano com todos os sistemas já prontos. Para Ozires, "o importante é aprendermos a fabricação, porque daí o dinheiro investido retorna ao país mais cedo oumais tarde. Ao fazermos pura e simplesmente a compra lá fora esse dinheiro não volta nunca". Já os concorrentes veem a situação de modo diferente. Conforme diretores da Dassault já declararam, o fato do Gripen NG ainda não estar em serviço ativo representaria uma ameaça à viabilidade da operação. "Ninguém compra um avião que ainda não saiu da prancheta para valer", acredita uma fonte ligada ao projeto francês.

Seguindo o exemplo

O modelo proposto segue aquele que foi adotado pela Embraer no jato de ataque AMX, no início dos anos 1980. Na ocasião, a empresa nacional desenvolveu cerca de 30% da aeronave, em conjunto comas italianas Alenia e Aermacchi.Os conhecimentos acumulados com o processo foram responsáveis por um verdadeiro salto tecnológico na Embraer, que se capacitou para voos mais altos como o da sua família de E-jets—hoje, o coração dos negócios da empresa. "A ideia é seguir a mesma proposta, mas adotando um grau de nacionalização ainda maior", afirma um dos representantes da Saab no Brasil.

No caso do Gripen NG, esse percentual de nacionalização poderia chegar a 40% do desenvolvimento e a 80% da fabricação. No caso da venda ao mercado externo dos aparelhos fabricados no Brasil, haveria uma divisão. A Embraer ficaria responsável por uma parte dos países, notadamente na América Latina, onde já possui uma presença forte. Outras praças, especialmente na Europa, ficariam a cargo da companhia sueca, pois lá ela é vista como tendo alto potencial de entrada. O BRASIL ECONÔMICO também apurou que a Saab estuda oferecer ao governo a compra do KC-390 — o futuro cargueiro militar da Embraer—como parte de sua proposta, tal como foi já feito pela França. Os aviões substituiriam os idosos C-130 Hércules e Saab 340 na Flygvapnet, a Força Aérea sueca.

Notícias militares

Próxima a ser cancelada a greve dos pilotos da TAP

TAPTudo indica que a greve anunciada pelos pilotos da TAP para o período de 26 a 30 de Março terá sido desconvocada após acordo entre a administração da TAP e Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC).

Segundo notícia publicada pelo DN, o acordo terá sido alcançado na noite passada não sendo ainda conhecidos os contornos do mesmo acordo.

No período da Páscoa a TAP fará 1500 voos para transportar cerca de 150.000 passageiros, dado esses números, os prejuízos previstos seriam de 30 milhões de euros.

DN

Greve de funcionários da British Airways não impacta aeroportos brasileiros


Os aeroportos Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim e Internacional de São Paulo/Guarulhos, que recebem voos da companhia aérea British Airways, não registram impactos operacionais em função da greve anunciada na última sexta-feira (19/3) pelo Unite, sindicato que representa os tripulantes da empresa aérea.

No Galeão, a companhia possui frequências aos domingos, terças e quintas-feiras. Em Guarulhos, os voos são diários.

A Infraero está acompanhando a movimentação nesses aeroportos para garantir o acesso às informações pelos passageiros, buscando orientá-los da melhor maneira possível.

infraero

Museu da TAM recebe Mirage III da FAB

Dassault Mirage III

O Museu da TAM comemorou no dia 18 a chegada do caça Mirage III doado pela Força Aérea Brasileira. O exemplar, da versão D e número de série 4908, é um biplace e traz uma curiosidade. Foi nele que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna voou na década de 1990.

Segundo o museu, a aeronave encontra-se em perfeito estado de conservação e será remontada para fazer parte do acervo em exposição. A TAM pretende reabrir o museu, em São Carlos, no dia 13 de junho.

Dassault Mirage III
airway online

Dois Red Arrows Colidem durante formação em Creta


Dois hawks da Red Arrows colidiram sobre Creta, obrigou um piloto a ejetar antes de seu avião cair na ilha grega.

A cauda com uma seta vermelha foi arrancada no acidente

Duas aeronaves Hawk da equipe acrobática da Royal Air Force, Red Arrows, colidiram em voo durante treinamento no aeródromo grego de Kastelli.

O segundo avião pousou em segurança, junto com o resto do esquadrão. O piloto que ejetou de sua aeronave sofreu uma luxação no ombro e foi levado para o hospital.


"Um inquérito serviço será convocado para identificar a causa do acidente", acrescentou um porta-voz.


Encontram-se documentos do campo de concentração nazista de Auschwitz

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiM8Vxba3KaPLw4fvTkTinvgGvS2aCMFV8cJizTyOObvAHQaOuHW1o7d4mfqVv9ygWwvZvZ4UkH3V3C8sLpHkW_cU9WWp20ivmkVhxnuEOU1_Gp1LyTi9iixRQZteWd2oudfE6MI5R409T/s640/auschwitz+sign.jpg


Varsóvia, 22 mar (EFE).- Mais de 200 documentos relacionados ao campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia, foram encontrados durante a reforma de uma casa próxima às instalações, onde permaneciam escondidos desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
“Os arquivos foram descobertos por acaso no sótão”, informou hoje à Agência Efe o porta-voz do museu de Auschwitz, Piotr Sawicki. Segundo ele, foram encontrados certidões de óbito, folhas de pagamento e outros papéis referentes à vida diária do campo na época.

Entre os documentos, também foram encontradas anotações que poderiam corresponder a Victor Capesius, médico alemão que durante 1944 realizou diferentes experimentos com prisioneiros de Auschwitz.

O campo de Auschwitz foi o mais mortífero dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Calcula-se que nele morreram mais de 1 milhão de pessoas, a maioria judeus.

Plano Brasil

Limite de capital estrangeiro na aviação fica para 2011


O ano eleitoral e a avançada tramitação de outros projetos do Ministério da Defesa devem impedir que o Congresso aprove, neste ano, a legislação que eleva o limite da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas dos atuais 20% para 49% do capital social.

O projeto foi encaminhado neste mês pelo ministro Nelson Jobim (Defesa),em um pacote que propõe várias mudanças no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), de 1986. Sua apreciação inicial se dará na Câmara,em uma comissão especial destinada a atualizar o código criada a partir de recomendações da CPI do Apagão Aéreo. Muitas das propostas enviadas pelo ministério foram discutidas na CPI.

Há poucas chances, porém, de aprovação neste ano em que o período legislativo é mais curto por causa das eleições de outubro. O que poderia acelerar a tramitação é o fato de os parlamentares, em sua maioria, concordarem com a proposta do governo, de abertura do capital para até 49%, e já haver um projeto nesse sentido aprovado no Senado que pode ter sua votação final na Câmara.

Duas dificuldades, no entanto, se colocam. O projeto do Senado foi proposto pelo ex-senador Paulo Octávio, que neste ano se desfiliou do DEM e renunciou ao cargo de governador do Distrito Federal por suspeitas de corrupção. Em ano de poucas votações, o Congresso não quer avançar com projetos de lei de iniciativa políticos em má situação entre os eleitores.

Outra questão é que a comissão especial quer apresentar um novo texto para o Código, no qual a alteração na participação acionária é apenas um entre outros tantos pontos que ganhariam força para ser levada à sanção presidencial se aprovados em bloco.

O relator da comissão especial, deputado Rocha Loures (PMDB-PR), afirma que até o fim de maio divulgará seu relatório, que precisa ser votado na comissão, no plenário da Câmara e, depois, seguir para o Senado."Temos que dar uma resposta rápida à CPI. A consequência prática dela será preparar o marco legal para o setor. Há um senso de responsabilidade que impede que esse assunto fique sem conclusão",afirmou.

O Ministério da Defesa não é tão otimista. "Se olhar a dinâmica do Congresso, ainda mais em ano eleitoral, pode ser que dificulte. E o ministro, nesse primeiro momento, está empenhado em votar a lei complementar de reestruturação dos cargos da Pasta", disse Fernando Soares, do Departamento de Política de Aviação Civil do ministério.

Segundo ele as propostas que já estão no Congresso são boas, mas o Executivo resolveu encampar o limite de 49% como estratégia para que ela fosse aprovada. O próximo passo, depois de conquistados esse índice e analisada sua repercussão no mercado, será elevar a participação para 100%. "Quando o atual projeto for aprovado, imediatamente haverá a entrada de companhias neste mercado. Até aceitaríamos abrir mais a participação estrangeira, mas preferimos dar um primeiro passo para no futuro avançarmos", afirmou. A expectativa com a aprovação é de que as empresas menores cresçam a partir da injeção de recursos por parte de empresas estrangeiras.

VALOR ECONÔMICO

Quem avisa inimigo é

panfleto_guerradogolfo

Panfleto lançado pela USAF durante a Operação Desert Storm.

A mensagem em árabe tem os seguintes dizeres: “Fuja, este local será bombardeado”.

poder aéreo

Prefeito de São Bernardo do Campo voa o Gripen Demo

Luiz Marinho no Gripen

O Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, está visitando a Suécia esta semana a convite do Conselho de Comércio Exterior Sueco. O prefeito está concentrando esforços para estabelecer uma ampla parceria entre a Suécia e a cidade de São Bernardo do Campo. Durante a semana, Marinho visitou as instalações da Saab em Linköping e teve a oportunidade de conhecer a proposta sueca para o Projeto F-X2, no qual concorre o Gripen NG. O prefeito também aproveitou a oportunidade para voar no caça Gripen.

“Tenho agora uma clara visão da proposta da Saab para o Brasil e do impacto positivo que a escolha do caça sueco trará para a indústria brasileira e a cidade de São Bernardo do Campo. Acredito tratar-se de uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia para o Brasil e de ampla geração de empregos voltados à alta tecnologia”, disse Marinho.

Poder aéreo

Embraer 170 da LOT recebe pintura de Da Vinci

LOT has introduced a special aircraft on the Krakow-Rome route

A LOT introduziu um avião especial na rota Cracóvia-Roma.

O Embraer 170 é decorado com uma pintura de Leonardo da Vinci "Dama com um Arminho" - única pintura de Da Vinci na Polónia e um famoso símbolo de Cracóvia.

O serviço à Roma é realizado três vezes por semana, foi lançado em julho de 2009.

Amanhã: Gulf Air comemorará 60 anos


A contagem regressiva começa hoje para comemorar o 60 º aniversário da Gulf Air, a companhia aérea nacional do Reino do Bahrein e companhia pioneira na região do Oriente Médio.

Gira sessenta aninhos amanhã, 24 de março de 2010.

Quanto custa a greve da BA?



A greve dos tripulantes de cabine da British Airways está custando mais de US $ 10 milhões (US $ A10.9 milhões) por dia. A companhia executou 78 por cento dos seus voos de longo curso e 50 por cento dos seus voos de curta distância ao longo dos dois primeiros dias da greve.
LOCAL NEWS

EUA: Projeto de lei aprova atualização nacional do sistema de tráfego aéreo


O Senado dos EUA aprovou por unanimidade um projeto de lei para atualização nacional do sistema de tráfego aéreo.

Seria substituir os radares desatualizados com a tecnologia mais precisa do GPS .

Espera-se reduzir o congestionamento nos aeroportos, permitindo que aviões adotem rotas mais diretas e voem mais perto com muito mais segurança.

Uma vez que resolvam começar, a nova tecnologia deverá funcionar somente em 2014.

Bebê nasce a bordo da Singapure Air lines e ganha nome:SQ


Em 2008, foi a vez de um bebê que nasceu em um voo da Finnair.

No ano passado, outro , que nasceu em um vôo da AirAsia, a mãe e o bebê receberam passagens aéreas gratuitas para toda a vida da Air Asia.

Desta vez foi a hora dos pais homenagearem a companhia aérea.
A mãe deu à luz a bordo de um avião da Singapore Airlines em um voo para Manila -
E nomeou o bebê "SQ" . SQ é o código da Singapore Airlines ICAO.


A mãe e o bebê estão bem, ou pelo menos até que se esgote a explicação do nome "SQ".
Gulfnews

Erupção de vulcão na Islândia cancela voos



REYKJAVIK - Autoridades retiraram aproximadamente 450 pessoas numa área de 160 quilômetros a sudeste de Reykjavik, após a erupção de um vulcão junto a uma geleira no Sul da Islândia. Não há relatos de danos ou feridos. A medida foi tomada por precaução, disse Vidir Reynisson, gerente do Departamento de Proteção Civil da Islândia.

Foi declarado Estado de Emergência em comunidades próximas à geleira de 259 quilômetros quadrados, e três centros da Cruz Vermelha estão de prontidão para atender a população retirada no vilarejo de Hella. A erupção ocorreu por volta das 23h30m de sábado, próximo à geleira Eyjafjallajokull, a quinta maior da Islândia.


"Esta foi uma ocorrência pequena e pacífica, mas estamos preocupados que possa provocar uma erupção no vulcão Katla, que fica próximo, o que poderia causar danos mais severos", disse Pall Einarsson, geofísico do Instituto de Terra e Ciência da Universidade da Islândia.

Voos cancelados

A Administração Aviação Civil da Islândia isolou a área de entorno do vulcão. Três voos da Icelandair que partiram dos Estados Unidos - de Seattle, Boston e Orlando, na Flórida - para o Aeroporto Keflavik em Reykjavik retornaram a Boston, deixando cerca de 500 pessoas esperando, segundo informações a companhia aérea. Voos de Estocolmo, Londres, Amsterdã e Frankfurt foram atrasados. Um voo para Oslo foi cancelado. A companhia aérea espera novos atrasos durante o dia.

Todos os voos domésticos foram cancelados.

Uma ilha vulcânica no Atlântico Norte, a Islândia é um deserto ártico com montanhas, geleiras, e vulcões, com áreas agrícolas nas terras baixas, próximas à costa. A última vez que o vulcão entrou em erupção foi na década de 1820.

O Globo

Air Comet, proteção contra falência iminente



A Air Comet vai apresentar "muito em breve" a sua declaração voluntária de credores, depois do fracasso das negociações do refinanciamento da dívida de cerca de 100 milhões de euros, realizado pela empresa desde dezembro passado, depois que o juiz aceitou o pedido da empresa para invocar o artigo 5.3 da Lei de Insolvência.

Temos vagas: AGENTE DE PROTEÇÃO AEROPORTUÁRIA

AGENTE DE PROTEÇÃO AEROPORTUÁRIA
Cabo Frio -RJ
PARCERIA CONSULTORIA RECRUTA CANDIDATOS À VAGA DE AGENTE DE PROTEÇÃO AEROPORTUÁRIA.
  • RESIDIR EM CABO FRIO OU LOCALIDADES VIZINHAS;
  • 2ºGRAU COMPLETO;
  • TER CONHECIMENTO EM WORD E EXCEL;
  • ATIVIDADES A SEREM EXERCIDAS: CONTATO COM O PÚBLICO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS DA AVIAÇÃO COMERCIAL E HELICÓPTEROS DE APOIO A OPERAÇÕES OFFSHORE, CUMPRIR NORMAS ESTABELECIDAS PELA ANAC;
  • EXERCER PROTEÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL CONTRA ATOS DE INTERFERÊNCIA ILÍCITA NAS ATIVIDADES DE INSPEÇÃO DE PASSAGEIROS.


Local da vaga: Cabo Frio/RJ/BR (1 vaga)

Candidatura
Candidatura candidatura