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sexta-feira, 2 de outubro de 2009

TRIBUTO AO RIO DE JANEIRO!!! NOSSA CIDADE !!!!


HOJE ESTAMOS POSTANDO UM JUSTO TRIBUTO A NOSSA CIDADE!!!!

PARABÉNS RIO !!!!!TE AMAMOS!!!!!



RIO É A SEDE DA OLIMPÍADA DE 2016!!!!




-Será a primeira vez que uma cidade sulamericana vai sediar um jogo olímpico

Nada melhor no nosso blog do que o Samba do Avião













Curso on-line para piloto



A Cessna passou a oferecer um novo curso para formação de Piloto Privado/Esportivo. Desta vez, o ensino ocorre pela Internet. O Cessna Flight Training System apresenta diferentes configurações de cenários, e permite ao instrutor adaptar o programa ao local de treinamento. É possível acessá-lo de qualquer lugar, tornando o estudo mais flexível.

“O novo programa é uma ferramenta importante da Cessna para tornar a aviação mais acessível e encorajar o treinamento de pilotos”, afimou Tom Aniello, vice-presidente de marketing da Cessna.

Ele está de acordo com as normas de certificação estabelecidas pela FAA (Federal Aviation Administration), responsável pela administração da indústria aeronáutica nos Estados Unidos.

A Cessna possui mais de 280 centros de treinamento para pilotos nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Aerovirtual

As capacidades operacionais do Gripen



Blog do Poder aéreo

Portões Abertos em São José dos Campos

Esquadrilha da Fumaça


Amanhã, sábado, a partir das 10h da manhã, São José dos Campos passará a oferecer um show aéreo aos moradores da cidade e redondezas. Com início no horário supra-citado, tem a previsão para das 10h as 11h30′ os F-5 voarem para demonstração, enquando aeronaves devem estar sob exposição aos visitantes.

A porta de entrada será pelo GEEV (Grupo Especial de Ensaio em Voo), que está localizado no CTA (Centro Tecnológico da Aeronáutica), que entre outras estruturas possui o ITA e o ICEA (onde estou estudando) (Instituto de Controle do Espaço Aéreo).

Segundo NOTAM, teremos lançamento de páraquedistas sujeito a autorização do APP SÃO PAULO, ou TWR SAO JOSÉ, com centro no aeródromo, e raio de 5KM a partir do centro. O espaço aéreo criado será a partir do Solo até o FL120. Será criado um espaço aéreo temporário RESTRITO.

E segundo NOTAM, novamente, teremos Exibição Aérea da Esquadrilha da Fumaça sujeito também a coordenação do APP ou TWR SÃO JOSÉ, com centro no aeródromo e raio de 7km. Que vai do Solo até o FL075. Espaço Aéreo Perigoso. Segundo informações que tive, a esquadrilha começa às 13h da tarde.

Eagle Sky

Ações de aéreas disparam na bolsa com avanço do RJ em Olimpíadas



As ações de companhias aéreas domésticas figuravam entre as maiores altas da Bovespa nesta sexta-feira, segundo operadores em meio à expectativa de que a cidade do Rio de Janeiro seja escolhida como sede para os Jogos Olímpicos de 2016.

Às 13h21, a ação preferencial da TAM subia 5,43 por cento, a 24,25 reais. A companhia é líder do país no mercado de viagens internacionais.

Pouco atrás, o papel da Gol avançava 4,78 por cento, a 18,65 reais. A empresa opera voos para a América Latina.

"Os investidores fizeram uma associação imediata à questão das Olimpíadas", disse o operador de uma grande corretora paulista que pediu para não ser identificado.

A votação para a escolha da cidade-sede dos Jogos Olimpícos de 2016 foi concluída há pouco, informou o Comitê Olímpico Internacional. Rio de Janeiro e Madri são as duas cidades que ainda disputam o direito de sediar os Jogos. O COI anuncia o vencedor dentro de alguns minutos. Chicago e Tóquio foram eliminadas.

O Globo

Airbus A320 para a Saudi



A Saudi Arabian Airlines (Arábia), aérea nacional, acaba de receber o seu primeiro Airbus A320-, é a mais nova operadora da aeronave.

Jet Airways lduplica Deli - Hong Kong


Jet Airways, lançou o seu segundo vôo diário para Hong Kong partindo da Índia, Nova Délhi. os voos serão realizados com aeronaves Airbus 330-200.

Hawaiian Airlines


Hawaiian Airlines anunciou que enviou um avião com ajuda especial para Samoa para transportar suprimentos de comida, água, roupa de cama e outras necessidades para ajudar as famílias afectadas pelo tsunami.

Vôos Fretados da Azul em Confins

A Azul Linhas Aéreas vai operar fretamentos no trecho Confins-Salvador na alta temporada. Os voos vão acontecer aos sábados, a partir de 26 de dezembro, partindo de Belo Horizonte às 11:00 e retornando às 13:10. A operação é uma parceria da empresa com a Interpool Turismo.

Asas de Minas

Eagle Nigeria



A Eagle Nigeria assinou acordo de code share com a Kenya Airways. Detalhes do acordo de partilha de código não foram anunciados.

Iberia, British e American, acusadas de restrição de concorrência

A Comissão Europeia solicitou formalmente a acusação contra a Iberia, a British Airways e a American Airlines de tentarem restringir indevidamente a concorrência em rotas transatlânticas.





A Comissão concluiu que os acordos de cooperação celebrados entre as três empresas "poderiam violar as regras europeias que proíbem práticas comerciais restritivas."

Os acordos referidos na comunicação de acusações, exigem a coordenação das atividades comerciais, operacionais e de marketing das três companhias aéreas nas rotas transatlânticas, em sua maioria de voos entre a UE ea América do Norte.

A Iberia, a British Airways e a American Airlines querem gerir conjuntamente horários, capacidade e preço, e compartilhar as receitas das rotas transatlânticas entre a América do Norte (Canadá, México, E.U.A. e Porto Rico) e Europa (UE, Noruega e Suíça).

O executivo da UE já abriu um inquérito em abril sobre este "negócio" com o fundamento de que o nível de colaboração entre as três companhias aéreas parece ser "muito maior" do que é habitual entre as empresas que fazem parte de uma aliança.

A Comissão prossegue, além disso, outras duas investigações semelhantes sobre os acordos entre os quatro da rede Star Alliance (Lufthansa, Continental, United e Air Canadá) e entre os membros da "Skyteam (Air France / KLM e Delta / Northwest), mas ainda não chegou a qualquer conclusão.
Hosteltur

World Low Cost Airlines



O Terceiro Congresso Mundial de companhias aéreas de baixo custo realizada em Barcelona, terminou.
Depois de contar com mais de 300 representantes mundiais do setor, que reconheceram que essas empresas estão resistindo apesar de um contexto de crise altamente desfavorável que tem causado uma diminuição na demanda .


Alguns dos temas abordados foram o surgimento de companhias aéreas de baixo custo como a flyaway, o desenvolvimento de novas tecnologias, os preços instáveis do petróleo , a motivação dos funcionários, transferências de linhas nos principais aeroportos, o respeito ao meio ambiente e a captação de novos passageiros, como os viajantes à negócios.

Entre muitos outros, participaram do congresso ex-presidente da Ryanair, Patrick Murphy, CEO da Vueling, Alex Cruz, CEO da Air Arabia, Adel Abdulla Ali, o diretor-executivo da tailandesa AirAsia, Tassapon Bijleveld, o presidente easyGroup, Stelios Haji-Ioannou, eo diretor-executivo da Air India, Raghu Menon.

Ao total, 120 companhias aéreas de baixo custo contribuiram com os seus pontos de vista sobre a situação da indústria e de diferentes perspectivas (econômica, técnica, estratégica).

Além disso, durante o congresso foram escolhidas as melhores como:

  • A Ryanair foi escolhida, como a melhor companhia aérea de baixo custo.
  • A Vueling, foi escolhida como a companhia mais inovadora.
  • A Easyjet, foi escolhida por seu compromisso com o meio ambiente,
  • O Aeroporto de Marselha Provence, como o melhor aeroporto.
  • JetBlue Airways foi escolhida como a empresa com o melhor site.
O congresso mundial de companhias aéreas de baixo custo e completou seu sexto ano, e os organizadores acreditam na importância crescente deste sector.
Hosteltur

Oferta da Saab à FAB inclui compra de aviões Embraer e Fábrica


A sueca Saab entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta-feira sua oferta final na disputa por um contrato bilionário de caças, garantindo que, se vencedora, instalará uma fábrica no país e comprará aviões Super Tucano da Embraer.

"O pacote industrial ímpar representa uma participação direta de empresas brasileiras no desenvolvimento, na produção e na manutenção do caça Gripen NG", disse em comunicado o presidente-executivo da Saab, Åke Svensson.

G1

Air France lança leilão para voo inaugural do A380



A companhia francesa Air Francec omeçou na última quinta-feira a leiloar 380 lugares disponíveis para cada um dos dois voos inaugurais do novo Airbus A380.

A estreia será celebrada em 20 e 21 de novembro de 2009, na rota Paris - Nova York e Nova York - Paris.

Para o efeito, a transportadora criou um mini-site onde os interessados podem acessar o leilão até ao dia 21 de outubro (www.af380.com).

A par do leilão, quem quiser testar a criatividade pode participar no concurso de vídeo na página de youtube da Air France, e habilitar-se a ganhar três lugares. Os preços base de licitação são 380 euros em classe econômica e 1.380 euros para classe executiva. O leilão inclui o bilhete de regresso em voo regular da companhia francesa.

A Air France encomendou 12 A380. Eles poderão transportar 538 passageiros e serão equipados com 80 assentos de Classe Executiva e 106 assentos de Voyageur-Econômica no deck superior, mais nove assentos de Primeira Classe e 343 assentos de Voyageur-Econômica no deck principal.

Jornal de Turismo

"baseado em fatos reais ???"'.

Este vídeo está circulando no Youtube , que faz uma parodia do A350 da Airbus como uma pobre tentativa de emular o 787.
Simples, direta e descarada
"baseado em fatos reais ???"'


Fidelidade TAM: Permite Acúmulo de Pontos em Vôos da Austrian

A Tam, que está nos ajustes finais para efetivamente entrar na Star Alliance, firmou mais um acordo com uma cia ligada a Lufhtansa. Agora é possível acumular pontos em vôos da Austrian, cia que usa o mesmo programa de fidelidade da Lufhtansa e Swiss, o Miles&More.

Mais uma opção para acumular pontos.

Uma dúvida ainda paira no ar: Será que a Tam vai fazer alguma mudança no regulamento do Fidelidade Tam para adequar o mesmo a Star Alliance? Será que as salas vips da Tam no Brasil vão dar conta de todos os associados Star Gold que passarão a ter direito de usá-las?

Aquela Passagem

Attrape ton billet au vol

Ao início da tarde da última sexta-feira, a Easy Jet realizou uma ação promocional incomum nos céus de Paris.

Na operação de nome “Attrape ton billet au vol”, foram lançados aviões de papel de cor laranja de um dirigível também laranja , sobre a zona de La Defense.

Vinte deles continham bilhetes de viagem para duas pessoas.


Réplica dos Irmãos Wright cai e fere Piloto

Um piloto ficou ferido voando uma réplica de 1905, dos irmãos Wright o 'Wright Flyer III ( Terceira Versão), que caiu na Manhã desta quinta-feira , 1 de outubro em Ohio.
Ele voava de 15 a 20 pés do chão quando o avião caiu.

A réplica é frágil, feita principalmente de madeira e tecido.

O voo seria operacional , para a preparação de uma encenação que comemoraria uma demostração histórica do 104 º aniversário em que os irmãos Wright à época poderiam decolar, controlar o avião e pousar com segurança conforme os irmãos realizaram em 5 de outubro de 1905 (SEM TESTEMUNHAS).

Planos para a cerimónia da próxima semana são incertas, à luz da lesão do piloto e os danos ao avião.

Virgin Blue em Negociações

A Virgin Blue está em negociações com a Boeing para a compra de 30 a 50 aviões. A “low cost” australiana pretende investir 4.000 milhões de dólares, procedendo à substituição de 65 aparelhos Boeing 737 a partir de 2011.

Os responsáveis da Virgin Blue vêem neste momento de contração do mercado, uma oportunidade para garantir aviões a preços mais económicos. Várias companhias aéreas cancelaram ou adiaram seus contratos.

Hosteltur

Previsão de Crescimento do Mercado de Manutenção de Aeronaves


Os provedores de reparo e revisão de manutenção de aeronaves (MRO) na América Latina continuam a expandir suas ofertas de serviço no mercado mundial de MRO, com novas capacidades e certificações sendo obtidas diariamente.

Com o crescimento das frotas de modernos aviões Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer sendo entregues na região e centenas de outras aeronaves da geração anterior necessitando de manutenção mais intensiva, o mercado potencial somente com os operadores da região ja seria suficiente para alavancar o desenvolvimento MRO na América do Sul. Junte a isso a vantagem de custos mais baixos de trazer aeronaves dos EUA, Europa e até a Asia para serviços na América e o mercado potencial que se expande substancialmente.

No inicio deste ano, a GOL esperava duplicar os hangares de manutenção no aeroporto internacional de Confins em Belo Horizonte até Junho, de tal maneira que o pessoal contratado poderia suportar até 120 aeronaves por ano, duplicando a razão de 60 por ano que possui hoje. Atualmente a GOL opera 108 Boeing 737 que sofrem manutenção nos dois hangares existente em Confins.

De acordo com Jonathan Berger, a tendencia é que a América Latina seja um dos mercados de MRO com maior crescimento, a uma razão de de 3.9%–aproximadamente U$3 bilhões em 2016–mas informa: “Um dos maiores problemas é a limitação de capacidade da região.”

Ainda de acordo com Berger, a maioria dos operadores de aeronaves de grande porte fazem a manutenção na Asia simplesmente por que não ha capacidade de atendimento na América Latina. Se houvesse, os custos de mão de obra e traslado, bem como redução de impacto ambiental para o Sul seriam muito atrativos para o mercado Norte Americano, o que significaria uma oportunidade real de crescimento de MROs na América Latina.

Por isso que informo aos leitores deste blog que são interessados na área de manutenção: Invista em seu futuro. Não pense em entrar na profissão agora para ganhar dinheiro, mas pense que quando houver demanda por mão de obra qualificada, bilíngue e com licença do FAA, você estará preparado e todo o investimento feito na carreira ira retornar com lucros e dividendos.

Aviões e Músicas

Ruben Berta e a Varig

A aviação comercial sempre foi um negócio difícil e problemático, o que exige bastante dos seus gestores. Várias empresas aéreas somente prosperaram graças à garra e a perspicácia de seus presidentes, e, na aviação brasileira, três empresários merecem, sem dúvida, um lugar de destaque: Ruben Martin Berta, Rolim Adolfo Amaro e Omar Fontana. Cada um deles merece um artigo individual nesse espaço.
Ruben Martin Berta era um gaúcho de Porto Alegre, nascido em 1907. Até os 13 anos de idade, enquanto os garotos de sua idade brincavam nas ruas, ele frequentava a biblioteca de um vizinho. Quando o pai ficou doente, empregou-se na loja de tecidos do seu padrinho para ajudar no sustento da casa. Em 1927, quando tinha 19 anos de idade, viu um anúncio publicado nos jornais de Porto Alegre, oferecendo uma vaga de trabalho na Varig - Empresa de Viação Aérea Riograndense. A empresa nem ainda existia, e o emprego era para fazer de tudo um pouco.

Sua mãe ficou furiosa quando Ruben resolveu trocar de emprego. Considerava (com uma certa razão) a aviação um negócio perigoso e abominava ver seu filho trocar o certo pelo duvidoso. Rubem dormiu por três dias no escritório da Varig até sua mãe se acalmar.

Entre os vários candidatos que se apresentaram ao fundador da Varig, o alemão Otto Ernst Meyer, Ruben Berta se destacou. Os critérios usados por Meyer eram altamente subjetivos: uma pessoa que tivesse um olhar franco, aperto de mão firme e sapatos engraxados. Rubem nem sequer discutiu o salário, que não era dos melhores. Foi contratado, e logo cedo demonstrou ter excelente disciplina e ótima memória.

Na Varig, Ruben Berta fazia de tudo: varria o chão, fazia a contabilidade, datilografava correspondências, carregava malas, e fazia o caixa. Era o único empregado administrativo da empresa. Em uma época pioneira, dividia tarefas com seu próprio patrão, Otto.

No tempo dos hidroaviões e da "Linha da Lagoa" (Porto Alegre - Rio Grande), ele e o chefe levavam os passageiros, vestidos literalmente a rigor, ao avião com um barco a remo.


A Varig cresceu, abandonou os hidroaviões na década de 1930, e Ruben Berta foi crescendo dentro da empresa. Não era piloto e nem mecânico, mas dava palpite em tudo, impressionando o pessoal pelo conhecimento totalmente autodidata.

Em 1939, começou a Segunda Guerra Mundial na Europa. Em 1942, o Governo Brasileiro, até então simpático à causa nazista, mudou subitamente de posição, e Otto Meyer e seus pilotos alemães se sentiram ameaçados. Meyer deixou a presidência da Varig em dezembro de 1942, para Érico de Assis Brasil, indicado pelo acionista majoritário da Varig, o Governo do Rio Grande do Sul, e retirou-se do negócio, assim como os pilotos alemães, que temiam ser perseguidos devido à sua origem.
Assis Brasil, entretanto, veio a falecer em seguida, e o comando da empresa passou para o braço direito de Meyer, Ruben Berta.


Na presidência da empresa, Ruben Berta sentiu-se totalmente à vontade. Não hesitou em iniciar os primeiros voos internacionais da empresa, para Montevideo. Deixou de ser uma empresa regional gaúcha ao iniciar os voos para a então capital federal, o Rio de Janeiro. Habilmente, conseguiu manter voando os aviões de origem alemã, a despeito da falta de peças de reposição, e adquiriu uma aeronave britânica, um De Havilland Dragon Rapide.

Ruben Berta era muito rigoroso com seus empregados. Não admitia atrasos no trabalho e nem má apresentação pessaol. Dizem que chegou a criar caso com os funcionários da Varig em Londrina, Paraná, que estavam com os colarinhos e os punhos das camisas sujos do característico pó vermelho das terras da região. Sua indignação durou até que as hélices de um DC-3 da empresa sopraram uma generosa quantidade de poeira dentro do saguão do aeroporto, sujando todos e mostrando que era impossível, naquelas condições, manter a roupa limpa.

Ao acabar a guerra, em 1945, Ruben Berta consolidou-se no poder, e preocupou-se em substituir os obsoletos aviões alemães ainda em uso por aeronaves americanas então disponíveis como "sobras de guerra", especialmente os Douglas C-47/DC-3.

A grande inovação criada por Ruben Berta em 1945, entretanto, foi inspirada pela encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII, que tinha por princípio básico a divisão da propriedade privada em prol da bondade e da justiça social.

Ruben Berta criou, em dezembro de 1945, a Fundação dos Funcionários da Varig, e convenceu os acionistas a doarem 50 por cento de suas ações para essa fundação. Na época, foi uma atitude revolucionária, principalmente levando-se em consideração a "Guerra Fria" travada entre os capitalistas ocidentais e os comunistas russos. A idéia de Berta podia se enquadrar seguramente como um pensamento "socialista".


Durante a década de 1950, a Varig renovou sua frota com equipamento americano, e logo Berta concebeu a primeira linha internacional de longo curso da empresa, ligando o Brasil aos Estados Unidos.

Não se pode dizer que foi fácil. Ainda em 1950, Ruben Berta sofreu um ataque cardíaco, resultado da grande pressão que impunha a si mesmo.


A Varig adquiriu três aeronaves Lockheed L-1049G Super Constellation (foto abaixo) especialmente para os vôos para Nova York, os quais chegaram em 1955 e imediatamente iniciaram os voos internacionais. Ruben Berta embarcou no voo inaugural da Varig entre o Rio de Janeiro e Nova York, a bordo de um Constellation, ficando principalmente nas galleys, infernizando os trabalhos dos comissários, preocupado com o nível do serviço de bordo. Chegou até a tentar fazer um churrasco dentro do avião, esforço naturalmente frustrado pelos sistemas de ventilação e pressurização da aeronave.
Ruben Berta tinha grande afinidade com o poder público federal. Chegou a ser convidado, por duas vezes, para ser ministro do Presidente Juscelino Kubtischeck de Oliveira, mas recusou.

Em 1965, participou, junto com o Ministro da Aeronáutica, o Brigadeiro Eduardo Gomes, de uma armação política para fechar a Panair do Brasil, então detentora das concessões para as linhas internacionais para a Europa.

De fato, quando um voo da Panair, com destino a Paris, foi impedido de decolar por ordem do Ministro da Aeronáutica, em fevereiro de 1965, um Boeing 707 da Varig encontrava-se pronto, com tripulação a postos, para substituí-lo de imediato. Tudo sugere que Berta sabia perfeitamente do que iria acontecer com a empresa rival naquele dia.


Ruben Berta introduziu o primeiro avião comercial a jato no Brasil, o Sud-Aviation Caravelle, e substituiu a Panair como maior empresa aérea brasileira. Entretanto, não sobreviveu para ver o grande sonho da sua vida, ver a Varig voar ao redor do mundo.

Em 14 de dezembro de 1966, quando estava trabalhando em seu gabinete na Varig, teve um outro enfarte. Continuou trabalhando, ditando tarefas para suas secretárias, enquanto os médicos o atendiam, até que faleceu, 20 minutos depois, com apenas 59 anos de idade.

Depois da sua morte, a Fundação dos Funcionários recebeu seu nome, tornando-se a Fundação Ruben Berta, que chegou a controlar 87,5 % das ações da empresa. A Fundação, entretanto, administrada por pessoas mais interessadas em seu poder pessoal do que em manter a viabilidade da empresa, entraria em colapso muitos anos mais tarde. Embora ainda exista, vendeu a marca Varig para a GOL e acumula dívidas bilionárias, principalmente com o poder público, sendo bastante incerto o seu futuro. O sonho de Ruben Berta está seriamente ameaçado.

Blog do VINNA

É só até amanhã!


Parece propaganda de uma loja de móveis e eletrodomésticos popular, mas não é. Conforme informado pelo Comando da Aeronáutica o prazo para que as empresas envolvidas no programa F-X2 apresentassem possíveis melhorias em suas ofertas vence amanhã.

Porém, lembramos que esta data (2 de outubro) é um adiamento solicitado pelas empresas concorrentes e anunciado no dia 21 de setembro. Será que teremos nova prorrogação?

Poder Aéreo

Saudades da Panair?

Não muito tempo atrás, as empresas brasileiras de aviação eram quebradas.Deviam combustível, taxas aeroportuárias, não pagavam direitos trabalhistas, entre outras coisas.

Eram absolutamente falidas. Dependiam de decisões judiciais acerca do impacto de planos econômicos para ganhar algum e tentar zerar as suas contas.

Essa era a realidade de grandes empresas como a Varig, Transbrasil, Vasp e de outras que sumiram na poeira do tempo.

Hoje em dia a situação é outra. As principais empresas aéreas brasileiras não devem nada a ninguém. Não estão penduradas em dinheiro público.Nem estão em atraso nas taxas aeroportuárias nem no pagamento do combustível. Voam aeronaves novas e estão entre as melhores companhias aéreas do mundo.

No entanto, apesar dessa invejável situação, o governo está jogando contra e parece desejar a volta ao passado.

Em vários aspectos, o quadro não é dos melhores. No tocante à infra-estrutura, desde a crise do apagão aéreo (setembro de 2006), nenhum metro de pista foi construído no triângulo Brasília – Rio – São Paulo.

Pelo contrário, agora querem acabar com o aeroporto de Campo de Marte e deslocar a aviação geral – a segunda do mundo – para sabe-se lá Deus aonde.

Houve, ainda, por conta dos acidentes, interpretações equivocadas do volume de pousos e decolagens nos aeroportos. Temos a situação paradoxal de ter o Aeroporto de Congonhas subutilizado.

Porque acabar com um aeroporto em uma situação onde temos aeroportos de menos e tráfego aéreo demais?

Em condições normais, o volume de passageiros na aviação deve crescer cerca de 8% ao ano nos próximos anos.

Significa que os aviões terão que aumentar a oferta de assentos em quase cinqüenta por cento nos próximos cinco anos.

Em muitos países as empresas aéreas e a aviação são tratadas de forma estratégica. Tanto pelo aspecto militar quanto geopolítico e comercial.

Daí o governo norte americano ter injetado milhões de dólares nas empresas aéreas e manter programas de apoio e incentivo às mesmas.

No Brasil, além das empresas não terem subsídios nem políticas de estímulo, a visão estratégica da aviação foi perdida com o fim do Departamento de Aviação Civil (DAC).

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) funciona de forma errática e inconsistente. Age mais como se fosse uma agência do consumidor do que do setor aéreo, o que é um grave equívoco.

Duas medidas recentes foram muito ruins para o setor e mereceu uma inédita condenação unânime dos sindicatos de empresas e de trabalhadores.

A questão do política tarifária de vôos internacionais, que é tanto contra as empresas nacionais quanto contra o turismo interno.

Agora, a partir de uma audiência pública virtual, a ANAC baixou uma resolução – a de número 113 – que prejudica as empresas aéreas nos aeroportos e despreza a aviação geral, base da formação de pilotos e mecânicos da aviação comercial.

A norma estabelece critérios e procedimentos para a alocação de áreas aeroportuárias.

O Brasil de hoje tem pretensões de ser reconhecido como potência mundial. Um dos vetores das grandes potências é a presença de empresas aéreas de bandeira em escala mundial.

É o caso dos Estados Unidos, França, Alemanha, Canadá, Rússia, entre outros. Mesmo países minúsculos, como os Emirados Árabes, investem pesado na aviação.

No Brasil, falta ao governo visão estratégica sobre o setor. Parece que temos saudades dos tempos que as empresas eram quebradas, deviam muito e a todos.

Não é o que queremos para o Brasil. A ANAC deveria ser a primeira a se preocupar com isso.

Murillo de Aragão

Azul apoia campanha do RJ para Olimpíadas com passagens a partir de R$ 16,00


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras realiza hoje (02/10) uma promoção para apoiar a
candidatura do Rio de Janeiro para ser a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com esta promoção, será possível comprar um trecho de uma viagem com origem no Rio por R$ 16,00.

Desta forma, em uma viagem entre Manaus e o Rio de Janeiro, o trecho Rio-Manaus sai por R$ 16,00 e o outro trecho (neste caso a volta) pode ser encontrado a partir de R$ 219,00 (para viagens de ida e volta, para compras com 30 dias de antecedência).

Outro bom exemplo é a viagem entre Salvador e o Rio de Janeiro, em voo sem escalas. O trecho a partir do Rio sai por R$ 16,00 e o outro trecho (a volta) pode ser encontrado a partir de R$ 119,00 ( para viagens de ida e volta, para compras com 30 dias de antecedência).

A tarifa de R$ 16,00 é válida para um trecho, desde que o voo tenha origem na cidade do Rio de Janeiro com destino a qualquer cidade operada pela AZUL, combinável com qualquer outra tarifa, exceto ela mesma. As reservas deverão ser realizadas das 10h30 até às 13h30 de hoje e as viagens devem ser realizadas até 30 de novembro de 2009.

Mercado e Eventos

Tam assina com Austrian Airlines para acúmulo de pontos



A Tam firmou um acordo com a Austrian Airlines, integrante da Star Alliance, para permitir que os membros do programa Tam Fidelidade possam acumular e resgatar pontos em voos operados pela empresa austríaca. Os passageiros da Austrian Airlines que utilizam o programa Miles & More já contam com esse benefício nos voos da Tam desde fevereiro do ano passado. A nova parceria entrou em vigor a partir de ontem.

"O acordo que acabamos de assinar com a Austrian está alinhado com nossa estratégia de integração à Star Alliance. Com isso, estamos estabelecendo parcerias com as principais companhias aéreas do mundo e ampliando os benefícios oferecidos aos nossos clientes", afirmou o vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco.
Panrotas

Agricultor usa avião para plantar ...

Há 10 anos, assentados sofreram para aprender como cultivar arroz. Piloto tem que acertar a direção e momento de liberar os grãos.

Agricultores de um assentamento em Querência do Norte, no Paraná, estão semeando o arroz de uma maneira um pouco diferente. As mudas chegam pelo ar.





Os banhados já estão prontos para o plantio. A região conhecida como Baixo Ivaí é responsável por 60% do arroz do estado. Quase todos que plantam ali são produtores assentados.

Há 10 anos, eles chegaram a sofrer para aprender como cultivar o arroz, mas aos poucos aperfeiçoaram as técnicas e hoje o trator só entra na plantação na hora de jogar o adubo. Antes, a máquina também era usada no plantio.“Dava muito serviço, muita mão de obra e às vezes você entrava na roça, quebrava o trator, não ficava bem semeado”, disse o agricultor José Fabaro.

Agora, na hora de plantar, nada de tratores. O pessoal já anda se acostumando a chamar os pilotos com os aviões. As aeronaves que são usadas para aplicar inseticidas nas lavouras fazem a plantação. Em cada avião, 400 quilos de arroz germinado, pronto para ser plantado.

O piloto tem que acertar a direção e também o momento de liberar os grãos. É uma tecnologia que ajuda no plantio e, além disso, dá um show no céu.
BGA

NetJets despede 100 pessoas

Crise chegou aos jatos privados

A NetJets, empresa privada de aviação para executivos vai despedir cerca de 100 trabalhadores na sua filial de Lisboa, avança a edição desta sexta-feira do 'Diário Económico'.


De acordo com a publicação, a empresa vai iniciar as ofertas de rescisão, sendo que todos os trabalhadores envolvidos já foram avisados da necessidade de reestruturar a companhia, isto é, reduzir custos uma vez que se registaram quedas na ordem dos 20 por cento.
Correio da Manhã

Comissão aprova regras para investigação de acidente aéreo


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira novas regras para a investigação de acidentes aéreos no País, em especial normas para acesso aos destroços da aeronave acidentada.

Essas normas não estavam previstas no Projeto de Lei 2453/07, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, analisado pela comissão. Foram acrescentadas no texto aprovado pelo colegiado, o substitutivo do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Segundo o texto, caberá ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) a guarda e o controle de acesso aos destroços durante toda a apuração. O projeto original prevê que a proteção das evidências ficaria sob responsabilidade da Polícia Militar ou das Forças Armadas.

Relatório final

A matéria aprovada estabelece que o relatório final sobre o acidente não poderá ser usado como prova em inquérito judicial ou administrativo que venha a ser aberto. De acordo com o relator Aldo Rebelo, o objetivo é garantir a separação entre as investigações criminal e de segurança aérea. Enquanto a primeira se prende à busca de culpados, a do Sipaer visa às causas do acidente e à prevenção de novas tragédias.

O texto determina também que a investigação aeronáutica poderá ser interrompida se, no curso da apuração, ficar claro que o acidente foi provocado por "ato ilícito doloso", como uma bomba. Nesse caso, o trabalho será assumido pela Polícia e o Ministério Público.

A proposta permite ainda ao Sipaer disponibilizar especialistas próprios para auxiliar a investigação policial. Porém, o profissional não poderá ter participado da investigação do Sipaer.

Investigação

Em relação às provas usadas na investigação, a matéria aprovada garante ao Sipaer a precedência no acesso às fontes, como gravações da torre de controle e desta com os pilotos. Além disso, os depoimentos colhidos não poderão ser usados como prova em processo criminal ou administrativo.

O substitutivo determina que a investigação de acidentes com aviões militares ficará a cargo do respectivo comando militar onde a aeronave estiver lotada. No caso de avião militar estrangeiro, a investigação será coordenada pelo Comando da Aeronáutica.

CPI da Crise Aérea
O texto aprovado pelos deputados é um dos dois projetos oferecidos pela CPI que investigou os dois acidentes que envolveram aviões da Gol e da TAM. O primeiro (com o avião da Gol), que completou três anos esta semana, matou 154 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O segundo, ocorrido em julho de 2007, matou 199 pessoas, incluindo 12 que estavam em solo.

Para o relator, a proposta aprovada preenche uma lacuna da legislação brasileira. Apesar de ser um dos signatários da Convenção sobre Aviação Civil Internacional (conhecida como Convenção de Chicago), o Brasil nunca adaptou a sua legislação às normas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), como determina a convenção.

Segundo Rebelo, o texto recebeu sugestões de órgãos de segurança aeronáutica, como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Cenipa é o órgão executivo das ações do Sipaer.

24 Horas News

Mais voos no London City


O Aeroporto London City foi autorizado a aumentar em cerca de 50% o número diário de operações de pouso e decolagem. A licença foi dada pelo Comitê de Desenvolvimento do London Borough. Com essa autorização o aeroporto construído nas região das docas de Londres poderá operar até 120 mil operações por ano.
Aviação Comercial

Mitsubishi recebe pedido de 100 aviões da Trans States Holding dos EUA

TOQUIO, Japão, 2 Out 2009 (AFP) - O conglomerado industrial japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI) anunciou nesta sexta-feira ter recebido uma encomenda de 100 aviões regionais MRJ (50 confirmadas e 50 opções de compra) da americana Trans States Holdings.



Esta importante encomenda eleva a 125 as unidades encomendadas do Mitsubishi Regional Jet, lançado comercialmente em março de 2008, pois a japonesa All Nippon Airways (ANA) já fez um pedido confirmado de 15 aviões e uma opção de compra de mais 10 unidades.Em MRJ, um birreator de 70 a 100 lugares, será a primeira aeronave de transporte civil desenvolvido por uma empresa japonesa desde o YS-11, pequeno avião lançado nos anos 50.

A Trans States Holdings é a matriz da Trans States Airlines, que realiza voos regionais nos EUA para as companhias United Airlines e US Airways.

G1

TAP Mobile no “Portugal Tecnológico”

Os visitantes da feira Portugal Tecnológico, de 7 a 10 de Outubro na FIL, em Lisboa, terão oportunidade de conhecer as funcionalidades do TAP Mobile, novo portal móvel da TAP.

O TAP Mobile destina-se a celulares com ligação à internet, permitindo consultar uma série de informação: horários de partida e chegada, lounges disponíveis em cada aeroporto, previsão meteorológico, serviço de localização de bagagem, promoções, entre outras informações, tudo em http://mobile.flytap.com, http://mobile.flytap.pt ou http://mobile.flytap.com.br.
O TAP Mobile foi já premiado pela Star Alliance.
Turisver

Vamos enfrentar o duopólio, diz Beting


Pouco mais de oito meses depois da primeira decolagem, a Azul Linhas Áreas passa por uma “área de instabilidade”, de acordo com seu diretor de marketing, Grianfranco Beting. “Estamos enfrentando uma guerra tarifária imposta pelas nossas principais concorrentes. Mas já sabíamos que isso iria acontecer e estamos capitalizados, preparados para seguir. Não vamos ser aniquilados, como aconteceu com outras que tentaram enfrentar o duopólio.”

Beting participou na terça-feira à noite da Feira de Gestão da FAE Centro Universitário, que acontece até amanhã em Curitiba, e citou as duas concorrentes também para explicar o sucesso da Azul, que começou a voar no Brasil em dezembro com o conceito “low-cost, low fare”. Segundo Beting, a companhia tem “a qualidade da TAM e o preço da Gol”. “Por isso está dando certo”, diz. A empresa tem hoje 5% do mercado de aviação doméstico do país (Tam e Gol somam quase 90%) e em agosto comemorou a marca de 1 milhão de passageiros transportados. “É, sem dúvida, o crescimento mais rápido da aviação brasileira e talvez do mundo.”

A estratégia da Azul é ligar destinos que atualmente não são amplamente atendidos e fazer ligações diretas entre eles, sem passar pelos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. A principal operação da companhia é no aeroporto de Viracopos, na região de Campinas (a 100 quilômetros de São Paulo). De lá, oferece ônibus gratuito para a capital e outras cidades da região. “Nosso papel é voar para aeroportos que não estão saturados. Viracopos, por exemplo, era um gigante adormecido.
Gazeta do Povo - PR

Metalúrgicos da Embraer ameaçam greve por aumento salarial



Cerca de 3,5 mil metalúrgicos da fabricante de aeronaves Embraer paralisaram a produção por duas horas na manhã desta quinta-feira, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.


Os trabalhadores aprovaram ainda aviso de greve, reivindicando que a companhia abra negociações em no máximo 48 horas dentro da campanha salarial e pedindo aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Caso a companhia não inicie as negociações, os trabalhadores poderão entrar em greve por tempo indeterminado.

De acordo com nota do sindicato, a Embraer anunciou, em 30 de setembro, pagamento de PRL de 235 reais acrescidos de 0,10 por cento sobre o salário-base.

"O valor, a ser pago em 30 de outubro, refere-se ao primeiro semestre de 2009 e é o menor da região. Esse também é o menor valor pago pela Embraer nos últimos anos", segundo o sindicato. No ano passado, conforme a nota, a PLR foi de cerca de 1,1 mil reais mais índice varíavel.

O sindicato também alega que a jornada de trabalho da Embraer é uma das maiores da região.

Em fevereiro, a Embraer anunciou o corte de mais de 4,2 mil empregados, ou 20 por cento do quadro de funcionários, devido ao impacto da crise global no setor aéreo.

"Isto é uma afronta aos traballhadores, que têm sido pressionados a manter um alto ritmo de produção para compensar a demissão dos 4.273 companheiros", afirmou em nota o vice-presidente do sindicato, Herbert Claros da Silva.

Pela campanha salarial, os trabalhadores reivindicam 14,65 por cento de reajuste salarial e antecipação da data-base de novembro para setembro. A Embraer, conforme o sindicato, ofereceu 4,44 por cento de reposição da inflação, "sem direito a aumento real".

Procurada, a Embraer não tinha representantes imediatamente disponíveis para comentar o tema.

As ações da fabricante de aeronaves exibiam queda de 2,44por cento, a 10 reais, às 11h15. O Ibovespa mostrava oscilação negativa de 0,56 por cento.

FORNECEDORES

Metalúrgicos da Sobraer, Sopeçaero e Peçola --fornecedoras da Embraer-- entraram no sétimo dia de greve nesta quinta-feira, exigindo início de negociação salarial. No período da tarde, o sindicato deve se reunir com as empresas para nova rodada de negociação. A entidade já entrou com pedido de dissídio coletivo e uma audiência de conciliação foi marcada para o próximo dia 8.

As três empresas, do grupo belga Sonaca, empregam 250 metalúrgicos e produzem peças de fuselagem estrutural de aviões.
Reuters

Dassault busca parceiros no Brasil para fabricar caça Rafale

O vice-presidente da Dassault, Eric Trapier, disse, quinta-feira (1º), que a empresa, responsável pela produção do caça Rafale, está buscando parceiros no Brasil para uma eventual fabricação da aeronave no país.


A França participa, ao lado dos Estados Unidos e da Suécia, da concorrência para a venda de 36 aviões de combate para o governo brasileiro.

Trapier destacou que já há diálogos com 16 empresas brasileiras para o repasse de tecnologia para a produção da parte elétrica e das turbinas no Brasil. No entanto, ele observou que o país precisa oferecer condições econômicas e técnicas para a fabricação.

O executivo francês acrescentou, durante reunião na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que o repasse dos códigos-fonte de todas as partes do caça francês permitirá ao Brasil não apenas fabricar o Rafale como também aprimorá-lo e vendê-lo "melhorado" a países da América do Sul.

O senador Eduardo Azeredo (PSBD-MG), presidente da CRE, apontou o repasse de tecnologia e a possibilidade de fabricação no Brasil como um dos pontos essenciais para o país na escolha do fabricante dos caças supersônicos a serem adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os três países concorrentes anunciaram que pretendem repassar a tecnologia ao Brasil.

Apesar do Senado não ter poder para influenciar na decisão do governo para compra das aeronaves, Azeredo classificou como positiva as reuniões com representantes franceses, norte-americanos e suecos. “Não vamos opinar se é um [país] ou outro, mas temos que saber o que se está comprando”, observou o senador mineiro.

O tucano acrescentou que o governo brasileiro precisa consertar o que considera um mal-estar criado após o anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o avião francês era o escolhido. Contudo, Azeredo não vê problemas se o escolhido, após analises técnicas, for mesmo o Rafale. As informações são da ABr.
Portugal Digital

Companhia aérea SAA termina ano fiscal com lucro de US$ 53 mi


A companhia SAA (South African Airways), companhia nacional da África do Sul, com operações para São Paulo e Buenos Aires, apresentou lucro líquido de 398 milhões de Rands sul-africanos (US$ 53,3 milhões) no último ano fiscal da empresa, que terminou em 31 de março.
Folha Online

Azul aumenta preços de passagem entre R$ 20 e R$ 30


A Azul Linhas Aéreas deve reajustar suas tarifas nos próximos meses. A informação é do fundador da companhia, David Neeleman, que veio à Petrópolis, Região Serrana do Rio, fechar um contrato de manutenção de turbinas com a GE Celma. Segundo Neeleman, o preço das passagens deve subir entre R$ 20 e R$ 30.

O empresário, no entanto, fez questão de dizer que não aumentará os preços da Azul a ponto de a empresa deixar de ser caracterizada como de baixo custo. Seu interesse continua sendo o público que nunca viajou de avião. Ele conta que, em seis meses, a empresa já conquistou 5% do mercado brasileiro.

Nos Estados Unidos, a JetBlue só conquistou essa fatia em 10 anos. Mas, Neeleman explica que isso não fez com que as concorrentes Gol e TAM perdessem clientela. "Como o mercado se expandiu, todos cresceram, apesar da crise". Na sua criação, a Azul encomendou 40 aeronaves à Embraer e foi feita a opção de compra para outras 36. Ao longo de 2009, a Azul vai receber um avião por mês, chegando a 14 aeronaves em dezembro.

Valor Econômico

Return of the "Super Star"

A primeira aeronave usada pela companhia alemã Lufthansa nos voos de longa distância, a partir de 1958, pois era capaz de cruzar o oceano sem ter que reabastecer, voltará a voar no próximo ano.


O Lockheed L1649A Super Star, é uma das três aeronaves deste modelo adquiridas pela Fundação Deutsche Lufthansa Berlin-Stiftung (DLBS) em Dezembro de 2007, num leilão nos Estados Unidos. Esta aeronave é a única que pode ser restaurada, aproveitando as peças das outras duas, para voltar a voar. O complicado processo de restauração, está a cargo da Lufthansa Technik.
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