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sexta-feira, 11 de junho de 2010

Spirit Ailines começou a cancelar seus vôos


Spirit Ailines começou a cancelar seus vôos em função de uma possível greve dos pilotos, que poderia começar logo à meia-noite, o que, de fato, parece cada vez mais provável.

A Associated Press relata que os dois lados têm afirmado publicamente que gostariam de fazer um acordo, mas até agora as negociações não produziram nada.

A notícia do cancelamento de vôos é importante porque, no início desta semana, a Spirit alegou que tinha arranjado "parcerias" com outras companhias aéreas para assegurar que o serviço não fosse interrompido, pelo menos não gravemente, durante a greve.

No entanto, a companhia não forneceu detalhes sobre estas parcerias.


AP

Passagem aérea cai 20% para média de R$ 275, diz Anac


A tarifa média paga pelos passageiros em voos domésticos no mês de março foi 20,5% inferior ao mesmo mês de 2009, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

De acordo com o órgão regulador, a tarifa média em 67 ligações domésticas foi de R$ 275,44 e o preço por quilômetro voado, de R$ 0,42, ficou 15,3% abaixo do cobrado em março de 2009.

No entanto, na comparação com fevereiro de 2010, houve aumento de 8% na tarifa média e de 15,3% no quilômetro voado.

"Mesmo assim, os valores acumulados no primeiro trimestre do ano continuam inferiores ao do acumulado de todo o ano de 2009", de acordo com o informe da Anac.

No primeiro trimestre do ano, a tarifa média cobrada pelas companhias aéreas foi de R$ 277,19, abaixo da média dos 12 meses de 2009 (R$ 327,91), segundo dados atualizados pelo IPCA.

Ainda de acordo com o relatório, foram comercializados 1,54 milhão de assentos em março deste ano, acima dos 1,3 milhão de fevereiro e dos 1,25 milhão de março de 2009.

folha de são paulo

Bolão da Copa


‘Phenom 300′ na Flying de Junho 2010

Um pequeno upgrade no Phenom 100? Não mesmo!

Maior, mais rápido, mais forte e mais sofisticado, o 300 é uma classe completamente diferente de avião. “Como todo jornalista de aviação, estive observando o desenvolvimento do Phenom 300 por alguns anos e agora eu tenho o prazer de apreciar um avião inovador.”

“É, em essência, a tentativa da Embraer para aumentar os limites do segmento de jatos leves, criando um avião com o melhor desempenho na sua classe, com mais conforto e utilidade, mantendo os custos operacionais em níveis turboélice.”

“E o avião em si, que eu tinha visto, mas não voei, é uma coisa de beleza. Previsivelmente, quando me perguntaram se eu queria ir ao Brasil para transportar os 300 até aos Estados Unidos, bem (…), você pode adivinhar quanto tempo levou para eu dizer: Estou pronto”.

poder aéreo

John Travolta vem ao Brasil pilotando o próprio avião




John Travolta chega ao Rio na próxima terça-feira, 15, pilotando o próprio avião, um Boeing 707, segundo a coluna de Ancelmo Gois, no jornal "O Globo".

Passsageiros se recusam a entrar em avião com problema e são realocados


A companhia aérea TAM teve que trocar um grupo de passageiros do voo 3813, que saiu de Palmas (TO) com escala em Brasília na manhã desta sexta-feira (11), depois que eles se recusaram a seguir viagem na mesma aeronave. Segundo a passageira Mhel Marrer, logo na saída o piloto informou que havia uma falha na aceleração do avião.

Durante o trajeto até Brasília, Mhel contou que o avião teve uma pane, como se tivesse freado no ar. Com medo, os passageiros se recusaram a seguir viagem na mesma aeronave. Depois de 40 minutos no aeroporto do Distrito Federal, a companhia trocou o avião.

A TAM informou que a aeronave programada para realizar o voo JJ 3813 precisou passar por uma manutenção não programada antes da decolagem. Após o procedimento, o voo seguiu normalmente para Brasília, onde pousou às 7h46. De lá, a aeronave seguiria para Congonhas (JJ 3707), na zona sul de São Paulo.

Segundo a empresa, novamente foi detectado um problema técnico e, em cumprimento do protocolo de segurança, a TAM encaminhou o avião para manutenção. Os passageiros foram reacomodados em outro equipamento, programado para decolar às 11h.

r7

Avião norte-americano tem acidente durante aterragem nas Lajes



Um avião fretado pelas autoridades norte-americanas para transporte de passageiros entre os EUA e a Europa sofreu, esta sexta-feira, um acidente, ao aterrar na Base das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores.

Fonte aeroportuária citada pela edição online do Público, explicou que, durante a aterragem, o avião terá tocado com a cauda na pista. Apesar de não ter provocado feridos, o acidente obrigou ao encerramento da pista das Lajes para «avaliar os danos provocados no asfalto».

a bola pt

2010 Indy Air Show



De hoje a Domingo


Hoje, sexta-feira é o dia da mídia , e é aberta ao público por um preço simbólico. Sábado e domingo são os dias tops do grande evento.

Um P-51 acima


Um par de F-18 estavam na rampa de desembarque .


dois A-10 já estão na rampa.

três Jet Rangers




alguns biplanos


Delta leva crianças a lugares trocados



Um erro da companhia aérea Delta acabou por enviar duas crianças para cidades erradas na última terça-feira.

A Delta diz que foi uma confusão na documentação da companhia aérea que resultou o envio de dois menores não acompanhados, para as cidades erradas. As crianças foram colocadas em vôos de conexão trocados devido a uma troca de papéi.

Como conseqüência da confusão, um menino de 9 anos, rumo a Boston, foi parar em Cleveland e uma menina que tinha reserva para Cleveland acabou no lugar do menino em Boston.

A Delta pediu desculpas pela situação, afirmando que era uma "situação única" e que foi resolvida rapidamente, uma vez descoberta a confusão.

Usatoday


Spirit Airlines : Greve é iminente


Ainda não há acordo assinado entre a
transportadora de baixo custo Spirit Airlines e seus pilotos, e a ameaça de uma greve está por vir.


Pilotos descontentes podem faltar ao trabalho no Sábado de manhã, se um novo contrato não for assinado.

Pilotos estão exigindo que a companhia aérea conhecida por assentos pré-reclinados e pela famosa carry-on baggage , lhes dê mais dinheiro.

O sindicato quer um novo contrato que daria aos pilotos da Spirit Airlines salários similares e compatíveis aos concorrentes , JetBlue e a AirTran.

Associated press


Air Canada obtém US $ 170,5 milhões de empréstimo

A Air Canada anunciou nesta quinta-feira um empréstimo de $ 170.500.000 da GE Japão Corp, que ajudaramm a financiar a compra de 16 aviões que a operadora atualmente tem arrendados.

A maior companhia aérea do Canadá vai gastar mais 128.500 mil dolares para comprar aviões Airbus A319 e quatro Boeing B767-300ER em 2011.

Air Canada tem permissão para usar até US $ 42 milhões do empréstimo para à compra de quatro aviões Airbus A319, em 2012.

General Electric Japan Corp. is a unite of General Electric and one of the world's largest industrial companies. General Electric Corp Japão é um unir de General Electric e uma das maiores empresas do mundo industrial. GE Japan is known for giving out loans to companies that build aircrafts. GE Japão é conhecido por dar empréstimos a empresas que construam aeronaves.

Maior feira alemã de aviação abre ao público

Maior feira alemã de aviação abre ao público

Berlim, 11 jun (EFE).- A Feira Aeronáutica de Berlim (ILA), a maior exibição do setor aéreo na Alemanha, abriu nesta sexta-feira as portas ao público, após três dias de acesso restrito aos especialistas em que passaram pelo pavilhão 70 mil profissionais.

A ILA, que ocorre no aeroporto berlinense de Schönefeld até o dia 13 de junho, conta com 300 aeronaves e 1.153 expositores de 47 países.

Os visitantes da feira poderão observar múltiplas exibições de voos de diferentes tipos de aviões, até mesmo piruetas de caças.

As exibições começam às 10h e durante o fim de semana também serão realizados vôos de aviões históricos devido ao centenário da feira.

Durante o salão, foram assinados contratos e convênios no valor de 14 milhões de euros.

A feira abriu na terça-feira, quando foi anunciada a compra de 32 super-jumbos A380 pela Emirates Airlines.

O público poderá visitar a feira até no próximo domingo. Até lá, a previsão é de que 200 mil pessoas tenham passado pelo local.

epa

Petrobras mira novos aeroportos para operação offshore


Dos 42 helicópteros contratados pela estatal, 32 voam a partir de Macaé; projeto de expansão é em aeroportos privados.

A Petrobras tenta driblar os limites da infraestrutura aeroportuária brasileira com a descentralização da sua operação de transporte aéreo até as plataformas da Bacia de Campos. Hoje, a estatal dispõe de 42 helicópteros para atender a região, 32 deles no aeroporto de Macaé (RJ). Os demais estão em Cabo Frio (4) e em São Tomé (6), heliporto privativo da Petrobras localizado em Campos de Goyatacazes, segundo informações do gerente de transporte de pessoas da Petrobras, Antônio Alves Porciúncula.

Como o aeroporto de Macaé, a principal base de operações aéreas na bacia de Campos, está saturado, a Petrobras busca alternativas na região. Uma delas é a transformação do heliporto de São Tomé em um aeródromo privado da empresa. Segundo Porciúncula, o projeto está em fase final e vai ampliar a capacidade do local.

Outra alternativa é o aeroporto de Cabo Frio, operado por concessão privada. A Petrobras iniciou suas atividades no local em maio, com quatro aeronaves e 12 voos diários. Mesmo com a expansão das operações para outros aeroporto da região, a Petrobras não deve deixar de operar em Macaé.
"Em todos esses aeroportos são necessárias adequações no que se refere a aumento de saguão e pátio, a fim de absorver a crescente demanda de passageiros e consequente aumento da frota de aeronaves", afirma Porciúncula.

Reestruturação do espaço aéreo

O trânsito maior de helicópteros na costa brasileira requer mais cuidado com o controle do tráfego áereo. O primeiro passo do processo de reestruturação do espaço aéreo da Bacia de Campos já começou, com a definição de corredores visuais para tráfego de helicópteros. O sistema de vigilância da região também deve ser aprimorado para aumentar a segurança dos voos.
ig

Piloto fotografa lançamento de ônibus espacial "de perto"

Piloto registrou lançamento de ônibus espacial de posição incomum.  Na imagem, outro jato pode ser visto. As duas aeronaves patrulhavam o  espaço aéreo ... Foto: Usaf/Divulgação

Piloto registrou lançamento de ônibus espacial de posição incomum. Na imagem, outro jato pode ser visto. As duas aeronaves patrulhavam o espaço aéreo e impediam a entrada de outras aeronaves
Foto: Usaf/Divulgação

O capitão John Peltier, da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), registrou de posição incomum uma imagem do lançamento do ônibus espacial Atlantis, na viagem de aposentadoria da espaçonave, no dia 14 de maio.

Segundo a Usaf, o capitão patrulhava o céu no momento em que registrou a imagem. Na foto, pode ser visto ainda o jato F-15 do tenente-coronel Gabriel Green e do capitão Zachary Bartoe, que patrulham o espaço aéreo para impedir que outras aeronaves cheguem próximas do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, local do lançamento.

De acordo com o Daily Mail, apesar da presença dos jatos militares e do perigo com o lançamento da espaçonave, cinco aeronaves entraram inadvertidamente no espaço aéreo no dia do lançamento e tiveram que ser escoltadas pela Usaf.

terra

TAM é apontada como a marca mais valiosa do setor aéreo


De acordo com o Ranking Interbrand 2010, classificação feita pela Interbrand, há mais de 30 anos em consultoria, estratégia e estudos de marcas, a TAM está entre as 25 marcas mais valiosas do País. A classificação analisou diversas empresas brasileiras e classificou a TAM na 17ª posição - a mais alta no setor transporte aéreo -, atribuindo-lhe o valor de R$ 347 milhões.

Os critérios estabelecidos para a avaliação incluíam ser originária do Brasil, ter capital aberto, publicar informação financeira que identifica a receita individual da marca, gerar EVA positivo, ter um papel na decisão de compra e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

A análise levou em conta informações financeiras publicadas em 2010 referentes ao ano fiscal de 2009 e o conhecimento acumulado pela Interbrand em mais de 5 mil projetos de avaliação de marcas no mundo.
brasilturis

No Alaska, ocupantes de um C206 resgatados das chamas pelos transeuntes


Quatro dos cinco ocupantes (os pais e três filhos) que estavam em um Cessna C206 devem suas vidas a bravura dos transeuntes.

O avião acabara de decolar e tentou um pouso de emergência em uma avenida de Anchorage.

Poucos minutos depois, o Cessna foi completamente queimado.


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Anchorage Daily News

Prejuízos da NUVEM: queda de 13% no tráfego aéreo da Europa em abril


Os aguardados números sobre os reais efeitos da crise provocada pelas cinzas do vulcão islandês durante o mês de abril finalmente foram expelidos e mostraram que os danos foram realmente sensíveis. Houve queda de 13% no movimento aéreo das companhias européias, segundo os dados da AEA. Os 24,27 milhões de passageiros transportados durante o mês foram 15,8% abaixo de abril do ano passado.

As reduções ocorreram em 14,6% dos vôos domésticos, 19,2% nos internacionais dentro da Europa – conseqüentemente, os mais afetados – e 12% nos vôos cruzando o Atlântico.

Apesar desta situação, a taxa de ocupação média, de 76 %, esteve 0,3 pontos percentuais acima de abril de 2009,

As cinzas lançadas no céu em várias regiões do continente, influenciaram negativamente também os valores do acumulado desde janeiro. Os 98, 1 milhões de passageiros transportados pelas companhias europeias nos quatro meses iniciais do ano, ficaram 2,5 % abaixo do mesmo período de 2009, e em passageiros/quilómetros a quebra registrada foi de 1,6 %. Até março a evolução era positiva, com um crescimento de 2,8 % no número de passageiros e 2,7 % em passageiros/quilómetros.
brasilturis

Nova aérea entra formalmente na aliança Skyteam

Um dos 777 da frota da aérea, agora membro da Skyteam (foto  Boeing)
Um dos 777 da frota da aérea, agora membro da Skyteam (foto Boeing)

Durante cerimônia realizada ontem em Hanói, a capital do Vietnã, a Vietnam Airlines foi oficialmente admitida na aliança aérea Skyteam.

“A nossa entrada reafirma a posição da Vietnam Airlines como a maior aérea da região do Sudeste Asiático e parceira estratégica da Skyteam”, disse o presidente e CEO da companhia, Pham Ngoc Minh. “Damos as boas vindas à primeira empresa dessa região em nossa aliança”, afirmou o chairman da Skyteam, Leo van Wijk.

A aérea é a empresa de bandeira do país e opera 75 rotas para 20 destinos domésticos e 26 destinos internacionais, com mais de 290 voos diários. A frota soma 70 aeronaves incluindo Boeing 777, Airbus A330, A321 e A320. A empresa planeja expandi-la para 115 e 165 aeronaves até 2015 e 2020, respectivamente. Site: www.vietnamairlines.com.

A Skyteam reúne agora dez aéreas: Aeroflot, Aeromexico, Air France, Alitalia, China Southern, Czech Airlines, Delta Air Lines, KLM, Korean Air e Vietnam Airlines. A Skyteam tem ainda duas aéreas associadas: Air Europa e Kenya Airways.
panrotas

Para assistir Ivete Sangalo em NOVA YORK


Como patrocinadora oficial da cantora, a TAM Linhas Aéreas vai levar seis felizardos com acompanhantes para assistir ao vivo a gravação do novo DVD de Ivete Sangalo, no show programado para 4 de setembro, no Madison Square Garden, em Nova York.

O concurso cultural "Ivete nas Asas da TAM" está sendo lançado e segue até 15 de julho. Inclui produção de vídeos, fotos e frases originais, bem como quiz e jogos via internet, que permitirão a admiradores da cantora em todo o Brasil exibir seus conhecimentos sobre as músicas e a carreira de Ivete, e usar sua criatividade para produzir conteúdos originais. Para participar, é preciso acessar o site www.tam.com.br/promocoes, cadastrar-se e soltar a imaginação. O nome dos ganhadores será divulgado no dia 4 de agosto.

A parceria entre Ivete Sangalo e a TAM diversas ações com a companhiua aérea, a operadora TAM Viagens e Multiplus Fidelidade. Seu primeiro resultado foi apresentado no Carnaval de Salvador 2010. Outros seis carnavais fora de época e a presença constante de Ivete Sangalo na programação TAM nas Nuvens - mídia de bordo da empresa - estão entre as novidades que os clientes da companhia aérea também poderão conferir ao longo do ano.

informações e regras sobre as promoções do concurso cultural para o show em Nova York estão no site www.tam.com.br/promocoes.

Pacotes para assistir ao espetáculo já estão à venda nas lojas da TAM Viagens, operadora oficial do evento (www.tamviagens.com.br).

brasilturis

STF valida leilão da Fazenda Piratininga da Vasp


O Supremo Tribunal Federal validou o leilão da Fazenda Piratininga, de propriedade do empresário Wagner Canhedo Azevedo, dono da Vasp, para saldar parte da dívida trabalhista deixada pela companhia aérea. A fazenda é avaliada em R$ 615 milhões. Ao analisar Conflito de Competência, o ministro Dias Toffoli indeferiu o pedido de liminar. A autora do recurso, a Agropecuária Vale do Araguaia, queria um posicionamento sobre decisões conflitantes, em que o Tribunal Superior do Trabalho determinou o leilão da fazenda e o Superior Tribunal de Justiça suspendeu o pregão.

De acordo com Toffoli, no Juízo de Falência, a análise de execuções trabalhistas é inviável e, geralmente, são deixadas de lado. “Em grande medida, os favorecidos são os devedores ou pessoas que se esconderam sob o véu corporativo para defraudar seus já depauperados credores, que têm por si apenas a força de trabalho, alienada antes e não paga depois”. Dessa forma, o ministro ressaltou que a “questão é índole processual e liga-se à natureza do ato praticado pela Corregedoria-Geral Da Justiça Do Trabalho”.

O relator decidiu indeferir a liminar por entender que não havia urgência na questão. Em seguida, a Agropecuária Vale do Araguaia Ltda. desistiu do Conflito de Competência.

O leilão da propriedade do empresário Wagner Canhedo Azevedo, ex-dono da Vasp, é alvo de disputa entre Vara de Falências de Tribunal de Justiça e Vara de Tribunal Regional do Trabalho. Avaliada em R$ 615 milhões com todos os seus ativos móveis, o leilão saldaria parte da dívida trabalhista deixada pela companhia aérea.

No dia 22 de março, o ministro corregedor Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho, determinou que a 14ª Vara do Trabalho de São Paulo desse andamento ao leilão da Fazenda Piratininga, suspenso por liminar expedida pelo ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça. Segundo o corregedor, esta decisão só pode ser suspensa por determinação do órgão especial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. A Suprema Corte, representada pelo ministro Dias Toffoli, manteve o leilão.

Leilão suspenso
Com a determinação da corregedoria do TST pela continuidade do leilão, a juíza Elisa Maria Secco Andreoni, da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, marcou duas novas datas. A primeira delas, em 12 de abril, aconteceu normalmente no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda. Porém, a venda não foi feita por falta de comprador. A segunda foi quarta-feira (9/6).

A própria juíza, no entanto, cancelou a última data depois de uma nova decisão do TST, em 3 de maio. O Órgão Especial do tribunal negou Agravo de Instrumento ao Sindicado dos Aeroviários no Estado de São Paulo e manteve suspensa a venda da propriedade até o final do julgamento. O Sindicato pediu permissão para que o leilão pudesse ser feito normalmente, "sem nenhum óbice, com a imediata emissão e assinatura de carta de arrematação". Já a Agropecuária solicitou a suspensão da data de novo leilão. O Sindicato é representado pelo advogado Francisco Gonçalves Martins, sócia da Advocacia Martins.

Para o ministro relator, Carlos Alberto Reis de Paulo, o Sindicato não tem que "falar em reforma do despacho agravado, na medida em que a determinação de suspensão dos efeitos da praça e leilão teve o intuito de evitar a inexequibilidade do Recurso de Revista, que discute a nulidade da adjudicação".

Diante dos novos fatos, a juíza voltou atrás e desmarcou a data. “Esta juíza resolve acatar a diretriz da Corregedoria–Geral da Justiça do Trabalho, que manteve os efeitos da venda sustados, até porque esta juíza não poderia agir por sua conta e risco, decide suspender o presente leilão, até ulterior deliberação, ou até que seja determinado, como anteriormente fora, pela Colenda Corregedoria–geral da Justiça do Trabalho”, determinou.

Leia a decisão do STF.
Leia a decisão do Órgão Especial do TST.
Leia a decisão da 14ª Vara do Trabalho.

conjur

Russa quer indenização por danificar silicone durante turbulência em voo

Ela bateu com seio esquerdo no assento da frente.

Iren Ferrari quer R$ 220 mil para refazer implante.


Uma modelo russa está processando uma companhia aérea porque diz que seu implante de silicone nos seios foi afetado durante uma turbulência.


Iren Ferrari (foto), de 29 anos, é considerada a mulher com o maior implante nos seios da Rússia. Ela estava num voo da Swiss Airlines quando a turbulência a fez bater com os seios no assento da frente. "Foi uma forte colisão. Bati com meu seio esquerdo. Doeu muito", disse ela ao tabloide "The Sun".

Ela não sofreu ferimentos, mas, por conta do incidente, Iren quer que a companhia aérea pague mais de 82 mil libras, algo como R$ 220 mil, para que ela possa voar de Moscou para Zurique, onde substituirá os 9kg de silicone implantados.

"O espaço entre os assentos era muito pequeno para os seios de Iren", afirmou o advogado da modelo, Sergei Zhorin.
desástres aéreos

747-8I vs Reboque: veja o resultado da pancada!

Jon Ostrower, editor do blog da Flight International, publicou as fotos da pancada que o 747-8I, já com os motores GEnx-2B, deu em um reboque.

O estrago, como se pode ver, foi pior no reboque e, felizmente, nada aconteceu aos elementos internos do motor.

Mas que foi barbeiragem, ah... isso foi!





direto da pista

Correio Aéreo Nacional completa 79 anos integrando o País


O Correio Aéreo Nacional (CAN), responsável pela coordenação de todo o transporte aéreo logístico no Comando da Aeronáutica, completa, no dia 12 de junho, 79 anos de existência. A cerimônia comemorativa será realizada no dia 11 de junho na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) e contará com várias atividades. O evento tem início às 8h30 com uma missa de ação de graças em memória ao CAN rezada pelo Arcebispo Militar Dom Osvino José Both. Já às 10 horas está prevista a solenidade militar no pátio operacional da BAAF. Na ocasião também será celebrado o Dia da Aviação de Transporte. Durante a solenidade será prestada uma homenagem ao Major-Brigadeiro-do-Ar da Reserva José Rebelo Meira de Vasconcelos.

Uma das atrações será a exposição “Redescobrindo o Brasil”. O acervo, montado no hangar do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), contará com painéis fotográficos além de peças antigas como jaquetas e macacões de voo. A finalidade da mostra, segundo os organizadores, é evidenciar a participação do Correio Aéreo Nacional no processo de integração nacional. Um modelo do avião Curtiss Fledgling K-263 também estará exposto no local.

O CAN realizou sua primeira missão no dia 12 de junho de 1931. Um malote com duas cartas deveria ser entregue à sede dos Correios e Telegráfos em São Paulo pelos Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho. Para cumprir o objetivo os militares decolaram do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, a bordo do biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, na capital paulista. Como não conseguiram localizar o aeródromo, pousaram no Jockey Clube Paulista da Mooca e completaram a tarefa a pé.

A partir daí iniciava-se a verdadeira saga que, além do transporte de passageiros levou, sob suas asas, solidariedade e ajuda humanitária aos mais distantes rincões do País. Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar. Idealizado pelo então Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, o Correio Aéreo Militar surgiu imbuído do espírito de “fazer o que a Nação precisa”. Sob o comando do então Major Eduardo Gomes, o Correio Aéreo Militar expandiu-se pelo interior do país.

Com a criação do Correio Aéreo Naval em 1934, as linhas da Aviação Militar multiplicaram-se pelo Centro-Sul. O recebimento de aeronaves mais modernas e a marcação de novos campos de pouso possibilitaram a descoberta dos caminhos para a mais remota das regiões: a Amazônia.

Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, houve a fusão dos Correios Aéreos Militar e Naval, e surgiu o Correio Aéreo Nacional (CAN).

As missões do CAN atendem atualmente 52 municípios na região Amazônica. No total são oito linhas, cinco delas no Amazonas, uma no Acre, uma em Rondônia e uma no estado de Roraima . De 2004 até o mês de janeiro deste ano, foi contabilizado um total de 71.512 atendimentos a pacientes nas cinco linhas do CAN. Somente no ano de 2005, foram mais de 26 mil atendimentos.


aviação

Nunca antes na história do GTE …


Entre 2005 e 2009 esta foi a unidade da FAB que sofreu a maior renovação de sua frota de aviões

vinheta-especialO GTE (Grupo de Transporte Especial) é uma unidade da FAB que tem como objetivo principal o transporte de autoridades. O mesmo foi criado em 1957 e subordinado ao Quartel-General da então III Zona Aérea, sediada no Rio de Janeiro.

Atualmente, o GTE tem como missão básica a realização do transporte aéreo do Presidente da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Alto-Comando da Aeronáutica.

Administrativamente, o GTE está subordinado à Base Aérea de Brasília, que dela recebe todo o apoio necessário ao seu funcionamento, mas operacionalmente, o GTE está subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER).

Até o ano de 2003 os maiores aviões do GTE eram dois Boeing 737-200, designados VC-96, adquiridos em 1976 para o transporte do Presidente da República. Antes da incorporação dos VC-96 o GTE recebeu os Hawker Siddeley HS-125 (VU-93), destinados ao transporte de Ministros e Secretários da República, em 1968.

Depois de um longo hiato, o GTE foi novamente equipado com outros modelos em 1987, quando chegaram os Learjet série 35, designados VU-35A. Posteriormente, mais um Learjet (série 55) juntou-se ao grupo.

Mas o GTE não havia passado por uma mudança tão radical como aquela recentemente vista entre 2005 e 2009. Em 2005 chegou o Airbus VC-1A, versão VIP do Airbus A319 de uso comercial, para o transporte do Presidente da República. No final daquele mesmo ano o GTE começou a operar os Embraer ERJ-145 (ex-Rio Sul) designados VC-99A com o objetivo de substituir os HS-125.

Em setembro de 2006 começaram a ser recebidos os ERJ-135 designados VC-99B e VC-99C, dando início a substituição dos Learjets. Para completar, dois Embraer E-190 (VC-2) foram adquiridos, sendo o primeiro recebido em setembro de 2009. Estes aposentaram os dois 737-200. E assim o GTE chega com a frota de jatos completamente renovada em 2010.

poder aéreo

Indenização para modelo gaúcha que ficou cinco dias fora das passarelas

Prejudicada por uma greve da Aerolineas Argentinas, Mariana Coldebella Pereira (foto abaixo) chegou cinco dias atrasada na Semana de Moda de Milão.

A 12ª Câmara Cível do TJRS condenou a Aerolineas Argentinas S.A. ao pagamento de indenização por danos morais e pelo prejuízo financeiro causado a uma modelo e sua mãe que deixaram de retornar a Porto Alegre a tempo de embarcarem para a Itália, onde participariam de seleções para os desfiles da Semana de Moda de Milão. Elas conseguiram embarcar apenas dois dias depois, o que provocou a perda de cinco dias de trabalho da modelo.

Mãe (Lorita Coldebella Pereira) e filha (a modelo Mariana Coldebella Pereira - 22 de idade) tinham passagens de retorno de Buenos Aires a Porto Alegre marcadas para 12 de janeiro de 2008. Mariana tinha confirmado participação em diversos castings – seleções -, como a Semana de Moda de Milão, que se realizou até 18 de janeiro. No dia 13 ela embarcaria para o Rio de Janeiro e, no final da tarde, seguiria para Paris. Na manhã seguinte, voaria para Milão.

Em contestação, a Aerolineas alegou que "não tinha como prever ou impedir a greve dos funcionários da empresa terceirizada encarregada do setor de bagagem, que durou três dias". Sustentou haver tentado acomodar as duas em vôos de outras companhias aéreas, mas que "a tentativa restou inexitosa devido à grande quantidade de cancelamentos de voos".

Segundo a representante da agência de modelos para qual a modelo gaúcha trabalhava, a situação provocou a perda de uma semana de castings importantes em Milão (pré-ensaios nos quais as manequins realizam testes para todas as grifes participantes do evento). A modelo fotografaria um ensaio com um ótimo fotógrafo naquela semana, o que não foi possível ser remarcado, contou a representante. Esse testemunho comprovou que, devido ao atraso, a modelo deixou de auferir ganhos.

Para o juiz Volcir Antonio Casal, da 14ª Vara Cível de Porto Alegre, a causa do atraso do voo não foi demonstrada a contento pela empresa, bem como as alegadas tentativas de acomodação junto a outras companhias. Com relação à greve dos funcionários, o magistrado entendeu ser de responsabilidade da empresa, "pois não se trata de força maior ou ato de terceiro, havendo assim a falha na prestação do serviço".

A sentença condenou a Aerolineas a ressarcir R$ 865,02 para cada autora, referentes aos gastos com novas passagens aéreas, além do pagamento de reparação por danos morais fixada em cinco salários mínimos para a mãe e dez salários mínimos para a manequim. Ainda, foi determinado à companhia aérea o pagamento de R$ 4 mil à modelo a título de lucros cessantes pela perda de cinco dias de trabalho.

Da decisão, as autoras apelaram buscando a fixação de valores que deixaram de receber e também a majoração da reparação pelos danos morais.

O relator da ação na 12ª Câmara Cível, desembargador Orlando Heemann Júnior, considerou que "mãe e filha vivenciaram muitas horas de espera no aeroporto, das 6h30min até as 19h, ante o posterior cancelamento do voo naquela data". Avaliou também que o fato provocou desconforto, apreensão e indignação às mesmas. "O dano moral restou de fato caracterizado, ante o abalo – de alguma forma significativo – de natureza psicológica que as autoras sofreram" - refere o julgado.

O magistrado Heemann admitiu que "a modelo vivenciou momentos de angústia, aflição e estresse e em face do descumprimento daqueles compromissos iniciais, pode ter havido mácula em sua reputação profissional".

O relator majorou o valor fixado a título de lucros cessantes para R$ 7.521,05, referentes aos cinco dias perdidos de trabalho, bem como aumentou as quantias fixadas a título de reparação por danos morais para R$ 10.375,00 (25 salários mínimos à época da sentença) à filha e para R$ 4.150,00 à mãe (dez salários mínimos). Os desembargadores Umberto Guaspari Sudbrack e Ana Lúcia Carvalho Pinto Vieira Rebout acompanharam.

O advogado Rafael Caselli Pereira atua em nome das autoras da ação. (Proc. nº 70029959202)

Sobre a modelo gaúcha

A gaúcha Mariana Coldebella foi um dos rostos da campanha publicitária da Maxfactor, em 2009. Há dois anos e meio ela mora fora do país, e é estrela, ao lado de outras duas tops, do vídeo da marca inglesa de maquiagem.

Natural de Porto Alegre, Mariana já desfilou para quase todos os estilistas do Brasil.
desástres aéreos

Airbus quer conquistar 50% do mercado latino-americano


A Airbus vê a América Latina como um mercado estratégico para crescer. Hoje, segundo a própria companhia, cerca de 40% da frota de aviões da região são da empresa, o que corresponde a 370 aviões operando em 23 companhias. “Em poucos anos, queremos ter 50% deste mercado”, diz Joaquin Toro-prieto, diretor de marketing da Airbus para a América Latina e Caribe.

Segundo o executivo, a região é promissora pelas altas taxas de crescimento do trafego aéreo. “Durante a crise econômica, o trafego aéreo da região foi bem menos afetado que no restante do mundo. Só o setor de cargas que sofreu um pouco mais com a economia, mas o transporte de passageiros se manteve”, diz. Ainda assim, hoje, os Estados Unidos são o principal mercado da empresa.

Nos planos da fabricante de aeronaves, o Brasil terá um papel importante. Ontem mesmo a companhia anunciou a venda de 25 aeronaves para a Tam. A entrega deve terminar em 2016 e o acordo foi fechado pelo valor total de US$ 2,9 bilhões. Com o negócio, a Tam vira o principal cliente da Airbus na América Latina. “Nos próximos 20 anos, nossa expectativa é que o Brasil tenha 500 aviões em operação e queremos ser responsáveis por pelo menos metade disto”, diz Toro-prieto.

+ Leia mais: Como ele salvou a TAP - confira trecho da reportagem de capa de Época NEGÓCIOS de junho

De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as companhias brasileiras operavam 121 aeronaves da Airbus no final de 2008 (estatística mais recente), contra 143 da Boeing, principal concorrente da Airbus. No período, se considerados apenas aviões de passageiros de todos os portes, tanto das duas empresas, quanto de companhias menores, o Brasil contabilizava 313 aeronaves em operação.

Um empecilho para o crescimento da aviação brasileira como um todo e, consequentemente, para a expansão da Airbus no país, é a infraestrutura. A falta de capacidade dos aeroportos para receber aeronaves de porte maior e em maiores quantidades é uma reclamação antiga, tanto dos usuários, quanto de empresários do setor. “Eu acredito que os eventos esportivos, tanto a Copa de 2014, quanto as Olimpíadas de 2016, vão ajudar muito na melhora da infraestrutura do Brasil, aumentando as possibilidades de crescimento da aviação no país”, afirma Toro-prieto.

época negócios

Esportes » Futebol » Competições » Copa 2010 » Seleções » Seleções Ex-mulher de Maradona é retida em aeroporto de Johannesburgo

Ex-mulher de Maradona fica retida em aeroporto de Johanesburgo

Buenos Aires, 10 jun (EFE).- Claudia Villafañe, ex-mulher de Maradona, ficou retida por quase quatro horas nesta quinta-feira no aeroporto de Johanesburgo, junto a outros argentinos que foram à África do Sul para a Copa do Mundo.

Quase 60 passageiros de um voo da Aerolíneas Argentinas foram parados por agentes que buscavam evitar a entrada de torcedores violentos no país.

Como os passageiros contaram à imprensa argentina, os oficiais de imigração subiram no avião com uma lista de nomes e fizeram 58 pessoas descerem, entre elas a ex-mulher de Maradona.

A maior parte do grupo recebeu permissão para entrar na África do Sul após um processo simples de identificação. Por outro lado, Claudia e outros dez passageiros foram retidos durante quase quatro horas para "averiguação de antecedentes".

"Fiquei retida quatro horas e tiraram de mim o passaporte, não me deram explicações. Depois me deixaram ir, me disseram que tinha sido um erro e me pediram desculpas", disse a ex-mulher de Maradona.

Após o incidente, Maradona agradeceu à Embaixada e o Consulado da Argentina na África do Sul pela ajuda no caso.

epa

Avião é sequestrado por supostos narcotraficantes no Peru

Um avião Cessna que sobrevoava nesta quinta-feira as Linhas de Nazca, a cerca de 400 quilômetros ao sul de Lima, no Peru, com sete passageiros e dois pilotos a bordo foi sequestrado por supostos narcotraficantes e estaria na fronteira entre Bolívia e Brasil, revelou a empresa proprietária da aeronave.

— Não é nenhum acidente aéreo. Trata-se de um seqüestro — disse o gerente geral da empresa Aerodiana, Jorge Dávila, em declarações à emissora RPP.

— A aeronave estaria entre Bolívia e Brasil, é a última informação que temos — informou o gerente.

Conforme o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), nas últimas 24 horas o avião não entrou no espaço aéreo do Brasil. O monitoramento do espaço aéreo brasileiro é feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Dávila disse que, assim que tomou conhecimento do fato, alertou os serviços de busca no Peru, Bolívia e Brasil. Ele disse ainda que é possível descobrir a rota feita pela aeronave, pois ela tem um dispositivo técnico que é ligado quando a nave sofre um acidente, mas também que pode ser ativado manualmente "e neste momento está funcionando".

O porta-voz da Aerodiana, Jorge Beleván, informou em entrevista coletiva que a polícia comprovou que as identidades dos passageiros são falsas.

Beleván disse também que a aeronave tinha 200 galões de combustível, quantidade suficiente para voar cerca de quatro horas, "fato pelo qual teria que ter abastecido em algum aeroporto clandestino de narcotraficantes na selva, para depois partir até a Bolívia ou o Brasil".

A aeronave é a mais moderna que opera atualmente sobre a região turística das famosas Linhas de Nazca e tem um custo de US$ 2 milhões, com uma autonomia de voo de 900 km, disse o porta-voz.

O Cessna foi declarado desaparecido às 7h47 locais (9h47 em Brasília) pela autoridade aeronáutica de Nazca. Inicialmente, a polícia informou que a aeronave viajava com oito pessoas, mas Beleván afirmou que os ocupantes são sete passageiros e dois pilotos.

ZERO HORA

Novo aeroporto de SP deve ser privado

Ideia fazia parte do plano emergencial para atacar os problemas do apagão aéreo, mas havia sido arquivada. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, projeto deve ser retomado.


Agência O Globo
Novo aeroporto em São Paulo poderá ser privado

A concessão à iniciativa privada de um terceiro aeroporto em São Paulo voltou à pauta do governo. A reportagem apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já convocou uma reunião com os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da área econômica e assessores especiais do Planalto para discutir o decreto com os termos da concessão do novo aeroporto.

A ideia fazia parte do plano emergencial para atacar os problemas do apagão aéreo (2006-2007), mas havia sido arquivada. A medida está sendo desengavetada porque o governo colheu novas informações sobre a situação da demanda atual e a expectativa de movimento criada pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Planalto concluiu, depois de vários estudos de órgãos do governo e de consultorias privadas, que a maioria dos aeroportos das grandes cidades está caminhando para uma situação de colapso - nos feriadões, fins de semana e períodos concentrados de férias, esses aeroportos ficam sem reserva técnica e exibem filas que levam até duas horas para o atendimento dos passageiros.

Ontem, três ministros confirmaram à reportagem que o presidente Lula reabriu a discussão sobre a concessão do terceiro aeroporto de São Paulo à iniciativa privada. Disseram ainda que o presidente deu prazo de dois meses para que a área técnica chegue ao modelo de concessão.

Na semana passada, o governo decidiu que também fará a concessão do complexo aeroportuário de São Gonçalo do Amarante (RN). "Mas esse é um caso bem particular, em condições diferentes da complexidade do novo aeroporto da região de São Paulo", disse um ministro. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Temos vagas: TAM - Líder de Rampa


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Líder de Rampa - Imperatriz
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Operacional

Descrição
Deverá possuir o 2º grau completo.
Experiência em todos os procedimentos realizados na rampa (carregamento e descarregamento de aeronaves / operações de equipamentos em solo).
Recolher dados e fazer relatórios gerenciais semanais, fazendo o planejamento e o controle das operações.
Deverá possuir disponibilidade para trabalhar sob regime de escala.

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com sua atividade e filosofia empresarial. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Ensino Médio Completo

Qualificações e conhecimentos desejados
Deverá ter bons conhecimentos do pacote Office, mas principalmente do Excel.

Local de trabalho
Aeroporto - Imperatriz

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