PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nunca antes na história do GTE …


Entre 2005 e 2009 esta foi a unidade da FAB que sofreu a maior renovação de sua frota de aviões

vinheta-especialO GTE (Grupo de Transporte Especial) é uma unidade da FAB que tem como objetivo principal o transporte de autoridades. O mesmo foi criado em 1957 e subordinado ao Quartel-General da então III Zona Aérea, sediada no Rio de Janeiro.

Atualmente, o GTE tem como missão básica a realização do transporte aéreo do Presidente da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Alto-Comando da Aeronáutica.

Administrativamente, o GTE está subordinado à Base Aérea de Brasília, que dela recebe todo o apoio necessário ao seu funcionamento, mas operacionalmente, o GTE está subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER).

Até o ano de 2003 os maiores aviões do GTE eram dois Boeing 737-200, designados VC-96, adquiridos em 1976 para o transporte do Presidente da República. Antes da incorporação dos VC-96 o GTE recebeu os Hawker Siddeley HS-125 (VU-93), destinados ao transporte de Ministros e Secretários da República, em 1968.

Depois de um longo hiato, o GTE foi novamente equipado com outros modelos em 1987, quando chegaram os Learjet série 35, designados VU-35A. Posteriormente, mais um Learjet (série 55) juntou-se ao grupo.

Mas o GTE não havia passado por uma mudança tão radical como aquela recentemente vista entre 2005 e 2009. Em 2005 chegou o Airbus VC-1A, versão VIP do Airbus A319 de uso comercial, para o transporte do Presidente da República. No final daquele mesmo ano o GTE começou a operar os Embraer ERJ-145 (ex-Rio Sul) designados VC-99A com o objetivo de substituir os HS-125.

Em setembro de 2006 começaram a ser recebidos os ERJ-135 designados VC-99B e VC-99C, dando início a substituição dos Learjets. Para completar, dois Embraer E-190 (VC-2) foram adquiridos, sendo o primeiro recebido em setembro de 2009. Estes aposentaram os dois 737-200. E assim o GTE chega com a frota de jatos completamente renovada em 2010.

poder aéreo

Nenhum comentário: