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segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Air France lança nova categoria de passagens entre a classe business e a econômica

Premium Voyager Air France

Business sim, mas low cost. É esta a escolha que teria feito a companhia aérea Air France para tentar de preencher as poltronas vazias da classe business e recuperar as cotas de mercado e relação às companhias de baixo custo - especialmente a Open Skies, temida concorrente nos voos para os Estados Unidos.

A partir do mês de outubro, a Air France lança uma nova classe, batizada de Premium Voyageur, com a característica principal de um aumento de 40% do espaço disponível por passageiro: onde existiam 40 passageiros, agora serão apenas 22, um incremento praticamente irresistível em termos de conforto.

A Premium e coloca na metada do caminho entre a verdadeira business e a classe econômica, com poltronas melhores e mais acolhedoras (enquanto a comida é a mesma). Os clientes Premium Voyageur poderão ainda contar com serviços de terra parecidos àqueles da business, uma franquia de 30 kg de bagagem e uma entrega mais rápida das malas no destino final.

Spring Airlines quer estabelecer hub no nordeste da China

Spring Airlines planeja estabelecer uma base em Shenyang e assinou um acordo com o governo municipal detalhando os planos para construir na cidade um pólo de aviação para o nordeste da Ásia.

Air China investe em voos para o Nepal


A Air China observou um enorme aumento de turistas chineses visitando o Nepal. Há atualmente 70 vezes mais turistas chineses visitando o país do que em 2002, ano em que o Nepal se tornou um destino turístico para o povo chinês.

A Air China é a única companhia de aviação que conecta esses dois destinos, com vôos entre Lhasa, Tibete e Katmandu, Nepal -- uma rota que existe desde 1988. Essa é a única rota que proporciona vistas do legendário Monte Everest.

Passageiros de toda a China podem visitar Katmandu, com Chengdu atuando como um hub (concentrador) para várias cidades no Tibete, como também várias cidades em outras partes da China.

Jornal de Turismo

Reivindicações dos pilotos representam aumento de mil euros no salário


O conjunto das reivindicações dos pilotos da TAP, que estarão em greve quinta e sexta-feira, corresponde a um aumento salarial médio mensal de cerca de mil euros, segundo cálculos da Lusa feitos a partir de dados da TAP.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da TAP disse que a totalidade das reivindicações dos "800 pilotos" da companhia representa um "aumento de encargos de 11,5 milhões de euros" para a companhia aérea, que encerrou o primeiro semestre deste ano com prejuízos de 72,4 milhões de euros.

Contas feitas, dividindo os 11,5 milhões de euros pelos 800 pilotos, cada piloto receberia por mês a mais 1.026 euros (12 salários acrescidos de subsídio de férias e 13º).

AEIOU

TAP apela ao «bom senso» dos pilotos



A Administração da TAP ainda tem esperança que «um último lampejo de bom senso» leve os pilotos a cancelarem a greve convocada para quinta e sexta-feira.

«O nosso papel é transportar pessoas e é isso que queremos fazer», afirmou António Monteiro, director de comunicação da TAP, em declarações à ‘TSF’.

Razão que leva o dirigente a ter esperança que «um último lampejo de bom senso» leve o Sindicado dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) a cancelar a greve convocada para a próxima quinta e sexta-feira. Mesmo se as duas reuniões que decorreram na semana passada entre a Administração da TAP e o SPAC não conduziram a qualquer acordo.

Caso a greve vá mesmo avante, como garante o sindicato, António Monteiro revelou que a TAP pondera a possibilidade de recorrer a empresas privadas para diminuir o impacto da greve.
A bola pt

Ryanair: Cigarros a bordo



A idéia nova e brilhante da Ryanair é agora de permitir fumar durante os voos. "A empresa disse que os fumantes não precisam mais se preocupar com vôos longos sem um cigarro".

Interessante vinda de uma empresa que só oferece voos de curta distância ...



Fumar em voos comerciais tem sido ilegal desde a década de 1990.

A Ryanair quer mudar tudo isso graças a seus cigarros sem fumaça.(Cigarros Eletrônicos)

Eles estarão disponíveis para a compra e serão vendidos em embalagens de dez , vendidos a bordo de todos os voos da Ryanair por apenas £ 6.

O Chefe de Comunicação da Ryanair, Stephen McNamara, que nunca perde uma oportunidade de fazer uma piada, disse: "Agora, para ajudar os passageiros que gostam de fumar e têm dificuldade para viajar em um avião por um par de horas sem receber seu hit de nicotina, a Ryanair lançou os cigarros sem fumaça ".

A Ryanair parece ter considerado todas as opções antes de declarar que "uma vez que estes são os cigarros sem fumaça, eles não causam desconforto aos demais passageiros, e podem garantir uma agradável viagem e livre de estresse de vôo para todos os passageiros, como não-fumantes que já não têm de lidar com os fumantes mal-humorado com suas necessidades de nicotina. "

Seria outro golpe de publicidade ?????

Emprego: Vagas em Aberto

Data
Título da vaga
Nome da empresa
Local
Salário
21/09/09

Engenheiro de Aeronavegabilidade

(1 vaga)
Somente para assinantes Itajuba - MG
A Combinar
Descrição da vaga:
  • Gerenciar ações de certificação de aeronaves.
  • Formação superior.


Nacionalidade / Porte da Empresa:
  • Nacional de médio porte

Área profissional:
  • Aviação/ Aeronáutica
Nível hierárquico:
  • Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Veja mais vagas como esta Candidate-se a esta vaga





21/09/09

Engenheiro Aeronáutico

(1 vaga)
Somente para assinantes Itajuba - MG
A Combinar
Descrição da vaga:
  • Experiência com aeronaves.
  • Formação superior.


Nacionalidade / Porte da Empresa:
  • Nacional de médio porte

Área profissional:
  • Aviação/ Aeronáutica
Nível hierárquico:
  • Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
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Serpente a bordo

Foi encontrado uma serpente enrolada em um banco da aeronave, pela tripulação de um jato de passageiros da Air Índia. A cobra foi descoberta durante a verificação de rotina na aeronave A319 da Air India, que tinha aterrissado no aeroporto de Lisboa, após um vôo doméstico de Srinagar. “Não conseguimos pegá-la, uma vez que a cobra deslizava em torno dos objetos” disse um funcionário da companhia.

A cobra escapou após entrar em um respiradouro de ar e não pode ser encontrado até mesmo quando o pessoal desparafusou os painéis internos da fuselagem, abriram-se todas as portas e acessos do avião.

“Havia a preocupação e medo de que a cobra fosse mais longe no interior da aeronave”, disse um funcionário do aeroporto, citado pelo jornal Hindustan Times.

Um funcionário da companhia aérea negou relatos de que a serpente era uma cobra venenosa. “A aeronave estava estacionada no aeroporto de Delhi para fins de manutenção. Havia uma cobra, mas não pudemos encontrá-la”, disse à AFP. “Nós não temos detalhes de qual espécie de serpente que era, ou onde ele está agora. Assumimos este assunto com as autoridades do aeroporto de Deli.”

Ele também negou que a cobra tivesse sido a causa do pouso da aeronave ou de que o próximo vôo para Mumbai, tenha sido adiado por causa da mesma.


O incidente, por coincidência, repetiu o enredo do filme de 2006, Snakes on a Plane, estrelado por Samuel L. Jackson e Julianna Margulies.

Aeroblog

Bombeiros encontram Três corpos em local de queda de avião


Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram por volta das 13h30 o monomotor que estava desaparecido há cerca de três horas no município de Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião caiu e explodiu, matando os três ocupantes - dois adultos e uma criança. A aeronave foi encontrada numa área de mata, no Morro Vista Verde, no bairro de Pouso Alegre,

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o monomotor saiu do Aeroporto de São José dos Campos por volta das 10 horas e deveria ter pousado no Aeroporto de São José do Rio Preto cerca de duas horas depois.

Somente após a chegada do setor de investigações da Aeronáutica as equipes de resgate devem retirar os corpos da aeronave.

TAM: maior demanda abre espaço para alta dos preços



O forte crescimento do tráfego aéreo doméstico nos últimos meses, superior a 20% em agosto e em julho comparativamente a períodos equivalentes de 2008, abre espaço para haver no setor um "pequeno reajuste de tarifas", avalia o diretor de vendas da TAM, Klaus Kühnast. Segundo ele, contribuem para a melhora dos preços das passagens a recuperação do mercado corporativo, com uma consequente melhora da ocupação de assentos da classe executiva. "A melhora do mercado executivo ajuda a aumentar a média e a recompor as receitas do setor", completa.

Na avaliação do executivo, existe espaço para aumento de yield - receita bruta de transporte de passageiros dividida pela quantidade de clientes - porque as tarifas "não estão apenas competitivas, mas muito baixas", situação provocada pela entrada de novas companhias no mercado doméstico e também pela necessidade de "encher os aviões" em tempos de crise. Kühnast calcula que a indústria brasileira de aviação esteja praticando preços 20% menores do que os verificados em 2008. "Mas aumento de preços esperado daqui por diante, que será um processo natural e depende dos outros players, não levará as passagens aos mesmos patamares de 2008", ressalva o diretor da TAM, que participou hoje de seminário na Câmara Americana de Comércio (Amcham).

No primeiro semestre, a TAM reportou um yield negativo em 8,2% para voos nacionais. Quando apresentou os dados do balanço à imprensa, no mês passado, o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, Líbano Miranda Barroso, informou que este indicador vinha subindo 10% entre julho e agosto, comparativamente ao segundo trimestre, o que deve levar o indicador a um valor negativo em 5% no exercício completo de 2009. A TAM não revela a projeção de yield para os voos internacionais.
Agência Estado

Projeto F-X2 : Novo Prazo



O Comando da Aeronáutica informa que, por solicitação das empresas concorrentes, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 resolveu estender o prazo, até o dia 2 de outubro de 2009, para os três competidores (Boeing, Dassault e SAAB) apresentarem possíveis melhorias em suas ofertas para o processo de seleção dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira.
Blog do Poder Aéreo(BPA)

Bombeiros fazem buscas por avião em mata na Grande SP

Aeronave ia de São José dos Campos para São José do Rio Preto.
Quatro pessoas estavam no avião; buscas são feitas em Santa Isabel.

O Corpo de Bombeiros de Arujá, na Grande São Paulo, realizava no início da tarde desta segunda-feira (21) buscas pela aeronave de pequeno porte desaparecida após sair nesta manhã de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo. Segundo os bombeiros, as buscas eram concentradas no Pico do Pouso Alegre, em Santa Isabel, também na região metropolitana.



Por volta das 13h30, a corporação tentava chegar ao local, de difícil acesso. De acordo com informações do Jornal Hoje, moradores de Arujá informaram aos bombeiros que viram um grande clarão no céu e ouviram uma explosão.





Segundo informações do controle de tráfego aéreo de São José dos Campos, o avião levava quatro passageiros e saiu da cidade às 9h45, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas ele não pousou no destino no tempo previsto.

Além disso, de acordo com o controle de tráfego aéreo, o piloto deveria ter entrado em contato com a torre de controle de Pirassununga, a 211 km da capital paulista, o que não ocorreu.

A assessoria de imprensa da Aeronáutica em Brasília afirmou que o serviço de controle do órgão está verificando a informação de que o avião teria sumido, mas que ainda não tem confirmação sobre o ocorrido.

G1



Taca começa novo serviço em 1° de novembro


A Taca começa no dia 1° de novembro uma nova rota: Cidade do México, no México, a partir de Lima, no Peru, três vezes por semana. Na ida, o voo sai de São Paulo (GRU) às 7h27 e chega no destino às 15h35 às terças, quintas e aos domingos. No sentido contrário, o voo sai às 14h e chega às 5h35 (horário local) em São Paulo (GRU) às segundas, quartas e sextas. Mais informações e reservas pelo toll free 0800-761-8222.
Panrotas

F-X2: É hoje … ou não?


finalistas-f-x2

Conforme anunciado anteriormente, tanto pela FAB como pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim, as empresas que participam do processo pela escolha do novo caça da FAB (programa F-X2) tem até o dia de hoje como prazo para a entrega das propostas definitivas e últimos ajustes.

Mas (sempre existe um “mas”) o prazo pode ser prorrogado caso as autoridades brasileiras assim julguem necessário.

Poder Aéreo

Decisão judicial manda aviões do narcotráfico para MS


Decisão do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, confiscou dois aviões que eram usados no narcotráfico e determinou que eles sejam encaminhados a Mato Grosso do Sul. A decisão é de quinta-feira (17) e os réus podem recorrer.

Os dois aviões turbo-hélices pertenciam ao colombiano Jorge Enrique Rincon Ordoñez e agora serão utilizados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado.
Ele e outros três comparsas foram presos em março, pela PF (Polícia Federal). Conforme reportagem do jornal Folha de São Paulo, na denúncia do MPF (Ministério Público Federal), consta que Ordoñez atua no Brasil desde 2008 e conversou com pilotos e donos de aviões e hangares para montar uma empresa aérea.

De acordo com o texto do jornal, Ordoñez comprou por US$ 969 mil (R$ 1,75 milhão) um avião turbo-hélice em Curitiba. O dinheiro era de uma conta no México.

Segundo a reportagem, baseada na denúncia do MPF, o valor foi subfaturado no recibo da venda (US$ 650 mil). Ordoñez era dono de outro avião, apreendido em Ribeirão Preto (SP) anos atrás por problemas com a Receita Federal.

Campo Grande News

Viajar de avião pode sair mais barato que ônibus



A estratégia agressiva nos preços praticados por companhias aéreas pode beneficiar quem precisa viajar. Pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo site Mercado Mineiro revela que ir de avião para alguns destinos fica mais barato que seguir de ônibus. Foram consultados os preços de cinco companhias aéreas e seis empresas rodoviárias entre 16 e 18 de setembro.

A pesquisa revelou que o valor total dos vôos de ida e volta entre Belo Horizonte e Campinas (SP) pela Azul Linhas Aéreas é de R$ 133,04, enquanto fazer o mesmo trajeto de ônibus pela empresa Gardênia, que cobra as menores tarifas rodoviárias, sai por R$ 165, diferença de 24,02%.

Outra vantagem a favor do avião foi detectada na rota entre a capital mineira e Fortaleza (CE). Enquanto viajar pela Web Jet custa R$ 497,24 (ida e volta), a passagem de ônibus mais barata é de R$ 693,33, pela empresa Gontijo, variação de 39,43%.

Em outros casos a vantagem em valores absolutos pende para a viagem de ônibus, mas cabe ao passageiro avaliar a relação entre o custo e o benefício. Além de economizar tempo, a viagem aérea também anula os riscos das perigosas rodovias brasileiras. Para a viagem aérea entre BH e São Paulo o menor preço encontrado ida e volta foi de R$181,24, na Web Jet, sendo que o menor preço na passagem de ônibus para o mesmo destino é de R$ 156, pela Viação Cometa, diferença de apenas R$ 25,24 (16,17%).

Outra diferença pouco significativa foi verificada na viagem de ida e volta entre capital mineira e Salvador (BA). A Web Jet cobra R$ 373,24, apenas R$ 9,76 (2,61%) mais caro que o menor preço encontrado na passagem de ônibus, praticado pela Gontijo, R$383.

Segundo Feliciano Abreu, diretor-executivo do Mercado Mineiro, é importante ficar atento e planejar a viagem com antecedência mínima de 15 dias para aproveitar as melhores promoções.
UAI

Acidente de avião mata quatro em Broward

Ao que tudo indica, um problema no motor foi a causa do acidente na noite de domingo com um avião, nos Everglades. A aeronave carregava quatro pessoas, que voltavam do fim de semana em Gainesville (Centro da Flórida). Um corpo já foi encontrado, mas a polícia de Broward não acredita que haja sobreviventes.

De acordo com representantes da Administração Federal de Aviação (FAA), momentos antes de perder altitude e cair no pântano, o piloto reportou problemas à torre de controle do Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale. “Ele chegou, inclusive, a emitir um sinal de emergência”, afirmou a porta-voz da FAA, Arlene Salac.

O avião era um monomotor Piper Turbo Saratoga, da Bull Gator Air Inc., uma empresa de Sea Ranch Lakes. Equipes de resgate ainda estão no local, em Broward West, tentando encontrar os outros corpos, próximo à reserva Big Cypress National.
ACHEIUSA

Avião de pequeno porte desaparece no interior de SP

Um avião de pequeno porte que levava quatro pessoas está desaparecido desde 11h45 desta segunda-feira (21) no interior de São Paulo, segundo informações do controle de tráfego aéreo de São José dos Campos, a 97 km da capital paulista.

De acordo com as primeiras informações do controle, a aeronave saiu da cidade às 9h45 desta segunda, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de são Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas o avião não pousou no destino no tempo previsto.

Além disso, de acordo com o controle de tráfego aéreo, o piloto deveria ter entrado em contato com a torre de controle de Pirassununga, a 211 km da capital paulista, o que não ocorreu.

A assessoria de imprensa da Aeronáutica em Brasília afirmou que o serviço de controle do órgão está verificando a informação de que o avião teria sumido, mas que ainda não tem confirmação sobre o ocorrido.
G1

Avianca vai começar a utilizar copos biodegradáveis em seus voos,

A companhia aérea colombiana Avianca vai começar a utilizar copos biodegradáveis em seus voos, como uma contribuição ao meio ambiente.

Avianca

Um ato tão simples quanto essencial , quando você estiver voando e pedir um copo de água para saciar sua sede, pode ter consequências inesperadas para o meio ambiente.

É que os copos que são normalmente utilizados são feitos de fibras de celulose tratadas ou combinações de plástico, uma vez utilizados e descartados no meio ambiente será longa e não tão "amigável" a sua decompoisção.

Por esta razão, Avianca decidiu virar a página e para o bem do planeta começará a utilizar copos biodegradáveis em seus vôos: uma mais do que louvável iniciativa.

Estes novos copos são preparados a partir de amido de milho, uma novidade no mundo da aviação comercial, que é mais do que desejável, é também adotada por outras companhias aéreas.

Por dia, cada companhia aérea descarta toneladas desse tipo de resíduos.


Carga crescerá 5,2% ao ano, prevê a Airbus


A carga aérea mundial deverá crescer a um ritmo anual de 5,2% nos próximos 20 anos, prevê a Airbus. Nas próximas duas décadas as companhias aéreas necessitarão de mais 3 440 aviões cargueiros, para fazerem face ao crescimento esperado da carga aérea, prevê a Airbus. O construtor europeu estima agora que a carga aérea, medida em ton.km, deverá crescer a um ritmo anual de 5,2% ao ano nos próximos 20 anos. Um cenário positivo mas ainda assim uma revisão baixa face à previsão avançada em 2008, e que era de uma taxa anual de crescimento de 5,8%. Dos 3 440 cargueiros que serão precisos, 850 serão aparelhos construídos de raiz e os restantes resultarão da conversão de aviões de passageiros, acrescenta a Airbus.

Em 20 anos, a frota mundial de aviões cargueiros deverá crescer das 1 700 unidades contabilizadas em 2008 para 3 864, em 2028. No mesmo período, 1 276 aparelhos deixarão de voar. A região da Ásia-Pacífico será o grande mercado para os aviões cargueiros (e também, já agora, para os de passageiros). Mas será a frota das companhias da América Latina aquela que conhecerá o maior incremento, em número de unidades, aumentando cerca de 86%.

Transportes & Negócios

Aeronáutica inscreve até 7 de outubro

A Aeronáutica encerra no dia 7 de outubro as inscrições para os editais dos concursos para o Curso de Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) que, juntos, oferecem 450 oportunidades. Ambos são ministrados na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo (177 km).

O CFS tem 188 vagas nas áreas de eletricidade e instrumentos, equipamentos de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, cartografia, comunicações, estrutura e pintura, foto-inteligência, mecânica de aeronaves, material bélico, eletromecânica, guarda e segurança, metalurgia e controle de tráfego aéreo.

Já as 242 oportunidades do EAGS estão distribuídas entre as áreas de eletrônica, administração, enfermagem, laboratório, música (diversos instrumentos), sistemas de informação, obras e radiologia.

Para participar, os interessados devem ser solteiros, ter idade entre 17 e 24 anos na data da matrícula (6/10), altura mínima de 1,55m, se for do sexo feminino, e 1,60m, se for do sexo masculino, e nível médio completo. O salário inicial é de R$ 2.268 e pode chegar a R$ 3.180.

As inscrições poderão ser realizadas até 7 de outubro, exclusivamente pela internet, no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (www.eeae.aer.mil.br). A taxa custa apenas R$ 50.
Desástres Aéreos

Réplica do Demoiselle na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro


Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 25 de outubro, a réplica do avião demoiselle, projetado por Santos Dumont,será uma das atrações que comporá o evento. O evento ocorrerá no Armazém Científico , na Rua barão de Tefé, 75, na Saúde e no Centro Esportivo Miécimo da Silva em Campo Grande, zona Oeste da Cidade.

Melhores informações no site http://semanact.mct.gov.br/

Aerobrasil

Participação na aviação comercial doméstica em Agosto


Dados da ANAC

Eaglesky

Calor global intensifica turbulência em voos


As turbulências enfrentadas por aeronaves estão cada vez mais frequentes. E essa frequência tende a aumentar com o aquecimento global. "A turbulência nos voos sempre existiu, mas pode ser agravada pelo aumento de temperatura", explica o professor de Climatologia João Lima de Sant’anna, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

"O aquecimento global tende a provocar o aumento da instabilidade aérea, uma vez que aumenta a temperatura e, consequentemente, a evaporação e a formação de nuvens de grande extensão, as chamadas cumulus nimbus, que são áreas de turbulência. "Segundo Sant’anna, essas nuvens se formam a uma altitude em torno de 1 mil metros e apresentam quilômetros de espessura. Os aviões, que voam a cerca de 10 mil metros de altura, podem atravessar uma parte da nuvem.

Outro fenômeno climático, o El Niño, também tem contribuído para o aumento de turbulências. "Com o El Niño, as águas da parte leste do Oceano Pacífico, na região do Peru e do Equador, estão mais quentes que o habitual. Isso provoca modificações nos ventos alísios da região equatorial e no Oceano Atlântico", explica o professor de Meteorologia da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Leite da Silva Dias. No caso do voo 128 da Continental Airlines, entre o Rio e Houston, que enfrentou forte turbulência na manhã de segunda-feira, há a influência de outro fator. A região do Trópico de Câncer, que compreende o sul da Flórida, nos Estados Unidos, e o Caribe, é uma Zona de Convergência Intertropical.

Nesta época do ano, verão no Hemisfério Norte, duas massas de ar quente convergem, uma vinda dos Estados Unidos e outra da região amazônica. O avião pode ter passado por uma região com nuvens carregadas, as chamadas cumulus nimbus, que estão cheias de água e gelo. Ou então pode ter sofrido uma turbulência de céu claro, que é bem mais difícil de prever."Pelo radar meteorológico, equipamento que detecta o mau tempo e está presente em todos os modelos de aeronaves, o comandante vê as nuvens e pode associá-las a uma turbulência.

No caso do céu claro, ele é pego de surpresa. É como uma correnteza no mar. Está ali, mas não é possível detectar", avalia o especialista em Segurança Aérea Ronaldo Jenkins. Segundo ele, não existe uma estatística mundial que possibilite comprovar se o número de turbulências aéreas aumentou. "Todo modelo de aeronave está sujeito a turbulências, que podem fazer o avião ganhar ou perder altitude.

"O site Avherald.com registrou um aumento no número de casos de turbulências em 2009. Durante todo o ano passado, 28 incidentes do tipo foram registrados. Neste ano, até ontem, já são 35 casos. O site traz notícias diárias sobre inúmeros tipos de ocorrências em voos no mundo, de pousos forçados a problemas mecânicos. Para evitar ser pego de surpresa numa turbulência, os especialistas recomendam deixar o cinto afivelado durante todo o voo. "Isso evita que o passageiro seja pego desprevenido.

Quando ele está dormindo, um sono pesado, dificilmente vai ouvir o aviso sonoro nem terá uma reação rápida", diz Daniel David Horsky, especialista em Segurança e coordenador do Centro Educacional de Aviação do Brasil (CEAB).

Ciência Agora

FAB e Embraer preferem caça da Boeing


Como já se sabe, se depender do presidente Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a França - com quem o Brasil já fechou negócio para a compra de cinco submarinos e 50 helicópteros - também deverá fornecer um pacote de 36 caças Rafale para a Força Aérea Brasileira, a FAB, numa transação que pode variar entre 4 bilhões e 8 bilhões de reais.

Além do Rafale, fabricado pela Dassault, também estão na disputa os caças FA-18 Hornet, da americana Boeing, e o sueco Gripen, da Saab. Os três concorrentes devem apresentar uma nova rodada de propostas à FAB na próxima segunda-feira. A decisão do governo deve sair em outubro.

Mas ainda que não comentem a respeito - tanto a FAB, quanto a Embraer, que deverá participar da contrução dos caças e assimilar a transferência de tecnologia exigida do governo brasileiro do fornecedor - preferem o caça FA-18 Hornet, da Boeing.

Para a Embraer, a preferência pela Boeing é claramente comercial. De saída, a empresa brasileira participa de uma licitação de 100 aviões leves de combate, como o Super Tucano, para a Força Aérea Americana, que pretende usá-los em cenários de guerra de guerrilha, como no Afeganistão.

A decisão ianque sobre a compra, que pode alcançar 90 milhões de dólares, deve ser anunciada em 2010.

As duas transações são independentes. Mas se o Brasil optar pelo FA-18, a Embraer deverá contar com maior simpatia dos americanos pelos Super Tucanos.

Outro ponto importante para a Embraer é o interesse já manifesto pela Boeing em desenvolver com a empresa brasileira um avião cargueiro militar, o KC-390, também a ser vendido para as forças armadas brasileiras.

O presidente francês Nicolas Sarkozy disse que a França gostaria de desenvolver um cargueiro com a Embraer. Mas acontece que a Airbus, que é sediada na França, já trabalha num projeto similar ao KC-390.

Já do ponto de vista da FAB, a preferência pela Boeing diz respeito à superioridade técnica do FA-18 sobre o próprio Rafale e o Gripen.

Aliás, nos últimos anos, o Rafale, que é fabricado pela Dassault, perdeu cinco disputas internacionais para o FA-18, em países como a Coreia.

Um dos trunfos do FA-18 é o seu sistema de radar AESA, desenvolvido pela Raytheon, que permite que o avião se torne invisível para o inimigo, que uma vez detectado pode ser fulminado antes mesmo de saber que estava sendo perseguido.

Além disso, para a FAB, a superioridade técnica da Boeing tem a ver com o sistema de navegação GPS.

Os americanos possuem a única constelação de satélites do mundo dotada da tecnologia. O GPS permite a localização exata de um objeto na superfície terrestre ou próximo dela, independente de condições meteorológicas ou de luminosidade.

Cabe ao Pentágono licenciar o uso do GPS para fins civis e militares em todo o mundo.

Logo, se comprar os Rafales, o Brasil continuará dependente dos americanos, ainda que indiretamente. A importação do GPS certamente tornará o pacote francês mais caro para o Brasil.

Desde o início da década que a União Europeia analisa a construção de um sistema GPS próprio. Mas a proposta, que está longe de sair do papel, custaria pelo menos 20 bilhões de dólares.

Outro aspecto que até agora vem sendo ignorado por Lula e Jobim - mas que é de interesse dos comandantes brasileiros - é a transferência tecnológica enquanto treinamento.

Só um piloto muito bem treinado consegue um rendimento máximo em ação. E nesse quesito, mais uma vez os militares brasileiros tem mais intimidade com os americanos, que por sinal tem as forças armadas mais bem treinadas do mundo.

A discussão sobre transferência tecnológica dos caças está restrita à resistência americana em permitir que a tecnologia a ser cedida para o FA-18 Hornet no Brasil seja revendida para países indesejáveis para os EUA, como a Venezuela ou o Irã.

Os americanos já declararam que o Brasil não teria carta branca para revender os FA-18 "made in Brazil".

De forma explícita, a provável decisão brasileira em comprar os Rafales vai se apoiar nesse aspecto.

Mas de forma velada, a intenção do governo Lula em se alinhar à França tem a ver com a intenção de demonstrar aos nossos vizinhos latino-americanos independência em relação a Washington.

No governo brasileiro, o Itamaraty tem dado sinais de que essa seria uma resposta em boa hora à Casa Branca, poucos meses depois do anúncio da instalação de bases militares americanas na Colômbia de combate ao narcotráfico.

O anúncio gerou uma enorme polêmica na Unasul, que reúne os países sul-americanos, com anti-americanistas notórios, como os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Rafael Corrêa, do Equador.

Com razão, o Brasil não gostou da maneira como os americanos trataram o tema, não consultando, ou pelo informando Brasília de antemão a respeito.

Mas para o bem da segurança nacional, da FAB e do contribuinte brasileiro - que vai pagar a conta - é preciso esclarecer todos os aspectos - geopolíticos, técnicos e comerciais - que cercam a maior compra de aviões militares pelo Brasil desde 1973.

Portal Exame

KLM Economy Class

klmlogo

KLM Economy Class é uma re alidade, de ac ordo com a companhia aérea , com início previsto para dezembro, os passageiros podem escolher uma nova versão em classe econômica em vôos de longa distância, o Comfort Economy que, como seu nome indica, proporcionar mais conforto e espaço.

KLM-1

The Comfort of KLM Economy terá dez centímetros a mais de espaço para esticar as pernas e um banco que pode recostar-se duas vezes mais, mas com um custo não tão alto em comparação com as classes "superiores".

De acordo com a declaração da mesma empresa da Holanda esta nova opção é uma resposta aos seus usuários muito exigentes que solicitam conforto na classe econômica em vôos de longa distância.

Esta nova classe, então, virá a complementar a escolha de "assento preferencial", disponível a um custo adicional.

Esta iniciativa é parte de "O Cliente Journey" com o qual a companhia aérea pretende renovar o seu posicionamento de marca e responder às necessidades de seus clientes.

No que diz respeito ao aumento do valor do bilhete para quem optar por esta alternativa, mas mais confortável o acréscimo será de aproximadamente 80 a 150 euros, em cada sentido.

Olympic Airlines renovada

DHC-8 Olympic Airlines

A partir do dia 28 de Setembro, a Olympic Airlines estará encerrando suas operações. Esta será substituida pela “Olympic Air Anonymos Etaireia Aeroporikon Metaforon”, ou se preferir Olympic Air.

As operações da novata serão feitas por aeronaves A319, ATR42 e 72 e DHC-8 (foto). O IATA da companhia continuará sendo OA.

As operações de longa duração, que antes eram feitas pelos A340 serão encerradas, ou seja, o A340 deixará de fazer parte da frota da Olympic Air.

Eaglesky

Lufthansa vai reduzir 15% do pessoal administrativo



Um porta-voz da empresa, citado pelo jornal Handelsblatt, garantiu que a redução de 15% poderá ser alcançada apenas com as "saídas naturais" de trabalhadores.


Esta redução de pessoal administrativo vem juntar-se a um plano anunciado em Julho para reduzir as despesas da transportadora aérea até 2011.

A Lufthansa transportou cerca de 33,2 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2009, tendo registado uma queda de 4,8% no número de passageiros, em relação ao mesmo período do ano passado.

O transporte de mercadorias também sofreu uma queda de 20% no mesmo período.


Apesar das atuais dificuldades, a Lufthansa espera ainda conseguir alcançar o resultado de oito milhões de euros previstos para o primeiro semestre do ano.
Aeroblog

CHÁVEZ ESTUDA A DERRUBADA DE AERONAVES SUSPEITAS E IGNORA RELATÓRIO DOS EUA




Ontem, durante entrevista coletiva, o presidente venezuelano Hugo Chávez, contrariado, não quis comentar o relatório dos EUA sobre drogas ilícitas, no que toca à Venezuela.

Pelo relatório, a Venezuela está entre os países que menos contribuíram na luta contra o narcotráfico. E os EUA usam o relatório para pressionar Chávez a dotar o seu país, como acontece com a Colômbia, Peru e Brasil, com legislação que autorize o abate de aeronaves sob suspeita de carregamento de drogas proibidas.

A Venezuela foi reprovada pelo governo dos EUA e, no relatório que foi enviado ao Congresso norte-americano, aparece ao lado da Bolívia e da Birmânia (Mianmar), esta última uma velha e conhecida narcoditadura militar. Apesar da reprovação, não haverá sanção econômica para a Venezuela, ao contrário da Birmânia, que, há mais de dez anos, aparece nos relatórios e, por especialistas internacionais, é considerada um narcoestado.

Na coletiva, Chávez disse, apenas, que estuda, à luz do direito internacional, legislações, como a brasileira, que autorizam o abate de aeronaves sob suspeita e cujos pilotos não atendem ordens para aterrar. Sobre tráfico de drogas, lembrou Chávez que os norte-americanos são os maiores consumidores do planeta e o governo dos EUA não consegue reduzir a demanda.

A lei brasileira, no particular, consagra a pena de morte. É inconstitucional. No Brasil, foi objeto de pressão norte-americana. A lei, não sancionada por Fernando Henrique que preferiu engaveta-la, acabou recebendo a aprovação de Lula, apesar da flagrante inconstitucionalidade.

Fora isso tudo, uma aeronave pode ser perseguida, até aterrar.

A autonomia de vôo é limitada. No caso de prisão do piloto, ele poderá se tornar um colaborador de Justiça e fazer revelações importantes. Como todos os céus, a lua e as estrelas sabem, o potente narcotraficante nunca estará na aeronave, mas em terra.

O Brasil mantém, com relação ao tráfico de drogas, cooperação com todos os países das Américas. Portanto, por meio de cooperação, o avião suspeito, caso deixe o espaço aéreo brasileiro, poderá ser perseguido por avião de país amigo.

Convém frisar que o sistema operado pelos EUA, por meio do Comando Sul, detecta e avisa sobre aeronaves suspeitas e coloca os países que estariam na rota da aeronave em alerta.

Assim, não haveria risco de se perder de vista a aeronave suspeita, que, frise-se, poderia ser bombardeada com tinta, isto para ser identificada de forma induvidosa ao aterrar.


No Peru, um avião suspeito já foi bombardeado, com trágico resultado. No seu interior estava uma religiosa com o filho de poucos meses. A mãe e o filho morreram em razão da queda do pequeno avião. Mais ainda, não havia, no avião abatido, drogas ou vestígios delas. No caso, o piloto era inexperiente e se assustou, situação essa agravada pelo fato de o equipamento de rádio não funcionar.

PANO RÁPIDO

A Venezuela entrou na lista norte-americana dos países que não colaboram na luta contra as drogas proibidas por mera represália.

No ano de 2005, o presidente Chávez expulsou agentes da agência norte-americana de drogas (DEA), por bisbilhotagem política: a DEA é conhecida por se dedicar a espionagem no campo político e os seus agentes chegam aos países a título de cooperação na luta contra o tráfico de drogas.

Agentes da DEA, do FBI e da CIA, no Brasil, já bisbilhotaram. À época, o presidente era Fernando Henrique Cardoso.

Um ex-agente do serviço de espionagem da embaixada norte-americana, Carlos Costa, fez revelação sobre a atuação dos espiões e destacou como eram feitos os grampos realizados no palácio do Planalto.

IFR Online

Farsa Aérea Brasileira


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Não nos surpreendem os últimos comentários das nossas autoridades políticas sobre o Programa FX-2. O tema Defesa nunca foi prioridade em nenhum dos governos democráticos no Brasil e até na ditadura militar os investimentos nas Forças Armadas sempre foram aquém das necessidades estratégicas do País. Por isso o FX-2 virou motivo para piadas.

Mas causa-nos preocupação de como se dará a operação do Rafale na FAB, caso ele seja definitivamente escolhido, se o próximo governo resolver não dar continuidade aos investimentos para a plena operação dessa aeronave.

O Rafale é sabidamente um caça de custo operacional altíssimo, considerando o padrão da FAB.

Às vezes parece que nossas autoridades não têm a verdadeira noção do real estado das nossas Forças Armadas, particularmente da FAB, que alguns críticos dizem poderia ser chamada de “Farsa Aérea Brasileira”, com seus problemas crônicos de falta de aeronaves disponíveis, falta de combustível e de armamento adequado.

A FAB não precisa de mais “rainhas de hangar”, precisa sim de aeronaves de combate numa quantidade realista para o tamanho e vulnerabilidades do Brasil e com custo operacional baixo.

De nada vai adiantar a compra do Rafale, se forem mantidos os tradicionais contigenciamentos de recursos e falta de seriedade na manutenção de um Poder Aéreo crível.

Blog do Poder Aéreo

Iata: classe executiva cai 14% em julho


Segundo os resultados de julho da Iata, o tráfego de passageiros em classe executiva caiu 14,1% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado. Um progresso, uma vez que a queda durante o mês de julho foi de 21,3%.

Apesar da queda de julho ter sido mais suave e de representar um renascimento do setor das viagens de negócios, há que salientar que as tarifas "premium" estão 23% menores em relação ao ano passado.
De acordo com as previsões da Iata as receitas com segmento corporate vão melhorar a um ritmo muito mais lento que o número de passageiros em sentido lato.
Jornal de Turismo

Neste ano, foram registradas mais de 500 colisões de aviões e aves


Urubus, garças e outras aves que vivem perto dos aeroportos colocam em risco a aviação no Brasil. Só neste ano, foram registradas mais de 500 colisões entre aviões e pássaros.

Um avião foi atingido por um urubu logo depois de decolar do aeroporto do Recife. O choque comprometeu o sistema de pressurização.

Os pilotos sabem que este tipo de ameaça com asas, bicos e penas pode surgir do seu, de repente. As aves podem parecer inofensivas, mas, numa colisão, o estrago é enorme.


Fotos registram o resultado: a fuselagem é danificada como se fosse frágil e um urubu chega a rasgar a asa de um avião. "Elas [aves] podem até derrubar a aeronave, causar um acidente aeronáutico", diz o coronel João Carlos Bienick.

O número é preocupante. Segundo o Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, só neste ano, no Brasil, foram registradas 507 colisões entre aves e aviões. E a quantidade não revela a real dimensão do perigo. Os próprios especialistas calculam que apenas 30% desses acidentes são notificados.

O aeroporto do Galeão, no Rio, apresenta o maior número de colisões neste ano: 46. Guarulhos, em São Paulo, vem logo depois com 43. No Recife, foram dez.

O perigo é conhecido. Um lixão na capital pernambucana atrai centenas de urubus e garças. São centenas que ficam na rota mais usada pelos aviões que chegam ao terminal. A área de segurança aeroportuária prevê um raio de 20 quilômetros de distância de qualquer fator de atração de aves. E o lixão está a seis quilômetros.

Em Fernando de Noronha, o risco é provocado pelas garças. Em uma decisão inédita, 500 delas foram eliminadas com uma injeção letal, em dezembro de 2007. Mas a espécie invasora voltou a crescer e será necessária outra estratégia. Os ninhos devem ser retirados até o fim do ano e os ovos, quebrados.

G1

Scott Weiland (Stone Temple Pilot) sofre ataque epiléptico em avião

Scott Weiland (Stone Temple Pilot) sofre ataque epiléptico em avião -


Ex-vocalista dos Velvet Revolver esteve a oxigénio e o avião foi forçado a aterrar.


Scott Weiland (Stone Temple Pilots/Velvet Revolver) sofreu um ataque epiléptico "moderado" durante um voo entre Los Angeles e Miami e teve de receber oxigénio a bordo, tendo mesmo o avião sido forçado a aterrar de emergência em Dallas.

O músico ter-se-á sentido melhor em terra mas acabou por ser transportado para o hospital, avança a Rolling Stone. Um porta-voz do músico disse à revista norte-americana que Weiland "está óptimo" e que este não foi um caso isolado, dado que o cantor tem historial de ataques epilépticos .

Weiland terminou há pouco tempo a digressão norte-americana com os Stone Temple Pilots e iria a Miami actuar com a Scott Weiland Band e apresentar a sua nova linha de roupa, a Weiland for English Laundry.

Aeiou