A proposta de fusão das empresas europeias de leasing de aviões AerCapHolding NV e Genesis Lease Ltd. realça as grandes mudanças em curso no setor, que movimenta US$ 147 bilhões por ano, agora que as maiores do ramo lutam com problemas de crédito e as de médio porte tentam melhorar suas posições.
A AerCap, que tem sede em Amsterdã, fechou acordo sexta-feira para a compra da concorrente menor, da Irlanda, por US$ 300 milhões, criando a terceira maior empresa do setor em tamanho da frota. Juntas, AerCap e Genesis teriam 358 aviões. Desses, dois são ERJ-170s da Embraer, pertencentes à frota da Genesis.
A oferta de US$ 8,81 por ação corresponde a um prêmio de 27% sobre o preço de fechamento dos ADRs da Genesis no dia 11, o último dia de operações com a ação antes de a empresa anunciar que estava negociando com um interessado não identificado. As duas empresas estão listadas na Bolsa de Nova York.
O negócio acontece no momento em que empresas de leasing que controlam pelo menos um quarto dos 6.270 aviões do setor estão à venda.
Algumas da maiores empresas de leasing de aviões - a maioria delas americana - estão enfrentando o impacto da crise de crédito. As empresas mais saudáveis de segunda linha na Europa e na Ásia, como a AerCap, estão tentando aproveitar as dificuldades das maiores e crescer na recessão.
As empresas de leasing de aeronaves são donas ou administram mais de 35% de todas as aeronaves em operação no mundo, com um valor total de aproximadamente US$ 147 bilhões, segundo analistas de aviação da Ascend Worldwide Ltd. Nos últimos anos, elas compraram praticamente um de cada três aviões fabricados pela Boeing Co. e pela Airbus.
Mas a crise de crédito cortou o acesso de muitas empresas de leasing a fontes de recursos de que necessitam para financiar suas compras de aviões.Webtranspo
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