PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TACA anuncia novo serviço para a América Latina a partir de Orlando


TACA Airlines vai se tornar a mais nova operadora internacional no Aeroporto Internacional de Orlando em 1 de novembro, quando inaugurará seus serviços três vezes por semana:
Orlando-San Salvador
O serviço será realizado com um Embraer E190.

Céu sem controle



Um avião jumbo 737/500 da empresa Aerolineas Argentinas, que tinha partido de Buenos Aires e se dirigia a Lima, no Peru, ontem foi inesperadamente desviado para o aeroporto local de El Plumerillo para reabastecimento.

De acordo com informação divulgada hoje pelo jornal de Buenos Aires Página 12, "o comandante afirmou que ele tinha muito vento contrário para chegar ao destino sem escala imprevista.

os vôos entre Buenos Aires e Mendoza ter um momento de anarquia total.

É que ocorre ao longo de cerca de 62 milhas que estão fora do alcance de qualquer radar, navegando cegamente.
A falta de instalação de radar no país não é apenas um problema para o transporte de passageiros e à segurança aérea na realidade, mas é um fator facilitador do tráfico de drogas.

MDZ

Avianca dará hotel grátis para clientes


A Avianca lança promoção que dará hotel grátis em São Paulo para clientes que forem provenientes de outros Estados, em voos das companhias aéreas nacionais, mediante comprovação do embarque na véspera do voo da aérea. A facilidade é válida para embarques até 30 de setembro.

A companhia se responsabilizará apenas pelo pagamento das diárias. Portanto, custos adicionais será responsabilidade do cliente. Para participar desta facilidade e saber mais informações mande um e-mail para promoavianca@avianca.com.br até 48h antes da saída do voo.

Para os voos que partem aos sábados, domingos e segundas-feiras os e-mails deverão ser enviados até as 10h da sexta que antecede o voo. Os passageiros contarão com transfer in-out e café da manhã.
Panrotas

Bombardier vê estabilização no mercado de aviação executiva



A fabricante canadense de aviões Bombardier acredita que o mercado de jatos executivos parece estar se estabilizando, após acentuado baque em meio ao agravamento da crise financeira global no final do ano passado.

A empresa, maior concorrente da Embraer na produção de aeronaves comerciais regionais, anunciou nesta quarta-feira que teve queda de 22 por cento no lucro trimestral.

O resultado foi consequência dos fracos negócios no normalmente lucrativo setor de aviação executiva. Apesar disso, as ações da companhia saltaram, uma vez que o lucro superou as previsões de analistas.
A Bombardier disse que teve 80 cancelamentos de encomendas para jatos executivos no último trimestre fiscal, fechado em 31 de julho, e apenas 27 novas encomendas.

Os cancelamentos incluem uma encomenda firme por 25 aviões modelo Learjet da empresa privada iniciante Jet Republic, que entrou em colapso em agosto.

"Nós percebemos uma diminuição nos cancelamentos ao longo do trimestre", disse o presidente da Bombardier Aerospace, Guy Hachey, em teleconferência.As novas encomendas por jatos executivos quase dobraram em relação ao trimestre anterior, a maior parte vinda no final do período. Hachey afirmou que a tendência prossegue no trimestre atual.

"Ocorre uma estabilização e percebemos isso no nível industrial", disse, ressoando declarações semelhantes feitas recentemente por suas concorrentes Textron e General Dynamics.

G1

Pássaro entra em turbina de avião da Gol que seguia para Salvador


Um pássaro entrou na turbina de um avião da Gol, que seguia do Rio com destino a Salvador. O episódio aconteceu na manhã desta quarta-feira (2) logo após o avião decolar do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, por volta das 7h40.

A assessoria da companhia aérea informou que o piloto, ao perceber o problema, retornou ao Aeroporto Tom Jobim. Segundo a Gol, não houve problema na aterrissagem do avião.

A empresa informou ainda que, os 76 passageiros que estavam na aeronave foram transferidos para outro voo, que decolou por volta das 10h30 desta quarta-feira.

G1



Gol indenizará passageiro em R$ 5 mil por atraso em voo


A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) manteve a sentença que condenou a Gol Linhas Aéreas e a empresa Bancorbrás Viagens e Turismo a indenizarem dois passageiros em R$ 5 mil cada por atraso no voo e o não cumprimento de pacote turístico. Segundo os autos, um funcionário público de Belo Horizonte fez uma reserva para ele e um amigo viajarem da capital mineira para o Rio de Janeiro no feriado de 2 de novembro de 2006.

O servidor público mantinha um contrato com a Bancorbrás, que oferecia serviços de turismo e hospedagem mediante pagamento de uma taxa mensal. O embarque estava agendado para as 22h55 do dia 1º de novembro, mas até às 10h30 do dia seguinte eles não conseguiram embarcar e acabaram desistindo da viagem. Os dois apresentaram uma reclamação junto à Agência Nacional de Aviação (Anac). A Gol Linhas Aéreas alegou que o atraso aconteceu por força maior, por causa da "operação padrão" feita pelos controladores de voo. Afirmou também que a Anac é quem realiza a definição de horários de decolagem. Já a Bancorbrás argumentou que era responsável apenas pela hospedagem dos passageiros quando chegassem a seu destino, e não pelas demandas no aeroporto. Em seu voto, o relator disse que o fato de os controladores de voo estarem em greve não afasta a responsabilidade da Gol, pois as passagens foram disponibilizadas quando o "caos aéreo" já estava instalado no País, e que a empresa não informou adequadamente ao consumidor sobre os riscos da falha na prestação do serviço.
G1

Ryanair - Um Milhão de Bilhetes Grátis

A irlandesa Ryanair volta às promoções que a fazem ser a companhia aérea de baixo custo mais famosa da Europa. Desta vez são 1 milhão de bilhetes grátis para oferecer até às 23h59m de amanhã (03/09/2009).

ryanair

A partir de Portugal, o grande destaque vai para a novíssima rota Porto – Faro e Faro – Porto a zero Euros. Porto é mesmo o único destino a partir de Faro com bilhetes grátis, mas a partir do Porto existem mais destinos grátis: Girona (Barcelona), Madrid, Marselha, ST. Etienne (Lyon) e Tours.

Os voos desta promoção são para voar entre 23 de Setembro de 2009 e 27 de Março de 2010, com algumas excepções.

Wizz Air preenchendo o vazio da SkyEurope em Praga


Wizz Air anunciou ontem a adição de uma terceira aeronave, em Praga, em Junho de 2010, em resposta ao desligamento da SkyEurope Airlines.
Também vai aumentar a frequência dos serviços existentes para Londres Luton, Fiumicino de Roma, Bergamo, Bruxelas Charleroi e Eindhoven, em setembro e outubro.

Pilotos da TAP admitem greve



Os pilotos da TAP vão decidir, na próxima terça-feira, se avançam para a greve. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou para dia 8 de Setembro uma assembleia, destinada a debater a situação laboral dos 800 pilotos da companhia, admitindo a possibilidade de marcar uma paralisação. A convocatória desta assembleia refere, como ponto único, a "análise, discussão e deliberação sobre o impasse no processo de revisão do Acordo de Empresa dos pilotos da TAP" e as medidas a adotar, "incluindo o recurso à greve".

Jornal de Negócios

Tame com nova imagem corporativa e novo A 320



A TAME introduziu na terça-feira um novo Airbus A320 à sua frota, encerrando assim o processo de renovação de frota, iniciado em 2003 e através do qual a companhia aérea vai operar apenas aeronaves de última geração.

O novo Airbus A320 destina-se a preencher o vazio deixado pela partida do último Boeing 727 há alguns meses atrás.

Com a tecnologia mais recente, o A320 incorpora as mais recentes informações de auxílio à navegação e sistema de aviso de terreno (GPWS), que a empresa os aspectos avaliados através de um comunicado de imprensa, especialmente tendo em conta a geografia do Equador.

Com a incorporação desta nova aeronave a TAME aproveitou a oportunidade para apresentar a sua nova imagem corporativa, que tem um design simples, onde o nome TAME na fuselagem dianteira ressalta a palavra como um outdoor em um fundo branco , enquanto no leme da cauda destaca o logotipo da empresa.

A TAME opera atualmente em todo o Equador com uma moderna frota de Airbus A319, A320 e os novos Embraer ERj170 e 190.

AeroSur começa a renovar a sua frota


Como parte de um programa de investimento econômico, que visa consolidar o mercado aéreo boliviano, a empresa apresentou ontem em Cruceña seus novos aviões, um Boeing 737-300 e Boeing 737-200 no aeroporto Jorge Wilstermann.

Lufthansa Cargo admite que pode vender cargueiros


A Lufthansa Cargo admite vender a sua frota de 19 MD-11 cargueiros caso o governo do estado de Hesse não atenda as suas pretensões sobre os voos noturnos em Frankfurt.

Citado pela "Reuters", Carsten Spohr, CEO da Lufthansa Cargo, avisou que a operação dos cargueiros deixará de ser viável caso o número de voos noturnos no seu hub principal seja drasticamente limitado.

Os MD-11 cargueiros da companhia germânica garantem cerca de 50% da atividade da transportadora, em volume, viajando as restantes cargas nos porões dos aviões de passageiros.

O fim da frota da cargueiros teria sérios efeitos na actividade da Lufthansa Cargo mas também no próprio mercado internacional, considerando a posição de topo que a companhia ocupa no ranking mundial.

Transportes & Negócios

Companhia espanhola diz estar em negociações.

Image

Um Tribunal de Madrid decidiu cativar as verbas que outras companhias aéreas tenham em dívida com a Air Comet, do grupo Marsans, para fazer face a uma alegada dívida de 1,2 milhões de dólares reclamada por uma empresa norte-americana.

Notícias publicadas pela imprensa espanhola dizem que a dívida é reclamada pela JF Power Megatron, que alega problemas técnicos com um avião que lhe foi alugado pela Air Comet. A companhia espanhola, por sua vez, diz estar negociando com a empresa norte-americana, mas que considera exorbitantes os valores que aquela reclama.

A decisão do Tribunal de Madrid cativa as verbas que sejam devidas à Air Comet por intercâmbio de bilhetes entre companhias aéreas.

Presstur

Nova rota da TAP - Lisboa e Valência

A companhia aérea TAP acaba de anunciar uma nova rota a juntar aos seus destinos em Espanha, com uma ligação entre as cidades de Lisboa e Valência, na Conunidade Valenciana, a partir de 25 de Outubro de 2009.

TAP

A nova operação terá uma frequência de dois voos diários e, à semelhança da nova rota entre Lisboa e Argel, será operado por aeronaves da PGA - Portugália Airlines.

Refira-se que, no total, a TAP passará a oferecer 27 voos diários de Lisboa e Porto para Espanha, servindo as cidades de Madrid, Barcelona, Bilbau, Sevilha, Málaga, La Coruña, Pamplona e, agora, Valência.

Anac aprova concessão para Sol operar com carga e passageiros

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou na última terça-feira a concessão para a Sol Linhas Aéreas operar voos domésticos regulares de passageiros, carga e mala postal. Assim que assinar o contrato, a empresa com sede em Cascavel (PR) poderá solicitar rotas e horários de voos para, na sequencia, iniciar a venda de bilhetes e começar a operar.



A Sol será a 20ª companhia aérea brasileira de voos regulares de passageiros, segundo informações da Anac. A concessão é válida por dez anos e, assim como as demais empresas aéreas, a Sol está submetida à legislação brasileira e às leis e regulamentos específicos do setor, em especial o CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica) e o RBHA 121 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica), que trata da aviação regular.
Folha de São Paulo

HOJE - IVAO: Rio Branco FlyInn


A IVAO, através do Departamento de Eventos, anuncia a realização de mais um Fly Inn nessa quarta feira (02/09)

Dessa vez em Rio Branco (SBRB/RBR), capital do Acre. O evento ocorrerá das 20:00 (23:00z) às 0:00 (03:00z) com cobertura radar completa.

Pilotos e controladores que participarem por mais de uma hora no evento, poderão solicitar seus awards.

ivao_flyinn_riobranco

Flighlife

Gulf Air coloca frota de A340 à venda



Gulf Air que se desfazer dos A340


A Gulf Air procura compradores para a sua frota de Airbus A340, como parte de uma estratégia para tirar a companhia do prejuizo financeiro. Logo, a Avinco foi contratada para encontrar compradores para os cinco A340-300 da Gulf Air e para os quatro A340-300s que operam em regime de leasing.

Os cinco aviões, têm entre 13 e 15 anos de uso e estão à venda ou mesmo disponíveis para leasing, informou Fraçois Gautier, executivo chefe da Avinco.

A iniciativa marca a primeira decisão importante sobre a composição da frota da Gulf Air,sob o novo gerenciamento.de Samer Majali, ex diretor da Royal Jordanian Airlines, que substituiu Bjorn Naf, como chefe executivo, em agôsto.

Majali declarou que a Gulf Air não é sustentável e que perde dinheiro público, e adverte que a companhia precisa tornar-se menos dependente de subsídios governamentais.

Majali informou aos empregados que será feita uma avaliação minuciosa da estratégia da companhia. Segundo ele, a companhia não faz avaliações desde quando a empresa tornou-se a companhia aérea de bandeira, de Bahrain.
BGA

Retirado avião da Força Aérea Angolana da zona acidentada


Luanda - O avião de carga da Força Aérea Angolana do tipo Ilyushin-76, que despistou, quinta-feira última, nos arredores do Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, quando preparava-se para levantar o voo, foi retirado na tarde de terça-feira, do local do acidente.
Angola Press

Polícia Federal ganha novo avião para operações de segurança



O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, apresentam nesta quarta-feira o novo avião que será usado nas operações da PF e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A cerimônia ocorrerá às 11h30 no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O avião é fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), tem capacidade para 50 pessoas e autonomia ampliada. Ele será usado em transferências de presos sob responsabilidade do Departamento Penitenciário Federal e no transporte de policiais federais e homens da Força Nacional de Segurança Pública.

Terra Notícias

Programa de demissão recebeu só 450 adesões



A Infraero já iniciou os procedimentos administrativos para desligar 450 empregados que aderiram ao programa de demissão voluntária (PDV) da empresa, concluído em 13 de agosto. O número de adesões frustrou a expectativa dos diretores da estatal, que previam a entrada no PDV de 800 funcionários dos 1.200 elegíveis - os requisitos eram idade mínima de 45 anos e pelo menos dez anos de serviço na empresa.

Da folha salarial de R$ 75 milhões por mês, haverá uma redução de R$ 6,2 milhões. "A recuperação dos gastos com as demissões ocorrerá em um ano e quatro meses", afirma Nelson Borges Ribeiro, diretor de administração da Infraero. Ele considerou satisfatório o resultado do PDV porque, embora o número de adesões não tenha atingido a meta, entraram no programa funcionários com salários mais altos. O maior enxugamento será no Galeão, onde haverá desligamento de 140 trabalhadores.

O quadro total de funcionários da Infraero, em torno de 14 mil pessoas, não deverá ter grandes mudanças. A ideia da diretoria é repor a mão de obra dispensada com novas contratações - trabalhadores mais jovens e com salários menores - em três áreas: engenharia, operações e navegação. "Isso dará um novo fôlego à empresa e atenderá aos empregados com muito tempo de casa, que já tinham mesmo a intenção de se desligar", completa Ribeiro.

As demissões são um dos primeiros passos para a reestruturação da empresa, que se prepara para abrir o capital a acionistas privados. Outra medida recente foi a profissionalização da gestão, adotada por meio de um novo estatuto. O documento fixou em 12 o número máximo de assessores especiais com cargos comissionados - antes eram mais de 200 - e fez com que quatro dos cinco integrantes da diretoria sejam obrigatoriamente dos quadros próprios.

O BNDES está fazendo estudos para a reestruturação da estatal e prepará-la para a abertura de capital e deverá apresentá-los no ano que vem. Um dos nós a desatar diz respeito aos ativos da Infraero: hoje ela administra 67 aeroportos, mas toda a infraestrutura é patrimônio da União. A empresa não possui sequer com um contrato de concessão, por meio do qual teria a segurança jurídica de contar com fluxo de caixa por tempo determinado.

As mudanças promovidas pelo novo estatuto geraram uma crise com o PMDB, que indicava boa parte dos assessores especiais e tinha pretensões de assumir a presidência da estatal, após a saída do brigadeiro Cleonilson Nicácio da Silva. O novo presidente, Murilo Barboza, é ligado ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e não tem filiação partidária. Ele considera encerrado o processo de enxugamento dos cargos comissionados e a crise com o PMDB. E faz elogios ao mentor de sua indicação: "Trabalhar com o Jobim é uma tranquilidade, ele não aceita pressão política".
Direto da Pista

Azul: Dá Desconto de 15% para Portadores de Cartões Itaucard e Unicard


Portadores de cartões Itaucard e Unicard, que fizerem compras usando esses cartões no site da Azul e introduzindo o código promocional Promo15, ganham 15% de desconto nas compras.

Vem aí o ATR série 600



Um turboélice ATR 72-600 será o primeiro modelo da nova série ATR-600 a ser apresentado na cerimônia de 1 de outubro em Toulouse, França.

O programa de desenvolvimento dos dois novos modelos da família ATR 72-600 e ATR 42-600 lançado em outubro de 2007 está evoluindo dentro do cronograma estabelecido, O ATR 72 já se acha em ensaios de vôo enquanto o primeiro modelo menor iniciará seus vôos no próximo ano.

As modificações incluem motores mais potentes ( de consumo e emissão de CO2 reduzidos ) novas cabines entre outros.

Desde o anúncio do programa a fábrica ATR já recebeu encomendas para 54 ATR 600-72 e 5 ATR 600-42.

Aeroblog

Quarto A380 na Qantas


Com o recebimemto de seu quarto A380 a Qantas Airways, poderá aumentar a freqüência de seus vôos para os Estados Unidos e a Europa. Os vôos Los Angeles – Sidney passarão de 3 para 4 por semana, enquanto os de Londres-Cingapura-Sidney passarão de 3 para 5 semanais. A utilização do A380 que tem sido um sucesso com os passageiros e ficará ainda melhor com a entrega de mais dois A380 programados para o final do ano.

JetSite

Abetar se alia a CNT em defesa do setor de transporte aéreo


O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, esteve na última quarta-feira (26/08) com o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade, para tratar da adesão da entidade ao quadro de associados da CNT.
MERCADO E EVENTOS

Vitalzinho recebe apoio de 220 deputados para regulamentar aviação regional no Brasil


O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Regional já recebeu o apoio de 220 outros deputados pela regulamentação da aviação regional brasileira.

Ele também recebeu apoio dos Ministros da Defesa, Nelson Jobim; e do Turismo, Luis Barretto; dos Presidentes da Infraero, Murilo Barboza; da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR), Apostole Lazaro Chryssafidis; do Secretário de Aviação Civil, Brigadeiro Godinho; e dos presidentes das principais companhias aéreas regionais do País.
Click PB

Crise mata 29 companhias de aviação



A ‘low cost' SkyEurope, que ontem deixou de operar, é a mais recente vítima da turbulência que afeta todo setor da aviação a nível internacional. Desde o início do ano, 29 das 400 companhias aéreas que fazem parte do sistema de pagamentos e compensações (BSP) da IATA cessaram suas atividades, segundo dados da própria Associação Internacional de Transporte Aéreo. No mesmo período, as companhias associadas da IATA continuaram a acumular prejuízos e apesar da ligeira recuperação dos volumes de tráfego de passageiros e de carga, a crise não tem fim à vista.
Sapo pt

Pilotos acusam Air France de encobrir causa de acidente




LONDRES - Os pilotos da Air France-KLM acusaram os investigadores de acidentes da companhia de tentar encobrir a causa da queda do Airbus que fazia o voo 447, do Rio de Janeiro a Paris. O avião desapareceu no dia 31 de maio e caiu na região do arquipélago de Fernando de Noronha, matando 228 pessoas. "Eles estão tentando culpar os pilotos, eles não querem a verdade", afirmou Gerard Arnoux, porta-voz do Sindicato dos Pilotos da Air France, segundo a edição desta quarta-feira, 2, do jornal britânico The Times. "A arquitetura dos sistemas da Airbus está em questão."


De acordo com o periódico, as famílias das vítimas e os sindicatos dos pilotos estão preocupados com o que consideram uma tentativa do órgão estatal Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em inglês) e da Air France-KLM de causar confusão sobre o que causou o acidente. Arnoux, comandante de Airbus, disse que o BEA está tentando esconder seu fracasso anterior em agir sobre as conhecidas falhas dos sensores de velocidade, conhecidos como tubos pitot, nos aviões da Airbus.

As famílias acusaram a Air France e o BEA de desonestidade. Christophe Guillot-Noël, que preside uma associação de familiares das vítimas, disse que o presidente da companhia aérea, Pierre-Henri Gourgeon, está reservadamente culpando os pilotos. O relatório da BEA foi influenciado por políticos, disse Guillot-Noël.

O The Times lembra que, no final de julho, a Agência Europeia de Segurança da Aviação havia ordenado a substituição dos pitots fabricados na França pelos produzidos nos Estados Unidos em todos os Airbus de longo alcance. Na segunda-feira, diz o jornal, o diretor do BEA, Paul-Louis Arslanian, culpou a tripulação. De acordo com a publicação, Arslanian afirmou que há décadas as tripulações vinham aprendendo a lidar com falhas nas leituras de velocidade dos aviões.

No caso do avião da Air France, "algumas destas flutuações nos dados de velocidade talvez não tenham sido suficientemente levadas em conta no treinamento dos pilotos", afirmou Arslanian, segundo o Times. O diário britânico afirma ainda que o BEA não espera chegar a uma conclusão sobre as causas do acidentes antes de 18 meses.

Ryanair lança "bilhetes de resgate" para passageiros da SkyEurope



De acordo com a "Europa Press", a low cost irlandesa Ryanair irá lançar “bilhetes de resgate” para os passageiros afetados pela suspensão dos voos da SkyEurope. As tarifas únicas de 25 euros, aplicadas exclusivamente aos clientes com bilhete reservado na SkyEurope, entraram em vigor a partir desta quarta-feira para os voos com destino a Bratislava, Alicante, Gerona, Bruxelas, Liverpool e Londres.

As exceções são Roma e Liverpool, que só entrarão em vigor a partir de 3 de novembro e 27 de outubro, respectivamente, até 17 de dezembro.
jornal de Turismo

Iberia lança 21 voos para o Brasil


A companhia espanhola Iberia vai começar a atuar no mercado brasileiro com 21 voos semanais. A companhia vai voar para São Paulo duas vezes por dia, durante os sete dias da semana, com um voo diurno e outro noturno.

O outro destino é o Rio de Janeiro, para o qual a companhia espanhola lança um voo diário.

Publituris

Aeronave da presidência sofre pane no ES


737-200

Um dos aviões da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um Boeing 737, sofreu uma avaria durante um voo na manhã desta terça-feira entre Brasília e Vitória: o para-brisa direito externo da aeronave rachou. (Leia também: Pane de comunicação afeta voos no país)

Segundo o Palácio do Planalto, o avião estava apenas com a tripulação e não houve nenhum problema depois do incidente, nem durante o voo e nem durante a aterrissagem, que se procedeu de forma natural.

O avião reserva, também conhecido como Sucatinha, se dirigia à capital capixaba para recolher parte da equipe presidencial que estava na cidade à espera do presidente, que participou do encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

O presidente chegou à cidade pela manhã em um jato Legacy. O para-brisa do Boeing já foi trocado e ele já voltou para a capital federal com parte da equipe presidencial.

PODER AÉREO

TAM e Gol deixarão só a ponte-aérea no Santos Dumont



A partir do dia 21, a TAM e a Gol vão transferir do Santos Dumont para o Galeão todos seus voos que não se destinam ao aeroporto de Congonhas.

As duas empresas passarão a usar o Santos Dumont apenas para a ponte-aérea Rio-São Paulo.

A decisão foi tomada por causa das obras de restauração da pista principal do aeroporto, que só devem terminar no fim de novembro.

Só quando as obras estiverem concluídas, TAM e Gol voltarão a voar do Santos Dumont para outras rotas.

Só da TAM serão transferidos para o Galeão 34 voos diários, que ligam o Rio de Janeiro a Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Vitória (ES). Outros oito voos da empresa, que ligam o Santos Dumont a Salvador, Recife e Porto Alegre, serão suspensos nestes dois meses o só serão retomados ao fim das obras

VEJA.COM

EMBRAER EXIBE O LEGACY 600 NA ASIAN AEROSPACE EXPO 2009





A Embraer participará da Asian Aerospace EXPO 2009
(www.asianaerospace.com/en/Home), entre os dias 8
e 10 de setembro, no Aeroporto Internacional de
Hong Kong. Os representantes da Empresa atenderão
ao público na Suíte 2, no Business Aviation Centre do
aeroporto, enquanto o jato executivo Legacy 600, da
categoria super midsize, estará em exibição na
exposição estática número 9.

Localizado no principal destino de negócios da Ásia,
Hong Kong, o lema do evento é: O Lugar Certo. As Pessoas Certas. O Valor Certo.

Realizada em conjunto com a Pacific Aviation Training (APATS), Aircraft EXPO interiors,
Air Freight Asia (AFA), e Asian Business Aviation (ABA), a Asian Aerospace tem como
foco o desenvolvimento de assuntos relacionados com a aviação comercial na China e no
restante da Ásia.

“É uma grande honra para a Embraer participar da Asian Aerospace EXPO 2009, que é uma
das mais importantes exposições aeronáuticas da região”, afirma Guan Dongyuan,
Presidente da Embraer China. “Estamos satisfeitos em apresentar a aeronave Legacy 600,
que foi bem recebida pelo mercado global, e é adequada para o emergente mercado chinês”.

Imediatamente após a exposição aeronáutica, o Legacy 600 seguirá para uma turnê de
demonstração em quatro cidades da China continental. De 10 a 15 de setembro, o avião estará
em Pequim, Xangai, Nanquim e Kunming, como parte da maior turnê asiática já anunciada
pela Empresa. O alcance do Legacy 600 permite cobrir toda a China, Japão, Coréia e o
Sudeste Asiático, partindo de Pequim, Xangai, Hong Kong ou Kunming.

Sobre o jato executivo Legacy 600

Transportando 13 passageiros (configuração padrão) com conforto e privacidade, o Legacy 600
possui três ambientes distintos de cabine. O refinado interior oferece poltronas revestidas em
couro, divã, aparador lateral e mesas para refeição ou reunião.

O avião também tem uma espaçosa cozinha (galley) para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na
parte traseira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação
via satélite. O equipamento opcional High-Speed Data (HSD) e a tecnologia Wi-Fi permitem
que os clientes naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos durante as
viagens, proporcionando uma melhor utilização do tempo, aumento da produtividade no
trabalho e mais opções de entretenimento.

A aeronave conta com um amplo compartimento de bagagem facilmente acessível em vôo e tem
capacidade total de carga de 8.100 litros (8,1 metros cúbicos ou 286 pés cúbicos). O jato atinge
velocidade de cruzeiro Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km (3.250 milhas náuticas) com oito
passageiros ou 6.297 km (3.400 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos com reservas de combustível NBAA IFR, podendo voar sem escalas de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para
Munique (Alemanha), Londres, ou Genebra (Suíça); de Karachi (Paquistão) para Frankfurt
(Alemanha); de Deli (Índia) para Hamburgo (Alemanha); de Deli para Cingapura ou Tóquio
(Japão); de Pequim, Xangai ou Kunming (China) para Darwin (Austrália); de Pequim para
Cingapura; de Xangai para Deli; ou de Hong Kong para Mumbai. Atualmente, mais de 170
jatos Legacy estão em operação em 26 países, com altos índices de confiabilidade e baixos
custos operacionais. Para mais informações sobre os jatos executivos da Embraer, visite
www.EmbraerExecutiveJets.com.
EMBRAER

Aéreas dobram prejuízo previsto para 2009 no 1º semestre


As companhias aéreas pelo mundo tiveram prejuízo conjunto de US$ 6 bilhões (R$ 10,8 bilhão) nos seis primeiros meses deste ano, o que significa US$ 1 bilhão (R$ 1,8 bilhão) a cada mês de janeiro a junho. O número divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) é o dobro da perda prevista pela entidade em dezembro passado para todo o ano de 2009. As informações são da BBC.

Caso fosse mantido esse ritmo, 2009 teria um prejuízo de quatro vezes o previsto inicialmente, mas o cenário para o segundo semestre é menos cinzento . A situação do primeiro semestre foi tão grave que houve perdas nas aéreas inclusive no período entre abril e junho, quando estas empresas normalmente perfazem 50% de seus ganhos anuais.

As companhias aéreas da Europa e da Ásia tiveram os piores desempenhos. Doze empresas européias tiveram perdas de US$ 1,1 bilhão (R$ 2 bilhões) entre abril e junho deste ano em comparação com lucro de US$ 439 milhões (R$ 790 milhões).

Na região Ásia/Pacífico, 16 companhias tiveram aumento de 35% no prejuízo conjunto, que passou de US$ 958 (R$ 1,7 milhão) no segundo trimestre de 2008 para US$ 1,3 bilhão (R$ 2,3 bilhões) no mesmo período deste ano.

As companhias aéreas da América do Norte não lucraram no primeiro semestre, mas tiveram redução nas perdas, enquanto as empresas da América Latina e do Oriente Médio apresentaram lucros. A culpa pelos resultados é da crise econômica global, que provocou redução nas viagens de avião, tanto as corporativas quanto as de lazer.

A menor procura pelo transporte de carga também é reflexo da crise, na qual as empresas foram obrigadas a embarcar menos produtos. Outro elemento negativo foi o aumento no valor do combustível para aviação, que ajudou, segundo a Iata, a "intensificar a queima de caixa das aéreas".

A boa notícia da Iata é que tanto o transporte de passageiros quanto o de cargas cresceu no início do segundo semestre. Segundo a associação, houve uma alta de 3% em julho em relação ao mês anterior sem, porém, ter voltado sequer perto dos níveis de faturamento de julho do ano passado.

"Houve um incremento em julho, mas o futuro caminha para ser volátil e com recuperação fraca", informou a Iata. Em um olhar mais panorâmico, a aviação também pode comemorar, apesar das más condições, a entrada em serviço de 487 novos aviões em todo o mundo no primeiro semestre de 2009, aumentando o número global de aeronaves em 2%.

TERRA

SMILES lança novas premiações

O SMILES, programa de relacionamento da GOL, acaba de lançar novas premiações, facilitando ainda mais o uso de milhas e o resgate de bilhetes prêmio pelos participantes. As opções disponíveis permitem, por exemplo, que o participante voe sem limite de assentos* e emita seu bilhete com até 90 minutos de antecedência ao embarque, utilize somente milhas para emitir seu bilhete, combine milhas e dinheiro na hora da compra ou, ainda, viaje usando menos milhas.

A tabela abaixo contém detalhes sobre cada premiação:

Mais informações e o regulamento das novas premiações estão disponíveis no site do SMILES.

A premiação SMILES Any Day permite que o participante viaje em qualquer período do ano, sem limitação de assentos (reservados para o SMILES), desde que existam lugares disponíveis no voo escolhido. Esta opção é válida exclusivamente para voos operados pela GOL e pela VARIG.

Fator Brasil

Programa De Olho no Rio discute situação dos aposentados da Varig


Aloysio disse a Marcelo Itagiba que aposentados estão em dificuldades

O comissário de bordo aposentado da Varig, Aloysio Alberto Fernandes Filho, representante do Fundo de Pensão Aerus, foi o entrevistado deste domingo do programa De Olho no Rio, da CNT, que tem como mediador o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

Lembrando a importância da empresa aérea, que ajudou a qualificar a imagem do Brasil no exterior, o deputado Marcelo Itagiba questionou sobre a situação financeira dos 15 mil aposentados e ex-funcionários da varig, que contribuiram para o fundo de pensão da empresa durante anos e que, atualmente, estão recebendo apenas 8% do montante a que teriam direito.

Aloysio Alberto contou que muitos aposentados estão vivendo "de favor na casa de parentes", com dificuldades financeiras, e que muitos teriam morrido no total abandono.

O líder do movimento dos ex-funcionários da Varig que lutam pelo recebimento integral de suas aposentadorias explicou que a Advocacia Geral da União decidiu fazer um acordo com a velha Varig, rebatizada de Flex, e o fundo de pensão Aerus para resolver a questão da ação judicial pela qual a empresa aérea pede ressarcimento por perdas com o congelamento de tarifas em planos econômicos passados.

Essa conta é estimada em mais de R$ 5 bilhões. O acordo proposto pelo união estabeleceu que seriam repassasdos anualmente cerca de R$ 230 milhões ao fundo de pensão, valor suficiente para cobrir os repasses aos beneficiários.

Segundo ele, o acordo ainda não foi fechado, tendo o prazo, inicialmente estabelecido em 60 dias, prorrogado por outros 60 dias. Aloysio falou ao deputado Marcelo Itagiba sobre os 20 anos dedicados à empresa e disse que sente muitas saudades daquela Varig que "levava a bandeira do Brasil pelo mundo afora" e lamentou que o governo não tenha feito nada para impedir o declínio da empresa.

– A Secretaria de Previdência Complementar, que é o órgão fiscalizador dos fundos de pensão, foi omisso e deixou que o fundo quebrasse. Quando vimos o rombo era grande, já que a Varig não estava repassando as contribuições. Acreditávamos que o fundo ia bem –, disse ele.

Segundo Aloysio, o acordo seria uma forma de acelerar o desembolso de recursos para os 15 mil participantes do fundo de pensão dos empregados da empresa. O fundo de pensão precisa garantir um fluxo de caixa para honrar compromissos correntes com os aposentados.

A principal motivação para o acordo é resolver a questão do fundo de pensão, uma vez que os aposentados hoje recebem apenas 8% do que teriam direito. Pelos trâmites normais, uma vez vencida a ação, levaria pelo menos cinco ou seis anos para os aposentados receberem seus benefícios –, explicou.

A categoria responsabiliza a União pela falta de pagamento das aposentadorias e apóia a ação da Varig, de corrosão tarifária, contra o governo federal – a empresa reivindica indenização fixada em R$ 3 bilhões pela Justiça, pelo congelamento de tarifas aéreas entre 1985 e 1992.

A ação foi a solução para o Aerus e também para os funcionários, que têm créditos trabalhistas.

Aloysio disse que a contribuição para o Aerus era alta, de 12 a 15% do salário dos participantes dos planos de previdência complementar da companhia, liquidados em 2006.

Aloysio contou ainda ao deputado Marcelo Itagiba que os aposentados continuam mobilizados. A campanha Camisas Pretas foi a forma encontrada para a categoria chamar a atenção da socieade brasileira e do presidente Lula, que "não pode ficar omisso diante dessa situação caótica".

– Estamos de luto pelo desrespeito aos aposentados e ex-funcionários que dedicaram suas vidas à Varig.

Aloysio Alberto entregou uma camisa da campanha ao deputado Marcelo Itagiba, que disse que estará ao lado dos aposentados nesta luta e que "torce para que a camisa preta se transforme na camisa branca da paz".

O deputado Marcelo Itagiba recebeu também o abaixo-assinado, sugerido por ele, com centenas de assinaturas dos brasileiros que se solidarizam com o movimento.

O comissário de bordo disse que a categoria se reúne às sexta-feiras no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, para colher as assinaturas.


O programa De Olho no Rio, que vai ao ar aos domingos, às 12h15, pela CNT, conta com a participação do público sobre o asunto.

Deixe o seu comentário em www.marceloitagiba.com

Correio do Brasil

Air France e KLM têm novidades em seus sites

Já estão no ar as novas facilidades criadas pela Air France e pela KLM para seus clientes nos sites www.airfrance.com.br e www.klm.com.br. As duas companhias investem constantemente em melhores produtos e serviços para seus passageiros.

KLM

A KLM aprimorou o motor de reservas de seu site. Assim, com menos cliques, o passageiro chega aos resultados de sua pesquisa por voos e preços. As informações são disponibilizadas de maneira mais clara, simplificada e transparente. A melhor tarifa sempre aparece em destaque e uma função “Carrinho de Compras” foi adicionada, facilitando a pesquisa de preços e horários. O novo sistema mostra também quantas milhas Flying Blue serão acumuladas com cada opção.

A possibilidade de cancelar o check-in foi adicionada à função “Check-in on-line”, onde o passageiro pode fazer seu check-in, escolher seu assento e imprimir seu cartão de embarque. Na função “Minhas reservas”, o cliente pode planejar, verificar, alterar e cancelar a sua viagem.

Air France

No site da Air France, a pesquisa por voos também foi resumida e, com menos cliques, o passageiro tem ao seu dispor os resultados de sua pesquisa por voos, preços e horários. No caso de associados do Flying Blue, digitando o número do cartão, o passageiro já é reconhecido e pode resgatar suas informações cadastrais.

O site passa a disponibilizar também a possibilidade de cancelar o check-in feito on-line. E outra novidade: agora é possível também fazer check-in de grupos, o que facilita o trabalho de gestores e agentes de viagem, bem como de familiares e amigos viajando juntos. O processo é o mesmo que para passageiros individuais: basta inserir no site os números das reservas e escolher os assentos a partir de 30 horas antes do horário de embarque. O grupo evita filas e tem um espaço exclusivo no aeroporto para despachar a bagagem.

Nas compras de bilhetes no site da Air France, os clientes ganham parada grátis em Paris, quando o destino final da viagem for qualquer outra cidade da malha aérea da companhia. Por exemplo, numa viagem para Madri ou Londres, via Paris, o passageiro pode ficar alguns dias na Cidade Luz. Basta clicar, na home page, em “Parada grátis em Paris”.

O passageiro que efetuar sua compra no site da Air France tem a opção de parcelamento das suas passagens em cinco vezes sem juros, com os cartões de crédito (pessoa física) Amex, Diners, Mastercard e Visa emitidos no Brasil. Essa promoção é válida para todas as classes da Air France (Primeira, Executiva e Econômica). As emissões devem ser feitas no Brasil até 30 de setembro.

Air France e KLM

A Air France e a KLM passam a oferecer, também em seus sites, a compra de milhas. Basta clicar na função “Flying Blue” para acessar esta nova facilidade. A compra é útil para quem precisa completar a quantidade de milhas necessárias para trocar por bilhetes prêmio ou para quem quer presentear alguém com milhas. O custo é de 53 euros por duas mil milhas e podem ser compradas no máximo 40 mil milhas por ano.

Os sites da Air France e da KLM contam também com o “Destination Guide”, um exclusivo guia com dicas de cidades em diversos países, inclusive o Brasil. Para cada cidade, o guia mostra dicas culturais, gastronômicas, de passeios, compras, vida noturna, entretenimento, a previsão do tempo, entre outras informações. No site www.airfrance.com.br basta clicar em Informações e Serviços, Nossos Destinos, Guia de Destinos. No site www.klm.com.br, o passageiro deve clicar em Informações de Viagem, Destination Guide.

JORNAL DE TURISMO

SkyEurope não reembolsa

SkyEurope não reembolsa

Voos da companhia 'low-cost' foram suspensos devido ao não pagamento de dívidas, que ultrapassam os 176 milhões de euros.

Os passageiros que iam viajar pela SkyEurope e ficaram em terra durante a madrugada de ontem provavelmente não vão ser reembolsados. A companhia de aviação disse não poder assegurar a devolução do dinheiro e aconselhou aos clientes que recorreram a cartões de crédito para comprar o bilhete a dirigirem-se aos respectivos bancos e suspender a transferência.

Webjet dobra o desconto para crianças nos feriados


Depois do sucesso da promoção que dobrou o desconto para as crianças durante o mês de férias, a Webjet Linhas Aéreas repete a dose. Os pequenos passageiros, de 2 a 11 anos, viajando acompanhados ou não, passam a pagar 50% do valor da tarifa adulto também nos feriados. No próximo, o feriado da Independência, o desconto é válido para as viagens realizadas de 4 a 8 de setembro.

Normalmente, o desconto das tarifas para crianças é de 25% do valor adulto. A promoção é válida para todos os trechos operados pela Webjet, para viagens acom. Bebês de 0 a 23 meses são isentos de tarifa. Os bilhetes com desconto estão à venda a partir do dia 1º de setembro.

SDRZ

Sata aposta em iPhone e iPod Touch


A Sata lançou recentemente uma aplicação para os aparelhos iPhone e iPod Touch, que proporciona informação, de forma gratuita e actualizada ao minuto, sobre os horários e estado dos voos efectuados pela transportadora. Esta nova aplicação permite aos clientes do Grupo Sata estarem permanentemente informados acerca dos horários e estado dos voos, a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando ter um iPhone ou iPod Touch com acesso à Internet.
A aplicação está disponível para download gratuito na loja online da Apple e acessível a partir do link www.sata.pt/iphone.

JORNAL DIÁRIO

Jobim socorre o Santos Dumont



Ministro convence secretária do Ambiente a ampliar prazo para Infraero adequar aeroporto
João Pequeno - www.jb.com.br

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez a secretária do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, adiar, ontem, a decisão de multar a Infraero em R$ 25 mil por cada pouso ou decolagem no Aeroporto Santos Dumont entre 6h e 22h e dentro da Rota 2 – sobre oito bairros da Zona Sul cari oca.

Jobim ligou para Marilene e convenceu-a a acertar, nesta semana, com a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea), parâmetros e prazo para que a operação dos voos do Santos Dumont possa ser adaptada às exigências da legislação ambiental fluminense, na qual se baseiam as restrições e multas estabelecidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), mas, por enquanto, suspensas.

A reunião será no Rio, na quinta ou na sexta-feira, segundo a secretária estadual do Ambiente, que se encontrará com os presidentes da Infraero, Murilo Marques Barboza e da Anac, Solange Vieira, e com o diretor geral do Dcea, tenente-brigadeiro do ar Ramon Cardoso.
Ontem e hoje, o Aeroporto Santos Dumont operou voos de 5h50 às 23h15, normalmente, mantendo a Rota 2, que passa sobre Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Teresa, Laranjeiras, Flamengo, Catete e Glória.
A Infraero respondeu, em nota, que se manifestaria sobre as multas somente quando fosse notificada – o que já não acontecerá tão cedo.

Apesar de suspender as multas, Marilene Ramos negou ontem que tenha recuado na decisão de aplicálas à Infraero, alegando que apenas dará o tempo necessário para a empresa responsável pela administração dos aeroportos nacionais se adequar às novas restrições.

– Entendo que a Infraero trocou há pouco de presidente (Barboza tomou posse em 13 de agosto) e que a operação dos voos deve ter tempo para ser adaptada tecnicamente, pois será preciso definir nova rota e há voos já vendidos – ponderou.

Multa valendo A secretaria de Ambiente afirmou, ainda, que não cobrará as multas referentes aos voos do período entre o anúncio da restrição e o prazo para seu cumprimento, que deve ser definido na reunião.

Outra multa ambiental dada à Infraero, porém, continua valendo.

A companhia de administração aeroportuária continua sujeita à multa de R$ 250 mil, por operar o Santos Dumont sem licença ambiental definitiva.

Para obtê-la, a Infraero precisa entregar um estudo de impacto de ruído na Rota 2 que não demonstre barulho excessivo e de número de passageiros que não supere 5 milhões por ano.

A Infraero recorreu da multa, aplicada em 10 de agosto, seis dias após o JB publicar reportagem com moradores de bairros sobrevoados na Rota 2 reclamando do barulho.

A operação dos voos deve ter tempo para se adaptar ao horário e mudança de rota Marilene Ramos Secretária estadual do Ambiente " Foi importante a reivindicação chegar a um ministro Regina Chiaradia Presidente da Associação de Moradores de Botafogo (Amab) ".
Carta do Leitor - www.oglobo.com.br
Pouso seguro

Como bem disse outro dia um leitor, nem piloto nem torre de controle escolhem o lado da pista em que a aeronave tem que pousar ou decolar. Avião decola e pousa sempre contra o vento. Essa Rota 02 é usada desde os anos 50 por voos comerciais, quando os aviões eram a pistão e depois foram sendo substituídos pelos turbo-hélices, ou seja, muito mais barulhentos que os atuais. Além disso, a aproximação — se feita pelo Norte — evitando o sobrevoo na Zona Sul, seria extremamente crítica. A posição do Pão de Açúcar dificulta em muito ao piloto estabilizar em tempo aeronaves de grande porte visando a um pouso seguro.
AEROPORTOS NO BRASIL

Novo fonecedor, novos Pitot


A Aero-Intruments anunciou o início da entrega de seus sensores de velocidade ( Tubos Pitot ) aprovados pelo FAA para os jatos da Airbus A318, A319, A320, A321, A330 e A340, após um programa de ensaios de 18 meses - uma frota em torno das 4500 aeronaves em operação no mundo.
Jetsite

Anac desconhece projeto de nova cia. aérea de BSB


A agência de notícias Comex-DF, voltada aos segmentos diplomático e de comercio exterior, anunciou que a partir de dezembro deste ano, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia brasiliense. Com voos diários, a empresa faria três rotas ligando Brasília a Natal, a Porto Alegre e a Manaus e as operações começariam com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. A matéria indicava como fonte o diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said.

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil informou que as áreas técnicas responsáveis pelos processos de autorização para as companhias requerentes desconhecem a notícia e que não houve nenhuma entrada de processos relacionados à Clean Air. A agência acrescenta que o trâmite para que uma empresa aérea comece a voar é demorado, o que já inviabilizaria o incício das operações de uma nova empresa até dezembro.

Panrotas

Copa de 2010 contará com fretamentos diários da Tam


A Agaxtur, Ambiental, Marsans, Pallas, Stella Barros, Tam Viagens e Top Service, as sete operadoras autorizadas pela Fifa para comercializarem pacotes com ingressos para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, anunciaram hoje que fecharam um acordo com a Tam para a operação de um fretamento diário, durante os 30 dias do campeonato. Apesar dos bloqueios de assentos com a South African Airways, companhia de bandeira da África do Sul e que opera atualmente voos diários entre São Paulo e Johannesburgo, as seis operadoras terão como principal transportadora de passageiros a Tam, por meio dos fretamentos.

Além disso, as operadoras já fecharam acordos com a hotelaria de Cape Town e Durban, cidades que serão sedes da torcida brasileira oficial, ou seja, do grupo de brasileiros que viajarão por meio dos pacotes das seis operadoras.

Durante coletiva de imprensa, o diretor da Pallas, Douglas Presto, anunciou que as agências de viagens de todo o Brasil podem vender os pacotes das operadoras. “Se analisarmos que dos cinco mil pacotes, dois mil são de viajantes a lazer - público potencial das agências de viagens - e que os pacotes tem uma média de valor de US$ 10 mil, estamos falando em uma oportunidade de vendas de US$ 2 milhões para essas agências”, destacou Presto.

A informações foram reveladas durante coletiva de imprensa no Explore South Africa 2009, que acontece até às 19h, no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo.
PANROTAS