
TACA Airlines vai se tornar a mais nova operadora internacional no Aeroporto Internacional de Orlando em 1 de novembro, quando inaugurará seus serviços três vezes por semana:
Orlando-San Salvador O serviço será realizado com um Embraer E190.
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
De acordo com informação divulgada hoje pelo jornal de Buenos Aires Página 12, "o comandante afirmou que ele tinha muito vento contrário para chegar ao destino sem escala imprevista.
os vôos entre Buenos Aires e Mendoza ter um momento de anarquia total.MDZ
A empresa, maior concorrente da Embraer na produção de aeronaves comerciais regionais, anunciou nesta quarta-feira que teve queda de 22 por cento no lucro trimestral.
O resultado foi consequência dos fracos negócios no normalmente lucrativo setor de aviação executiva. Apesar disso, as ações da companhia saltaram, uma vez que o lucro superou as previsões de analistas."Ocorre uma estabilização e percebemos isso no nível industrial", disse, ressoando declarações semelhantes feitas recentemente por suas concorrentes Textron e General Dynamics.
G1
A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) manteve a sentença que condenou a Gol Linhas Aéreas e a empresa Bancorbrás Viagens e Turismo a indenizarem dois passageiros em R$ 5 mil cada por atraso no voo e o não cumprimento de pacote turístico. Segundo os autos, um funcionário público de Belo Horizonte fez uma reserva para ele e um amigo viajarem da capital mineira para o Rio de Janeiro no feriado de 2 de novembro de 2006.
O servidor público mantinha um contrato com a Bancorbrás, que oferecia serviços de turismo e hospedagem mediante pagamento de uma taxa mensal. O embarque estava agendado para as 22h55 do dia 1º de novembro, mas até às 10h30 do dia seguinte eles não conseguiram embarcar e acabaram desistindo da viagem. Os dois apresentaram uma reclamação junto à Agência Nacional de Aviação (Anac). A Gol Linhas Aéreas alegou que o atraso aconteceu por força maior, por causa da "operação padrão" feita pelos controladores de voo. Afirmou também que a Anac é quem realiza a definição de horários de decolagem. Já a Bancorbrás argumentou que era responsável apenas pela hospedagem dos passageiros quando chegassem a seu destino, e não pelas demandas no aeroporto. Em seu voto, o relator disse que o fato de os controladores de voo estarem em greve não afasta a responsabilidade da Gol, pois as passagens foram disponibilizadas quando o "caos aéreo" já estava instalado no País, e que a empresa não informou adequadamente ao consumidor sobre os riscos da falha na prestação do serviço. A irlandesa Ryanair volta às promoções que a fazem ser a companhia aérea de baixo custo mais famosa da Europa. Desta vez são 1 milhão de bilhetes grátis para oferecer até às 23h59m de amanhã (03/09/2009).
A partir de Portugal, o grande destaque vai para a novíssima rota Porto – Faro e Faro – Porto a zero Euros. Porto é mesmo o único destino a partir de Faro com bilhetes grátis, mas a partir do Porto existem mais destinos grátis: Girona (Barcelona), Madrid, Marselha, ST. Etienne (Lyon) e Tours.
Os voos desta promoção são para voar entre 23 de Setembro de 2009 e 27 de Março de 2010, com algumas excepções.
Os pilotos da TAP vão decidir, na próxima terça-feira, se avançam para a greve. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou para dia 8 de Setembro uma assembleia, destinada a debater a situação laboral dos 800 pilotos da companhia, admitindo a possibilidade de marcar uma paralisação. A convocatória desta assembleia refere, como ponto único, a "análise, discussão e deliberação sobre o impasse no processo de revisão do Acordo de Empresa dos pilotos da TAP" e as medidas a adotar, "incluindo o recurso à greve".
Jornal de Negócios
Um Tribunal de Madrid decidiu cativar as verbas que outras companhias aéreas tenham em dívida com a Air Comet, do grupo Marsans, para fazer face a uma alegada dívida de 1,2 milhões de dólares reclamada por uma empresa norte-americana.
Notícias publicadas pela imprensa espanhola dizem que a dívida é reclamada pela JF Power Megatron, que alega problemas técnicos com um avião que lhe foi alugado pela Air Comet. A companhia espanhola, por sua vez, diz estar negociando com a empresa norte-americana, mas que considera exorbitantes os valores que aquela reclama.
A decisão do Tribunal de Madrid cativa as verbas que sejam devidas à Air Comet por intercâmbio de bilhetes entre companhias aéreas.
Presstur
A companhia aérea TAP acaba de anunciar uma nova rota a juntar aos seus destinos em Espanha, com uma ligação entre as cidades de Lisboa e Valência, na Conunidade Valenciana, a partir de 25 de Outubro de 2009.
A nova operação terá uma frequência de dois voos diários e, à semelhança da nova rota entre Lisboa e Argel, será operado por aeronaves da PGA - Portugália Airlines.
Refira-se que, no total, a TAP passará a oferecer 27 voos diários de Lisboa e Porto para Espanha, servindo as cidades de Madrid, Barcelona, Bilbau, Sevilha, Málaga, La Coruña, Pamplona e, agora, Valência.
A IVAO, através do Departamento de Eventos, anuncia a realização de mais um Fly Inn nessa quarta feira (02/09)
Dessa vez em Rio Branco (SBRB/RBR), capital do Acre. O evento ocorrerá das 20:00 (23:00z) às 0:00 (03:00z) com cobertura radar completa.
Pilotos e controladores que participarem por mais de uma hora no evento, poderão solicitar seus awards.
Flighlife
O avião é fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), tem capacidade para 50 pessoas e autonomia ampliada. Ele será usado em transferências de presos sob responsabilidade do Departamento Penitenciário Federal e no transporte de policiais federais e homens da Força Nacional de Segurança Pública.
Terra Notícias
Com o recebimemto de seu quarto A380 a Qantas Airways, poderá aumentar a freqüência de seus vôos para os Estados Unidos e a Europa. Os vôos Los Angeles – Sidney passarão de 3 para 4 por semana, enquanto os de Londres-Cingapura-Sidney passarão de 3 para 5 semanais. A utilização do A380 que tem sido um sucesso com os passageiros e ficará ainda melhor com a entrega de mais dois A380 programados para o final do ano.
JetSiteUm dos aviões da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um Boeing 737, sofreu uma avaria durante um voo na manhã desta terça-feira entre Brasília e Vitória: o para-brisa direito externo da aeronave rachou. (Leia também: Pane de comunicação afeta voos no país)
Segundo o Palácio do Planalto, o avião estava apenas com a tripulação e não houve nenhum problema depois do incidente, nem durante o voo e nem durante a aterrissagem, que se procedeu de forma natural.
O avião reserva, também conhecido como Sucatinha, se dirigia à capital capixaba para recolher parte da equipe presidencial que estava na cidade à espera do presidente, que participou do encerramento do 27º Encontro Econômico Brasil-Alemanha.
O presidente chegou à cidade pela manhã em um jato Legacy. O para-brisa do Boeing já foi trocado e ele já voltou para a capital federal com parte da equipe presidencial.
PODER AÉREO
A partir do dia 21, a TAM e a Gol vão transferir do Santos Dumont para o Galeão todos seus voos que não se destinam ao aeroporto de Congonhas.
As duas empresas passarão a usar o Santos Dumont apenas para a ponte-aérea Rio-São Paulo.
A decisão foi tomada por causa das obras de restauração da pista principal do aeroporto, que só devem terminar no fim de novembro.
Só quando as obras estiverem concluídas, TAM e Gol voltarão a voar do Santos Dumont para outras rotas.
Só da TAM serão transferidos para o Galeão 34 voos diários, que ligam o Rio de Janeiro a Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Vitória (ES). Outros oito voos da empresa, que ligam o Santos Dumont a Salvador, Recife e Porto Alegre, serão suspensos nestes dois meses o só serão retomados ao fim das obrasAs companhias aéreas pelo mundo tiveram prejuízo conjunto de US$ 6 bilhões (R$ 10,8 bilhão) nos seis primeiros meses deste ano, o que significa US$ 1 bilhão (R$ 1,8 bilhão) a cada mês de janeiro a junho. O número divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) é o dobro da perda prevista pela entidade em dezembro passado para todo o ano de 2009. As informações são da BBC.
Caso fosse mantido esse ritmo, 2009 teria um prejuízo de quatro vezes o previsto inicialmente, mas o cenário para o segundo semestre é menos cinzento . A situação do primeiro semestre foi tão grave que houve perdas nas aéreas inclusive no período entre abril e junho, quando estas empresas normalmente perfazem 50% de seus ganhos anuais.
As companhias aéreas da Europa e da Ásia tiveram os piores desempenhos. Doze empresas européias tiveram perdas de US$ 1,1 bilhão (R$ 2 bilhões) entre abril e junho deste ano em comparação com lucro de US$ 439 milhões (R$ 790 milhões).
Na região Ásia/Pacífico, 16 companhias tiveram aumento de 35% no prejuízo conjunto, que passou de US$ 958 (R$ 1,7 milhão) no segundo trimestre de 2008 para US$ 1,3 bilhão (R$ 2,3 bilhões) no mesmo período deste ano.
As companhias aéreas da América do Norte não lucraram no primeiro semestre, mas tiveram redução nas perdas, enquanto as empresas da América Latina e do Oriente Médio apresentaram lucros. A culpa pelos resultados é da crise econômica global, que provocou redução nas viagens de avião, tanto as corporativas quanto as de lazer.
A menor procura pelo transporte de carga também é reflexo da crise, na qual as empresas foram obrigadas a embarcar menos produtos. Outro elemento negativo foi o aumento no valor do combustível para aviação, que ajudou, segundo a Iata, a "intensificar a queima de caixa das aéreas".
A boa notícia da Iata é que tanto o transporte de passageiros quanto o de cargas cresceu no início do segundo semestre. Segundo a associação, houve uma alta de 3% em julho em relação ao mês anterior sem, porém, ter voltado sequer perto dos níveis de faturamento de julho do ano passado.
"Houve um incremento em julho, mas o futuro caminha para ser volátil e com recuperação fraca", informou a Iata. Em um olhar mais panorâmico, a aviação também pode comemorar, apesar das más condições, a entrada em serviço de 487 novos aviões em todo o mundo no primeiro semestre de 2009, aumentando o número global de aeronaves em 2%.
TERRA
A tabela abaixo contém detalhes sobre cada premiação:
Mais informações e o regulamento das novas premiações estão disponíveis no site do SMILES.
A premiação SMILES Any Day permite que o participante viaje em qualquer período do ano, sem limitação de assentos (reservados para o SMILES), desde que existam lugares disponíveis no voo escolhido. Esta opção é válida exclusivamente para voos operados pela GOL e pela VARIG.
Fator Brasil
O comissário de bordo aposentado da Varig, Aloysio Alberto Fernandes Filho, representante do Fundo de Pensão Aerus, foi o entrevistado deste domingo do programa De Olho no Rio, da CNT, que tem como mediador o deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).
Lembrando a importância da empresa aérea, que ajudou a qualificar a imagem do Brasil no exterior, o deputado Marcelo Itagiba questionou sobre a situação financeira dos 15 mil aposentados e ex-funcionários da varig, que contribuiram para o fundo de pensão da empresa durante anos e que, atualmente, estão recebendo apenas 8% do montante a que teriam direito.
Aloysio Alberto contou que muitos aposentados estão vivendo "de favor na casa de parentes", com dificuldades financeiras, e que muitos teriam morrido no total abandono.
O líder do movimento dos ex-funcionários da Varig que lutam pelo recebimento integral de suas aposentadorias explicou que a Advocacia Geral da União decidiu fazer um acordo com a velha Varig, rebatizada de Flex, e o fundo de pensão Aerus para resolver a questão da ação judicial pela qual a empresa aérea pede ressarcimento por perdas com o congelamento de tarifas em planos econômicos passados.
Essa conta é estimada em mais de R$ 5 bilhões. O acordo proposto pelo união estabeleceu que seriam repassasdos anualmente cerca de R$ 230 milhões ao fundo de pensão, valor suficiente para cobrir os repasses aos beneficiários.
Segundo ele, o acordo ainda não foi fechado, tendo o prazo, inicialmente estabelecido em 60 dias, prorrogado por outros 60 dias. Aloysio falou ao deputado Marcelo Itagiba sobre os 20 anos dedicados à empresa e disse que sente muitas saudades daquela Varig que "levava a bandeira do Brasil pelo mundo afora" e lamentou que o governo não tenha feito nada para impedir o declínio da empresa.
– A Secretaria de Previdência Complementar, que é o órgão fiscalizador dos fundos de pensão, foi omisso e deixou que o fundo quebrasse. Quando vimos o rombo era grande, já que a Varig não estava repassando as contribuições. Acreditávamos que o fundo ia bem –, disse ele.
Segundo Aloysio, o acordo seria uma forma de acelerar o desembolso de recursos para os 15 mil participantes do fundo de pensão dos empregados da empresa. O fundo de pensão precisa garantir um fluxo de caixa para honrar compromissos correntes com os aposentados.
– A principal motivação para o acordo é resolver a questão do fundo de pensão, uma vez que os aposentados hoje recebem apenas 8% do que teriam direito. Pelos trâmites normais, uma vez vencida a ação, levaria pelo menos cinco ou seis anos para os aposentados receberem seus benefícios –, explicou.
A categoria responsabiliza a União pela falta de pagamento das aposentadorias e apóia a ação da Varig, de corrosão tarifária, contra o governo federal – a empresa reivindica indenização fixada em R$ 3 bilhões pela Justiça, pelo congelamento de tarifas aéreas entre 1985 e 1992.
A ação foi a solução para o Aerus e também para os funcionários, que têm créditos trabalhistas.
Aloysio disse que a contribuição para o Aerus era alta, de 12 a 15% do salário dos participantes dos planos de previdência complementar da companhia, liquidados em 2006.
Aloysio contou ainda ao deputado Marcelo Itagiba que os aposentados continuam mobilizados. A campanha Camisas Pretas foi a forma encontrada para a categoria chamar a atenção da socieade brasileira e do presidente Lula, que "não pode ficar omisso diante dessa situação caótica".
– Estamos de luto pelo desrespeito aos aposentados e ex-funcionários que dedicaram suas vidas à Varig.
Aloysio Alberto entregou uma camisa da campanha ao deputado Marcelo Itagiba, que disse que estará ao lado dos aposentados nesta luta e que "torce para que a camisa preta se transforme na camisa branca da paz".
O deputado Marcelo Itagiba recebeu também o abaixo-assinado, sugerido por ele, com centenas de assinaturas dos brasileiros que se solidarizam com o movimento.
O comissário de bordo disse que a categoria se reúne às sexta-feiras no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, para colher as assinaturas.
O programa De Olho no Rio, que vai ao ar aos domingos, às 12h15, pela CNT, conta com a participação do público sobre o asunto.
Deixe o seu comentário em www.marceloitagiba.com
Correio do Brasil
Voos da companhia 'low-cost' foram suspensos devido ao não pagamento de dívidas, que ultrapassam os 176 milhões de euros.
Os passageiros que iam viajar pela SkyEurope e ficaram em terra durante a madrugada de ontem provavelmente não vão ser reembolsados. A companhia de aviação disse não poder assegurar a devolução do dinheiro e aconselhou aos clientes que recorreram a cartões de crédito para comprar o bilhete a dirigirem-se aos respectivos bancos e suspender a transferência.