PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Avianca receberá mais quatro aviões A320


São Paulo - A Avianca anunciará oficialmente no próximo dia 14 de outubro a chegada de quatro novas aeronaves Airbus A320, cada uma com capacidade para até 162 passageiros. Segundo a empresa, os aviões irão atender, com maior oferta de assentos, as rotas de maior demanda de sua malha aérea, hoje com 22 destinos. Com a incorporação, a frota da Avianca chegará a 26 aeronaves.

A expectativa da companhia é transportar 3,4 milhões de passageiros em 2012. Este ano, a empresa incorporou - e já estão em operação - cinco dos 15 Airbus A318 recentemente adquiridos. De acordo com a Avianca, nos últimos meses o índice de ocupação em seus voos ficou em torno de 80% e o programa de milhagem da companhia, batizado de Programa de Fidelidade Amigo, tem cerca de um milhão de associados.

Segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referentes a agosto, a Avianca ocupa a quinta posição no mercado, com 3,55% de participação. Em primeiro lugar está a GOL, com 38,84%, quase empatada com a TAM (que inclui a Pantanal), com 38,37%. Em seguida aparece a Azul (9,27%) e a Webjet (5,74%), que está sendo absorvida pela GOL. Depois da Avianca está a Trip (3,43%).

VEJA

SNA luta para reverter medida da TAM que reduz folgas remuneradas




A direção do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) reuniu-se, na terça-feira (4/10), com o novo gerente de Relações Sindicais da TAM, Julio Cesar Oliveira, para questionar a iniciativa da empresa de modificar os cálculos de pagamento do descanso remunerado.

A TAM mudou a proporcionalidade de 9/21 (descanso/dias de trabalho) para 8/22, o que significa a troca de um descanso remunerado por um dia de trabalho e, consequentemente, prejuízo no salário do aeronauta.

O SNA não aceita a medida e a considera uma ilegalidade, uma vez que o descanso remunerado é garantido no contrato de trabalho dos aeronautas e não pode ser alterado de forma unilateral. Nenhum argumento da TAM apresentado na reunião foi consistente, ou sustentável juridicamente.

O SNA pediu a revisão imediata da mudança e irá tomar todas as medidas necessárias para revertê-la e garantir os direitos dos aeronautas. O gerente da empresa comprometeu-se a encaminhar o assunto com a direção da companhia e comunicar o Sindicato o resultado dessa discussão na próxima semana.

Benefícios

O SNA também solicitou ao gerente Julio Cesar Oliveira explicações sobre a mudança de critérios para a distribuição de passagens/benefício para os funcionários da empresa. Recentemente, a empresa cortou os três bilhetes/benefício por ano que eram cedidos para "outros" (pessoas indicadas por funcionários). Segundo o gerente, os motivos que levaram à mudança estão relacionados ao mau uso do benefício, incluindo a venda dessas passagens. As passagens cedidas para funcionários, cônjuges, filhos, pais, sogros e irmãos foram mantidas.

PLR 2011

A Comissão Interna de Funcionários criada pela TAM para deliberar sobre o plano de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2011, com a participação de três aeronautas, aprovou e assinou a proposta apresentada pela empresa sem reivindicar nenhuma mudança. O SNA critica o fato de não ter havido assembleia de trabalhadores, discussão com a categoria, ou qualquer avanço na proposta original.

D.O.s

O SNA reiterou o pedido de acesso aos Departamentos Operacionais (D.O.s). Os dirigentes da entidade vêm sendo impedidos pelos seguranças da empresa de entrar nos D.O.s. A postura contraria a legislação trabalhista e Convenção Coletiva, que garantem às entidades sindicais acesso aos locais de trabalho para conversar com os trabalhadores.

Diárias Internacionais

A direção do Sindicato também solicitou à TAM a revisão dos valores das diárias internacionais, que estão, atualmente, aquém dos custos dos aeronautas com refeições no exterior. O objetivo é garantir que os aeronautas possam custear refeições adequadas em termos de qualidade nutricional e higiene com o valor das diárias, o que não vem ocorrendo hoje.

SNA

Infraero faz mudanças em rota de voos do Santos Dumont para diminuir ruído, diz Inea

A pedido do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) vai mudar alguns procedimentos na rota dois (que passa pela zona sul) dos voos do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. As novas restrições serão baseadas no limite máximo de ruído, segundo informou a presidente do Inea, Marilene Ramos. Anteriormente, o órgão havia pedido também para diminuir a quantidade de voos, o que não foi atendido.


05santosdumont_700

Marilene Ramos contou que recebeu um comunicado da Infraero informando que, a partir da primeira quinzena de outubro, vai implantar duas novas medidas, ainda como teste, com o intuito de minimizar o impacto dos ruídos das aeronaves nos bairros Botafogo, Flamengo, Urca, Laranjeiras, Glória e Santa Teresa. Entre as mudanças, estão a altura da rota e o ângulo de aproximação nestes bairros

- Vamos acompanhar nesse período de teste se esses procedimentos vão, de fato, surtir efeito e diminuir o incômodo relatado pela população. O que importa para nos é que o resultado seja alcançado, que é a redução do ruído. A Infraero entendeu que existe um problema e está trabalhando para diminuir os transtornos.

Há alguns meses, a Justiça Federal concedeu à Infraero uma liminar autorizando o número de voos rotineiros, alegando que o Inea não poderia fazer tal exigência, já que apenas a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) tem o poder para restringir o número de voos.

Segundo a presidente do Inea, a Infraero não deu maiores detalhes sobre como funcionarão estas mudanças, mas o fato de estar disposta a diminuir o ruído, já mostra que o órgão percebeu a necessidade de se intervir na questão.

- Nós fazemos monitoramento e existe violação, as pessoas se queixam com razão. A Infraero está consciente disso e, apesar de não ter atendido a diminuição do numero de vôos, está testando uma opção alternativa, a alteração da rota para diminuir o barulho.

As mudanças ocorrerão no período das 22h às 7h, de acordo com o estabelecido pela licença ambiental de operação emitida no ano passado.

R7

Indonésia: companhia aérea recebe ameaça de bomba via fax


Um avião de passageiros da Garuda Indonesia pousou em segurança no Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta, na capital indonésia de Jacarta, na quarta-feira, após uma ameaça de bomba recebida na sede da companhia aérea. As informações são do siteWireupdate.

A aeronave, com número de voo GA-601, havia decolado do Aeroporto Internacional Sam Ratulangi, localizado ao norte de Manado, em Sulawesi do Norte, e seguia rumo Jacarta.

Funcionários da empresa disseram que a ameaça de bomba chegou por um fax em torno de 2h, hora local, enquanto a aeronave estava em pleno voo. Segundo relatos, a mensagem dizia que a bomba estava programada para explodir às 3h40, 30 minutos antes de chegada do avião a seu destino.

O voo, no entanto, pousou sem incidentes e foi imediatamente isolado em uma área segura na extremidade norte da pista, para que equipes de segurança e esquadrões antibomba efetuassem inspeções.

Os 105 passageiros foram evacuados rapidamente da aeronave e revistados. Nada foi encontrado com eles, nem no avião. Investigação foi aberta para identificar de onde partiu a ameaça.

TERRA

Produtividade no setor aéreo favorece negociações salariais

A análise dos dados de produtividade na aviação regular, de 2000 a 2010, segundo estudo do economista do SNA, Claudio Toledo, aponta um cenário positivo para a negociação salarial deste ano.

A evolução da produtividade, em termos financeiros, obteve um crescimento da receita por funcionário de 9% no comparativo entre 2010 e 2009.

A produtividade física, através do crescimento do indicador PAX x KM pago por funcionário, também teve resultado positivo de 8% no mesmo período.

Veja também outros gráficos do estudo:

Última atualização em Qua, 05 de Outubro de 2011 14:22
SNA

RN: FAB mostra bastidores de treinamento de combate

Com simuladores de voo, aspirantes treinam manobras de combate. Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra
A cidade de Maxaramguape, a 70 km de Natal, abriga um dos mais importantes centros de treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB). O 1º Esquadrão do 11º Grupo de Aviação (1º/11º), que está sob o comando do II Comando Aéreo Brasileiro (Comar), é utilizado por pilotos que estão se especializando em trabalho de missões com aeronaves de combate. O Terra foi até a base de Maxaramguape e acompanhou demonstrações do treinamento de tiro ar-terra com Browning ponto 50 e foguetes Sbat de 70mm.

Com simuladores de voo, aspirantes treinam manobras de combate

Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra

Para se ter uma ideia, a área do Grupo de Aviadores em Maxaranguape possui 70 km de perímetro, justamente para os exercícios de tiro ar-terra e ar-ar não oferecerem perigo. O estande de tiro é utilizado pelos estagiários a pilotos de helicópteros e também pelos estagiários a pilotos de caça. Os pilotos de caça da FAB também são treinados em Natal, no Rio Grande do Norte, pelo 2º esquadrão do 5º Grupo de Aviação (2º/5º). Os cursos, tanto de piloto de caça quanto de helicóptero duram um ano.

No 2º/5º, o coronel Carlos Duek , comandante do grupo de aviação apresentou as características do curso e as instalações, que incluem um simulador de voo no qual os estagiários têm de passar por 24 missões, fora os 75 voos com avaliador (100h efetivas) e 233 horas de curso e avaliação constante em ambiente rígido. "As primeiras decolagens são feitas às 6h e o último pouso só ocorre às 20h", detalhou o coronel Duek.

O comandante do 2º/5º explicou que as aeronaves à disposição da unidade representam algo como uma pequena força aérea, com seus 23 aviões Super Tucano, mais de 3 mil bombas, 90 mil munições para metralhadora ponto 50 e 800 foguetes. Na unidade, também funciona o Alerta de Defesa Aérea (Aleda), que pode solicitar missões de interceptação. "Em qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia do ano, temos uma avião, piloto e mecânico de prontidão", disse.

As missões de interceptação ocorrem quando uma aeronave entra no espaço aéreo brasileiro e não se identifica. Os motivos podem ser variados, como a falta de comunicação por alguma pane, e por isso os aviões fazem o reconhecimento visual do aparelho que entrou no espaço aéreo nacional, entram em contato direto por rádio e podem chegar a escoltar a aeronave até uma pista de pouso. Em último caso, a legislação brasileira de defesa aérea também permite que o avião invasor seja atacado.

Novos helicópteros
O governo federal mantém as discussões sobre a compra dos novos caças da FAB, no entanto, em se tratando de helicópteros, as necessidades foram atendidas, de acordo com a análise do major-brigadeiro-ar Luis Antonio Pinto Machado, comandante do II Comar, com sede no Recife e responsável por todos os Estados do Nordeste, exceto o Maranhão.

A opinião do brigadeiro Pinto Machado está baseada no acordo que representou a compra de 50 helicópteros feita pelo governo brasileiro. "Com essas aeronaves, nossas necessidades de busca, resgate e salvamento de vidas serão atendidas", disse o major, durante uma visita de jornalistas às instalações da FAB no Rio Grande do Norte, na terça-feira. A visitação faz parte dos eventos que comemoram os 70 anos da Força Aérea.

Outro aspecto apontado pelo brigadeiro Pinto Machado é que a chegada de todos os 50 helicópteros representará um avanço tecnológico. Modelos com tecnologia analógica, como H1H (um modelo da década de 50), serão substituídos por novos aparelhos, construídos com tecnologia digital. "Isso significa maior economia de combustível, manutenção mais econômica e voos mais precisos", analisou o comandante.

O brigadeiro acrescentou que os últimos modelos deverão ser entregues com índice de nacionalização de 50%, conforme o acordo com o governo francês. Essas unidades somadas aos helicópteros Sabre, apropriadas para missão de combate, atendem às necessidades do comando.

terra

Idade média das aeronaves brasileiras é de 25 anos.


SÃO PAULO - A idade média da frota brasileira de aeronaves, considerando-se a aviação geral, é de 25 anos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (5) pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

Conforme a entidade, 52% das aeronaves no país têm entre 21 e 40 anos e 29% da frota possui menos de 15 anos. Esses números revelam que há renovação da frota antiga, na avaliação da Abag.

Por outro lado, 7% das aeronaves de aviação geral têm mais de 40 anos. "Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre um e cinco anos de idade", afirma em nota o presidente da Abag, Francisco Lyra.

O levantamento aponta ainda que é crescente a participação de helicópteros e jatos na frota brasileira. Em média, dois novos jatos e 5,4 helicópteros por mês foram adicionados à frota.

uol