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terça-feira, 13 de março de 2012

Avião fica inclinado após sair da pista em aeroporto dos EUA

Um avião ficou inclinado ao sair da pista no aeroporto internacional de Atlanta, nos EUA, na manhã desta terça-feira (13). Segundo a emissora de TV WSB, o avião estava em manutenção quando saiu da pista. Equipes de emergência trabalhavam no local. Nenhum passageiro estava a bordo no momento do acidente. Não houve vítimas.

JetBlue pode assumir parcela da irlandesa Air Lingus,diz jornal


DUBLIN, 12 Mar (Reuters) - A companhia aérea norte-americana JetBlue conversou com dirigentes da Aer Lingus sobre uma possível aquisição de uma fatia da empresa irlandesa, afirmou a edição desta segunda-feira do jornal Irish Times, citando fontes.

O governo irlandês disse que estaria considerando vender 25 por cento na companhia, como parte de uma atividade de privatização solicitada pelo plano de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A parcela é avaliada em cerca de 115 milhões de euros (150 milhões de dólares), se levada em conta o atual valor de mercado, de 461 milhões de euros.

O jornal disse ainda que a JetBlue é o investidor preferido da Air Lingus por conta da semelhança no modelo de operações de baixo custo e que ambas não competem em todas as rotas.

As duas companhias aéreas possuem um acordo de vendas desde 2008. Nenhuma das duas respondeu solicitações por e-mail para comentar a reportagem.

A JetBlue foi fundada pelo empresário David Neeleman, que criou, no Brasil, a Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia aérea em participação de mercado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

(Reportagem de Conor Humphries)


Virtualização cresce 80% nos últimos 3 anos


Os investimentos no processo de Virtualização na área de TI aumentaram progressivamente nos últimos três anos. As informações são da Associação Brasileira de ebusiness – ebusiness Brasil - que realizou o estudo com base em uma análise aplicada a 500 diretores e executivos do setor, no início deste ano. Com a pesquisa, buscou-se saber o que já foi virtualizado nas empresas, o que inibe esse processo quais fatores o impulsionam e o tempo que ele leva.

Com a pesquisa ficou claro que a virtualização é uma tecnologia transmite segurança, já que apenas 13% dos líderes entrevistados não executam seus projetos utilizando a virtualização. Mas ainda que a tecnologia seja aceita por grande parte dos profissionais da área, existem barreiras que atrasam a aquisição da tecnologia. Sendo que o principal empecilho citado por 67% dos executivos da área de TI está relacionado ao elevado custo da implementação.

Apesar do investimento ser alto, o maior objetivo de quem adere à virtualização é reduzir os custos de sua empresa. 44% dos entrevistados elaboraram o projeto de virtualização com o propósito de reduzir custos referentes à energia elétrica, redução de espaço e compra de equipamentos.

De acordo com os dados coletados na pesquisa, 59% dos entrevistados responderam que suas empresas aderiram à virtualização nos últimos três anos, 21% há um ano, 17% entre 4 e 7 anos e apenas 2% dos executivos afirmaram que suas empresas passaram a investir no processo há mais de 7 anos.

A Associação ebusiness Brasil tem promovido ações educacionais que visam aprimorar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais em questão. O Fórum Nacional de Virtualização, organizado pela ebusiness Brasil, é um exemplo. O evento vai acontecer nos dias 08 e 09 de maio e vai contar com cases importantes, como Azul Linhas Aéreas, Intelbras, entre outros. O encontro vai acontecer na Avenida Cardoso de Melo 1340, na Vila Olímpia, em São Paulo. Para mais informações acesso o site:http://www.ebusinessbrasil.com.br/ .

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Avianca aumenta classe executiva entre São Paulo e Bogotá


A Avianca aumentou a oferta de poltronas executivas em suas duas frequências diárias entre Brasil e Colômbia. Os voos são diretos e sem escala, garantindo a ligação entre as cidades de São Paulo e Bogotá, em cerca de 5 horas de viagem. A rota é realizada com as aeronaves Airbus A319 e A330, que oferecem sistema de entretenimento com monitor individual e programação “on demand”.


Confira os voos entre as cidades:

Saída de Guarulhos 03h40 - Chegada em Bogotá 07h45 - diário
Saída de Guarulhos 08h45 - Chegada em Bogotá 12h45 - diário

Saída de Bogotá 15h35 - Chegada em Guarulhos 23h30 - diário
Saída de Bogotá 21h30 - Chegada em Guarulhos 05h25 - diário

Larissa D`Almeida

Gol e American Airlines têm acordo até 13 de agosto


Rio de Janeiro - O acordo de compartilhamento de voos entre a Gol e a American Airlines se encerra no dia 13 de agosto, informou a companhia norte-americana. A partir desta data também será interrompida a integração entre os programas de milhagem das duas companhias.

O fim da parceria entre as aéreas foi anunciado em dezembro do ano passado, depois que a norte-americana Delta Airlines entrou no capital da Gol com uma participação minoritária.

Em seu site, a American Airlines informa que todos os prêmios de viagem da Gol devem ser reservados e emitidos até 12 de agosto. As viagens marcadas com as milhas obtidas na companhia devem ser realizadas em até um ano a partir desta data. Além disso, a American afirma que seus clientes não poderão fazer alterações nos trechos voados pela Gol durante esse período.

Na época do anúncio do negócio com a Delta, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, disse que o acordo com a American Airlines seria mantido até o final do contrato, porém não informou data. Segundo ele, havia a possibilidade de renovação, porém em condições diferentes das atuais. Procurada, a Gol informou que não há informações sobre negociações com a American nesse sentido.

veja.com

Iberia diz que pilotos cancelaram convocação de greve


MADRI, 13 Mar (Reuters) - Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia cancelaram uma série de paralisações planejadas para protestar contra o início das operações de uma companhia de baixo custo, afirmou uma porta-voz da empresa nesta terça-feira.

"Eles (os pilotos) aceitaram a proposta de ter um mediador", disse a porta-voz à Reuters. Pilotos do sindicato Sepla não estavam disponíveis para comentar.

Os pilotos que trabalham para a companhia, que junto à British Airways faz parte do grupo International Airlines Group, anunciaram um calendário de 24 dias de greve entre 16 de março e 28 de maio, incluindo a véspera da Semana Santa.

Eles temem que milhares de empregos sejam cortados após o início das operações da companhia aérea de baixo custo Iberia Express, que será lançada no dia 25 de março para rotas na Espanha e na Europa.

Desde dezembro, pilotos da Iberia já realizaram 12 dias de greve e, em 13 de fevereiro, membros do sindicato de tripulantes de voo Stavla se uniram aos protestos.

As paralisações até agora forçaram a Iberia cancelar 1.400 voos, com um custo de 36 milhões de euros.

veja.com

Campo de Marte: futuro deverá ser definido


A Advocacia Geral da União espera que em no máximo dois anos o Supremo defina o futuro do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. A histórica polêmica em torno do espaço, que hoje se divide entre um aeroporto, serviços da Aeronáutica e áreas vazias, ganhou força a partir de 1991.

Na época, o governo paulista considerou que o local estava sem uso e o repassou ao município. A União contestou, sem sucesso, alegando que o terreno tinha sido entregue pela Coroa Portuguesa aos jesuítas e confiscadas pelo Marquês de Pombal.

Com a Revolução Constitucionalista de 1932, o governo federal tomou o Campo de Marte. A briga, desde então, se ampliou, explica o coordenador-geral de Defesa do Patrimônio Público e Meio Ambiente da AGU, Dennys Hossne.

Hoje, além do aeroporto, no Campo de Marte há setores relacionados à aviação. Entre eles estão um hospital da Aeronáutica, um parque de manutenção e uma vila militar com residências de oficiais.

Apesar de irredutível quanto à posse, o prefeito de São Paulo admite negociar o futuro do Campo de Marte com os governos federal e estadual. Gilberto Kassab afirma que diversos projetos já estão sendo analisados. O Campo de Marte abriga a maior frota de helicópteros do Brasil.
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Dilma receberá familiares de vítimas de acidente com avião da GOL em 2006


Na próxima quarta-feira, dia 14 de março, a Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 será recebida no Palácio do Planalto para entregar à presidente Dilma Roussef um abaixo assinado com mais de190 mil assinaturas solicitando que prevaleça a justiça e os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladinotenham suas licenças efetivamente cassadas. Na oportunidade, os representantes da Associação solicitarão à presidente que, em sua visita aos Estados Unidos no início de abril, peça ao presidente Barack Obama que seu país respeite os acordos bilaterais e puna os pilotos.

“Só queremos que os EUA sejam coerentes e punam os pilotos que causaram a morte de 154 pessoas no Brasil. Existem precedentes nos EUA que comprovam que, por falhas bem menos graves, pilotos americanos tiveram seus brevês cassados pela agência americana”, disse Rosane Gutjahr, que perdeu o marido no acidente. Ela se refere ao conhecido caso “Northwest”, em que dois pilotos americanos tiveram suas licençasdefinitivamente revogadas por deixarem, por um curto período de tempo, de realizar contato com as torres de controle de tráfego aéreo, e passarem do ponto de pouso. “Mesmo sem ter causado nenhum acidente, esses pilotos foram punidos pela FAA (órgão americano equivalente à ANAC) e não podem mais conduzir aeronaves. Agora, como o acidente aconteceu no Brasil, como as vítimas não eram americanas, eles se sentem no direito de não tomar providências?” desabafou Rosane.

Os pilotos continuam exercendo suas funções nos Estados Unidos. Lepore ainda trabalha na ExcelAire – empresa que adquiriu o Legacy em 2006. Paladino é piloto da America Airlines. Os dois ainda conduzem jatos comerciais e particulares de passageiros como se nada tivesse acontecido ou como se nunca tivessem tido suas condutas profissionais desabonadas.

A justiça brasileira instaurou inquérito criminal contra os pilotos. Em paralelo, a ANAC(Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) realizaram investigações técnicas e administrativas e chegaram à conclusão de que Lepore e Paladino foram mesmo responsáveis pela segunda maior tragédia da história da aviação brasileira.

O julgamento pela justiça brasileira aconteceu quase quatro anos depois do acidente. Ambos foram considerados culpados e condenados a quatro anos e quatro meses, com substituição da pena para realização de serviços comunitários em alguma instituição brasileira nos EUA. Discordando da substituição da pena, oMinistério Público Federal e a Assistência de Acusação recorreram da sentença e, provavelmente neste mês de março, o Processo Criminal chegue ao Tribunal Regional Federal, onde será julgado em segunda instância.

Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, pouco depois da tragédia, na cidade de Brasília, no Distrito Federal. O objetivo era reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo do Voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que perderam seus entes queridos. Após quase seis anos de impunidade, a Associação busca a justiça em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal), para que os culpados pelo acidente sejam responsabilizados.

jornal do brasil

Por que o piloto em comando de um helicoptero senta-se a direita?


Essa é uma boa pergunta, não? Afinal o Piloto Em Comando (PIC da sigla em inglês) num avião de asas fixas senta-se a esquerda. E por que a direita num helicóptero?

Para responder, Roger Connor o curador da divisão de voo vertical do National Air and Space Museum: “O PIC geralmente senta-se a direita num helicoptero, mas isso não é sempre.”

“A razão é principalmente histórica, embora possa haver alguma vantagem operacional. Como a maioria dos helicópteros são aeronaves mais intrinsecamente instáveis do que a maioria dos aviões, um piloto de helicóptero raramente gosta de deixar de voar o cíclico com a sua mão direita, mesmo com trim, e particularmente em operações de voo pairado em que os comandos necessários no cíclico são feitos de forma quase contínua.” O cíclico controla a atitude do helicóptero e a direção do movimento, quase como um profundor combinado e o aileron para um avião.

“No vôo estacionário, a mão esquerda, que normalmente controla a alavanca de coletivo [que muda todos os ângulos das lâminas do rotor simultaneamente] às vezes fica livre para apertar botões ou knobs dos instrumentos que estão geralmente em um console central em uma cabine com um arranjo de tripulação side-by-side . Os freios do rotor e embreagens também são geralmente localizados centralmente pela mesma razão. ”

O cíclico é normalmente posicionado entre os joelhos do piloto, por isso não pode ser compartilhado. Um piloto canhoto sentado no banco do lado direito, presumivelmente, teria que se acostumar a usar a mão direita no cíclico da mesma maneira que um canhoto lida com a alavanca de troca de marchas de um carro manual. A maioria dos helicópteros com arranjo side-by-side costumam ter dois cíclicos.

Connor explica que, quando Igor Sikorsky passou a produzir o primeiro helicóptero em massa, o R-4 (“e não, o Flettner Fl 282 ainda era protótipo não estavam em produção em massa até então”, acrescenta ele), o peso era um problema sério.” O R-4 foi concebido como um treinador, mas este tinha tão pouca potência que Sikorsky foi à procura de qualquer potencial de economia de peso, de modo que Igor e seus engenheiros decidiram deixar instrutor e aluno compartilhando um coletivo único. O único lugar para colocá-lo então, era no meio entre os dois bancos. Dada a coordenação e a força necessária para manipular um cíclico do R-4 durante qualquer período de tempo, o estudante sempre voou à direita.

“Assim, a primeira geração dos pilotos da USAF, da Guarda Costeira, e os pilotos da Marinha americana, juntamente com as da Grã-Bretanha e seus Commonwealth aprenderam a voar o R-4, e seu sucessor, o R-6 (também com um único coletivo), exclusivamente do lado direito. ”

Tudo isso mudou em 1946 com a chegada do modelo Bell 47, o primeiro helicóptero civil com certificação, que contou com dois coletivos. A partir de então, coletivos duplos tornaram-se padrão para configurações side-by-side de assentos, e um piloto de helicóptero podia voar a partir de qualquer lugar a esquerda ou direita.

piloto policial

Avião cai no Aeroporto Teruel, em Campo Grande

Uma aeronave Baron A 56, pertencente ao Corpo de Bombeiros, caiu por volta das 11h da manhã de hoje (12) no Aeroporto Teruel, localizado em Campo Grande.

O avião saiu da pista, cerca de 20 metros, e foi localizado em meio à mata. A asa direita da aeronave está danificada. Segundo informações preliminares a asa bateu contra a pista.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão no local para verificar o que aconteceu. Eles estão fazendo os primeiros levantamentos que darão início às investigações que explicará a queda do avião.

O Corpo de Bombeiros pediu para a imprensa se retirar do local porque o tanque está cheio e há perigo de explosão.

Segundo informações iniciais, não há vítimas.

midiamax


Gratuidade para idoso viajar de avião avança no Senado

Rio - Idosos com mais de 60 anos também poderão viajar gratuitamente de avião de um estado para outro do País ou ter desconto de 50% na passagem, caso dois bilhetes gratuitos já tenham sido concedidos. A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado vota na próxima semana o Projeto de Lei Suplementar 482/11, que modifica o Estatuto do Idoso. Iniciativa do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) amplia ao transporte interestadual aéreo o direito a maiores de 60 anos e com renda igual ou menor a dois mínimos (R$ 1.244) a duas vagas gratuitas para viajar.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Com a mudança, os cerca de dois milhões idosos do Estado do Rio, além dos 20,5 milhões no Brasil, terão direito a desconto de 50% no valor da passagem sempre que as duas vagas gratuitas já estiverem preenchidas. Como o projeto já foi aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura, resta apenas a CDH aprovar para matéria ser levada ao plenário.

De acordo com o diretor financeiro da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Nelson Osório, a aprovação do projeto estende para os maiores de 60 anos uma necessidade que nem sempre é suprida pela aposentadoria.

Ele lembra que o preço da passagem de avião é alto para o padrão dos aposentados. “Garantir esse direito é poder permitir que idoso faça viagem de emergência”, justifica.

Dado da Associação Nacional das Agências de Viagem reforça que a demanda de idosos por viagens de avião é grande. Segundo a entidade, 35% dos clientes de excursões entre estados brasileiros é de pessoas com mais de 60 anos.

Gratuidade e desconto são garantidos desde 2006

Regulamentado em 2006, o Decreto 5.934 — que rege o Estatuto do Idoso — garantiuaos maiores de 60 anos do País e com renda igual ou menor que dois salários mínimo o benefício da gratuidade em viagens interestaduais.

A gratuidade é aplicada sempre na base de duas vagas em cada viagem ou descontos de 50% feitos em ônibus de linha convencional. Contudo, para rotas acima de 500 quilômetros, o estatuto estabelece que a reserva do bilhete seja feita com pelo menos 12 horas de antecedência.

Para comprovar que atende aos requisitos, o idoso precisa apresentar a Carteira do Idoso, expedida pela Secretaria de Assistência Social da cidade onde mora. Caso não tenha o documento a tempo, pode apresentar um comprovante de renda e a carteira de identidade.

Mas todo idoso beneficiado é obrigado a pagar taxas de pedágio ou do terminal de embarque em uso, caso seja necessário.

“Reserva deve ser feita com 15 dias de antecedência”

“Enquanto o Senado ainda estuda o projeto de lei que garante vagas gratuitas para idosos em aviões, a garantia já fornecida para nós em ônibus interestaduais pode estar longe do ideal. À primeira vista, o direito parece ser exemplar. Na prática, é um constrangimento rotineiro.

No geral, a dor de cabeça para meus amigos idosos começa exatamente no guichê das companhias. Isso acontece porque as empresas de ônibus são obrigadas a destinar duas vagas de graça meus colegas, mas acabam obrigando que eles se programem para reservar com muita antecedência. Os atendentes informam que o pedido deve ser feito, em média, 15 dias antes da viagem.

Bilhete com 50% de desconto — quando não há mais vagas gratuitas — é difícil de garantir também. Assim, realmente, fica difícil viajar”.

VOVÔ SECRETO - Colunista de O DIA, defensor dos idosos

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Maior avião de passageiros do mundo chega ao Brasil dia 22

A380 vai participar de feira chilena de 26 a 29 de março

A380 vai participar de feira chilena de 26 a 29 de março


Maior avião comercial de passageiros do mundo, o A380 pousará em 22 de março no Brasil, como parte do Tour Mundial da aeornave em 2012. A primeira parada é em São Paulo, no dia 22, em seguida a aeronave pousa no Rio de Janeiro, no dia 23 de março.

» A380: veja como é feito o maior avião do mundo

O avião gigante entrou em operação em 2007. Possui dois andares e quatro motores e, de acordo com informações da fabricante, é a maior aeronave comercial do mundo, com capacidade para transportar 525 passageiros nas três classes (primeira, executiva e econômica).

Depois, o A380 e a aeronave de transporte A400M vão fazer demonstrações de voo na Feira Internacional do Ar e do Espaço (Fidae), em Santiago, no Chile, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Airbus. As aeronaves serão expostas dos dias 26 a 29 de março.

O avião estará na Argentina, em Buenos Aires, no dia 30 de março, antes de retornar a Toulouse (França). Conforme o vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e o Caribe, Rafael Alonso, a expectativa da empresa é de que o tráfego aéreo latino-americano triplique nos próximos 20 anos, o que exigirá cerca de 40 novas aeronaves muito grandes, como o A380.

Conforme a empresa, o A400M, uma aeronoave voltada para o transporte militar, chega à América Latina pela primeira vez junto com o Grizzly 2, um dos cinco aviões de teste de voo do mundo.

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