Cada uma das 51 aeronaves Airbus A320 da Transportadora Frotier ostenta um animal diferente - os "spokesanimals" - na cauda de cada Aeronave.
Pousada das notícias
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
A KLM e a Air France são as companhias aéreas internacionais melhor avaliadas pelos mais de 3 mil usuários cadastrados no “Espaço do Passageiro”, no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O “Espaço do Passageiro” é um local onde o viajante pode dar notas pelo desempenho da empresa aérea que utilizou dentre vários quesitos de avaliação, como atendimentos a necessidades especiais, na sala de embarque, na venda de passagens, no check-in, pela internet e durante reclamações. A qualidade de atributos como conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade dos voos, relação custo-benefício e serviço de bordo também podem ser avaliados.
Popout
Pousada das notícias
A mesma aeronave envolvida no acidente, fotografada em 05.12.09, no Aeroporto Malpensa, em Milão, na Itália
Em meio ao aeroporto Santos Dumont lotado de passageiros enfrentando atrasos e cancelamentos, a publicitária Ivana pedia explicações à Gol sobre onde estava o filho. De acordo com ela, um atendente da companhia aérea checou e confirmou que o garoto deveria estar no voo 1514. Nem a mala dele veio, disse Ivana.
O pai foi ao Twitter, rede de microblogs, cobrar explicações da Gol sobre o caso, mas até a tarde desta segunda não havia obtido resposta. O pai do menino desabafou, com ironia, no Twitter:
- Já vi aéreas extraviarem malas, mas foi a primeira vez que vi extraviarem uma criança.
Às 13h30, no voo 1518, o garoto finalmente chegou ao Rio de Janeiro. A mãe conta que protocolou uma queixa na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e guardou cópia das passagens do garoto. Depois do susto, ela diz que está “tudo bem”.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Gol Linhas Aéreas informou, por meio de nota ao R7, que por causa do mau tempo, parte dos clientes da ponte aérea Rio-São Paulo teve "a programação de seus voos alterada".
A empresa diz lamentar a demora em informar a mudança de voo aos responsáveis pela criança. O garoto teria sido acompanhado em tempo integral por um funcionário, conforme prevê a lei.
A Gol ainda afirma que vai investigar internamente o caso para “aprimorar seu atendimento”.
R7
O site CNF ao vivo!, revelou, com exclusividade, um A320 da TAM, que passou pelo aeroporto de Confins, revelando a nova identidade que a companhia fez, em homenagem à seleção brasileira de futebol.
A TAM é transportadora e patrocinadora oficial da CBF e levará a seleção para a Copa do Mundo desse ano, que acontece na África do Sul.
Confira:
Flight life
O grande potencial do mercado de fidelização explica por que a Gol, que comprou a Varig em 2007 e praticamente aposentou a marca adquirida, decidiu incorporar e investir na revitalização do programa Smiles. |
Folha de São Paulo - SP |
Segunda Feira – 29/03/2010:
Um A320 da divisão paraguaia da TAM , que faria o voo PZ710, de Assunção para Guarulhos/SP, teve de abortar a decolagem, após o motor esquerdo ter ingerido uma ave. A aeronave ja estava em alta velocidade no momento do incidente.
A tripulação retornou para o terminal, onde os 156 passageiros desembarcaram e aguardaram uma aeronave de reposição.
Terça Feira – 30/03/2010:
Um 737-300 da Southwest Airlines, que iria de Fort Lauderdale para o aeroporto de Midway, em Chicago, teve de alternar para o aeroporto de Tampa, pois após a decolagem, a tripulação não conseguiu retrair o trem de pouso.
A aeronave chegou à Tampa uma hora depois, ninguém se feriu.
Quarta-Feira – 31/03/2010:
Um A321 da US Airways, prefixo N194UW, alternou para o aeroporto de Pittsburgh devido a uma emergência médica.
Durante o voo US960, que iria de Phoenix para Philadelphia, um passageiro apresentou sintomas de uma parada cardíaca.
A aeronave pousou em segurança, porem, o passageiro foi a óbito.
Quinta-Feira – 01/04/2010:
Um 737-800, da Gol, prefixo PR-GTH que iria de Salvador para Fortaleza, ingeriu um pássaro durante a decolagem, após a VR (velocidade de rotação).
A tripulação subiu para a altitude de segurança, desligou o motor afetado e retornou para Fortaleza, onde pousou em segurança.
O voo foi cancelado e os passageiros foram remarcados em outros voos da companhia.
Sexta-Feira – 02/04/2010:
Cerca de 30 torcedores do time de futebol argentino do Racing, foram presos depois de criar tumulto a bordo de um A320 da LAN Argentina, que iria de Buenos Aires para Tucuman.
A tripulação entrou em contato com a torre do aeroporto de Tucuman, informando que alguns passageiros estavam tumultuando o voo e solicitou ajuda policial.
Após o pouso, a aeronave taxiou para uma região isolada do aeroporto, aonde a polícia interviu e prendeu os 30 torcedores.
Segundo investigação policial, o tumulto originou-se após uma discussão com outros passageiros. Três “tumultuadores” inclusive, assaltaram uma comissária de bordo e ameaçaram colocar fogo na aeronave. Esse três continuam presos.
Sábado – 03/04/2010:
Um A330-200, prefixo A6-EYO, da Eithad Airways, que iria de Abu Dhabi para Tóquio no Japão, teve de alternar para Lahore, no Paquistão, pois autoridades da China negaram que a aeronave sobrevoasse o espaço aéreo do país.
Após o pouso em Lahore, despachantes da Etihad entraram em negociações com o governo chinês, que cedeu autorização para que o voo continuasse para o aeroporto japonês de Narita.
Domingo – 04/04/2010:
Um 737-400, prefixo N752MA, da companhia charter, Miami Air, que levava o time de basquete do Miami Heat, teve de alternar para o aeroporto de Chicago após um passageiro mostrar sintomas de um choque hipoglicêmico e entrar em coma.
Medicos do time de basquete prestaram os primeiros socorros ao passageiro.
A tripulação pousou em segurança na pista 14R do aeroporto de O’Hare, o passageiro foi levado para um hospital, aonde se recupera.
O voo GL398, que seguia de Minneapolis para Miami, pousou com um atraso de 1:10 minutos.
Flight life
Um F/A-18A do USMC sendo avaliado após retornar de mais uma missão durante a Operação ‘Tempestade do Deserto’ em 1991. O “estrago” foi, muito provavelmente, feito por um míssil guiado pelo calor dos gases de exaustão.
Poder Aéreo
SÃO PAULO - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Sérgio Nobre, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) Carlos Alberto Grana, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) Luiz Marinho e o presidente de um dos maiores sindicatos de metalúrgicos da Suécia, Stefan Löfven, assinaram hoje, em São Bernardo do Campo (SP), uma declaração de apoio do movimento sindical a compra dos caças suecos pelo governo brasileiro.
Segundo eles, a declaração deve ser entregue em breve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção dos sindicalistas é a de reforçar o lobby para a empresa sueca Saab, fabricante dos caças Gripen. Para eles, a vantagem dos aviões de combate suecos sobre os demais é a oportunidade de gerar cerca de 6 mil empregos diretos e 22 mil indiretos no país. Só na região de São Bernardo do Campo a expectativa é de que sejam criados 1,2 mil empregos.
Três modelos estão na disputa aberta pelo governo brasileiro para a compra de 36 aviões militares supersônicos: o sueco Gripen, da Saab; o norte-americano F-18, da Boeing; e o francês Rafale, da Dassault.Além da geração de empregos, os sindicalistas destacaram como vantagem desse acordo o fato de se estabelecer uma parceria de longo prazo entre a Suécia e o Brasil, com possibilidade de exportação dos aviões que vierem a ser fabricados mais tarde pelos dois países.Outro ponto favorável apontado pelo prefeito Luiz Marinho no modelo sueco foi o fato de a Saab ter assumido o compromisso de construir uma de suas unidades na cidade. Segundo Marinho, esse contrato poderia render 140 milhões de euros em investimentos para São Bernardo.
Para o sindicalista sueco Löfven, outro aspecto positivo nessa escolha seria o fato de que o Brasil poderá participar da produção da nova geração dos aviões de combate conjuntamente com a Suécia."Isso dá ao Brasil duas grandes oportunidades. Uma é que o avião poderá ser produzido de acordo com as necessidades brasileiras. Mas também porque dará ao Brasil a capacidade de desenvolver, no futuro, sua própria geração de novos caças."Agência Brasil
Três anos e meio após o acidente do voo 1907 da Gol, que vitimou 154 pessoas no Norte de Mato Grosso, continua a impactar a região. Índios que vivem na reserva Kapot/Jarina querem a retirada dos destroços do Boeing da floresta, sob a alegação de que a água ficou contaminada após o acidente. "Bebemos água com gosto ruim. A pesca e a caça na região estão ruins também. Já pedi para tirar tudo de lá e até agora ninguém foi fazer alguma coisa. O lugar é reserva indígena que precisa ser preservada”, disse cacique Raoni Metuktire, da tribo kaiapó.
Tanto a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Mato Grosso enviaram à Fundação Nacional do Índio (Funai), na segunda quinzena de março, um relatório com informações sobre os problemas ambientais registrados pelos índios na região do acidente (diga-se, ocorrido em setembro de 2006). A Funai de Colíder (MT) informou que vai fazer um estudo ambiental na região para avaliar os danos provocados pela queda da aeronave e pela presença das peças do avião no local. Já a assessoria do governo estadual informou que só após análise do documento é que técnicos ambientais poderão dizer o que deverá ser feito na reserva indígena.
A área onde ocorreu o acidente com o avião da Gol tem 6.350 km² e abriga cerca de mil índios das aldeias Kapot, Metuktire e Piaraçú. "Nenhum índio pisou no local desde a expedição feita em 2007 com o coronel Marcos Marinho, marido de uma das vítimas da queda do avião", conta Raoni. O local ficou fechado desde então, afirmou o cacique.
Em nota, a Gol informou que contratou uma empresa para estudar o impacto ambiental causado dos restos da aeronave e que o laudo não só apontou a inexistência de dano permanente, como concluiu que qualquer tentativa de retirar os destroços causaria novos danos, já que seria necessária a abertura de outras clareiras, com derrubada de árvores. A Força Aérea Brasileira (FAB), por sua vez, informou que os destroços pertencem ao proprietário da aeronave e não tem atribuição legal de fazer retirada das peças do local do acidente.
eptv
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo autuou ontem a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pelo não cumprimento de 13 das 93 exigências ambientais impostas ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul.
A multa de R$ 1 milhão só não pode ser aplicada porque uma liminar livra a estatal de punições até sábado, dia 10.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, diz que a Procuradoria do Município vai recorrer da decisão, concedida na semana passada pela Justiça Federal em São Paulo. "Esse é um processo longo, que se arrasta há mais de três anos. A secretaria procurou diálogo com a Infraero, definimos prazos (para o cumprimento das exigências ambientais), estendemos em alguns casos e agora chegou a hora de o aeroporto se adequar", disse. Para ele, o relatório encaminhado no dia 1.º pela estatal, com o detalhamento do estágio de cumprimento das exigências, cujos prazos estavam prestes a expirar, "é insuficiente". Ontem, a Infraero não quis se manifestar sobre o assunto.
Horário. O item mais polêmico da discussão entre Infraero e Prefeitura diz respeito ao horário de funcionamento de Congonhas. Hoje, o segundo terminal mais movimentado do País funciona das 6 às 23 horas. Ao conceder o alvará, a SVMA estabeleceu a redução das operações. De segunda a sábado, o novo horário deveria ser das 7 às 22 horas. Aos domingos e feriados, a limitação seria ainda maior, com abertura às 9 e fechamento às 22 horas.
A medida faria Congonhas perder 62 pousos ou decolagens por dia, o equivalente a 12% do fluxo de aeronaves. "É preciso respeitar a saúde das pessoas que vivem no entorno do aeroporto", defende Jorge.
Até a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interveio na disputa. Em 23 de março, a Anac entregou ofício à SVMA em que contestava a competência da Prefeitura em interferir no horário de funcionamento de área sob jurisdição federal.
Dois dias depois, procuradores elaboraram um parecer técnico ratificando as atribuições do Município, sob o argumento de que se trata de um caso de uso e ocupação do solo. "Todas as nossas ações neste caso têm amparo legal", assinalou Jorge.
Outro ponto muito contestado pela SVMA se refere à operação de helicópteros em Congonhas. A pasta quer saber quantos pousam ou decolam no aeroporto todos os dias, além de ter controle mais criterioso das operações noturnas, principalmente no corredor aéreo entre Congonhas e Cumbica, em Guarulhos. "Eles se recusam a nos fornecer o movimento de helicópteros em Congonhas. Dizem que não há helipontos lá", diz Jorge. "Com não tem helipontos? Isso é um absurdo."
Decisão. A decisão final sobre o embate deve ser dada pela 2.ª Vara Federal Cível de São Paulo. No mesmo despacho em que concedeu a liminar pleiteada pela Infraero, a juíza federal Anita Vallani determinou o encaminhamento dos autos para a 2.ª Vara. É lá que, desde janeiro, tramita a ação civil pública ajuizada pela Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa). A entidade reivindica o cumprimento das mesmas exigências ambientais.
No dia 26, a juíza Rosana Ferri Vidor havia concedido uma liminar em favor da Abrapavaa. A decisão fixava diferentes prazos - 30, 60 e 90 dias - para que a Infraero atendesse a 11 das 93 exigências da SVMA, sob pena de multa de R$ 10 mil a R$ 50 mil. A medida perdeu eficácia depois que a Justiça detectou problemas com o CNPJ da entidade, o que deve ser solucionado nos próximos dias, segundo os advogados da Abrapavaa.
Regras não cumpridas
Acesso
A Infraero deverá regularizar os acessos ao Parque de Abastecimento de Aeronaves e aos portões localizados em zonas residenciais
Ruído
Mudança do local de teste de motores e entrega do Programa de Monitoramento de Ruído Aeronáutico
Horário
Alteração do horário - de segunda a sábado, das 7 às 22h e, aos domingos e feriados, das 9 às 22h
Helicópteros
Apresentar registro de funcionamento dos helipontos dentro de Congonhas; criar plano de comunicação com pilotos e companhias para que evitem os impactos negativos das operações; e realizar manutenção em hangares fechados e com proteção acústica
Resíduos
Entregar um Plano de Gerenciamento de Resíduos; atingir reciclagem de 100% dos resíduos orgânicos, óleos lubrificantes e de cozinha
Poluição
Monitorar emissão dos poluentes atmosféricos
Operação
Apresentar certificado operacional do aeroporto
Estadão