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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Máquina para passear voando deve chegar em 2012 por R$ 160 mil

Neozelandês testa aparelho que pode chegar a 1.500 m do chão

AFP
Divulgação

Sair por aí voando com uma máquina nas costas deve se tornar possível já no ano que vem para quem puder pagar a modesta quantia de R$ 160 mil (US$ 100 mil). O inventor neozelandês Glenn Martin está testando um aparelho chamado Martin Jetpack, que já conseguiu voar a 1.500 m do chão, e espera colocá-lo no mercado no ano que vem.

No fim do mês passado, um manequim preso ao equipamento sobrevoou as colinas da região de Canterbury, na ilha do sul da Nova Zelândia. Martin diz que a ideia é que as primeiras pessoas a usar o aparelho sejam profissionais de saúde em ações de emergência.

– Depois será possível equipá-lo com câmeras para informações sobre o tráfego rodoviário e utilizá-lo para ir ao trabalho ou para se divertir.

O aparelho consegue voar por cerca de 30 minutos. No ano passado, a revista americana Time considerou esta invenção uma das mais aguardadas do mundo.

r7

Ladrão contorcionista a caminho do aeroporto de Barcelona

Mala com criminoso era colocada em bagageiro de ônibus que fazia trajeto para aeroporto de Barcelona.

A polícia regional da comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha, prendeu em flagrante um ladrão contorcionista que se escondia em uma mala, de onde saía para roubar outras bagagens.

Segundo a polícia, o ladrão e um parceiro operavam em uma linha de ônibus que faz o trajeto entre a estação Norte de Barcelona e o aeroporto.

O parceiro levava uma mala grande a caminho do aeroporto e a deixava no bagageiro do ônibus como todos os outros turistas, sem provocar suspeitas.

Mala usada nos crimes (Foto: Polícia da Catalunha/BBC)
Mala usada nos crimes (Foto: Polícia da Catalunha/BBC)

Dentro da mala, viajava escondido o comparsa contorcionista. Ali, ele abria as bagagens alheias, roubava objetos pequenos de valor e voltava a se esconder dentro da mala até a chegada ao terminal.

No desembarque, o falso viajante recolhia a mala com o contorcionista e os turistas só descobriam que tinham sido roubados quando já era tarde.

Crime desvendado
A surpresa, até para os policiais, aconteceu durante uma blitz na segunda-feira no ponto do ônibus na chegada ao terminal.

O suposto ladrão, que deveria levar a mala, se assustou ao ver os Mossos D'Esquadra (policia regional da Catalunha) e a deixou no ônibus.

Dentro da bagagem o bandido contorcionista foi pego falando pelo celular rodeado por laptops, câmeras e outras peças recém-furtadas no trajeto.

Também levava, segundo os policiais, seu arsenal de trabalho: uma lanterna e ferramentas para abrir cadeados e zíperes.

A dupla de nacionalidade polonesa Krzysztof Grzegorz, de 29 anos, e Jouoastaw K., de 31 anos, está presa, e a polícia investiga se eles foram os responsáveis por outras dezenas de roubos denunciados no aeroporto de Barcelona.


g1

74 corpos de vítimas do voo da Air France de 2009 ficarão no fundo do mar



As autoridades francesas informaram nesta terça-feira que 74 corpos das vítimas do voo AF 447, da Air France, que caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009, com 228 pessoas a bordo, ficarão definitivamente no fundo do mar.


No total, foram retirados 154 corpos do oceano. A operação de resgate dos restos mortais, que começou mês passado, foi encerrada no último dia 3.

No fundo do mar, foi colocada uma placa com a inscrição: “Em memória às vítimas do acidente com o voo AF 447”, escrita em português, francês e inglês. A placa foi depositada pelo mesmo robô utilizado para recuperar os corpos, que estavam a 3,9 mil metros de profundidade.

Em uma carta enviada aos parentes das vítimas, o governo da França informou que, no total, 104 corpos “suscetíveis de serem identificados” foram retirados do oceano na quinta fase de buscas. Após a catástrofe, 50 corpos foram resgatados, 20 deles eram de brasileiros.

“Foram resgatados todos os corpos que tinham condições, conforme os critérios definidos pela carta dos juízes em 10 de maio e verificados pelas equipes de legistas”, diz a nota enviada às famílias das vítimas. No dia 10 do mês passado, os juízes responsáveis pelo processo na França informaram que apenas os corpos que não estivessem muito degradados e que “pudessem ser entregues decentemente às famílias” seriam resgatados.

Os corpos resgatados serão transferidos para um instituto médico-legal na França (o nome da cidade não foi informado) para o início da identificação das vítimas, que será feita pelos peritos do IRCGN (Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar francesa). O instituto, que atuou em 38 grandes catástrofes, dispõe, até o momento, do DNA dos parentes das vítimas europeias.

Um relatório intermediário sobre as causas do acidente deverá ser divulgado no final de julho, segundo o BEA (Escritório de Investigações e Análises da França). Mas o relatório definitivo, com as conclusões sobre o acidente, só será publicado no início de 2012.

Até lá, os investigadores examinarão detalhadamente os 1,3 mil parâmetros do voo, gravados por uma das caixas-pretas, como também as duas horas de conversas dos pilotos e de sons da cabine, gravados pela segunda, e analisarão ainda as peças do avião resgatadas, como os computadores de bordo, motores e partes das asas.
Agência Brasil

Privatização TAP


Qatar Airways confirma interesse na compra da companhia estatal portuguesa TAP

O presidente da Qatar Airways, Akbar al-Baker, formalizou o interesse em comprar até 49% da TAP. Durante a 67º reunião da Iata, o presidente afirmou já ter demonstrado formalmente seu interesse à companhia portuguesa estatal.

O processo de privatização da TAP pode ter início ainda em junho. Algumas outras companhias já demonstraram interesse na TAP, porém nenhuma oficializou a intenção. Dentre elas, a IAG ( fusão entre a Ibéria e a British) e a nacional TAM.

A Qatar não demonstrou interesse em aquisições no Brasil, mas como essa fusão teria participação de destaque no País. Enquanto a TAP opera 71 voos semanais saindo de solo brasileiro, a Qatar, tem apenas um voo diário entre São Paulo e Doha.

aeromagazine

LAN diz que fusão com TAM ocorrerá em março de 2012


A conclusão da fusão da TAM com a LAN pode ocorrer em março de 2012, publicou o jornal Valor Econômico nesta terça-feira, citando o presidente da companhia aérea chilena.

A operação, se aprovada por órgãos de defesa da concorrência do Chile, criará a maior companhia aérea latino-americana e tinha previsão de ser concluída antes do final de 2011.

Segundo o Valor, o presidente da companhia aérea chilena, Enrique Cueto, afirmou que março de 2012 seria o prazo limite caso a LAN recorra à Suprema Corte do Chile para ter a operação liberada pela Justiça do país.

"Poderá haver apelação à corte Suprema do Chile, esperamos que não, mas se isso acontecer o processo poderia levar mais três meses", teria afirmado Cueto em entrevista ao jornal durante conferência da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em Cingapura.

A operação está sendo avaliada pelo Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile depois que um grupo de defesa do consumidor do país pediu à corte que avaliasse o impacto da associação no mercado chileno.

Segundo o jornal, "no futuro seria possível uma aliança com a portuguesa TAP... mas no curto prazo LAN e TAM estão dedicadas à criação da Latam". Entre as medidas para minimizar o domínio das empresas na rota Santiago-São Paulo estaria o aumento de capacidade na linha em 10% ao ano.

Cueto também afirmou, segundo o jornal, que a LAN não procurou a Gol como alternativa a um eventual impedimento da fusão com a TAM. "Nós não falamos com a Gol. Não temos interesse em falar com a Gol", teria dito Cueto ao jornal.

uol

Táxis aéreos querem isenção sobre ICMS

Estado renunciou R$ 1,2 mi em ICMS em benefício de uma empresa. Associação pediu que benefício fiscal favoreça também os táxis aéreos.

Aeroclube de Manaus, sede das empresas de táxi aéreo, teve a infraestrutura e condições de segurança questionadas em audiência e relatórios do Cenipa
Aeroclube de Manaus, sede das empresas de táxi aéreo, teve a infraestrutura e condições de segurança questionadas em audiência e relatórios do Cenipa (Clóvis Miranda)

Em pouco mais de um ano, o decreto 29.263, de outubro de 2009 fez com que o Governo do Estado renunciasse R$ 1,2 milhão em ICMS sobre o combustível utilizado pela única empresa de aviação que atua em 12 cidades do interior do Amazonas: a Trip Linhas Aéreas.

Foi o que informou o secretário de Estado de Planejamento, Marcelo Lima, referindo-se a uma média de 500 mil litros de combustível para avião consumidos pela empresa por mês.

O decreto reduziu a alíquota de ICMS sobre combustível de aviação de 25% para 7%. “Em contrapartida, a empresa reduziu em 5% o valor das tarifas e expandiu as rotas. Mas o combustível não passa de 30% dos custos de um voo”, ressaltou.

A Trip opera em apenas 12 municípios do interior do Estado onde os aeroportos ou aeródromos têm a estrutura adequada para receber as aeronaves TR-42, com 45 assentos, e TR 62, com 68 assentos, afirmou o gerente regional, Lucas Frade.

“Enquanto isso, os táxis aéreos chegam onde não há nem pista de voo, fazendo 100% das remoções aeromédicas e o transporte de valores. São o único transporte aéreo na maioria dos municípios, mas não recebem esse incentivo fiscal”, reclamou o consultor da Associação Brasileira de Táxis Aéreos e presidente do Movimento Nacional de Aviação Civil, Georges de Maia Ferreira.

Georges criticou a “exclusividade” do benefício da lei de incentivo fiscal para a Trip, alegando que, apesar dos custos mais altos, a empresa aérea não atende a maior parte do interior, dadas as restrições que enfrentam seus aeródromos. “Várias empresas já passaram por aqui, mas o táxi aéreo sempre permaneceu. Somos submetidos às mesmas normas de segurança que as empresas aéreas e enfrentamos os mesmos obstáculos estruturais”, argumentou.

Em audiência realizada no início da semana passada na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Georges também pediu a extensão desse benefício para as cinco empresas de táxi aéreo regular que atuam no Amazonas.

Infraestrutura

Mas quando se fala em táxi aéreo surge o questionamento sobre as condições de segurança em que operam as pequenas aeronaves dessas empresas e também acerca da infraestrutura e localização do local onde a maioria delas decola e aterrisa: o aeródromo de Flores, conhecido como Aeroclube de Manaus.

Três anos após o Sêneca PT-WIG cair em um condomínio residencial instantes após a decolagem do aeródromo de Flores, o Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) emitiu relatório onde afirmava que entre as causas do acidente estava a infraestrutura aeroportuária do Aeroclube.

“A ausência de área de escape após a cabeceira 29 contribuiu para que o piloto julgasse possível manter a aeronave em voo (...) De acordo com o que preconiza a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), o aeródromo encontra-se fora dos parâmetros de segurança para operação”, escreveram os investigadores.

a crítica

Problema deixa hotéis de SP lotados



Não há mais vagas em hotéis em São Paulo para acomodar passageiros retidos, informou o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas. Houve superlotação por conta das cinzas de vulcão que afetam o tráfego aéreo e dos ventos fortes que prejudicaram a operação dos aeroportos de Guarulhos (Grande São Paulo) e Congonhas (zona sul de São Paulo).

A orientação das empresas aéreas é que os passageiros voltem para casa ou para a casa de parentes. Há obrigação legal de as empresas providenciarem acomodação para passageiros em caso de atraso de voo.
diário de cuiabá

Menino de 9 anos voa sozinho em balão

Bobby Bradley, um menino de apenas 9 anos, se transformou na pessoa mais jovem a realizar um vôo solo em um balão de ar quente.
Ele decolou da cidade de Tomei, em pleno deserto do Novo México, nos Estados Unidos, junto com outros três balões e diante de 50 fãs.
Entre parentes e amigos de escola, estava também um fiscal da agência federal de aviação americana.
Apesar do vôo, segundo as regras do país, Bobby – filho de dois balonistas experientes – só vai poder tirar a licença de piloto aos 16 anos.
Para evitar problemas com a lei, ele voou num balão menor que o normal, construído em casa e considerado oficialmente um ultraleve.
O vôo de Bobby Bradley durou 25 minutos.
BBC/big10

Gol prevê alta de 5% nas tarifas médias no 2º trimestre

Avião da Gol

Belo Horizonte - A Gol espera poder aumentar em cerca de 5% os preços médios das tarifas (yield) no segundo trimestre deste ano, informou hoje a vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da Gol, Claudia Pagnano. "Até agora, foi feito (o repasse da alta de combustível) de maneira muito sensível. Temos projetada para o segundo trimestre uma recuperação no yield de 5%", afirmou.

Segundo ela, no mercado americano, que é o mercado da aviação comercial mais desenvolvido do mundo, houve oito reajustes nas tarifas de janeiro a maio. "Uma recuperação (nas tarifas) é necessária porque o segundo trimestre para a aviação é um período de declínio de vendas", disse.

Há cerca de um mês, devido à alta do petróleo no mercado internacional, a empresa ampliou suas posições de hedge (proteção) de 20% para 40% dos gastos estimados com combustível para os próximos 12 meses. O contrato foi feito considerando o preço do barril a US$ 95.

A Gol apresentou hoje sua primeira aeronave Boeing 737-800 Next Generation de 183 lugares configurada com o padrão Sky Interior. A empresa é a primeira na América do Sul a operar com esse equipamento, que oferece uma cabine mais ampla e com uma iluminação especial em LED, além de mais espaço para as bagagens de mão.

Até o fim do ano, a Gol deve receber outras cinco aeronaves como essa. De acordo com Claudia Pagnano, até 2015 a empresa substituirá a maior parte da sua frota por aviões desse modelo. "Receberemos 100 aviões com essa configuração até 2015", afirmou.

veja.com

Biocombustíveis: nova fronteira para a aviação

Fonte alternativa de energia, os combustíveis renováveis aparecem como um aliado do setor, que pretende reduzir à metade suas emissões até 2050.

Avião da Azul Linhas Aéreas

Azul Linhas Aéreas pode ter primeiro vôo movido a biocombustível do país.

São Paulo – O mercado de combustíveis renováveis vem crescendo e despertando interesse de vários setores. Dessa vez, quem entra na onda verde é a aviação. Fonte alternativa de energia, os biocombustíveis aparecem como um aliado do setor, que pretende reduzir à metade suas emissões de CO2 até 2050 e driblar os custos crescentes com querosene de aviação.

Hoje, pelo menos 40% dos custos totais das empresas áreas têm relação com a compra de energia. “A crise financeira afetou os custos com combustível e, consequentemente, os preços das passagens”, diz Charles E. Schlumberger, especialista em transporte aéreo do Banco Mundial. Segundo Schlumberger, que participou do Ethanol Summit,evento do setor sucroenergético, nesta terça (7) em SP, o preço do petróleo aumentou 14% em um ano, resultando num gasto extra de 58 bilhões de dólares para as indústrias da aviação.

Diante de uma pressão ambiental crescente e da alta volatilidade dos preços dos combustíveis derivados do petróleo, as fontes alternativas surgem como a opção mais viável para o setor cumprir a meta de redução, garantir o abastecimento das aeronaves e ainda manter a lucratividade do negócio. “A redução de CO2 é muito importante para a operação do setor como um todo. Menos emissões significam menor uso de petróleo e menos gastos”, resume o especialista do Banco Mundial.

Obstáculos no horizonte

Há, entretanto, grandes desafios no caminho rumo à uma aviação mais sustentável. O principal, segundo executivos das fabricantes Boeing e Embraer, também presentes no encontro, é o de desenvolver um biocombustível capaz de se adequar às tecnologias existentes nas aeronaves de hoje – majoritariamente movidas à combustível fóssil. Para se ter uma ideia, nem mesmo o etanol, largamente utilizado pela frota brasileira de veículos leves, possui as características necessárias para ser usado na aviação.

“Seria preciso mudar a estrutura dos aviões devido à incompatibilidade técnica da fuselagem com o combustível da cana”, explica Guilherme Freire, diretor de Tecnologia e Estratégia Ambiental da Embraer. Não basta só ter um combustível que se adapte ao motor. “Também precisamos garantir reserva e para isso é necessário um produto já maturado, bem desenvolvido e disponível em larga escala”, ressalta Jim Kinder, engenheiro sênior de combustíveis da Boeing.

Azul pode ter primeiro vôo movido a biocombustível do país
Aos poucos, o Brasil procura soluções para driblar esse desafio. Em março, durante visita do presidente Barack Obama, o país firmou um acordo com os Estados Unidos para desenvolver e produzir biocombustível para o transporte aéreo civil. Além da fabricante brasileira Embraer, participam do projeto a Azul Linhas Aéreas,a empresa de biotecnologia americana Amyris, e a gigante americana do setor elétrico, General Electric (GE). O acordo prevê a produção em larga escala de bioquerosene ainda nesta década.

Juntas, as empresas vão trabalhar no desenvolvimento de tecnologia para produção de bioquerose a partir da fermentação da sacarose proveniente da ponta da planta de cana de açúcar, da palha e de outras fontes vegetais, como o milho. O projeto prevê o voo experimental de um jato E-Jet no primeiro semestre de 2012.

veja.com

Voos são retomados em dois aeroportos de Buenos Aires

Os voos domésticos e internacionais dos dois principais aeroportos da Argentina foram suspensos na manhã desta terça-feira

Os voos domésticos e internacionais dos dois principais aeroportos da Argentina foram suspensos na manhã desta terça-feira (Daniel Garcia/AFP)

A Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) da Argentina informou que os aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, retomaram as suas atividades, na tarde desta terça-feira. As empresas aéreas reprogramaram as partidas e chegadas de seus aviões depois que diversos voos foram cancelados, pela manhã, em razão da nuvem de cinzas proveniente do vulcão chileno Peyehue.

"A partir das 16 horas, no Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry (Aeroparque), as companhias aéreas Aerolíneas Argentina, Austral e LAN Argentina começaram a retomar suas atividades", afirmou nota da Anac distribuída à imprensa.

Contudo, outras companhias decidiram não normalizar suas operações, apesar da liberação. "As empresas argentina Sol e brasileira TAM cancelaram a totalidade de seus voos para o dia de hoje, enquanto que a companhia também brasileira Gol cancelou seu voo vespertino e analisa se fará o mesmo com o noturno", disse a Anac.

Na manhã desta terça, cerca de 60 voos chegando ou partindo dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque foram cancelados devido à nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, localizado na fronteira entre a Argentina e o Chile.

Brasil - Além dos voos que iam para a Argentina, as companhias brasileiras cancelaram os programados para esta terça com destino a aeroportos do Uruguai, Paraguai, Chile e Peru. Segundo um boletim da Infraero, 35 dos 94 voos internacionais partindo do Brasil com decolagem ou aterrissagem previstas para a manhã desta terça, ou seja, 37,2% do total, foram cancelados por diferentes razões.

Até agora, a companhia aérea mais prejudicada foi a TAM, que informou em comunicado que, pelo menos até o meio-dia desta terça-feira, cancelou um total de 35 voos. Entre eles, 11 que sairiam de São Paulo e nove de Buenos Aires. A empresa disse estar analisando as informações sobre a densidade e o deslocamento da nuvem de cinzas e avalia que, neste momento, há riscos para a operação nessas rotas.

Já a Gol cancelou 11 voos que sairiam de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Santiago do Chile com destino a Buenos Aires, além de todos seus voos com saída da capital argentina.

Aproximação - A nuvem de cinzas chegou a atingir o Rio Grande do Sul nesta terça, e deve avançar sobre a região sul do país nos próximos dias. Segundo especialistas, as chuvas e os ventos fortes presentes no estado colaboraram para a chegada da nuvem, que se aproximou do Brasil pela região de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.

Após a erupção do último sábado, o vulcão Peyehue produziu uma densa nuvem de cinzas e areia, interrompendo atividades em aeroportos, provocando o fechamento de escolas e obrigando o cancelamento de diversos eventos na parte argentina da Patagônia.

veja.com

Nuvens vulcânicas podem apagar motores de avião



Nuvens vulcânicas como a do vulcão chileno Puyehue são compostas por material semelhante ao vidro que pode derreter em contato com as turbinas de um avião e provocar o apagamento dos motores das aeronaves. É o que diz o tenente coronel aviador Flavio Antonio Coimbra Mendonça, do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

As companhias aéreas TAM e Gol cancelaram até agora 51 voos por conta das nuvens do vulcão. De acordo com a TAM, foram fechados os aeroportos de Buenos Aires (Argentina); Assunção e Ciudad del Este (Paraguai); Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Foz do Iguaçu (PR). As nuvens chegaram à capital argentina pela manhã e fecharam os dois aeroportos da cidade.
Elas também já estão no espaço aéreo brasileiro, de acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), na região do Rio Grande do Sul. O DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) monitora a evolução da nuvem e coordena a mudança de destinos das aeronaves que rumariam para aeroportos sob impacto da nuvem.

Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o fenômeno é visto apenas por imagens de satélite devido às chuvas intensas na região Sul do Brasil.

De acordo com ele, a nuvem é carregada por ventos vindos do Sudoeste, que devem continuar nesta semana. Para o meteorologista, a chegada das cinzas pode causar mais transtornos nos aeroportos, já que a nuvem está localizada na altura utilizada pela navegação aérea.
folhapress