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terça-feira, 1 de maio de 2012

American Airlines convida viajantes a desfrutarem de “Guaranteed Smoothness” com serviço cinco estrelas e Michael Buble


Sweepstakes cinco estrelas da American Airlines oferecem chance de ganhar viagem VIP para Los Angeles e encontrar Michael Buble

FORT WORTH, Texas, 30 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- A partir de hoje, os American Airlines Five Star Service(SM) Guaranteed Smoothness Sweepstakes oferecem aos clientes a oportunidade de se registrarem para uma chance de ganhar uma viagem VIP para Los Angeles completa com o serviço cinco estrelas da American e o exclusivo serviço de recepção e atendimento VIP com o lendário cantor de jazz suave Michael Buble.Para ver o release completo, acesse: http://www.prnewswire.com/news-releases/american-airlines-invites-customers-to-enjoy-guaranteed-smoothness-with-five-star-service-and-michael-buble-149499095.html
FONTE American Airlines

Embraer atinge lucro líquido de R$ 11,2 milhões no 1T12



E no primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer também entregou 21 aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um jato grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11.
São José dos Campos - (BM&FBovespa: EMBR3, NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados em IFRS e em reais. Os dados financeiros correspondentes aos períodos encerrados em 31 de março de 2011 (1T11), 31 de dezembro de 2011 (4T11) e 31 de março de 2012 (1T12) são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, exceto quando de outra forma indicadas.
Destaques do primeiro trimestre de 2012 em IFRS – De acordo com os resultados da Companhia comunicado no dia 26 de abril (quinta-feira), o primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer entregou 21 aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um jato grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11. Considerando as entregas de aeronaves, juntamente com as receitas de serviços e o crescimento do negócio da área de Defesa e Segurança, a receita líquida no 1T12 totalizou R$ 2.049,2 milhões, e a margem bruta alcançou 23,2%. As margens EBIT1 e Ebitda no 1T12 alcançaram 7,5%, e 12,9%, respectivamente. O lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer foi de R$ 111,2 milhões no 1T12, já o lucro por ação no 1T12 totalizou R$ 0,1536. O caixa líquido no final 1T12 era de R$ 549,9 milhões.
Receita líquida e margem bruta -A receita líquida no 1T12 foi de R$ 2.049,2 milhões, superior aos R$ 1.756,6 milhões do mesmo período de 2011, resultado esse alcançado devido ao maior número de aeronaves entregues e ao mix de produtos mais favorável. Também contribui fortemente para esse aumento na receita deste trimestre a apreciação do Dólar frente ao Real. A contribuição de serviços aeronáuticos na composição da receita da empresa foi de 14%, inferior a participação de 2011, que foi de aproximadamente de 15,4%. Como mencionado na divulgação de resultados do 1T11, as margens de serviços aeronáuticos são maiores do que os outros negócios da Embraer, desta forma a maior ou menor contribuição de Serviços na receita total da Companhia reflete-se diretamente na Margem bruta, que no 1T12 foi de 23,2%, e no mesmo período de 2011 foi de 24,3%. Os esforços da Empresa para maximizar a eficiência operacional de seus processos também contribuíram de forma muito positiva para a margem bruta do 1T12
Resultado operacional e margem operacional -O resultado e margem operacional para o 1T12 foi de R$ 153,3 milhões e 7,5%, respectivamente, enquanto que no 1T11 foram R$ 156,6 milhões e 8,9%, respectivamente. Importante mencionar que, além do dissídio coletivo de aproximadamente 10% no final de 2011, uma parte das despesas operacionais é em Dólares e que a apreciação de 6,2% entre a taxa de câmbio média do dólar em relação ao Real do 1T11 para 1T12 representou um desafio adicional na gestão de tais despesas operacionais. As despesas com pesquisas totalizaram R$ 28,1 milhões e tais despesas devem alcançar US$ 100 milhões em 2012 conforme indicado pela Companhia em suas projeções do início do ano. As despesas comerciais atingiram R$ 192,2 milhões no 1T12, maiores que os R$ 156,7 milhões registrados no 1T11, devido principalmente ao mix de produtos e por conta também da expansão do suporte aos clientes, em especial na Aviação Executiva. As despesas administrativas no 1T12 alcançaram R$ 125,6 milhões, maiores que os R$ 95,4 milhões registrados no mesmo trimestre do ano anterior. As Outras receitas (despesas), líquidas totalizaram R$ 24,1 milhões no 1T12, maiores que R$ 14,0 milhões reportados no 1T11.
Lucro líquido e lucro por ação -O lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer e lucro por ação no 1T12 foram de R$ 111,2 milhões e R$ 0,1536, respectivamente. A margem líquida no 1T12 chegou a 5,4%, comparada a 9,9% no 1T11. Esta redução na margem líquida deve-se ao aumento da despesa de imposto de renda e as despesas financeiras no período. O Imposto de renda e contribuição social no 1T12 totalizou uma despesa de R$ 26,7 milhões, enquanto que no 1T11 resultou em uma receita de R$ 4,2 milhões. Essa diferença advém principalmente do impacto dos dividendos pagos sob a forma de juros sobre o capital próprio, que são dedutíveis de imposto. Essa distribuição ocorreu durante o 1T11 onde nesse mesmo período houve uma redução da despesa do Imposto de Renda apurado pela Empresa. Ressaltamos que no 1T12 não houve distribuição de juros sobre capital próprio.
Aviação comercial -No 1T12 a Embraer entregou 21 jatos comerciais e atingiu 1.063 ordens firmes dos E-Jets para 60 companhias aéreas, em 42 países nos cinco continentes. A família de operadores dos E-Jets continuou crescendo e deu as boas-vindas a duas novas companhias aéreas, a Bulgaria Air e a Estonian Air. “A contínua expansão da base de clientes na família dos E-Jets ressalta ainda mais o importante papel que essas aeronaves exercem no mercado da aviação comercial, tanto no ajuste de capacidade da demanda, substituição de aeronaves usadas, ou no desenvolvimento de novos mercados. Os E-Jets estão ajudando as companhias aéreas no aumento de sua eficiência diante do cenário econômico fraco com custos do combustível crescente”, disse Paulo César de Souza e Silva, vice presidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial.
Em 31 de março de 2012, Embraer vendeu 12 jatos comerciais, sendo dez E195 para Azul, um E190 para a BA City Flyer e um E170 para a JAL (cliente anunciado no dia 04 de abril).
Aviação executiva -As entregas no 1T12 para a Aviação Executiva foram de 12 jatos leves e um jato grande, totalizando 13 aeronaves, o que representa um aumento de aproximadamente 60% nas entregas totais comparando com o 1T11. A Empresa espera alcançar o guidance de receita total para o ano de 2012.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro vôo está previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012.
No 1T12, a Empresa entregou o 300º jato da família Phenom e o 100º jato executivo para o mercado brasileiro, que também foi o primeiro Phenom 300 entregue na versão para resgate aeromédico. A Embraer continua ganhando mercado na China, destaque para a venda de três jatos grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de um Legacy 650, da categoria de jatos grandes, para o artista de cinema Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista. Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor atender seus clientes de jatos executivos.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro voo está previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012. No 1T12, a Empresa entregou o 300º jato da família Phenom e o 100º jato executivo para o mercado brasileiro, que também foi o primeiro Phenom 300 entregue na versão para resgate aeromédico.
A Embraer continua ganhando mercado na China, destaque para a venda de três jatos grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de um Legacy 650, da categoria de jatos grandes, para o artista de cinema Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista. Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor atender seus clientes de jatos executivos.
Em março a Embraer Defesa e Segurança divulgou a assinatura de contratos com três nações africanas para a aquisição do A-29 Super Tucano, aeronaves de ataque leve e turboélice de treinamento avançado. A força aérea de Burkina Faso, o primeiro operador deste modelo na África, já recebeu três aeronaves que são usados em missões de patrulha na fronteira. A força aérea de Angola adquiriu seis desta aeronave para a mesma missão, e as três primeiras serão entregues em 2012. Além disso, a força aérea da Mauritânia escolheu o A-29 Super Tucano para efetuar missões de contra insurgência. O valor total dos contratos – incluindo um pacote de logística, treinamento e peças de reposição – totalizou mais de USD 180 milhões. Com estas ordens, nove forças aéreas selecionaram o A-29 Super Tucano, localizadas na América Latina, África e sudeste da Ásia, sendo que e a aeronave já se encontra em operação em seis deles.
“Referente ao contrato com a Força Aérea Americana (USAF) programa de suporte leve (LAS program), o processo de compra se encontra da seguinte forma: em 30 de dezembro de 2011, a Embraer Defesa e Segurança e seu parceiro Sierra Nevada Corporation (SNC), a principal contratada, receberam a decisão favorável ao Super Tucano. Em fevereiro de 2012 USAF cancelou o processo de compra devido a problemas de documentação interna. Um novo processo de compra é esperado para ser emitido pela USAF no segundo trimestre de 2012. Esperamos o anúncio de uma nova decisão para 2013”, argumenta em nota.
A Empresa também adianta que o programa KC-390 se encontra em andamento e conforme o planejado. “Todos os principais fornecedores do programa já foram selecionados e já se encontram em atividade conjunta com a Embraer Defesa e Segurança. Em janeiro a Embraer Defesa e Segurança aumentou a sua participação na OGMA, empresa localizada em Portugal. No contrato assinado, adquirimos os 30% das ações que eram da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) onde o capital era representado pela AIrholding, SGPS, S.A. Este investimento adicional em Portugal tem como o principal objetivo de reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. A transferência final deve ocorrer após a aprovação dos órgãos reguladores portugueses competentes.”, conclui.
[Link dos resultados com ilustrações gráficas: http://tinyurl.com/87ynhnn ].
Perfil - A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2012, a Embraer contava com 17.629 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 14,7 bilhões.
FONTE: Portal Fator Brasil.

Primeiro A320 equipado com o recém criado Sharklet ficou pronto em Toulouse



A Airbus produziu o primeiro A320 equipado com os novos Sharklets. Foi fotografado abaixo saindo de Toulouse, o MSN 5098 será uma das várias aeronaves da Família A320 em campanha de teste de voo para certificação com início em maio deste ano que durará aproximadamente 600 horas de voo. Esses testes com os Sharklets acontecem após a campanha de “primeiro teste de voo” bem sucedido com a aeronave A320 de teste da Airbus, MSN 001.
No total, sete novas aeronaves da Família A320, ambas equipadas com os tipos de motor CFM56 e V2500, testarão os Sharklets padrão de fábrica. Os resultados dos testes levarão à certificação desses dispositivos que economizam combustível em cada combinação de modelo de aeronave e escolha de motor. O primeiro membro da família a entrar em serviço com os Sharklets será o A320 equipado com o CFM56, a partir do quarto trimestre de 2012.
Os Sharklets, que foram especialmente projetados para a Família A320 da Airbus, reduzirão a queima de combustível em até 3,5 por cento, oferecendo uma redução anual de CO2 de aproximadamente 700 toneladas por aeronave. Essa quantia é equivalente ao CO2 produzido por aproximadamente 200 carros por ano. Os Sharklets agora são oferecidos como uma opção nas aeronaves a serem construídas, e são dispositivos padrão na Família A320neo.

FONTE: Portal Fator Brasil.

Fuselagem traseira do A350 XWB foi entregue à linha de montagem final



Fuselagem traseira do A350 XWB (para a estrutura estática do A350 XWB) entregue à linha de montagem final em Toulouse A Airbus entregou a fuselagem traseira para o teste estático estrutural do A350 XWB à linha de montagem final em Toulouse (França). Esta seção final da fuselagem será montada com as seções dianteira e central que foram juntadas no início de abril.
Montada nas instalações da Airbus em Hamburgo (Alemanha), a fuselagem traseira feita de fibra de carbono, e com 20 metros de comprimento, é feita do barril de fuselagem traseira, produzido na fábrica Getafe da Airbus (Espanha), dois painéis laterais de fuselagem traseira construídas pela Premium AEROTEC (Alemanha), mais os painéis superior e inferior da fuselagem traseira construídos pela Airbus em Stade (Alemanha).
Esta primeira estrutura do A350 XWB será usada para os testes estáticos estruturais aos quais todas as novas aeronaves são submetidas, como parte de seu processo de certificação. A montagem do primeiro A350 XWB que voará, o MSN1, terá início durante o verão.

FONTE: Portal Fator Brasil.

Infraero contrata FDTE para gestão de obras em 15 aeroportos brasileiros


Foto: Enos Moura Filho
Em função do grande volume de obras de infraestrutura nos 15 aeroportos de todas as regiões do Brasil, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) fechou uma parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) para promover a modernização das técnicas de gerenciamento de projetos em suas obras. O objetivo é o desenvolvimento, a implantação e o acompanhamento de uma metodologia de gestão das obras dos aeroportos brasileiros, visando à redução do tempo e de custos desses procedimentos.
Segundo Nilton Nunes Toledo, diretor superintendente da FTDE, a gestão de projetos é uma prática moderna que vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo. “Ela resulta em manuais de procedimentos testados e de eficácia comprovada, cujo rigor vai resultar em ganhos econômicos. A construção civil começa a buscar, cada vez mais, a aplicação destas técnicas”, afirma Toledo. Ainda segundo ele, a Infraero conta hoje com uma equipe preocupada e comprometida com esse tipo de modernização nos procedimentos, visando ganhos que vão se reverter em benefícios para a sociedade brasileira.
Segundo José Eirado, Diretor de Administração da Infraero, hoje cada obra acontece de forma independente, com uma administração própria e sem um ponto de centralização de dados e procedimentos. “A FDTE vai nos ajudar a centralizar o controle das operações e criar um procedimento que vai reger a forma como as obras acontecerão, trazendo eficiência e economia”, afirma.
O papel da FDTE, ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) é arregimentar cerca de 40 especialistas credenciados que irão atuar no projeto, que está previsto para dois anos e consiste em quatro fases: diagnóstico, implantação do sistema, acompanhamento e gerenciamento dos relatórios e criação de um manual de desenvolvimento de obras e empreendimentos.
O trabalho consiste, inicialmente,  no estabelecimento de um roteiro e de seu escopo, fase na qual se determina toda a abrangência do projeto. Segundo Nilton Toledo, é nesta fase que se recomendam possíveis revisões ou alterações. “Caso elas ocorram já no período de execução, atrasos e aumento nos gastos são mais prováveis”, explica.
O passo seguinte é a definição da estrutura analítica do escopo que responde a questão: para que esse projeto seja entregue, o que é preciso ser feito? Isso resulta na definição das atividades envolvidas e de seus custos. Com esse desenho, é estruturada a chamada Rede de Caminho Crítico – que define o prazo do projeto.
O projeto prevê também a criação de um sistema de comunicação e de controle que, além das pessoas para atuarem em Recursos Humanos e na Qualidade do Projeto e do Gerenciamento, vai demandar a avaliação e atualização dos softwares existentes ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Para tanto, está prevista a criação de um escritório em Brasília para a centralização da coordenação das atividades, com pontos locais de atuação.
Todo esse trabalho vai envolver as obras de 15 aeroportos e terá duração de dois anos. Cada unidade terá um escritório próprio de gerenciamento, mas o principal escritório terá sede em Brasília e funcionará com um sistema eletrônico e com um banco de dados que armazenará o registro e o andamento de cada obra mantida pela Infraero. Já os três aeroportos que estarão sob concessão  serão objeto apenas na fase de diagnóstico (5 meses). Portanto, apenas nos 12 aeroportos  restantes é que serão implantados os Escritórios de Projeto que farão o acompanhamento e monitoramento das obras. “À medida que o trabalho avançar, será perceptível a redução de problemas no cumprimento dos prazos e no controle dos gastos”, afirma Toledo e completa: “São benefícios que contemplam toda a sociedade brasileira”.

FONTE: Aviação Brasil.

GOL incrementa sua operação em Santa Catarina



A GOL anunciou que, a partir desse mês, reforçará sua oferta de voos entre Navegantes e São Paulo. Isso porque a empresa acaba de inaugurar dois novos voos à capital paulista. A companhia já é a maior operadora em Navegantes, e com as novas frequências, os clientes poderão contar com uma flexibilidade de horário ainda maior. Com os novos voos, a empresa passará a atender às necessidades dos públicos corporativos e turistas, que por meio destes voos, poderão contar ainda com conexões internacionais no aeroporto de Guarulhos. Além destas operações, a companhia, recentemente, incluiu um voo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e, agora, oferece sete voos semanais para São Paulo.

FONTE: Aviação Brasil.

Companhias aéreas ameaçadas de falência com petróleo a US$ 150


Foto: Enos Moura Filho
Algumas companhias aéreas podem declarar falência se o preço do barril de petróleo alcançar 150 dólares, afirmou em Genebra Tony Tyler, diretor geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata). De acordo com Tyler, a Europa seria a região mais afetada, mas outras regiões do mundo também poderiam registrar “efeitos significativos”.
A Iata fez suas projeções em dezembro com base em um preço de 99 dólares por barril em 2012. Atualmente, a cotação média oscila ao redor dos 120 dólares por barril. Até o fim do ano a expectativa é de um preço médio de US$ 115. O aumento do preço do petróleo elevará em 34% os custos de funcionamento das empresas.
O combustível deve representar neste ano um aumento de gastos de 213 bilhões de dólares, segundo a Iata. Neste cenário, a entidade reduziu a previsão de lucro em 2012, a três bilhões de dólares, contra uma expectativa prévia de 3,5 bilhões.
Ao comentar a situação, Tyler afirmou que a Europa será a região mais afetada, mas destacou que todas as regiões do mundo serão abaladas em tal cenário. A principal preocupação em 2011 era a crise da dívida na Europa, mas Tyler destacou que este risco “não está mais sobre a mesa”, já que as preocupações com o petróleo aparecem em primeiro lugar agora.
Autor: AFP
Fonte: http://veja.abril.com.br/Aviação Brasil.

TAM é a primeira companhia a oferecer web check-in para voos entre Brasil e EUA


Foto: Enos Moura Filho
A TAM Linhas Aéreas lançou mais uma facilidade para seus clientes: o serviço de web check-in para voos com destino a Miami, Nova York e Orlando (Estados Unidos). A partir de agora, os passageiros podem fazer o check-in para suas viagens entre os dois países de uma maneira rápida e fácil, no conforto de suas residências ou de seus escritórios. A companhia é a primeira empresa aérea a oferecer este serviço para voos entre Brasil e Estados Unidos.
Para fazer o check-in online, o cliente deve acessar o site www.tam.com.br e clicar na aba “web check-in”, localizada no topo superior esquerdo da página. Para ter acesso a esse serviço, é necessário ter em mãos a data do voo e o número da reserva ou do e-ticket.
O prazo para realizar o check-in pela internet é de 24 horas até 2 horas antes da decolagem. No aeroporto, todos os passageiros – mesmo aqueles que não tiverem bagagens para despachar – devem se apresentar, com duas horas de antecedência, no balcão da companhia para conferência obrigatória de documentos.
TAM nos EUA
A TAM opera voos para três destinos norte-americanos: Miami, a partir de Brasília, Confins/Belo Horizonte, Galeão/Rio de Janeiro, Guarulhos/São Paulo e Manaus; Nova York, com origem no Galeão/Rio de Janeiro e em Guarulhos/São Paulo; e Orlando, saindo de Guarulhos/São Paulo.

FONTE: Aviação Brasil.

Turkish Airlines inclui mais duas cidades alemãs nas rotas a partir de Istambul



A Turkish Airlines passou a incluir na malha aérea internacional mais dois destinos na Alemanha, Bremem e Leipzig. A companhia aérea de bandeira turca já conecta Istambul a outras nove cidades alemãs: Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Hannover, Colônia, Munique, Nuremberg e Stuttgart.
Os voos de Istambul para Bremem serão oferecidos quatro vezes por semana entre 26 de abril e 28 de maio, quando passarão a ser diários. Já os voos entre Istambul e Leipzig começam em 28 de maio também quatro vezes por semana e passam a ser diários em 25 de junho. Os voos serão operados por modernas aeronaves Airbus 320 e 321 com duas classes de serviços.

FONTE: Aviação Brasil.

Helicóptero cai na Colômbia e deixa 13 mortos



Entre as vítimas estavam um major e um tenente-coronel da Força Aérea. Todos os ocupantes morreram no acidente

EFE |
Sete membros da Força Aérea Colombiana (FAC) e seis da Polícia morreram nesta segunda-feira depois que o helicóptero no qual viajavam caiu na localidade de Sabanagrande, no departamento do Atlântico, informou a instituição.


Foto: AP Equipe de bombeiros inspeciona local onde helicóptero caiu, deixando 13 mortos Um comunicado da FAC precisa que entre os falecidos do helicóptero tipo Bell 212, de matrícula FAC 4020, há um major e um tenente-coronel da Força Aérea. Segundo o documento, os uniformizados seguiam "em uma missão de transporte, para o planejamento e o desenvolvimento de uma operação da Força Tarefa no Nó de Paramillo".
A nota acrescenta que todos os ocupantes "faleceram". Através de sua conta no Twitter, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, lamentou o acidente e ofereceu "condolências às famílias dos heróis da pátria que morreram neste acidente".
O helicóptero, acrescenta o comunicado, "se acidentou hoje 30 de abril de 2012, por volta das 16h30 da hora local (18h30 de Brasília), quando cobria a rota Barranquilla-Caucasia, em uma missão de transporte". Além disso, a FAC deslocou uma comissão de inspeção "a fim de antecipar as investigações correspondentes e determinar as causas do acidente".
FONTE: IG.