E no primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer também entregou 21
aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um
jato grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11.
São José dos Campos - (BM&FBovespa: EMBR3, NYSE: ERJ) As
informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de
outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados
em IFRS e em reais. Os dados financeiros correspondentes aos períodos
encerrados em 31 de março de 2011 (1T11), 31 de dezembro de 2011 (4T11) e
31 de março de 2012 (1T12) são derivados de demonstrações financeiras
não auditadas, exceto quando de outra forma indicadas.
Destaques do primeiro trimestre de 2012 em IFRS – De acordo com
os resultados da Companhia comunicado no dia 26 de abril (quinta-feira),
o primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer entregou 21 aeronaves
comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um jato
grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11. Considerando as
entregas de aeronaves, juntamente com as receitas de serviços e o
crescimento do negócio da área de Defesa e Segurança, a receita líquida
no 1T12 totalizou R$ 2.049,2 milhões, e a margem bruta alcançou 23,2%.
As margens EBIT1 e Ebitda no 1T12 alcançaram 7,5%, e 12,9%,
respectivamente. O lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer foi
de R$ 111,2 milhões no 1T12, já o lucro por ação no 1T12 totalizou R$
0,1536. O caixa líquido no final 1T12 era de R$ 549,9 milhões.
Receita líquida e margem bruta -A receita líquida no 1T12 foi de
R$ 2.049,2 milhões, superior aos R$ 1.756,6 milhões do mesmo período de
2011, resultado esse alcançado devido ao maior número de aeronaves
entregues e ao mix de produtos mais favorável. Também contribui
fortemente para esse aumento na receita deste trimestre a apreciação do
Dólar frente ao Real. A contribuição de serviços aeronáuticos na
composição da receita da empresa foi de 14%, inferior a participação de
2011, que foi de aproximadamente de 15,4%. Como mencionado na divulgação
de resultados do 1T11, as margens de serviços aeronáuticos são maiores
do que os outros negócios da Embraer, desta forma a maior ou menor
contribuição de Serviços na receita total da Companhia reflete-se
diretamente na Margem bruta, que no 1T12 foi de 23,2%, e no mesmo
período de 2011 foi de 24,3%. Os esforços da Empresa para maximizar a
eficiência operacional de seus processos também contribuíram de forma
muito positiva para a margem bruta do 1T12
Resultado operacional e margem operacional -O resultado e margem
operacional para o 1T12 foi de R$ 153,3 milhões e 7,5%, respectivamente,
enquanto que no 1T11 foram R$ 156,6 milhões e 8,9%, respectivamente.
Importante mencionar que, além do dissídio coletivo de aproximadamente
10% no final de 2011, uma parte das despesas operacionais é em Dólares e
que a apreciação de 6,2% entre a taxa de câmbio média do dólar em
relação ao Real do 1T11 para 1T12 representou um desafio adicional na
gestão de tais despesas operacionais. As despesas com pesquisas
totalizaram R$ 28,1 milhões e tais despesas devem alcançar US$ 100
milhões em 2012 conforme indicado pela Companhia em suas projeções do
início do ano. As despesas comerciais atingiram R$ 192,2 milhões no
1T12, maiores que os R$ 156,7 milhões registrados no 1T11, devido
principalmente ao mix de produtos e por conta também da expansão do
suporte aos clientes, em especial na Aviação Executiva. As despesas
administrativas no 1T12 alcançaram R$ 125,6 milhões, maiores que os R$
95,4 milhões registrados no mesmo trimestre do ano anterior. As Outras
receitas (despesas), líquidas totalizaram R$ 24,1 milhões no 1T12,
maiores que R$ 14,0 milhões reportados no 1T11.
Lucro líquido e lucro por ação -O lucro líquido atribuído aos
acionistas da Embraer e lucro por ação no 1T12 foram de R$ 111,2 milhões
e R$ 0,1536, respectivamente. A margem líquida no 1T12 chegou a 5,4%,
comparada a 9,9% no 1T11. Esta redução na margem líquida deve-se ao
aumento da despesa de imposto de renda e as despesas financeiras no
período. O Imposto de renda e contribuição social no 1T12 totalizou uma
despesa de R$ 26,7 milhões, enquanto que no 1T11 resultou em uma receita
de R$ 4,2 milhões. Essa diferença advém principalmente do impacto dos
dividendos pagos sob a forma de juros sobre o capital próprio, que são
dedutíveis de imposto. Essa distribuição ocorreu durante o 1T11 onde
nesse mesmo período houve uma redução da despesa do Imposto de Renda
apurado pela Empresa. Ressaltamos que no 1T12 não houve distribuição de
juros sobre capital próprio.
Aviação comercial -No 1T12 a Embraer entregou 21 jatos
comerciais e atingiu 1.063 ordens firmes dos E-Jets para 60 companhias
aéreas, em 42 países nos cinco continentes. A família de operadores dos
E-Jets continuou crescendo e deu as boas-vindas a duas novas companhias
aéreas, a Bulgaria Air e a Estonian Air. “A contínua expansão da base de
clientes na família dos E-Jets ressalta ainda mais o importante papel
que essas aeronaves exercem no mercado da aviação comercial, tanto no
ajuste de capacidade da demanda, substituição de aeronaves usadas, ou no
desenvolvimento de novos mercados. Os E-Jets estão ajudando as
companhias aéreas no aumento de sua eficiência diante do cenário
econômico fraco com custos do combustível crescente”, disse Paulo César
de Souza e Silva, vice presidente executivo para o Mercado de Aviação
Comercial.
Em 31 de março de 2012, Embraer vendeu 12 jatos comerciais, sendo
dez E195 para Azul, um E190 para a BA City Flyer e um E170 para a JAL
(cliente anunciado no dia 04 de abril).
Aviação executiva -As entregas no 1T12 para a Aviação Executiva
foram de 12 jatos leves e um jato grande, totalizando 13 aeronaves, o
que representa um aumento de aproximadamente 60% nas entregas totais
comparando com o 1T11. A Empresa espera alcançar o guidance de receita
total para o ano de 2012.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do
motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram
iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro vôo está
previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012.
No 1T12, a Empresa entregou o 300º jato da família Phenom e o
100º jato executivo para o mercado brasileiro, que também foi o primeiro
Phenom 300 entregue na versão para resgate aeromédico. A Embraer
continua ganhando mercado na China, destaque para a venda de três jatos
grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de um Legacy 650, da
categoria de jatos grandes, para o artista de cinema
Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu
relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de
forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com
adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer
anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação
executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista.
Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes
no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor
atender seus clientes de jatos executivos.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do
motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram
iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro voo está
previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012. No 1T12, a Empresa
entregou o 300º jato da família Phenom e o 100º jato executivo para o
mercado brasileiro, que também foi o primeiro Phenom 300 entregue na
versão para resgate aeromédico.
A Embraer continua ganhando mercado na China, destaque para a
venda de três jatos grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de
um Legacy 650, da categoria de jatos grandes, para o artista de cinema
Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu
relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de
forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com
adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer
anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação
executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista.
Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes
no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor
atender seus clientes de jatos executivos.
Em março a Embraer Defesa e Segurança divulgou a assinatura de
contratos com três nações africanas para a aquisição do A-29 Super
Tucano, aeronaves de ataque leve e turboélice de treinamento avançado. A
força aérea de Burkina Faso, o primeiro operador deste modelo na
África, já recebeu três aeronaves que são usados em missões de patrulha
na fronteira. A força aérea de Angola adquiriu seis desta aeronave para a
mesma missão, e as três primeiras serão entregues em 2012. Além disso, a
força aérea da Mauritânia escolheu o A-29 Super Tucano para efetuar
missões de contra insurgência. O valor total dos contratos – incluindo
um pacote de logística, treinamento e peças de reposição – totalizou
mais de USD 180 milhões. Com estas ordens, nove forças aéreas
selecionaram o A-29 Super Tucano, localizadas na América Latina, África e
sudeste da Ásia, sendo que e a aeronave já se encontra em operação em
seis deles.
“Referente ao contrato com a Força Aérea Americana (USAF)
programa de suporte leve (LAS program), o processo de compra se encontra
da seguinte forma: em 30 de dezembro de 2011, a Embraer Defesa e
Segurança e seu parceiro Sierra Nevada Corporation (SNC), a principal
contratada, receberam a decisão favorável ao Super Tucano. Em fevereiro
de 2012 USAF cancelou o processo de compra devido a problemas de
documentação interna. Um novo processo de compra é esperado para ser
emitido pela USAF no segundo trimestre de 2012. Esperamos o anúncio de
uma nova decisão para 2013”, argumenta em nota.
A Empresa também adianta que o programa KC-390 se encontra em
andamento e conforme o planejado. “Todos os principais fornecedores do
programa já foram selecionados e já se encontram em atividade conjunta
com a Embraer Defesa e Segurança. Em janeiro a Embraer Defesa e
Segurança aumentou a sua participação na OGMA, empresa localizada em
Portugal. No contrato assinado, adquirimos os 30% das ações que eram da
European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) onde o capital era
representado pela AIrholding, SGPS, S.A. Este investimento adicional em
Portugal tem como o principal objetivo de reforçar a parceria
estratégica entre o Brasil e a União Europeia. A transferência final
deve ocorrer após a aprovação dos órgãos reguladores portugueses
competentes.”, conclui.
[Link dos resultados com ilustrações gráficas: http://tinyurl.com/87ynhnn ].
Perfil - A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma
empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e
uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos
Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações
industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados
Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer
projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os
segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A
Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em
todo o mundo. Em 31 de março de 2012, a Embraer contava com 17.629
empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias
não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de
USD 14,7 bilhões.
FONTE: Portal Fator Brasil.