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terça-feira, 1 de maio de 2012

Embraer atinge lucro líquido de R$ 11,2 milhões no 1T12



E no primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer também entregou 21 aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um jato grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11.
São José dos Campos - (BM&FBovespa: EMBR3, NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados em IFRS e em reais. Os dados financeiros correspondentes aos períodos encerrados em 31 de março de 2011 (1T11), 31 de dezembro de 2011 (4T11) e 31 de março de 2012 (1T12) são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, exceto quando de outra forma indicadas.
Destaques do primeiro trimestre de 2012 em IFRS – De acordo com os resultados da Companhia comunicado no dia 26 de abril (quinta-feira), o primeiro trimestre de 2012 (1T12), a Embraer entregou 21 aeronaves comerciais e 13 aeronaves executivas sendo 12 jatos leves e um jato grande, o que ultrapassou o número de entregas do 1T11. Considerando as entregas de aeronaves, juntamente com as receitas de serviços e o crescimento do negócio da área de Defesa e Segurança, a receita líquida no 1T12 totalizou R$ 2.049,2 milhões, e a margem bruta alcançou 23,2%. As margens EBIT1 e Ebitda no 1T12 alcançaram 7,5%, e 12,9%, respectivamente. O lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer foi de R$ 111,2 milhões no 1T12, já o lucro por ação no 1T12 totalizou R$ 0,1536. O caixa líquido no final 1T12 era de R$ 549,9 milhões.
Receita líquida e margem bruta -A receita líquida no 1T12 foi de R$ 2.049,2 milhões, superior aos R$ 1.756,6 milhões do mesmo período de 2011, resultado esse alcançado devido ao maior número de aeronaves entregues e ao mix de produtos mais favorável. Também contribui fortemente para esse aumento na receita deste trimestre a apreciação do Dólar frente ao Real. A contribuição de serviços aeronáuticos na composição da receita da empresa foi de 14%, inferior a participação de 2011, que foi de aproximadamente de 15,4%. Como mencionado na divulgação de resultados do 1T11, as margens de serviços aeronáuticos são maiores do que os outros negócios da Embraer, desta forma a maior ou menor contribuição de Serviços na receita total da Companhia reflete-se diretamente na Margem bruta, que no 1T12 foi de 23,2%, e no mesmo período de 2011 foi de 24,3%. Os esforços da Empresa para maximizar a eficiência operacional de seus processos também contribuíram de forma muito positiva para a margem bruta do 1T12
Resultado operacional e margem operacional -O resultado e margem operacional para o 1T12 foi de R$ 153,3 milhões e 7,5%, respectivamente, enquanto que no 1T11 foram R$ 156,6 milhões e 8,9%, respectivamente. Importante mencionar que, além do dissídio coletivo de aproximadamente 10% no final de 2011, uma parte das despesas operacionais é em Dólares e que a apreciação de 6,2% entre a taxa de câmbio média do dólar em relação ao Real do 1T11 para 1T12 representou um desafio adicional na gestão de tais despesas operacionais. As despesas com pesquisas totalizaram R$ 28,1 milhões e tais despesas devem alcançar US$ 100 milhões em 2012 conforme indicado pela Companhia em suas projeções do início do ano. As despesas comerciais atingiram R$ 192,2 milhões no 1T12, maiores que os R$ 156,7 milhões registrados no 1T11, devido principalmente ao mix de produtos e por conta também da expansão do suporte aos clientes, em especial na Aviação Executiva. As despesas administrativas no 1T12 alcançaram R$ 125,6 milhões, maiores que os R$ 95,4 milhões registrados no mesmo trimestre do ano anterior. As Outras receitas (despesas), líquidas totalizaram R$ 24,1 milhões no 1T12, maiores que R$ 14,0 milhões reportados no 1T11.
Lucro líquido e lucro por ação -O lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer e lucro por ação no 1T12 foram de R$ 111,2 milhões e R$ 0,1536, respectivamente. A margem líquida no 1T12 chegou a 5,4%, comparada a 9,9% no 1T11. Esta redução na margem líquida deve-se ao aumento da despesa de imposto de renda e as despesas financeiras no período. O Imposto de renda e contribuição social no 1T12 totalizou uma despesa de R$ 26,7 milhões, enquanto que no 1T11 resultou em uma receita de R$ 4,2 milhões. Essa diferença advém principalmente do impacto dos dividendos pagos sob a forma de juros sobre o capital próprio, que são dedutíveis de imposto. Essa distribuição ocorreu durante o 1T11 onde nesse mesmo período houve uma redução da despesa do Imposto de Renda apurado pela Empresa. Ressaltamos que no 1T12 não houve distribuição de juros sobre capital próprio.
Aviação comercial -No 1T12 a Embraer entregou 21 jatos comerciais e atingiu 1.063 ordens firmes dos E-Jets para 60 companhias aéreas, em 42 países nos cinco continentes. A família de operadores dos E-Jets continuou crescendo e deu as boas-vindas a duas novas companhias aéreas, a Bulgaria Air e a Estonian Air. “A contínua expansão da base de clientes na família dos E-Jets ressalta ainda mais o importante papel que essas aeronaves exercem no mercado da aviação comercial, tanto no ajuste de capacidade da demanda, substituição de aeronaves usadas, ou no desenvolvimento de novos mercados. Os E-Jets estão ajudando as companhias aéreas no aumento de sua eficiência diante do cenário econômico fraco com custos do combustível crescente”, disse Paulo César de Souza e Silva, vice presidente executivo para o Mercado de Aviação Comercial.
Em 31 de março de 2012, Embraer vendeu 12 jatos comerciais, sendo dez E195 para Azul, um E190 para a BA City Flyer e um E170 para a JAL (cliente anunciado no dia 04 de abril).
Aviação executiva -As entregas no 1T12 para a Aviação Executiva foram de 12 jatos leves e um jato grande, totalizando 13 aeronaves, o que representa um aumento de aproximadamente 60% nas entregas totais comparando com o 1T11. A Empresa espera alcançar o guidance de receita total para o ano de 2012.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro vôo está previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012.
No 1T12, a Empresa entregou o 300º jato da família Phenom e o 100º jato executivo para o mercado brasileiro, que também foi o primeiro Phenom 300 entregue na versão para resgate aeromédico. A Embraer continua ganhando mercado na China, destaque para a venda de três jatos grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de um Legacy 650, da categoria de jatos grandes, para o artista de cinema Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista. Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor atender seus clientes de jatos executivos.
Em janeiro, a Embraer realizou com sucesso a primeira partida do motor da aeronave Legacy 500 e os testes em solo também já foram iniciados. O programa está dentro do planejado e o primeiro voo está previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2012. No 1T12, a Empresa entregou o 300º jato da família Phenom e o 100º jato executivo para o mercado brasileiro, que também foi o primeiro Phenom 300 entregue na versão para resgate aeromédico.
A Embraer continua ganhando mercado na China, destaque para a venda de três jatos grandes Lineage 1000 para a Minsheng, e a entrega de um Legacy 650, da categoria de jatos grandes, para o artista de cinema Jackie Chan, embaixador dos jatos executivos da Embraer.
No primeiro trimestre deste ano, a Empresa expandiu seu relacionamento com os atuais centros de serviço autorizados na Ásia de forma a cobrir o portfólio inteiro de jatos executivos da Embraer, com adições na Índia, Cingapura, Austrália Ocidental e Japão. A Embraer anunciou ainda a criação de um centro de serviços dedicado à aviação executiva em Sorocaba, município localizado a 90 km da capital paulista. Este centro de serviço reforça juntamente com os centros já existentes no Brasil e nos outros continentes, o comprometimento para melhor atender seus clientes de jatos executivos.
Em março a Embraer Defesa e Segurança divulgou a assinatura de contratos com três nações africanas para a aquisição do A-29 Super Tucano, aeronaves de ataque leve e turboélice de treinamento avançado. A força aérea de Burkina Faso, o primeiro operador deste modelo na África, já recebeu três aeronaves que são usados em missões de patrulha na fronteira. A força aérea de Angola adquiriu seis desta aeronave para a mesma missão, e as três primeiras serão entregues em 2012. Além disso, a força aérea da Mauritânia escolheu o A-29 Super Tucano para efetuar missões de contra insurgência. O valor total dos contratos – incluindo um pacote de logística, treinamento e peças de reposição – totalizou mais de USD 180 milhões. Com estas ordens, nove forças aéreas selecionaram o A-29 Super Tucano, localizadas na América Latina, África e sudeste da Ásia, sendo que e a aeronave já se encontra em operação em seis deles.
“Referente ao contrato com a Força Aérea Americana (USAF) programa de suporte leve (LAS program), o processo de compra se encontra da seguinte forma: em 30 de dezembro de 2011, a Embraer Defesa e Segurança e seu parceiro Sierra Nevada Corporation (SNC), a principal contratada, receberam a decisão favorável ao Super Tucano. Em fevereiro de 2012 USAF cancelou o processo de compra devido a problemas de documentação interna. Um novo processo de compra é esperado para ser emitido pela USAF no segundo trimestre de 2012. Esperamos o anúncio de uma nova decisão para 2013”, argumenta em nota.
A Empresa também adianta que o programa KC-390 se encontra em andamento e conforme o planejado. “Todos os principais fornecedores do programa já foram selecionados e já se encontram em atividade conjunta com a Embraer Defesa e Segurança. Em janeiro a Embraer Defesa e Segurança aumentou a sua participação na OGMA, empresa localizada em Portugal. No contrato assinado, adquirimos os 30% das ações que eram da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) onde o capital era representado pela AIrholding, SGPS, S.A. Este investimento adicional em Portugal tem como o principal objetivo de reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. A transferência final deve ocorrer após a aprovação dos órgãos reguladores portugueses competentes.”, conclui.
[Link dos resultados com ilustrações gráficas: http://tinyurl.com/87ynhnn ].
Perfil - A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2012, a Embraer contava com 17.629 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 14,7 bilhões.
FONTE: Portal Fator Brasil.

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