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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TRIP começa a operar em dezembro no Acre

Representantes da empresa já estiveram no Aeroporto de Cruzeiro do Sul verificando a estrutura do terminal de passageiros. O vôo sairá de Cruzeiro do Sul para Cuiabá durante a madrugada.

A empresa de aviação regional TRIP Linhas Aéreas, nasceu no interior de São Paulo e hoje têm forte atuação em várias regiões do Brasil. No estado do Amazonas vôa para vários municípios, entre eles, Eirunepé que fica próximo de Cruzeiro do Sul. Segundo a assessoria de imprensa da TRIP, estão faltando às devidas aprovações dos órgãos regulares, mas que já estão em andamento e dentro dos prazos regulamentares.

A empresa vai operar com uma aeronave ATR 72-500 com capacidade para 68 passageiros. O vôo sairá de Cruzeiro do Sul para Cuiabá (MT) com escalas em Rio Branco e Porto Velho. Da capital mato-grossense é possível a conexão com várias outras regiões do Brasil onde a TRIP já opera, entre elas Guarulhos (SP).

HJ

Bens do Grupo Canhedo quitarão parte de dívida da Vasp




Os trabalhadores da Vasp (aeronautas e aeroviários) deram mais um passo para assegurar a quitação de seus créditos trabalhistas junto à Vasp. No último dia 9 a juíza da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo, Elisa Andreonni, julgou o pedido de adjudicação (ou transferência) da Fazenda Santa Luzia, formulado pelo Sindicato Estadual dos Aeroviários de São Paulo, um dos co-autores, juntamente com o Sindicato Nacional dos Aeronautas e o Ministério Público do Trabalho, da Ação Civil Pública que executa as empresas do Grupo Vasp.

A decisão deferiu a adjudicação da Fazenda Santa Luzia, avaliada em R$ 100 milhões, para os dois sindicatos co-autores (SNA e Saesp), determinando um prazo de 48 horas para que os sindicatos assinem o auto de Adjudicação. Seguindo a determinação da juíza, o SNA já assinou o auto. Com isso, os trabalhadores já adjudicaram bens que somados ultrapassam a quantia de R$ 500 milhões, considerando também a Fazenda Piratininga, avaliada em R$ 421 milhões (incluindo benfeitorias, maquinário e semoventes).

No entanto, esse valor não cobre toda a dívida trabalhista que ultrapassa R$ 1 bilhão. Por outro lado, permite que os sindicatos co-autores e o MPT prossigam com a execução de outros bens do Grupo Vasp, até a quitação integral dos créditos. Para tal, está em andamento penhora de créditos do Banco Rural, em virtude de negócios iniciados entre esta empresa e a companhia aérea, que foram considerados fraude a credores. A 14ª Vara do Trabalho de São Paulo anulou o negócio e determinou o retorno dos valores para o pagamento dos trabalhadores.

É importante destacar que cabe recurso à decisão que deferiu a adjudicação da Fazenda Santa Luzia. Assim como, será julgado, provavelmente amanhã (dia 18), o recurso contra a adjudicação da Fazenda Piratininga para os trabalhadores, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).
PANROTAS

OceanAir garante quatro A319 para 2010 e faz suspense



O diretor executivo da OceanAir, Renato Pascowitch, confirmou a chegada de quatro A319 na frota da empresa em 2010. Um em março, começando a operar em abril, outro em maio, o terceiro no fim do semestre e o quarto na segunda metade do ano. Todos irão operar na ponte Rio-São Paulo.


"2010 será um ano de muitas novidades e surpresas", diz Pascowitch, anunciando somente que a tão esperada mudança de marca sairá no próximo ano. Haverá novidades também no posicionamento na América do Sul, principalmente depois da anunciada parceria entre a Avianca, do mesmo grupo da OceanAir, e a Taca.

A OceanAir também estuda voltar a operar no Interior de São Paulo, principalmente no Noroeste do Estado. O interior é um dos três principais mercados emissores para a aérea.
PANROTAS

Azul vê aquecimento do mercado e pode acelerar recebimento de aviões




A Azul planeja encerrar 2010 com uma frota de 21 aeronaves, mas não descarta que o crescimento da economia brasileira possa acelerar o ritmo de aquisição de jatos. Atualmente, a frota da companhia conta com 14 aviões da Embraer.

"Não sei, até pode, mas não acredito que seja menos (de 21 aviões na frota) frente ao que está acontecendo no mercado", frisou o diretor de Operações da companhia, Miguel Dau, quando indagado se o aquecimento do mercado poderia levar a empresa a acelerar o recebimento de aeronaves.


Dau também comemorou a taxa de ocupação de 87,16% registrada pela companhia em outubro, a mais alta entre as seis empresas que fecharam o mês com fatia de mercado superior a 1% nos voos domésticos. A segunda colocada neste grupo de companhias foi a OceanAir, com 73,02% de taxa de ocupação.


Questionado sobre o avanço da empresa - que opera desde dezembro do ano passado e voa para 16 cidades no Brasil - na participação de mercado, Dau ressaltou que a companhia não trabalha com uma meta a atingir. Em outubro, a Azul ficou no quarto lugar em participação, com 4,44%, atrás e TAM, Gol e Webjet. No ano, a média da companhia é de 3,64%.


"Estou focado na operação e na qualidade dos nossos serviços. A Azul não está atrás de market share. Ficar correndo atrás de market share tendo prejuízo é suicídio", frisou o executivo, destacando que a taxa de ocupação da companhia, nos dias de pico chegou a 94% em outubro. "Com essa média, todas (as rotas) estão bombando", acrescentou.


Dau também disse esperar um fim de ano tranquilo nos aeroportos. A única preocupação, segundo ele, vem de possíveis chuvas, por longos períodos, no Rio ou em São Paulo. "Aí é o imponderável. Mas acho que as autoridades de tráfego aéreo e as empresas estão preparadas para isso", disse.

G1

Tam ainda não definiu sucessão de Barioni



Quem afirma é a presidente do Conselho da Tam, Maria Cláudia Amaro (foto). A empresa e a família Amaro ainda buscam no mercado um nome para presidir a Tam. “Estamos buscamos soluções. O Líbano [Barroso, presidente em exercício] encabeçará alguns projetos muito importantes para o futuro do grupo, principalmente na área de fidelização, um movimento novo que estamos desenvolvendo”, afirmou ela, durante lançamento do novo cardápio da empresa para voos internacionais, realizado ontem (terça, dia 17), na capital paulista.

Líbano Barroso, até então o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI e diretor de Relações com Investidores, da aérea, assumiu a presidência no começo do mês passado, logo após o anúncio de saída de David Barioni, que estava no cargo desde novembro de 2007.
Panrotas

Air India cortando mais rotas



A Gestão da Air Índia confirmou oficialmente que, devido às medidas de redução de custos a ser implementado, serão suspensos todos os seus voos para Nairobi, Nairobi, no Quênia em Janeiro de 2010.
Atualmente, os vôos são realizados sem escalas de BOM para Nairobi com um Airbus A 310-300.
Além disso, a gestão confirmou à imprensa que uma de suas principais rotas de Mumbai ou seja, Nova Iorque JFK nonstop também será suspensa.

Airbus assina com a Nepal Airlines



N
EPAL Airlines CORPORATION (NAC), companhia aérea nacional do Nepal, moderniza sua frota internacional através da aquisição de um amploa330 corpo-200 e um único corredorA320 da Airbus.

A nova aeronave Airbus serão operadas em rotas internacionais para o Japão e irão pela primeira vez realizar voo non-stop entre Nepal e a Europa.

Air Astana vai arrendar dois ERJ-190



A Air astana é a companhia aérea nacional do Cazaquistão vai arrendar dois Embrtaer ERJ-190 para a empresa americana de leasing Jetscape que se baseia na Flórida.

Este pedido já foi registrado na carteira da Embraer
O ERJ-190 chegará para juntar-se a frota da Air Astana em 2011.

Aviação: contratações neste final de ano


A contratação para serviços temporários para os últimos meses do ano não se restringe só ao comércio varejista. O setor de aviação, por exemplo, o período para novas contratações é de boas perspectivas, conforme disse o presidente do Centro Educacional de Aviação do Brasil, Salmeron Cardoso Júnior.

- Os últimos meses de 2009, em especial, estão carregados de boas notícias para o setor. Temos o mercado pós crise, novas empresas e eventos à vista, como a Copa e as Olimpíadas. É o momento perfeito para os profissionais de check-in e comissários de vôo.

A comparação entre os setores não é totalmente igual: enquanto as vagas disponíveis no comércio têm, em sua maioria, um tempo determinado de duração, as oportunidades no setor aéreo são todas efetivas.

- Os novos comissários de vôo têm em mãos duas vantagens: além de não precisar ter um nível superior para iniciar o trabalho, há uma estabilidade típica na carreira. O trabalho não é temporário.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a demanda por vôos domésticos cresceu 42% em outubro deste ano, quando comparada ao mesmo mês de 2008. Além disso, há no mercado o surgimento de empresas nacionais que anseiam por mão de obra. Segundo Cardoso, para aproveitar os bons ares e as perspectivas positivas de contratação, é fácil.

- Quem deseja seguir carreira, basta se especializar em uma escola de aviação. Após o curso, é fazer a prova da Anac e alçar vôo.

No comércio varejista, segundo dados da Fecomércio/DF, apenas em Brasília, a estimativa é que pelo menos 3 mil vagas estejam abertas, à espera de candidatos. No Rio de Janeiro não é diferente: de acordo com a Fecomércio/RJ, 2009 registra um aumento de 5,4% de contratações em relação ao mesmo período do ano passado.
Monitor Mercantil

Azul testará combustível derivado da cana-de-açúcar


A companhia aérea Azul informou nesta quarta-feira que testará no início de 2012 um combustível para aviões fabricado a partir da cana-de-açúcar pela empresa americana Amyris.

O voo de demonstração com o combustível ecológico é produto de um acordo anunciado hoje pela Azul, a Amyris, a Embraer - fabricante de aviões para a companhia aérea - e a General Electric - responsável pelos motores.

O acordo compromete a Azul a realizar pelo menos um voo de demonstração para testar o potencial do combustível vegetal "No CompromiseTM" com um avião Embraer adaptado.

O combustível de fonte renovável foi desenvolvido pela Amyris, uma multinacional que faz testes com derivados de cana-de-açúcar em Campinas.

Os primeiros testes serão realizados com uma mistura do combustível convencional com uma porcentagem ainda não definida do derivado da cana-de-açúcar.

O objetivo do projeto é buscar alternativas para reduzir as elevadas emissões de gases poluentes geradas pela aviação mundial.

"Este é um grande e inovador passo dado pela indústria de transporte aéreo na luta contra o aquecimento global", afirmou o presidente da Azul, David Neeleman, em coletiva de imprensa.

Segundo o diretor de meio ambiente da Embraer, Guilherme Freire, o transporte aéreo é responsável por cerca de 2% das emissões dos gases causadoras do efeito estufa no mundo todo e a tendência é que essa porcentagem se eleve a 3% em 2050.

O novo combustível já foi testado pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos, pelo Instituto de Pesquisas Southwest, pela GE Aviation e por outras indústrias, mas ainda não foi testado em aviões comerciais.

O diretor de desenvolvimento comercial da General Electric, Claudio Loureiro, explicou que, apesar de outras companhias aéreas já terem feito testes para experimentar outros combustíveis vegetais, a Azul será a primeira a usar um derivado da cana.

Segundo ele, atualmente a companhia aérea Continental Airlines desenvolve um projeto associado com a fabricante americana Boeing para testar outro combustível vegetal, cuja matéria-prima não foi revelada.

O diretor-geral da Amyris, Roel Collier, assegurou que as pesquisas mostraram até agora que o uso da cana-de-açúcar como matéria-prima para os combustíveis de aviação é viável e sustentável tanto econômica como ambientalmente.

Collier acrescentou que os motores podem alcançar com o combustível alternativo o mesmo desempenho que têm com o convencional.

O executivo explicou ainda que a Amyris pretende transformar o Brasil em uma plataforma para a produção e exportação do combustível de cana-de-açúcar e, para isso, negociará nos próximos dias a aquisição de industrias para processar etanol.

Além de ser o maior produtor e exportador mundial de açúcar e de etanol de cana-de-açúcar, o Brasil conta com uma frota de automóveis em sua maioria adaptada para usar o combustível vegetal, que já é mais consumido que a gasolina.

epa

Airbus assina acordos de venda de US$ 5,3 bi em feira de Dubai


O consórcio europeu de aviação Airbus anunciou nesta quarta-feira que assinou acordos de venda de aviões no valor de US$ 5,3 bilhões durante na feira de aeronáutica Dubai Airshow 2009.

Em comunicado, a empresa europeia destaca que, desta quantia, US$ 3,6 bilhões correspondem a ordens de compra de 15 aviões e US$ 1,7 bilhão, a memorandos de entendimento para mais 18 aviões.

O responsável comercial da Airbus, John Leahy, afirmou que o evento de Dubai "foi uma boa feira, melhor do que muitos esperavam".

"Mas nossa indústria não saiu de terreno perigoso. Teremos um inverno difícil, mas, com os acordos alcançados em Dubai e o interesse gerado por nossos produtos, a primavera não estará tão longe", disse Leahy, em comunicado.

Folha on line

Azul promete "ligar as pontas" em 2010


Prestes a completar um ano de operações (em 15 de dezembro) e às vésperas de estrear voos para Natal e Florianópolis, a Azul Linhas Aéreas ainda não fechou seu planejamento para 2010, quando novos destinos entrarão na malha. Mas segundo o presidente Pedro Janot, uma das decisões é que a empresa começará a ligar as pontas operadas pela empresa aérea. "Por exemplo o passageiro pode sair de Viracopos para Curitiba e depois seguir para Salvador, sem passar novamente por Campinas", exemplificou ele.

Viracopos, aliás, continuará sendo o principal hub da companhia, ainda segundo Janot. Minihubs surgirão, mas Campinas continuará tendo destaque. "A chegada da Azul mudou a economia da região e como havíamos dito, nós crescemos e nossas concorrentes também, ou seja, ajudamos a criar mercado e não roubamos mercado de ninguém".
Panrotas

Webjet chega a 20 aviões e fortalece malha


As duas últimas aeronaves que a Webjet receberá este ano chegam no dia 25, e a empresa fechará 2009 com 20 aviões em sua frota. Segundo o diretor comercial Davidson Botelho, os dois Boeing serão usados para reforçar as malhas para Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A companhia continua com a estratégia de não ter novos destinos e sim consolidar os dez já operados.

A expectativa de taxa de ocupação para novembro e dezembro é acima dos 70%. Os voos do Santos Dumont são os com maior rentabilidade, apesar de a ponte SDU-GRU ainda ter potencial para crescer mais. São Paulo é o melhor mercado e a disputa pelo segundo lugar é grande entre Rio, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Botelho também disse que o programa Vai Voando, lançado na Abav para viagens programadas, com parcelamento em 12 vezes, já conta com 400 passageiros. Eles retiram os bilhetes depois de pagarem as prestações.
Panrotas

NHT PLANEJA AVIÕES MAIORES



A regional brasileira NHT Linhas Aéreas, hoje operando uma frota de seis bimotores checos Let 410 UVP, de 19 assentos, tem planos para adquirir aeronaves de maior porte. No primeiro semestre deste ano a NHT transportou 26.039 passageiros. O problema é que a maioria dos aeroportos servidos pela NHT recebem sem problema os aviões Let, mas não podem operar aeronaves de maior porte. Caso elas sejam adquiridas a companhia teria de inaugurar novas linhas, esbarrando então com a concorrência de suas irmãs maiores.
Aerobusiness

Calendário 2010 da Ryanair


Tal como em anos anteriores, a companhia low cost irlandesa Ryanair preparou um sensual calendário de caridade com algumas das suas bonitas Comissárias de bordo.

Os lucros deste calendário reverterão para a instituição de caridade “Kids“.

Contribuir para esta nobre causa, custa €10 em www.ryanaircalendar.com.

calendari-ryanair-2010 calendari-ryanair-2010-1

Veja em baixo o vídeo com o making off deste calendário e outro com a publicidade que foi feita nas ruas de Londres por algumas das intervenientes.

Popout

Popout

Viajar mais Barato

TAAG prepara regresso à Europa


A TAAG está negociando com a Boeing a compra de B737-777, no âmbito do processo de reestruturação da companhia aérea angolana visando o regresso às operações na Europa. O ministro dos Transportes angolano esteve na semana passada nos EUA, de visita à sede da Boeing, para negociar aspectos do contrato de compra de aviões B737-777 do construtor de Seattle. O reforço da frota da companhia é uma das recomendações feitas pelos especialistas da União Europeia visando a retirada da TAAG da lista negra de Bruxelas. Actualmente, e ao cabo de mais de um ano de interdição de operar no espaço europeu, a TAAG apenas voa para Lisboa.

A compra dos novos B737 permitirá aumentar de três para sete as frequências semanais entre Luanda e Lisboa. O ministro dos Transportes de Angola encontrou-se na passada sexta-feira com Durão Barroso, com quem discutiu o processo de refundação da companhia aérea do país e também o plano de investimentos em infra-estruturas aeroportuárias no país. O presidente da Comissão Europeia terá disponibilizado técnicos comunitários para ajudar a parte angolana a mais rapidamente cumprir com as normas europeias. Entretanto a TAAG aposta no reforço das ligações internacionais à partida de Luanda, tendo inaugurado hoje o voo para a capital de Moçambique, Maputo. Os próximos destinos serão a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Havana, capital de Cuba.

Apea

Ryanair Operando com pouco Combustível? Quase uma Pane seca ou Economia?

Ryanair

Uma história incrível, eu li no Digital Aviation, não só porque parece quase bizarro, mas confirma-se quase impossível encontrar palavras para traçar a gravidade da Situação.

A realidade é que os pilotos de outras empresas acusam a Ryanair, a companhia aérea irlandesa de baixo custo, de estar voando com o combustível contado. Algo que ninguém sabe ao certo o que de fato pode estar acontecendo, e foi descoberto por acaso nos últimos dias.

O caso é que um avião da Ryanair pediu à torre de controle para manter a opção de aterrissar imediatamente, por motivos de falta de combustível. Um piloto da Iberia que tinha por sua vez o pouso cedeu a vez e afirmou: "Eu entendo que a Ryanair declara emergência devido à falta de combustível; e em um caso desses a priopridade deveria ser deste voo "

Mas do outro lado, houve silêncio. Conforme explicou a situação de emergência devido à falta de combustível oferece uma investigação aprofundada, com sanções apropriadas para a empresa. Por causa deste silêncio, o comandante do vôo da Iberia foi contundente, a ameaçar uma denúncia formal contra o comandante do avião e a empresa Ryanair .

O objetivo é apenas uma poupança de combustível, a aeronave viaja mais leve e, portanto, viajar na mesma taxa que custa menos esforço. Algo que o estilo é muito mais comum na fórmula 1, mas no caso de vôos comerciais é um genocídio.

Mais Receitas Acessórias



ATLANTA - Em breve será mais difícil evitar a publicidade se você voa em uma grande transportadora.


A Airtran Airways está instalando os anúncios na parte inferior do encosto do banco ou seja na bandeja de seus aviões.
Os passageiros têm de manter as tabelas de bandeja na sua posição vertical, posição de bloqueio, durante o início e o fim de seus vôos.

Isso significa uma vista panorâmica sobre os anúncios, que a AirTran espera trazer milhões de dólares em novas receitas no momento em que grande parte da indústria eatá cambaleando em meio à desaceleração econômica.
A AirTran espera que os anúncios estejam em seus 138 aviões dentro de semanas.

Avião encara tempestades e monstros no trailer de Altitude

Altitude, o primeiro longa-metragem do diretor de curtas e quadrinista Karee Andrews (Homem-Aranha: Potestade), ganhou o seu primeiro trailer completo. Se o teaser se concentrava nos sustos, o novo vídeo apresenta melhor os personagens - e continua sem explicar se estamos diante de um suspense psicológico com alucinações ou um filme-de-monstro de fato.

Assista:

Jessica Lowndes interpreta Sara, aspirante a piloto que arrasta quatro amigos para um bimotor e, lá em cima, no meio de uma tempestade, encara uma força sobrenatural inexplicável. Julianna Guill, Ryan Donowho, Landon Liboiron, Jake Weary e outros estão no elenco.

O filme estreia nos EUA em 2010. No Brasil ainda não há previsão.

Omelete

Ministério da Defesa autoriza operações noturnas no Aeroporto de Ilhéus


O secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, disse ontem (17/11), durante reunião com o governador Jaques Wagner, que o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus será liberado para operações de pousos e decolagens durante a noite, a partir do dia 17 de dezembro. A audiência contou ainda com a participação dos secretários Domingos Leonelli (Turismo), Walter Pinheiro (Planejamento) e representantes das companhias aéreas Tam e Gol e da Infraero, empresa que administra os aeroportos.

Segundo o brigadeiro, um voo de inspeção foi realizado na última semana para a realização de testes de um sistema denominado Ponto no Espaço, que permite a combinação da aproximação por instrumentos e aterrissagem visual noturna.

Mercado e Eventos

Pilotos da Air Índia realizaram uma marcha de protesto




Na terça-feira 17, os pilotos da Air Índia realizaram uma marcha de protesto silencioso ... exigindo os salários que são devidos.


Abu Ansari, PILOTO da associação , declarou que nos últimos 4 e 5 meses nós tivemos quase 30 a 40 reuniões com a gestão da empresa e está tudo uma reviravolta.
Nada sai destas
reuniões que se projetam como uma farsa ... eu quero destacar um ponto, nós não somos pagos regularmente pelos últimos 3 -4 meses. "

A associação de pilotos ameaçou entrar em greve em 24 de novembro, se os seus salários e subsídios de vôo nos últimos dois meses não forem devidamente pagos.

A companhia aérea declarou um prejuízo de bilhões de dólares em março de 2009.
Em setembro, cerca de 400 pilotos executivos da Air Índia passaram por licença médica por quatro dias em massa para protestar contra os cortes salariais.

Duzentos vôos foram cancelados e as companhias aéreas perderam muito dinheiro.

O Ministro , da aviação civil da Índia anunciou recentemente que a empresa apresentava grandes dificuldades para o Estado mas que a aérea Air Índia iria receber fundos do governo em dezembro.




Atropelou um Coelho?


Um vôo da JetLite de Calcutá para Bangalore fez um pouso de emergência às 7:10 na terça-feira no aeroporto de Calcutá porque o piloto suspeitou que tinha atingido um coelho com o avião durante a decolagem.

"O piloto percebeu um coelho como uma criatura atravessando a pista durante a descolagem. Enquanto o Boeing 737-800 estava rodando a 270 km / h, ele não podia aplicar os freios. De repente, ouviu um barulho na roda e suspeitou que o coelho tinha batido ", disse um funcionário da empresa.

Após a descolagem, o piloto pediu permissão para pouso de emergência, que foi concedido. Apesar de pós-vôo de inspeção revelou que não houve dano, um oficial de segurança aérea da DGCA disse que o piloto tomou a decisão certa. O vôo mais tarde decolou com 102 passageiros a 7:40.

Quando funcionários do aeroporto realizaram uma inspeção da pista, não encontraram nenhum vestígio de qualquer coelho ou outro animal em torno da pista.

Funcionários do aeroporto afirmam que há um número de chacais, coelhos e gatos na área próxima à pista principal.

O diretor do Aeroporto R .Souza disse que nenhum animal atingiu o avião da JetLite na terça-feira, mas admitiu que os animais não representam um risco de segurança. "Uma ONG será nomeado para lidar com este problema de uma vez por todas".


Ex-alunos ilustres inspiram candidatos


A base para o sucesso profissional, que normalmente envolve a carreira de um aluno formado pelo ITA, é resultado de um esforço acima da média, que começa muito antes do vestibular e só termina cinco anos depois, com a formatura. Mais de seis mil candidatos disputam todos os anos uma das 120 vagas oferecidas para os cinco cursos de engenharia da instituição, atraídos pela oportunidade de estudar numa das escolas de maior prestígio do país.

Antes mesmo de terminar o curso, o aluno do ITA já começa a sentir os benefícios do seu empenho. Segundo levantamento da reitoria, no último ano do curso, mais de 90% dos alunos já conseguiram uma colocação no mercado. "As empresas começam a procurá-los na escola seis meses antes deles se formarem", diz o reitor Reginaldo dos Santos.

Foi assim que aconteceu, por exemplo, com o atual presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. "Eu ingressei na empresa como engenheiro trainee um mês depois de formado", conta. O executivo costuma brincar que "sair do ITA (formado, claro) é mais difícil que entrar."

Segundo ele, a escola sempre foi um celeiro para diversas áreas da sociedade, inclusive fora dos setores tradicionais de engenharia e indústria, como bancos e consultorias. "Isso acaba ocorrendo em função da sólida formação acadêmica e da boa capacidade dos alunos, em geral."

A aluna do quinto ano de engenharia de infraestrutura aeronáutica, Fernanda Muzzio Almirão, de 24 anos, vai se formar este ano, mas já exibe um currículo invejável. Além de fazer parte do minoritário grupo de mulheres do ITA, cerca de 24% do total de alunos, Fernanda fez um estágio de dois anos no laboratório de automação do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA, um dos melhores do mundo. "Trabalhei no projeto de um veículo aéreo não tripulado para a Boeing", conta.

Depois dessa enriquecedora experiência, Fernanda conseguiu o uma bolsa de iniciação científica para fazer um estágio de seis meses na Universidade Joseph Fourier, em Grenoble, na França. "Agora estou buscando colocação na área de logística", conta a jovem estudante.

Um dos fundadores da Embraer e líder da equipe de iteanos (como são chamados os alunos do ITA) que desenvolveu o primeiro avião comercial brasileiro, o engenheiro Ozires Silva, afirma que, embora tenha se formado na década de 60, a estrutura curricular com fundamentos sólidos continua fazendo a diferença nos dias de hoje.

No ITA, segundo Silva, o aluno segue a risca os fundamentos da "disciplina consciente", onde goza da inteira confiança da escola para fazer suas provas sem a necessidade de nenhuma fiscalização.

"Era incrível, ninguém colava. A gente tinha plena consciência de que a mentira daria mais trabalho", conta o engenheiro eletrônico Jean Paul Jacob, da turma de 1959. Pesquisador emérito do Centro IBM de Pesquisas de Almaden, Califórnia, Jacob disse que tem uma eterna dívida de gratidão com o ITA, porque ali pode se tornar uma pessoa melhor.

Futurólogo profissional e conferencista internacional da IBM, com mais de 600 palestras no currículo, Jacob é também conhecido por obter, em um prazo recorde de dois anos e meio, um duplo doutorado em matemática e engenharia, pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ninguém até hoje alcançou esta marca, mas ele acredita que só outro aluno do ITA seria capaz de superá-la. (VS)

Valor Econômico

Abetar e BNDES


O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, pediu ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, uma linha de financiamento para cobrir 100% do valor de compra de um avião. O BNDES, porém, só financia entre 80% e 85% do preço de uma aeronave e exige garantias. Coutinho prometeu empenho na formatação de uma alternativa, mas não garantiu uma linha específica do banco ao setor.

Valor Econômico

Air Austral compra primeiros superjumbos A380 com 840 assentos

Airbus anunciou a venda de duas aeronaves do tipo A380 configuradas apenas com assentos da classe econômica, ou seja, capazes de transportar mais de 800 passageiros por voo.

A Airbus anunciou que fechou pela primeira vez a venda de dois aviões do tipo A380 em uma versão para 840 passageiros, com os dois andares da aeronave ocupados apenas pela classe econômica.

As duas unidades foram vendidas à companhia aérea francesa Air Austral, que as empregará a partir de 2014 no transporte de passageiros entre a França e seus territórios ultramarinos, principalmente na linha comercial entre a capital francesa e a ilha de La Réunion, um trecho de alta demanda.

Business Class do A380Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Business Class do A380

A empresa reservou ainda a opção de adquirir outras duas aeronaves futuramente, que seriam destinados a incrementar os voos da Air Austral à região do Caribe a partir de 2016.

A nova configuração do A380 permite "um consumo de combustível inferior a dois litros por passageiro por cem quilômetros", informou a Airbus na terça-feira (17/11).

Até agora, os compradores da aeronave vinham dando preferência a configurações mais luxuosas, que incluem desde um bar até camas e chuveiros na primeira classe, e são capazes de transportar até 500 passageiros.

Com o acordo, o maior avião de passageiros disponível atualmente percorrerá a rota 80 anos após o primeiro avião de madeira haver alcançado a ilha no Oceano Índico. Na época, eram necessários dez dias para cobrir os 9,3 mil quilômetros que separam Paris da ilha.

DW

Delta oferece US$ 1 bi por parceria com Japan Airlines



A companhia aérea americana Delta e seus parceiros da aliança SkyTeam ofereceram hoje uma injeção de US$ 1 bilhão na japonesa JAL (Japan Airlines), imersa em uma grave crise, informou a agência local de notícias Kyodo.

A Delta tenta conseguir que a JAL abandone a aliança OneWorld, à qual atualmente pertence, e passe a fazer parte da SkyTeam, devido ao alto nível de fidelidade dos usuários japoneses com suas companhias aéreas.

A oferta da companhia americana, segundo explicou em Tóquio seu presidente, Edward Bastian, inclui um investimento de capital de US$ 500 milhões, garantias de US$ 300 milhões para a exposição a curto prazo e US$ 200 milhões em financiamento respaldado por ações.

Ele indicou que a Delta cobriria além disso as despesas de US$ 20 milhões que ajudaria a passagem da JAL de uma aliança à outra, em um processo que poderia durar um ano.

Segundo o presidente da Delta, só a aliança SkyTeam, na qual participam outras companhias aéreas como Air France ou Aeroméxico, pode oferecer "os benefícios em receita que necessita JAL para reestruturar suas operações internacionais".

Hoje também se divulgou que o fundo americano de investimento TPG está disposto a investir mais de 750 milhões de euros na JAL em um esforço coordenado com American Airlines para recuperar a companhia aérea japonesa. Tanto American Airlines como a JAL pertencem à aliança OneWorld, junto a outras companhias como British Airways e Iberia.

Concordata

O ministro japonês dos Transportes, Seiji Maehara, afirmou hoje que não descarta uma declaração de concordata da JAL para proteger a empresa dos credores e contribuir para a sobrevivência da companhia aérea.

"Nunca disse que o governo não admitiria uma concordata", declarou Maehara a uma comissão parlamentar. Ele completou que Tóquio permanece determinado para impedir que a JAL "afunde e desapareça".

A Japan Airlines, que registra grandes prejuízos e tem uma dívida gigantesca, solicitou na semana passada a suspensão provisória dos pagamentos aos credores, à espera de uma intervenção do Estado como parte de um grande plano de recuperação atualmente em estudo.

Folha Online

Voos diretos para Havana estimularão procura de serviços médicos em Cuba



O diretor de comunicação e marketing da Agência de Viagens Tropicana Cip-Service, Alberto Jorge Mateus, admitiu , em Luanda, que os voos diretos da TAAG com destino a Havana vão estimular a procura dos serviços médicos em Cuba, sobretudo nas especialidades deficitárias no país.

De acordo com o entrevistado, a operação serve igualmente a comunidade cubana em Angola, que nos últimos anos tem au7mentado com a retomada da cooperação bilateral.

Outra vantagem, acrescentou, são os custos da viagem, uma vez que o bilhete da transportadora nacional de bandeira custa cerca de 1.600 dólares, enquanto que as viagens nos moldes anteriores ficavam entre 2.500 a 3.000 dólares norte-americanos.

Alberto Jorge, que manifestou a sua satisfação pelo incremento da cooperação entre Angola e Cuba depois de um certo arrefecimento, disse ainda que desta forma as comunidades de angolanos e cubanos nos dois países ficam também beneficiadas com a possibilidade da realização de voos diretos e sem transtornos de escalas.

Desta forma, a partir desta quarta-feira(18), uma aeronave da TAAG passará a fazer um voo mensal, saindo de Luanda às 21h30, com chegada prevista ao aeroporto de Sal (Cabo-Verde) às 2h00. Posteriormente sai de Sal e chega à capital cubana às 8h00 da manhã do dia seguinte, regressando horas depois para Angola.

A abertura da operação visa reforçar as ligações entre Angola e a América Latina, garantir um melhor serviço à comunidade cubana em território nacional e para os angolanos e cidadãos dos Palop residentes em Havana e vice-versa.

A TAAG opera para vários destinos internacionais, entre as quais as cidades de Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro, Dubai, Pequim, Brazzaville, São Tomé e Príncipe, Kinshasa, Douala, Harare, Lusaka, Bangui, Sal, Praia, Joanesburgo, Cidade do Cabo e, a partir de quarta-feira, Havana (Cuba).
África 21

TAP pode voltar a ter lucro no negócio da aviação em 2009


A queda do preço do combustível poderá conduzir a TAP novamente para os lucros, em 2009, exclusivamente no negócio do transporte aéreo. No ano passado, as perdas na aviação tinham atingido os 209 milhões de euros.

No total, o grupo TAP, devido aos maus resultados do operador de "handling" a da empresa de manutenção do Brasil, deverá manter-se no vermelho. Mas, com perdas "substancialmente menores" do que os 285 milhões de euros negativos registadas em 2008, segundo informa nesta quarta-feira (18) o Jornal de Negócios.
Portugal Digital

American Airlines' Gay-Friendly Skies


Esse é George Carrancho, o responsável nacional (EUA) por vendas e marketing da Comunidade LGBT da American Airlines.

Oportunidade ou estratégia? Eu diria, transparência estratégica, pois a oportunidade sempre se fez presente.
George Carrancho, 43, administra a Rainbow American Airlines Team, a primeira equipe de vendas e site dedicada a LGBT explorar os US $ 65 bilhões da indústrias de viagens americana de gays e lésbicas.

"Mesmo que o resto da American Airlines encolha, o Team Rainbow cresce. Nossa receita da aa.com/rainbow e dos assinantes da newsletter dobraram este ano. Para manter nossa liderança, vamos além da compra de anúncios e da criação de desfile alegórico de orgulho gay, e oferecemos à comunidade serviços úteis. Nossa lista do calendário de eventos tem tantas temáticas de eventos gays nacionais quanto podemos, desde jantares de Direitos Humanos e campanhas para rodeios, e é um grande atrativo para os visitantes. Oferecemos códigos de descontos especiais se você marcar a viagem sendo um patrocinador ou não. Seja qual for o evento, queremos que você voe de American Airlines para chegar lá. No final do dia, esta é uma decisão bottom-line. "

A segmentação dos clientes do seu negócio negócio e o atendimento ao cliente de forma diferenciada estão aí. Basta traçar as estratégias e aproveitá-la.
MKT Mais

Companhias aéreas testam varejo a 35 mil pés



Os passageiros de voos nos Estados Unidos já estão pagando por sanduíches, bebidas, travesseiros e até pelos fones de ouvidos, que costumavam ser distribuídos no início da viagem e devolvidos na aterrisagem. É o que mostra matéria publicada nesta terça-feira no site do jornal americano New York Times.

Enquanto as empresas de aviação civil procuram cada vez mais reduzir seus custos através da venda destes serviços usuais a voos, por que não também começar a vender serviços de limousine ou até mesmo ingressos para espetáculos da Brodway?

Para muitas empresas, ainda não passa de uma ideia. Mas a American Airlines já começou a testar o conceito de varejo no ar. A companhia está vendendo bilhetes para o Heathrow Express - trem que liga o maior aeroporto inglês ao centro de Londres - nos voos cujo destino seja a capital britânica.

" Venda a bordo talvez seja a maior oportunidade de varejo ainda não explorada na sua totalidade "

A American Airlines também está oferecendo acesso à internet nos voos, além de itens do SkyMall, um catálogo com variados tipos de produtos que vem ocupando espaço no encosto dos assentos das aeronaves por 20 anos.

- Nós não investiríamos se não nos sentíssemos confortáveis de que isso traria uma significativa taxa de retorno - disse John Tiliacos, diretor-gerente de produtos à bordo da American Airlines, que completou:

- Deixando de olhar nosso ramo de atividade como indústria, financeiramente, somos capazes de identificar muitas novas fontes de retorno.

Outras companhias americanas não quiseram falar de seus planos a respeito desta estratégia, mas, cedo ou tarde, todas as grandes companhias aéreas assumirão que estão trabalhando na expansão do serviço de ofertas de produtos a bordo.

Comércio por todos os lados

Se discute se os passageiros de avião vão abrir suas carteiras no ar. Mas Michael Levy, professor de marketing e diretor do Retail Supply Chain Institute, da Babson College, em Massachusetts, espera que eles vão comprar dentro do avião, como compram fora dos portões de embarque.

- Veja o que vem acontecendo nos aeroportos - diz Levy - muitas vezes os consumidores são atraídos pela quantidade de lojas e ofertas ao redor. Quem não tem nada para fazer enquanto espera o voo, acaba comprando - conclui o professor de Massachusetts.

" Passageiros de avião são os melhores compradores do planeta "

Outro fator que impulsiona as vendas a milhares de pés de altura é o avanço tecnológico. A GuestLogix é uma empresa canadense que vende máquinas leitoras de cartão de crédito e softwares de vendas específicas para a empresas aéreas. De acordo com Brett Proud, vice-presidente mundial de vendas e relacionamento com clientes da GuestLogix, "venda a bordo talvez seja a maior oportunidade de varejo ainda não explorada na sua totalidade".

Os passageiros podem aprender sobre os produtos oferecidos nos anúncios nos assentos, nos prospectos distribuídos ou nos anúncios veiculados nos próprios voos ou com promotores de venda espalhados nas salas de embarque. Também nos sites das companhias aéreas ou pelas mídias sociais.

Mas as companhias também precisam aprender o que agrada os passageiros. Encontrar o mix de produtos mais adequado a ser oferecido aos passageiros é importante, por que oferecer um produto errado, pode irritar os clientes.

- Não podemos colocar nada à disposição dos passageiros que possa suscitar reações do tipo 'você deve estar brincando' - reforçou Tiliacos, da American Airlines.

Facilidades

Em outros tempos, os passageiros a bordo poderiam folhear catálogos como o SkyMall, mas só poderiam efetivar sua compra depois que o avião pousasse. Com a aquisição daquilo que a presidente da SkyMall, Cristine Aguillera, costuma chamar de "caixa registradora no ar", as vendas podem ser realizadas durante o voo.

- Passageiros de avião são os melhores compradores do planeta - ratificou Cristine.

Charles Flateman, vice-presidente de marketing da Schubert Organization, disse em entrevista para o New York Times, que tem conversado com a GuestLogix sobre vendas dentro dos aviões de ingressos para Brodway e outros tipos de shows.

Também a Walt Disney Company anda negociando maneiras de vender ingressos para seus parques temáticos ao redor do mundo, dentro das aeronaves. Por enquanto as máquinas de cartão de crédito ainda não conseguem fazer uma leitura inteligente, identificando a disponibilidade de ingressos em tempo real.

Para o presidente da GuestLogix, ainda é necessário um pequeno ajuste de tecnologia para garantir que os ingressos de shows e de eventos com número limitado de público possam ser vendidos durante os voos, com a garantia de que os lugares estarão reservados após o pouso do avião.

- É nosso desejo e nossa meta. Imagine o quanto seria maravilhoso poder vender bilhetes da Brodway enquanto o avião ainda está sobrevoando Nova York? - comentou Flateman.

Comissários sem comissão

Enquanto o conceito de vendas durante viagens de avião está amadurecendo na American Airlines, a companhia aérea irlandesa, Ryanair, já vem praticando esta cultura desde a década de 1990. No caso da Ryanair, os lucros maiores alcançados com a estratégia de varejo a bordo é utilizado para subsidiar os custos e repassar aos clientes preços de passagens mais baratos. E o valor mais baixo das passagens foi revertido em assentos cada vez mais ocupados.

- Fundamentalmente, estamos no setor aéreo com mentalidade de varejo. Podemos expandir nosso negócio reduzindo as despesas e todo lucro adicional significa que podemos investir no crescimento da empresa.

Mas uma questão que ainda vai gerar muita discussão é o aspecto trabalhista da nova cultura de varejo das companhias aéreas. Afinal, o trabalho de executar a venda cai nas costas da tripulação das aeronaves e os órgãos ligados a sindicatos e associações de funcionários já se mexem a esse respeito. Em carta enviada à American Airlines, a Associação dos Profissionais de Atendimento em Voos dos Estados Unidos ratificou que comissões de vendas feitas através do SkyMall ou qualquer outro tipo de venda devem ser negociadas como parte do acordo coletivo referente à remuneração da categoria.

Resta agora aguardar o resultado dos testes de vendas a bordo nos Estados Unidos e Europa, e ver se a moda um dia vai pegar no Brasil.

O Globo