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terça-feira, 22 de outubro de 2013

André-Jacques Garnerin, autor do primeiro salto de paraquedas, é novo Doodle


André-Jacques Garnerin, o primeiro salto de paraquedas, é o tema do Doodle do Google desta terça-feira (22). O site de buscas criou uma animação interativa para celebrar o primeiro salto de paraquedas da história, que ocorreu em 22 de outubro de 1797, em Paris. No Doodle do Google, é possível direcionar o voo do engenheiro francês com o teclado ou o mouse.
Doodle faz homenagem ao para-quedas (Foto: Reprodução/TechTudo)Doodle faz homenagem a Andre-Jacques Garnerin, o primeiro salto de paraquedas (Foto: Reprodução/Google)
O Doodle é interativo e mostra o paraquedas em uma cidade animada que faz referências à Paris, onde ocorreu o primeiro salto de Garnerin. André-Jacques ganha altitude até que uma nuvem mostrando as teclas direita e esquerda do teclado aparece. Então, o paraquedas em forma de balão começa a cair e fica sob o controle do usuário, que pode escolher para que direção ele vai e onde ele vai pousar após terminar o seu voo sobre o perímetro urbano.
Doodle é animado (Foto: Reprodução/TechTudo)Doodle de André-Jacquer Garnerin, o primeiro salto de paraquedas é interativo (Foto: Reprodução/Google)
A ideia do Doodle é recriar o feito de André-Jacques Garnerin, nascido em 31 de janeiro de 1769 na capital francesa, que efetuou o primeiro salto com sua invenção em 22 de outubro de 1797, sobre o parque de Monceau, em Paris, na França. Acompanhado por uma multidão, o francês desceu 1.000 metros e tocou o chão, mas com alguma dificuldade.
Ilustração mostra o salto (Foto: Reprodução/WikiMedia)Ilustração mostra André-Jacques Garnerin, o primeiro
salto de paraquedas (Foto: Reprodução/WikiMedia)
O balão usado por Garnerin para subir o paraquedas, feito de seda, tinha quase sete metros de diâmetro e uma espécie de cesta ligando-o ao instrumento que usava para comandá-lo. Mas a “cesta” que o carregava desceu violentamente durante o procedimento e acabou batendo no chão na hora de pousar diante da multidão. Entretanto, ele não teve ferimentos.
O engenheiro começou a testar a dinâmica anos antes, com aparelhos semelhantes aos guarda-chuvas. Porém, só conseguiu desenvolver o seu projeto após três anos de prisão pelas tropas britânicas na primeira etapa das Guerras Napoleônicas, quando começou a ter contato com balões.
Sua esposa, Jeanne-Geneviève, que acompanhou Garnerin em muitos dos seus saltos, também foi uma grande pioneira na relação com este “meio de transporte”, por ter se tornado a primeira mulher a saltar com um paraquedas.
Mas, o "dispositivo" não foi, de fato, inventado pelo francês Garnerin. Um compatriota dele foi quem deu os primeiros passos para a sua criação.
Ilustração mostra balão usado por André-Jacques Garnerin para subir e fazer o primeiro salto de paraquedas (Foto: Reprodução/Wikimedia)Balão usado por André-Jacques Garnerin para subir e fazer salto de paraquedas (Foto: Reprodução/Wikimedia)
Louis-Sébastien Lenormand, em 1783, saltou de uma árvore com dois guarda-sóis, um em cada mão. Antes dele, em 1483, Leonardo da Vinci já havia criado o conceito de um “protetor de quedas”, em forma de pirâmide e feito com pano. Mas o que funcionou primeiro, em um voo completo, foi o de Garnerin, que era como um guarda-chuva gigante feito de seda.
Além dele e da esposa, o irmão, Jean-Baptiste-Olivier Garnerin, e a sobrinha Elisa Garnerin também saltaram com balões e paraquedas. André-Jacques Garnerin morreu em 18 de agosto de 1823, enquanto construía um balão em Paris, deixando grande contribuição para a história.
TechTudo

IRIAF pronta para treinar pilotos russos?



Formação da IRIAF com um Mig-29, um F-14 e um F-4 Phantom.
Formação da IRIAF com um Mig-29, um F-14 e um F-4 Phantom.
A Força Aérea iraniana (Iranian Air Force – IRIAF) está pronta para o treinamento de pilotos da academia da força aérea russa, conforme relatou um alto comandante iraniano.
O tenente-comandante da Força Aérea iraniana, brigadeiro Alireza Barkhor, fez o anúncio aos jornalistas durante uma reunião entre o comandante da Força Aérea iraniana e seu colega russo, Tenente-General Viktor Bondarev.
O comandante da Força Aérea iraniana expressou a disponibilidade do Irã para treinar os estudantes russos. Também discutiram o intercambio de pilotos.
cavok

Segundo Jornal O Dia, brigadeiro Saito revela que quer ficar no cargo

Saito no Senado - foto FAB - agência Força Aérea

Brigadeiro disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão

ClippingNEWS-PARio – O comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito, está disposto a ficar mais um ano no cargo. A revelação foi feita ontem no Rio pelo próprio militar, durante encontro de prestação de contas com oficiais superiores.
Saito disse que, por ele, permanecerá no comando em 2014, frustrando oficiais que já discutiam nos bastidores a sucessão, que era dada como certa até a bombástica declaração de ontem. “Foi um descontentamento geral”, resumiu fonte da coluna, presente ao encontro.
A insatisfação partiu ainda de oficiais especialistas, que vão ver colegas oriundos da Academia da FAB e médicos serem promovidos no fim do ano, em detrimento dos demais.
No encontro, Saito classificou como “necessário” o processo de promoção que desagrada os oficiais especialistas. O grupo saiu do encontro sem nenhuma promessa de que terá prioridade nas promoções no fim do próximo ano.
O comandante Saito frustrou a audiência também ao falar do arrastado processo de compra de novos caças para FAB. Disse que o processo ainda está em estudo e sem data para ser concluído. Voltou a dizer que, por ele, os caças norte-americanos F/A-18 Super Hornet são os preferidos, mas que a decisão final será mesmo da equipe econômica do governo e do ministro da Defesa, Celso Amorim, e que a opinião dele não deve pesar.
poder aéreo

Companhia aérea turca é considerada a mais barata do mundo







Um levantamento feito pelo site especializado em busca de passagensWhichAirline.com apontou a companhia turca Pegasus como a mais barata do mundo. Seguida dela estão a húngara WizzAir, a romena BlueAir e as populares RyanAir, irlandesa, e EasyJet, britânica.
Todas as companhias são de baixo custo, as chamadas "low cost", e operam voos dentro da Europa e Ásia. Entre as 20 mais baratas do mundo, apenas cinco operadoras tem conexões com o continente americano: a Meridiana (11ª), a AirBaltic (14ª), a Norwegian (16ª), a Jet2 (18ª) e a Fly Thomas Cook (20ª).
O ranking da WhichAirline.com foi feito com base no menor preço para um voo internacional de curta distância entre outubro e novembro de 2013, incluindo as taxas de transação e check-in para um passageiro com bagagem de até 20 kg.
O site coloca que, apesar de a RyanAir ser a companhia com os preços de passagens mais baratos, ela fica mais cara do que outras quando se contabiliza as taxas.
A operadora mais econômica da lista, Pegasus, apresentou a tarifa campeã de R$ 188. Veja abaixo a lista completa de companhias e preços. 

COMPANHIAS MAIS BARATAS DO MUNDO*

OperadoraPreço da tarifa **
PegasusR$ 188 (63,19 euros)
Wizz AirR$ 225,39 (75,64 euros)
Blue AirR$ 245,35 (82,45 euros)
RyanAirR$ 248,33 (83,45 euros)
EasyJetR$ 267,73 (89,97 euros)
Air OneR$ 270,80 (91 euros)
EurolotR$ 288,80 (97,05 euros)
VoloteaR$ 308,63 (103,75 euros)
VuelingR$ 321,30 (108,01 euros)
FlybeR$ 332,69 (111,84 euros)
MeridianaR$ 360,74 (121,27 euros)
GermanwingsR$ 367,91 (123,68 euros)
TransaviaR$ 392,81 (132,05 euros)
AirBalticR$ 417,14 (140,23 euros)
HOP!R$ 418,30 (140,62 euros)
Norwegian Air ShuttleR$ 424,49 (142,70 euros)
Monarch AirlinesR$ 474,40 (159,48 euros)
Jet2R$ 492,64 (165,45 euros)
WOW AirR$ 563,93 (189,39 euros)
Fly Thomas CookR$ 615,65 (206,76 euros)
* Segundo levantamento do site WhichAirline.com
** Menor tarifa para passagem única (apenas de ida ou de volta) em voos internacionais de curta distância entre outubro e novembro de 2013, feitas por meio de pagamento com cartão de débito. Inclui taxas. Conversão baseada na cotação em 21/10/2013
uol viagem

Companhia aérea GOL realizará primeiro voo comercial com biocombustível no Brasil

Um avião da companhia aérea GOL realizará na quarta-feira o primeiro voo comercial do Brasil com biocombustíveis, em um trajeto entre São Paulo e a capital Brasília, informou a empresa nesta segunda-feira.
A aeronave será abastecida em 25% com biocombustível elaborado a partir do bagaço da cana de açúcar e óleos residuais.
A GOL já realizou um primeiro voo experimental em junho de 2012, durante a cúpula sobre meio-ambiente Rio+20, no Rio de Janeiro, acrescentou a companhia.
A autoridade de Aviação Civil confirmou à AFP que este será o primeiro voo comercial com biocombustíveis, já que antes algumas companhias aéreas como TAM e Azul, além da GOL, tinham realizado apenas voos experimentais sem passageiros.


O avião decolará por volta de meio-dia do aeroporto de Congonhas com destino a Brasília, uma viagem de pouco menos de duas horas e distância de aproximadamente 1.176 km.
em.com.br

Aerolíneas Argentinas adquire 20 jatos da Boeing

Jumbo da Aerolíneas Argentinas
Jato da Aerolíneas Argentinas: aviões 737/800 serão incorporados à frota da empresa entre 2016 e 2018
Buenos Aires - A companhia aérea Aerolíneas Argentinas assinou um acordo com aBoeing para a compra de 20 jatos cujos preços de tabela somam US$ 1,8 bilhão.

Os aviões 737/800 serão incorporados à frota da empresa entre 2016 e 2018, informou a empresa na noite desta segunda-feira, 21, em Buenos Aires.
A encomenda faz parte de um plano para unificar a frota da empresa. A Aerolíneas Argentinas possui 24 Boeing 737/700 e quatro 737/800. Fonte: Dow Jones Newswires.
exame

STJ julga indenização de R$ 400 milhões da GE à Transbrasil



A disputa judicial entre a General Electric e a Transbrasil terá o capítulo derradeiro nesta terça-feira (22/10). Será quando a ministra Nancy Andrighi, da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, decidirá se empresa aérea foi mesmo vítima de cobranças indevidas por parte da GE, que levaram à sua falência no início dos anos 2000. Caso considere a norte-americana culpada, a Transbrasil deverá ser indenizada em mais de R$ 400 milhões. A partir daí, não caberá mais recurso.

Em 2010, a GE recebeu condenação da 23ª Câmara de Direito Privado Tribunal de Justiça de São Paulo por enviar seis notas promissórias que já haviam sido quitadas pela Transbrasil, o que foi comprovado por laudo pericial. Como pena, os desembargadores determinaram o pagamento do dobro do valor cobrado indevidamente — que, corrigido, corresponde a mais de R$ 400 milhões —, mais o ressarcimento dos lucros cessantes e os prejuízos causados. O valor destes últimos ainda será decidido em novo laudo arbitrado.

A corte também reduziu os honorários advocatícios de 20% sobre o valor da ação para 10% do valor da condenação, a ser apurado em liquidação de sentença.
A primeira parte da indenização (mais de R$ 400 milhões) já está sendo executada, por meio de uma carta fiança apresentada pela GE. Agora, o STJ julgará o recurso sobre esse acórdão.

Medidas cautelares negadas
Na última quinta (17/10), Nancy Andrighi, relatora do processo, indeferiu mais uma medida cautelar impetrada pela GE para a anulação do valor arbitrado pelo TJ-SP. Nesse caso, a ministra entendeu que não poderia julgar Recurso Especial sobre um Agravo que ainda nem havia sido julgado pelo TJ-SP. O Agravo se refere à mesma decisão proferida em 2010 e deve ser analisado pelo próprio tribunal paulista.
"Na espécie, embora o Recurso Especial já tenha sido interposto, as próprias requerentes admitem que ele ainda não foi submetido ao crivo de admissibilidade do TJ-SP, de modo que a competência do STJ sequer está aberta, nos termos dos enunciados nºs 634 e 635 da Súmula/STF", argumentou Andrighi.

Recurso em 2012

Em 2012, o STJ também 
negou recurso em medida cautelar interposto pela GE, que alegava que o pagamento da indenização “poderia causar danos irreversíveis a qualquer empresa”. As companhias reclamam que, embora tenham sido condenadas a devolver em dobro cerca de R$ 35 milhões indevidamente cobrados, “tanto a massa falida quanto a própria falida (Transbrasil) iniciaram execuções provisórias de R$ 350 milhões cada. Ou seja, pretendem receber quase dez vezes o valor que teria sido indevidamente cobrado”.

No entanto, Andrighi disse, à época, que o risco apontado pelas companhias seria “meramente potencial”, feito a partir de “meras alegações hipotéticas”. A ministra acrescentou ainda que o acórdão do TJ-SP “já havia se pronunciado acerca da pretensa nulidade da prova pericial, da inépcia da petição inicial e da sentença extra petita mediante fundamentos que não foram suficientemente atacados pelo Recurso Especial interposto”. A Transbrasil é representada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados.

CONSULTOR JUIRIDICO

CEO da Airbus diz política no Japão influencia pedidos

O presidente-executivo da Airbus, Fabrice Bregier
O presidente-executivo da Airbus, Fabrice Bregier: a encomenda da Japan Airlines quebrou uma dominância de meio século da Boeing no Japão
Tóquio - O presidente-executivo da Airbus, Fabrice Bregier, disse nesta segunda-feira que apolítica no Japão pode influenciar novas compras de aviões pelas empresas aéreas do país.

"Está claro que o ambiente político tem alguma influência sobre os negócios e podemos ver isso no Japão, ou na Europa e nos Estados Unidos", disse Bregier durante discurso em um Fórum em Tóquio.
Bregier falou duas semanas após a Japan Airlines encomendar dezenas de Airbus A350, na sua primeira compra de aviões da fabricante europeia. Bregier citou a encomenda como uma decisão baseada em preocupações de negócios.
A encomenda da Japan Airlines quebrou uma dominância de meio século da Boeing no Japão, onde detém 80 por cento de participação de mercado.
exame

Grupo Air France-KLM ‘abre as portas’ à Alitalia




“Parece-nos indispensável que a Alitalia seja integrada em um grupo como o nosso e integrada. Quer dizer que estamos seguros de a controlar”, declarou hoje a uma estação de televisão francesa o CEO do grupo Air France-KLM, Alexandre de Juniac, renovando assim o interesse do segundo maior grupo europeu de aviação de integrar a antiga companhia de bandeira do quarto maior mercado da União Europeia.Alexandre de Juniac, de acordo com a imprensa internacional, fez a defesa da integração da Alitalia no grupo que lidera, travada há cinco anos pelo então primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, salientando que permitiria formar um poderoso grupo europeu, com três hubs: Paris Charles De Gaulle, Amesterdão Schipol e Roma Fiumicino.

E embora Alexandre de Juniac, de acordo com esses relatos, tenha afirmado que o governo italiano seria a favor da criação desse grupo europeu, dizendo que pelo que ouve do executivo fica “com a impressão de que são a favor da criação de um tal grupo europeu que integre a Alitalia”, não deixou também de referir que há condições essenciais.

“A integração da Alitalia permitiria a companhia ter o seu papel de direito, como a Air France-KLM, mas isto só pode ser feito sob certas condições”, disse de Juniac, que também frisou: “Nós não temos meios de despender o dinheiro de forma descuidada”. Há cinco anos, quando também teve que ser montada uma operação de salvação da Alitalia, durante a qual o grupo Air France-KLM assumiu 25% da companhia italiana, também foi afirmado o seu interesse em integrar a Alitalia, mas, segundo os relatos da época, Silvio Berlusconi, então primeiro-ministro em campanha eleitoral, receou os efeitos da venda ao estrangeiro de um símbolo nacional.

E está aí a origem dos problemas de que agora padece a Alitalia, comentou a revista “The Economist”, para quem só os mais optimistas poderiam acreditar que o Projecto Phoenix desenhado pelo governo de Berlusconi recondiziria a Alitalia à rentabilidade. A estratégia adotada foi um dos fatores, mas a parte principal da culpa é de Silvio Berlusconi, que explorou as dificuldades da Alitalia na sua campanha eleitoral de 2008, acusa a “The Economist”, que calcula que isso tenha custado aos contribuintes italianos cerca de três bilhões de euros.
panrotas

Garoto propaganda da Embraer, ator Jackie Chan compra novo avião

Embraer - Jackie Chan (Foto: Divulgação/ Embraer)
A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, anunciou nesta segunda-feira (21) em Las Vegas (EUA), que o ator e empresário chinês Jackie Chan comprou um jato Legacy 500. O cliente, famoso por atuar em filmes de ação em Hollywood, é 'embaixador' da empresa e comprador do primeiro modelo em um país asiático. Esse é o segundo jato da linha Legacy adquirido por ele em menos de dois anos.
A aeronave, utilizada em vôos executivos de menor distância - até 5.556 km -, será fabricada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O Legacy 500 levou quatro anos para ser projetado com um custo de R$ 1,5 bilhão e tem capacidade para até 12 passageiros.
O modelo, apresentado há um mês no Brasilpara o público em uma feira especializada, é o primeiro desse porte a ter a tecnologia fly by wire, que troca os tradicionais controles mecânicos, formados pelo conjunto de alavancas, cabos e engrenagens, por informação digital, transmitida por fios. Esse tipo de tecnologia já é usada por empresas como a Boeing e a Airbus, mas não em aviões pequenos
O custo da aeronave adquirida pelo empresário é de US$ 20 milhões. Anteriormente, o ator chinêsadquiriu em fevereiro de 2012, um Legacy 650, usado para vôos de longa distância ao custo de de US$ 30 milhões.
Segundo protótipo do Legacy 500 teve seu primeiro voo realizado nesta sexta-feira (15). (Foto: Divulgação/Embraer)Modelo do ator será personalizado com um dragão.
(Foto: Divulgação/Embraer)
A previsão de entrega da aeronave, segundo a Embraer, é 2015. A empresa mantém sob sigilo a carteira de pedidos do jato Legacy 500.
Personalizado
De acordo com a fabricante, a pintura externa da aeronave será personalizada com o logotipo de um dragão, usada pelo ator como marca nas cores vemelha e amarela. O modelo atual personalizado é segue mesmo desenho do entregue no jato Legacy 650.
Engajado em causas filantrópicas, o ator Jackie Chan usa as aeronaves para viajar e atuar em causas em prol de crianças, idosos e pessoas carentes.
g1

Queda de avião mata 2 pessoas em Maricá, no Rio de Janeiro

Avião caiu em lagoa de Maricá na tarde desta quinta-feira (21). (Foto: Romário Barros/ Lei Seca Maricá )

Segundo o Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (21/10) um acidente com um avião de pequeno porte na Lagoa do Marine, em São José do Imbassaí, distrito de Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, matou duas pessoas. Bombeiros do quartel de Maricá, agentes da Defesa Civil com a ajuda de pescadores tiraram os corpos das vítimas da água.
Os dois mortos no acidente com o monomotor Tupi prefixo PT-RKD, que caiu na Lagoa do Marine, na localidade de São José de Imbassaí, distrito de Maricá, foram identificados. São eles: o juiz de Direito, Carlos Alfredo Flores da Cunha, de 48 anos e Adelmo Louzada de Souza. O avião saiu do Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste da capital, e caiu a aproximadamente 8 quilômetros do centro de Maricá, onde fica localizado o aeroporto da cidade.

Os mergulhadores do Rio chegaram a ser acionados, mas o pedido foi logo desfeito, porque o aeroporto informou que o monomotor decolou com apenas dois tripulantes. O major Wendell Carlos, comandante do quartel de Maricá, disse que no trecho onde o avião caiu, a profundidade é inferior a 2 metros e, se houvesse outro tripulante preso nas ferragens, “ele seria facilmente resgatado pelas equipes que estavam no local”.

A prefeitura da cidade informou, em nota, que a pista do aeroporto municipal continua aberta, não tendo até o momento qualquer ação por parte do Poder Público de solicitar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o seu fechamento. A medida técnica é atribuição exclusiva da agência e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a quem o aeroporto é vinculado, “ainda não tomou qualquer iniciativa nesse sentido, justamente por considerar a necessidade de um eventual pouso de emergência. A pista vem sendo utilizada normalmente por aeronaves em instrução não baseadas no local”.

O complexo aeroportuário encontra-se com suas atividades técnicas e administrativas encerradas desde o dia 11 de setembro, quando outro avião caiu sobre uma casa no centro da cidade. No acidente – cujas causas ainda estão sendo investigadas – o piloto morreu e o aluno em instrução ficou ferido. Horas depois da queda, “a prefeitura de Maricá decretou o encerramento de todas as atividades no local, especialmente as exercidas irregularmente por um grupo de empresas cujos alvarás de funcionamento tinham sido cancelados há mais de um ano. A medida foi considerada correta pela Justiça, que manteve a medida em vigor e endossada pela fiscalização da própria Anac”.
(*) Com informações da Agência Brasil