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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Helicóptero que sumiu no RJ fez pouso forçado no mar, diz FAB

Segundo Aeronáutica, aeronave pousou a cerca de 100 km do litoral.
Helicóptero transportava dois tripulantes e dois passageiros da Petrobras.

Do G1 RJ


Petrobras e Marinha fazem buscas por helicóptero que sumiu no RJ (Foto: Arte / G1)

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, na noite desta sexta-feira (19), que o helicóptero que prestava serviço para Petrobras, e que deveria ter pousado no Aeroporto de Macaé, na Região Norte Fluminense, fez um pouso forçado no oceano Atlântico, a cerca de 100 km do litoral fluminense.

Segundo a Petrobras, a aeronave transportava quatro pessoas, sendo dois tripulantes e dois passageiros. Ainda não há informações sobre vítimas.

Ainda de acordo com a nota oficial divulgada pela Aeronáutica, por volta das 17h15 desta sexta-feira, o helicóptero (prefixo PR-SEK) fez o pouso forçado no mar após decolar da plataforma P-65 da Petrobras, com direção a Macaé. O piloto chegou a declarar emergência à torre de controle do aeroporto.

Buscas
A Força Aérea Brasileira, que coordena as buscas, disponibilizou duas aeronaves - sendo um avião P-95 Bandeirante Patrulha e um helicóptero H-34 Super Puma. Já a Marinha atua com um navio patrulha Guajar e um helicóptero Lynx. A Petrobras informou que, assim que o helicóptero não chegou ao aeroporto, acionou o Plano de Emergência da Bacia de Campos.

De acordo com a Petrobras, o helicóptero pertence a uma empresa que presta serviço à estatal.

A Senior Táxi Aéreo, que presta serviço para a Petrobras, informou que está investigando o caso.

Globo News

Air Canada alcança 95,4% de ocupação em julho no Brasil


Em julho de 2011 a Air Canada mais uma vez superou a média de ocupação global da empresa em sua rota para o Brasil, com uma taxa de 95,4%. Os resultados da rota estão acima das expectativas, e estão sendo comemorados pela empresa.

Para o mês de julho a Air Canada reportou um sistema de load factor de 86,4%, contra os 84,9% registrados no mesmo mês de 2010- o resultado representa um incremento de 1,5%. O sistema de tráfego aumentou 4,3% sobre um incremento de 2,5% da capacidade de todo o sistema. A Air Canada reporta os resultados do tráfego em uma base do sistema, incluindo linhas aéreas regionais, das quais a empresa compra a capacidade.

“Estou muito satisfeito em reportar um recorde de load factor de 86,4% para o mês de julho. O tráfego cresceu em todos os mercados atendidos pela Air Canada, gerando um crescimento de 4,3% de tráfego em todo o sistema, com um aumento de capacidade de 2,5% por meio da maior utilização da frota existente”, disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada.

“Como reportamos em nosso resultado financeiro do segundo trimestre, nossa abordagem disciplinada para o gerenciamento da capacidade, combinado com o produto da Air Canada, líder da indústria, o desempenho e o yield cresceram, contribuindo para o lucro operacional do segundo trimestre. Quero agradecer aos nossos funcionários pelo compromisso de cuidar dos clientes da Air Canada, e transportá-los em segurança durante este período de pico do ano”.

Aviação Brasil

TAM recebe prêmio LIDE de Marketing Empresarial


O presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, recebeu na última sexta-feira (12) o prêmio de destaque conquistado pela companhia na categoria Marketing de Varejo do Prêmio LIDE de Marketing Empresarial. A segunda edição da premiação, que aconteceu no hotel Sofitel Guarujá Jequitimar (SP), durante o Fórum de Marketing Empresarial, elegeu os melhores cases do mercado e o dirigente de marketing empresarial de maior destaque nos 12 meses anteriores ao encontro.

A TAM foi premiada pela campanha publicitária “Você vai. E vai de TAM.”, lançada em agosto de 2010 como parte do projeto de varejo da companhia, que reforça sua atuação para tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis à população brasileira. A cantora Ivete Sangalo foi escolhida como estrela da campanha por ter influência em todos os públicos e ter os atributos desejados pela TAM.

“O perfil do passageiro brasileiro está mudando. Cada vez mais as pessoas estão trocando o ônibus pelo avião, e nós queremos mostrar que todos podem desfrutar de nossos serviços.”, afirma Líbano Barroso. “Todas as peças da nossa campanha exibem preços e possibilidades de parcelamento que mostram que viajar de TAM é possível. Temos opções de tarifas que atendem desde o executivo, que compra passagens de acordo com os seus compromissos profissionais, até o cliente sensível a preço, que pode voar nos horários de baixa demanda”, completa o presidente da TAM.

O Fórum de Marketing Empresarial foi promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., e realizado pelo Grupo Doria e pela Editora Referência. O Fórum reuniu cerca de 200 líderes das mais importantes corporações nacionais e multinacionais, seus diretores de marketing e agências, de 12 a 14 de agosto.

Aviação Brasil.

Museu TAM terá apresentaç​ão gratuita da Esquadrilh​a da Fumaça neste domingo


O Museu TAM, em São Carlos (SP), receberá a Esquadrilha da Fumaça no próximo domingo (14), para uma apresentação inédita. O show aéreo está previsto para as 14h30 e será gratuito para todos os visitantes, assim como o estacionamento nas dependências da instituição. O ingresso para visitar o museu será cobrado normalmente.

“O fim de semana prolongado será especial para todos aqui na região. Além de comemorarmos o Dia dos Pais, no domingo, festejamos o Dia da Aparecidinha de Babilônia, a padroeira da cidade, na segunda-feira (15). E quem vier prestigiar a presença da Esquadrilha da Fumaça pode aproveitar para também conhecer o nosso rico acervo”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

O Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, são mais de 70 aviões em exposição. Dois que chegaram há pouco tempo são o Hawker Siddeley HS-125 (bimotor a jato doado pela FAB – Força Aérea Brasileira) e o Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, responsável pela divulgação dessa força armada em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer, e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe. Em 2006, a Fumaça alcançou recorde voando com 12 aeronaves em formação de voo de dorso.

Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo se apresentado em diversos países. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga, SP.

Museu TAM
- Contato: 55 (16) 3306-2020
- Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
- Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.
- Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Visitante a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.
- Estacionamento e wi-fi gratuitos.

Aviação Brasil

Lan Airlines finaliza instalação de winglets em toda sua frota de Boeing 767


A Lan Airlines completou a instalação dos winglets – dispositivos de avançada tecnologia colocados nas asas dos aviões para reduzir sua resistência aerodinâmica – em sua frota de Boeing 767 de longo alcance. Esta iniciativa – que absorveu investimentos de US$ 75 milhões – permitiu à companhia obter uma eficiência aproximada de 4% no uso de combustível da frota. Como consequência, até o final do ano, a LAN estima reduzir aproximadamente 113 mil toneladas de CO2 (em 2010, a redução chegou a mais de 93 mil toneladas). A partir de agora, cada Boeing 767 que se somar à frota de longo alcance incorporará esta tecnologia.

Segundo Enrique Cueto, vice-presidente Executivo da LAN, a aviação comercial é responsável pela emissão de 2% de CO2 no mundo. “Estamos sempre buscando formas inovadoras para reduzir esse número. A instalação dos winglets em toda a nossa frota de Boeing 767 de longo alcance é um investimento do qual estamos orgulhosos, pois nos permite hoje operar com menor impacto ao meio ambiente”.

Ao falar sobre a satisfação de concluir essa etapa do programa, o vice-presidente de Operações e Serviços da companhia, Enrique Elsaca, informou que foram instalados, com êxito, os dispositivos winglets em 39 aeronaves. “Outro motivo para comemorarmos é o fato das instalações terem sido realizadas na base de manutenção da LAN, em Santiago e na Delta Tech Ops, de Atlanta (Estados Unidos), cumprindo as normas da indústria aérea mundial”.

2011 está sendo um ano muito importante para a consolidação do constante compromisso que a LAN tem com o meio ambiente.

1.- LEAN em combustível: Se concretizaram reduções de mais de 100 mil toneladas de emissão de CO2 com este projeto, que estabelece condutas mais eficientes dentro de seus processos terrestres, tais como: o uso limitado da Unidade Auxiliar de Potencia (APU, na sigla em inglês), a redução do peso a bordo ou na lavagem de motores – e de seus processos de voo – como são os voos mais diretos, as aterrissagens contínuas ou a gestão de combustível utilizando tecnologia de ponta, entre outras medidas.

2.- Frota moderna e sustentável

· Modernização da frota: a LAN possui uma das frotas mais modernas do mundo (idade média 6,1 anos), com uma das menores taxas de emissão de CO2 por quilômetro-passageiro da indústria.

· A LAN incorporará à sua frota, no segundo trimestre de 2012, 32 aeronaves das mais eficientes do mundo no consumo de combustível, o Boeing 787 Dreamliner, considerado como o novo avião “ecológico”.

· Em junho de 2011, a LAN anunciou a compra de 20 aeronaves modernas e eco-eficientes da família Airbus A320neo, que serão entregues entre 2017 e 2018.

3.- Incorporação de programas meio ambientais

· Reciclagem em terra: programa piloto implementado pela LAN no Chile, através do qual a companhia recicla os resíduos internos de seus voos. Este modelo tem permitido reciclar mais de 1.000 toneladas de resíduos anualmente, desde 2008: papel, papelão, plástico, latas, etc

· E-freight: programa desenvolvido em conjunto com a IATA, que reduz o papel nos processos da LAN CARGO, convertendo-se na primeira companhia aérea cargueira da América do Sul a ter este modelo implementado: isto significa a redução de mais de 7.800 toneladas de documentos em papel, ao ano.

· Adicionalmente, a companhia se encontra em processo de medição de seu rastro de carbono corporativo com referência aos padrões do GHG (Green house Protocol).


Aviação Brasil

Tam Nas Nuvens para iPad

A Tam Linhas Aéreas lançou o aplicativo “TAM Nas Nuvens” para iPad, em versão teste, que permitirá o acesso às publicações de bordo da companhia. A edição do mês de agosto da TAM Nas Nuvens, com o diretor Jayme Monjardim na capa, já está disponível para download na App Store.

Nesta primeira etapa, o aplicativo permitirá apenas a leitura da revista TAM Nas Nuvens. Durante o período de desenvolvimento e evolução do aplicativo, os clientes serão convidados, por meio das redes sociais, a participar com sugestões. No futuro será possível acessar todas as publicações, além de outras formas de interação, como exibição de vídeos e formatos diferenciados de anúncios.

“Queremos abrir o acesso ao rico conteúdo da nossa revista a todos os usuários do tablet, mesmo quando não estejam em nossos voos. As manifestações dos clientes serão fundamentais para tornar esse serviço definitivo”, explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

Aviação Brasil

Delta e Aerolineas Argentinas realizam acordo de codeshare

A Delta e a Aerolineas Argentinas enviaram ao DOT – Departamento de Transportes dos Estados Unidos, um plano de iniciar serviços compartilhados a partir de 15 de outubro de 2011. A Aerolineas Argentinas deverá se filiar a Skyteam Alliance no próximo ano. As rotas que terão acordo compartilhado são:

Miami – Buenos Aires (Ezeiza) e de Buenos Aires (Ezeiza) para Assunção, Calafate, Iguazu, Mendoza, Montevideo, Rio de Janeiro, Rio Grande, Rosario, San Carlos de Bariloche, Santa Cruz de la Sierra, Santiago, São Paulo e Ushaia.


Aviação Brasil

Gol é a companhia aérea melhor avaliada entre as grandes brasileiras

A Gol Linhas Aéreas foi avaliada como “ótima” pelo site Reclame Aqui, especializado em relacionamento entre empresas e seus clientes. A companhia é a única grande aérea brasileira a receber essa classificação, que avalia a qualidade de atendimento nas solicitações encaminhadas pelos consumidores.

O site funciona como um espaço democrático. Consumidores publicam comentários sobre os serviços que lhe são prestados e, quando recebem as respostas, classificam as empresas entre cinco níveis: “não recomendada”, “ruim”, “razoável”, “bom” e “ótimo”.

“Pensar na satisfação do cliente deve ser prioridade para qualquer empresa. Na GOL, isso faz parte da política de gestão. Todo ano, investimos muito em treinamento. Somente no Call Center, possuímos sete pessoas responsáveis pelo treinamento e reciclagem dos analistas”, destaca Rogério de Castro Pereira Nunes, diretor de atendimento ao cliente da companhia. “Nós nos desdobramos para prestar um serviço cada vez melhor e mais ágil”.

A empresa possui um comitê formado por executivos da Presidência e de Vice-presidências que se reúne a cada 15 dias para tratar, especificamente, de atendimento, discutir casos, soluções, inovações nos serviços e novas facilidades.

Atualmente, além dos canais habituais de relacionamento (e-mail, chat e telefone), a empresa opera uma plataforma de redes sociais para se aproximar do consumidor. Em 2011, pretende expandir o atendimento pelo Projeto Home Based, por meio do qual os colaboradores trabalham de casa. “Ampliaremos o serviço, devido à melhoria dos indicadores de satisfação dos clientes e, também, visando a motivação dos colaboradores. A produtividade aumentou muito”, destaca Castro.

Aviação Brasil

Aviões da Vasp serão desmontados em Congonhas




Nove aviões-sucata parados há seis anos vão ser finalmente desmontados do aeroporto de Congonhas, onde ocupam um espaço de 170 mil metros quadrados, e posteriormente leiloados. O primeiro jato será desmontado na próxima terça-feira (23/8), às 14h30, em Congonhas, com a presença da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, que concederá uma coletiva à imprensa no local. A imprensa poderá acompanhar o início dos trabalhos no pátio em que as aeronaves da Vasp estão estacionadas. No prazo de 20 dias o restante dos aviões da Vasp em Congonhas será desmontado e, em cerca de 60 dias, haverá o primeiro leilão.

A ação é resultado do programa Espaço Livre, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, que tem como parceiros a Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tribunal de Justiça de São Paulo, Ministério Público de São Paulo, Tribunal de Contas da União, Procuradoria-Geral da República e Secretaria Especial de Aviação Civil — ligada à Presidência da República. A Vasp teve a falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam parados e sem peças há pelo menos três anos antes disso. Ao todo, existem 27 aeronaves da companhia paradas em aeroportos brasileiros.

Em Congonhas, são nove aviões–sucata, sete Boeings 737-200 e dois Airbus A-300. O montante obtido com o leilão das aeronaves será destinado à massa falida da Vasp, ou seja, aos credores da companhia habilitados no processo judicial de falência. Outra possibilidade de destinação de aeronaves são museus, que poderão adquiri-las a preços simbólicos, como o Museu Asas de um Sonho, situado na cidade de São Carlos/São Paulo.

O procedimento para a retirada dos aviões ocorreu da seguinte forma: a Anac fez vistorias de aeronavegabilidade — possibilidade de voar — e deu laudos de completa deterioração dos aviões, que passaram oficialmente a ser considerados sucatas. Estes laudos da Anac, inéditos no Brasil, serviram para diagnosticar que as aeronaves em questão, já sem turbinas, peças, e até sem trens de pouso, jamais poderiam voltar a voar. Com base nos laudos, o avaliador judicial deu novo preço às aeronaves-sucata, estimados entre R$ 30 e R$ 50 mil. Com informações da Agência CNJ de Notícias.

Revista Consultor Jurídico, 17 de agosto de 2011

Leilão de “sucatões” cobrirá menos de 1% da dívida da Vasp


Empresa tem 27 aeronaves abandonadas, avaliadas em, no máximo, R$ 50 mil cada uma; dívida trabalhista é de cerca de R$ 1,5 bilhão
Marina Gazzoni, iG São Paulo
19/08/2011 05:35

A venda das aeronaves da Vasp que estão abandonadas nos aeroportos brasileiros terá um impacto pequeno no bolso dos credores. Sem condições de voar e em péssimo estado de conservação, os 27 aviões da empresa viraram sucata e valem hoje entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, segundo laudo do avaliador judicial. Assim, na melhor das hipóteses, o leilão de todos os equipamentos renderá R$ 1,35 milhão.
http://www.aeronautas.org.br/images/stories/clipping/11_08_19ig001.jpgO valor é pequeno se comparado à dívida da companhia aérea falida. Na época da falência, em 2008, o passivo foi estimado em R$ 3,5 bilhões. Até hoje, a questão está na Justiça e ninguém recebeu um tostão.

Cerca de 8.000 ex-funcionários entraram na Justiça para tentar receber sua parte de uma dívida trabalhista estimada em R$ 1,5 bilhão, de acordo com Vera Salgado, presidente da Associação dos Ex-empregados da Vasp.

As aeronaves da Vasp estão paradas em dez aeroportos brasileiros desde 2005, quando a companhia interrompeu os voos. Uma perícia feita em 2006 pelo escritório Jharbas Barsanti avaliava os aviões da empresa em R$ 16,8 milhões. De lá para cá, uma batalha na Justiça impediu que os equipamentos fossem vendidos. A falência da companhia foi decretada em setembro de 2008.

Falta de espaço nos aeroportos

A realização da Copa e da Olimpíada no Brasil deu à reforma dos aeroportos um caráter de urgência no Brasil. E a remoção dos chamados aviões-sucatas se tornou um pré-requisito para a realização das obras e o melhor aproveitamento da infraestrutura aeroportuária.

Hoje, existem 118 aeronaves paradas – de empresas falidas, particulares e até um modelo da Funai, de acordo com um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em fevereiro deste ano, o CNJ lançou o programa Espaço Livre, que visa viabilizar a retirada das aeronaves paradas dos aeroportos brasileiros. A primeira remoção será na próxima terça-feira, no aeroporto de Congonhas. Há nove aeronaves da Vasp no local, mas só há autorização judicial para remover parte da frota. O número exato ainda não foi confirmado.

“A ação é benvinda, mas chegou tarde”, diz a ex-funcionária Vera Salgado. Para ela, se a iniciativa tivesse ocorrido anos antes, os credores poderiam conseguir valores maiores com o leilão. “Essas aeronaves estavam em operação quando a Vasp parou de voar. Agora, foram depenadas e só restou a sucata”, diz.

Além das aeronaves, os credores tentam confiscar outros bens do empresário Wagner Canhedo, dono da Vasp. A fazenda Piratininga, em Goiás, foi vendida por R$ 310 milhões em dezembro do ano passado, mas o empresário tenta recuperar o bem. A questão ainda está na Justiça.

http://aeronautas.org.br/images/stories/clipping/11_08_19ig002.jpg