O Museu TAM, em São Carlos (SP), receberá a Esquadrilha da Fumaça no próximo domingo (14), para uma apresentação inédita. O show aéreo está previsto para as 14h30 e será gratuito para todos os visitantes, assim como o estacionamento nas dependências da instituição. O ingresso para visitar o museu será cobrado normalmente.
“O fim de semana prolongado será especial para todos aqui na região. Além de comemorarmos o Dia dos Pais, no domingo, festejamos o Dia da Aparecidinha de Babilônia, a padroeira da cidade, na segunda-feira (15). E quem vier prestigiar a presença da Esquadrilha da Fumaça pode aproveitar para também conhecer o nosso rico acervo”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.
O Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, são mais de 70 aviões em exposição. Dois que chegaram há pouco tempo são o Hawker Siddeley HS-125 (bimotor a jato doado pela FAB – Força Aérea Brasileira) e o Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).
Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, responsável pela divulgação dessa força armada em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer, e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe. Em 2006, a Fumaça alcançou recorde voando com 12 aeronaves em formação de voo de dorso.
Reconhecida mundialmente, a equipe representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo se apresentado em diversos países. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga, SP.
Museu TAM
- Contato: 55 (16) 3306-2020
- Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
- Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.
- Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Visitante a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.
- Estacionamento e wi-fi gratuitos.
Aviação Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário