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quarta-feira, 12 de maio de 2010

LAN na Colômbia



A LAN , companhia aérea chilena que voa para 70 destinos em todo o mundo e teve 88.300 mil dólares em receitas no primeiro trimestre deste ano, anunciou planos para iniciar as operações de passageiros na Colômbia.

A chegada da Lan Chile é uma forte concorrência no mercado,principalmente para a Avianca.

A Colômbia tem um número estimado de 18 milhões de passageiros por ano.

Uma vez consolidada as operações no país, segundo a empresa, poderia ser usada como uma plataforma de serviços para a América Central, um mercado dominado pela Copa Airlines e Taca.


Singapore Airlines & Spanair assinam acordo de codeshare



Partir de 17 de Maio de 2010, os clientes da Singapore Airlines podem desfrutar de ligações convenientes em três destinos domésticos na Espanha, devido a um acordo de code share com a Spanair.
O acordo de codeshare permite aos clientes da Singapure Airlines viajarem com os serviços da Spanair entre os pares de cidades a seguir:
  • Barcelona e Madrid,
  • Barcelona e Palma de Maiorca
  • Barcelona e Bilbao
Reciprocamente, os clientes da Spanair podem viajar na Singapore Airlines da Espanha para Portugal via Barcelona.

Copa Airlines : NOVOS DESTINOS

A Copa Airlines do Panamá pretende crescer pela adição de novos destinos e mais freqüências em rotas já existentes, e não através de fusões transfronteiriças, disse seu executivo-chefe.

A empresa, que mais do que quadruplicou a sua frota de 56 aviões desde 1998 e atende atualmente 45 destinos em 24 países, identificou 30 cidades em que seus serviços podem ser adicionados no futuro, de acordo com declarações do CEO da Copa Holdings, Pedro Heilbron.

Temos a vantagem de estar no centro das Américas, para que possamos servir a maioria dos mercados fora do Panamá sem ter de comprar outra empresa em outro país.

Heilbron, disse:

Não é algo que nós ignoramos se existe uma boa possibilidade no futuro,

mas é algo que nós estamos procurando ativamente

disse quando questionado sobre a possibilidade de aquisições.

A companhia aérea pode adicionar três ou quatro novos destinos no final de 2010 eo final de 2011, acrescentou.

Copa Holdings é a empresa controladora da Copa Airlines e Aero Republica de Colombia, que foi adquirida em 2005.

FIRSTCLASS

Previsão para amanhã até 1200Z/1400LT em todos os níveis de vôo




Até quinta-feira amanhã 1200Z 13 maio de 2010
(Clique sobre o mapa para ampliar)

British Airways melhorando o seu aplicativo

A transportadora britânica British Airways não está deixando a greve prevista frustar sua estratégia na telefonia móvel e está se preparando um crescimento significativo dos seus esforços.

A companhia aérea será em breve celebrará quase dois anos , desde que se tornou uma das primeiras companhias aéreas a lançar uma aplicação móvel para os clientes através doIPhone da Apple , mas agora se prepara para desvendar uma série de novas funcionalidades em uma grande atualização do aplicativo.

ba iphone app

Autoridades dizem que a nova versão terá novos serviços, tais como instalações de cartão eletrônico de embarque, bem como um método de ligação de uma conta à companhia aérea , pontos de fidelidade Club.

Mais importante, talvez, a British Airways também está considerando o pleno funcionamento do sistema de reservas através da aplicação, embora este ainda não tenha sido ainda confirmado para a atualização prevista do sistema existente.

O Mobile se tornou uma parte importante da estratégia ampla da BA. desde o seu lançamento.

Cerca de 20 mil usuários por dia estão usando BA.com em um dispositivo móvel.

O iPhone app BA.com está atualmente na décima terceira posição no iTunes de aplicativos de viagens.

Infraero recupera pátio do Aeroporto Santos Dumont


A Infraero concluiu as obras de recuperação do pátio de aeronaves do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A reforma foi feita no piso da ponte de embarque número 1, onde foram substituídas 103 placas, numa área de 1.680 m². O investimento na recuperação foi de R$ 679,5 mil.

O prazo inicial de 180 dias para a reforma caiu para cerca de 100 dias. As placas tinham cerca de 30 anos e chegaram ao fim da vida útil. Com o término das obras, o aeroporto voltará a operar com oito pontes de embarque. Além delas, o Santos Dumont possui outras nove posições remotas de embarque.
nundo aéreo

ABSA recebe novo B767

Há pouco tempo chegou mais um Boeing 767-300 para a ABSA Cargo, matrícula PR-ACG, a aeronave é ex Lan Cargo, CC-CZY.

eaglesky

Gol reintregra novo 767 à frota

A Gol Linhas Aéreas informou que irá reintegrar mais um 767 em sua frota.

A aeronave, um 767-200ER de prefixo PR-VAC, estava parada no aeroporto de Goodyear-Phoenix/EUA, desde 2008 e carrega a pintura da Varig.

A companhia ainda revelou que espera reintegrar mais um 767-300ER, prefixo PR-VAO para a frota. A aeronave encontra-se em Bogotá para manutenção.

flight life

Scanners corporais em aeroportos brasileiros geram polêmica


Viajantes e funcionários de companhias aéreas de diferentes Estados ouvidos pela BandNews FM se dizem favoráveis aos scanners corporais que passarão a ser usados em aeroportos do Rio, Manaus, São Paulo e Recife.

Embora a passagem por ele seja rápida, individual e reservada, o aparelho já causou problemas nos Estados Unidos, segundo a brasileira Raquel Wis, que há 12 anos vive em Washington.

O representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Horacio Mafra afirma que a exposição ao scanner -doado à Polícia Federal pelo governo americano- representa "uma ameaça à privacidade do viajante".

Outra polêmica, a da radiação emitida pelo aparelho, também tem sido questionada, mas o gerente comercial da empresa que importa o equipamento, François Peters, garante que a radiação é inofensiva.

Quanto à segurança, o scanner representa o que existe de mais moderno no mercado, afirma o especialista em segurança em aviação Ronaldo Jenkins.

Os equipamentos serão utilizados para reforçar a segurança na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016.
desástres aéreos

Balão cai perto do Aeroporto Santos Dumont


Um balão caiu na Baía de Guanabara perto da pista do Aeroporto Santos Dumont. Por medida de segurança, a Infraero suspendeu por alguns minutos as operações no aeroporto. No entanto, os vôos não sofreram atrasos.
DESÁSTRES AÉREOS

Avião com defeito teve motor aquecido resfriado com gelo. Um gatilho que custou 154 vidas. Os diálogos são dramáticos


Uma negligência humana pode ter causado a morte de 154 pessoas do voo JK5022 de Madrid para ilha de Gran Canária, também na Espanha, em agosto de 2008, no aeroporto de Barajas.

Em uma das gravações ouve-se um ocupante da cabine dizendo que a equipe de manutenção fez apenas um “remendo” para resolver uma situação de aquecimento anormal no motor do lado esquerdo com a troca de um fusível e gelo.

A Associação das vítimas do voo JK5022 acusam as equipes de negligência, não só o pessoal da Spanair como as equipes de emergência que demoraram de 30 a 40 minutos para chegar ao local do acidente.

As últimas palavras do comandante, co-piloto e de uma terceira pessoa foram divulgadas. Veja abaixo:

Mecânico: Pode me trazer uma bolsa de gelo… ou de amendonins.

Carregador: Para vocês?

Mecânico: Não, homem. É uma brincadeira, é para esfriar a sonda. Ela está falhando.

Comandante: Tenho que anotar tudo isso porque vamos sair atrasado.

(Alguns minutos depois)

Mecânico: Então vamos deixar assim, com o aquecedor inoperante. OK?

Comandante: E tirar o disjuntor, não?

Mecânico: É porque estava esquentando.. o sistema fica inoperante.

Comandante: Você tira o disjuntor ou algo mais?

Mecânico: Não, o disjuntor, mas está inoperante. Vou despachar de acordo com o MEL (a lista de equipamentos mínimos com que um avião pode voar).

Terceiro ocupante da cabine: O que era? Trocaram o relé (interruptor acionado eletricamente)?

Co-piloto: Não, eles o tiraram.

Terceiro ocupante da cabine: Como vão tirar o relé! ¿Colocaram gelo no final?

Terceiro ocupante da cabine: A temperatura baixou muito?

Co-piloto: Inferno, puxa!

Terceiro ocupante da cabine: Para esfriar antes que o sensor? Mas se o problema era o sensor, voltará. É um remendo que fizeram ali.

Co-piloto: Pode-se fazer assim.

Terceiro ocupante da cabine: Mas colocar gelo em um sensor para que esteja dentro do limite…

Co-piloto: Não, não, isso era para ser resfriado muito antes.

Em um momento da conversa, o co-piloto está reclamando porque a namorada dele vai ter que esperar mais de uma hora e meia no aeroporto porque o avião saiu atrasado e diz que vai pedir não voar com o comandante, porque so na semana tiveram três incidentes. O último som que ouviu foi o grito do co-piloto.

Co-piloto: Bate na madeira, tio. Nós vamos pedir para não voar junto com você.

Comandante: Não houve tantos incidentes assim.

Co-piloto: Cada vez que voei com você tivemos algum problema.

Comandante: Pilota você? (Cede controle a seu parceiro)

Terceiro ocupante da cabine: Vamos que vamos.

(Ruídos)

Co-piloto: Falha no motor?

(A voz de alarme toca quatro vezes)

Comandante: Voa avião.

Comandante: Voa.

(Se escuta o primeiro golpe)

Comandante: Merda!

(Se escuta o segundo golpe)

(O co-piloto grita)

placa

YOUPODE

Avião para pacientes indígenas


A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) fechou contrato com a Piquiatuba Táxi Aéreo, para transporte de indígenas doentes nas áreas de Oriximiná e Santarém.

Se o transporte for feito em monomotor, a estatal pagará à empresa R$ 1.270,00 hora/vôo; caso seja em bimotor, o valor será de R$ 1.900,00 a hora/vôo.

Esses valores terão validade até o final do contrato, em maio de 2011.

BLOG DO JESO

Uma simples foto de um avião decolando... na vertical?

Como é que se tira uma foto dessas sem morrer de forma dramática? Com um piloto ousado, uma piloto de helicóptero ainda mais ousada, um fotógrafo e uma Canon 20D.

A piloto de helicóptero Sharon Vickers levou [o fotógrafo Mike] Shore a 450m de altura em um Robinson R44... Os pilotos Steve Dunn e Paul Bazeley pilotaram o avião por cerca de 4,5m a 6m na pista de decolagem a uma velocidade quase máxima, cerca de 140 nós (260km/h), então fizeram uma manobra para cima de 40 graus... Shore tirou a foto enquanto os motores radiais Pratt & Whitney R-1830-94 Twin Wasp [do avião], cada um com 1.350 cavalos-vapor de potência, agarravam-se no ar e subiam a 300m de altura, momento em que os pilotos inclinaram o avião para a direita a cerca de 100 nós (185km/h).

GIZMODO

Tam recebe mais dois Airbus A330


A Tam recebeu, no último dia (07/05), a primeira das duas novas aeronaves A330 encomendadas à fábrica da Airbus em Toulouse (França). Os aviões serão destinados a voos internacionais de longo curso e estão configurados com 223 assentos, sendo quatro na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica. A entrega do segundo Airbus está prevista para o início de junho.

Com a incorporação dessas aeronaves, a companhia passa a contar com 137 aviões, sendo 130 Airbus (24 A319, 81 A320, 5 A321, 18 A330 e 2 A340) e 7 Boeings (4 B777-300ER e 3 B767-300).

Inicialmente, os dois aviões irão operar voos fretados para a África do Sul e depois serão utilizados em voos extras para Orlando (EUA) para atender o aumento da demanda na alta temporada. A partir de agosto serão integrados à malha aérea da TAM para operar dois novos voos regulares para a Europa, partindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) com destino a Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra).
MERCADO E EVENTOS

Busca pelas caixas-pretas do voo 447 em nova área fracassa, diz França


A busca das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France que caiu em junho de 2009 no Oceano Atlântico, matando as 228 pessoas que estavam a bordo, fori concluída sem sucesso, informou nesta quarta-feira (12) o Escritório de Investigações e Análises (BEA), agência francesa responsável pelas investigações.

As buscas estavam sendo realizadas em uma nova área do oceano,, com base num sinal provavelmente emitido por uma das caixas-pretas do Airbus A330 que caiu ao mar em 1º de junho de 2009 quando ia do Rio de Janeiro a Paris.

Agora, a BEA decidiu recomeçar as buscas em uma zona a noroste da estabelecida na semana passada.

O barco norueguês "Seabed Worker" deve mover-se par a nova região ainda na noite desta quarta. A região é a mesma onde haviam sido feitas as primeiras buscas pelos aparatos.
G1

Egito detém passageiros com armas na Mala!


A questão aqui é: Como conseguiu embarcar?

CAIRO - As autoridades egípcias detiveram um passageiro ao chegar no aeroporto do Cairo ,vindo de Nova York ,nesta quarta-feira depois de encontrar armas, balas e facas em sua bagagem, disse um funcionário do aeroporto à AFP.

Mohamed Ibrahim Marei, um professor universitário E.U. de origem egípcia, tinha vindo em um vôo da Egyptair proveniente do aeroporto JFK em Nova York.

funcionários aduaneiros, notaram que o passageiro parecia nervoso e decidiram abrir sua bagagem.

Eles encontraram duas armas e 250 balas escondidas em caixas de metal, disse o oficial sob condição de anonimato.
Em um compartimento secreto na mala, as autoridades também encontraram duas espadas, punhais cinco e seis facas, acrescentou.
AFP

Cancelados 98 voos em Portugal esta manhã

O vulcão islandês continua a afectar o espaço aéreo europeu.

O vulcão islandês continua a afectar o espaço aéreo europeu.

A nuvem de cinzas vulcânicas continua no espaço aéreo português, tendo obrigado ao cancelamento de 98 voos nos aeroportos nacionais, revelou a gestora aeroportuária ANA.

"Na sequência da nuvem de cinza vulcânicas e das perturbações atmosféricas e restrições em partes distintas do espaço aéreo nacional, tinham sido cancelados até às 12h00 de hoje 98 voos no conjunto dos aeroportos geridos pela ANA, Aeroportos de Portugal, já contando com os voos cancelados no Aeroporto da Madeira, gerido pela ANAM", revela a empresa no 'site'.

sapo pt

Tam moderniza infraestrutura de TI para gestão de clientes com plataforma Altéa da Amadeus



A Tam e a Amadeus anunciam o sucesso da migração da Tam para a plataforma Altéa de última geração para gestão de clientes. O processo foi concluído em apenas 12 meses entre assinatura de contrato e implantação.
"O portfólio do Altéa ajudará a promover o crescimento e a expansão da Tam, além de transformar a forma de servir nossos clientes", diz Juliana Kfouri, CIO da Tam Linhas Aéreas. "A migração é parte do programa de modernização de nossa empresa e culmina na missão da Tam de ter sistemas ‘preparados para o futuro’, que sejam flexíveis e com escalabilidade". Foram 250 dias de treinamento de 5.000 membros da equipe Tam, além de múltiplos testes de migração de informações, para concluir a transação.
Isso incluiu informações de 20.000 pontos de venda no Brasil, 6.000 terminais da Tam, 1,4 milhão de PNRs (Registos de Identificação de Passageiros), 3 milhões de e-tickets e 5,4 milhões de perfis de clientes. Os sistemas de check-in da Tam, em 60 aeroportos de todo o mundo, foram migrados para o Altéa Departure Control em diferentes etapas entre dezembro de 2009 e abril deste ano.
Para Líbano Barroso, presidente da Tam Linhas Aéreas, com a nova plataforma, a Tam passa a estar integrada à indústria de viagens em todo o mundo, dentro de padrões internacionais. "O processo de reserva e emissão de bilhetes em nosso website tornou-se mais ágil e flexível, possibilitando, por exemplo, que o passageiro possa visualizar as diferentes opções de tarifas disponíveis em diferentes datas", afirma. "A migração foi mais uma etapa em nossa contínua busca pela excelência no atendimento ao cliente", completa.
mercado e eventos

Adiado voo inaugural do trecho Goiânia/Palmas


Foi adiada para o próximo dia 24 a inauguração do trajeto aéreo entre Goiânia e Palmas, previsto inicialmente para a próxima segunda-feira, dia 17.

O voo inaugural sairá de Goiânia às 10h27, com chegada às 12h05 em Palmas. O trecho Goiânia-Palmas faz parte de um voo gerido pela Passaredo Linhas Aéreas que parte de Uberlândia, passa por São Paulo e chega a Goiânia. A aeronave, que será um jato, terá capacidade para 50 pessoas.
goiás agora

Trip Linhas Aéreas realiza convenção comercial em Araxá

Cento e oitenta funcionários da empresa Trip Linhas Aéreas desembarcaram em Araxá, nesta terça-feira (11), para participarem da 1ª Convenção Comercial “Eu Faço a Diferença”.

O evento acontece no Tauá Grande Hotel e conta com a presença do presidente Executivo da empresa, José Mário Caprioli dos Santos. Ele e sua equipe foram recebidos no aeroporto pelo prefeito Jeová Moreira da Costa e pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques.

Caprioli destacou a qualidade do aeroporto local. “Tivemos informações de que o aeroporto de Araxá passou recentemente pela vistoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e foi aprovado. Parabéns pela competência da equipe local, pois poucos aeroportos conseguem ser aprovados dessa forma.”

O prefeito e a secretária disseram que a administração municipal tem como meta investir no turismo e o aeroporto é uma das principais portas de acesso à cidade.

“Estamos investindo para que as empresas aéreas tenham condições de operar normalmente, com qualquer tipo de aeronave, criando mais linhas aéreas que passem por nossa cidade. E já estamos trabalhando na instalação de um posto de abastecimento no Aeroporto Romeu Zema para facilitar ainda mais”, afirmou Jeová.

diario de araxá

Tam sela novos acordos de fidelidade com 16 membros da Star Alliance




A Tam Linhas Aéreas irá oficializar sua entrada na Star Alliance, amanhã 13/05 e iniciará 16 novos acordos de FFP (Frequent Flyer Program), ampliando os benefícios já oferecidos aos clientes do programa Tam fidelidade.
Com o início dos novos acordos, os clientes do programa Tam Fidelidade poderão acumular e resgatar pontos em voos operados por qualquer uma das 16 novas empresas parceiras. O mesmo benefício é válido para os clientes dos programas de fidelização dessas companhias, que poderão acumular e resgatar pontos ou milhas nos voos da Tam.

As parcerias abrangem as seguintes companhias membro da maior aliança global de aviação:
  • Adria Airways,
  • Air China,
  • Air New Zealand,
  • ANA,
  • Asiana Airlines,
  • Blue1,
  • Croatia Airlines,
  • EGYPTAIR,
  • LOT Polish Airlines,
  • Scandinavian Airlines,
  • Shangai Airlines,
  • Singapore Airlines,
  • South African Airways,
  • Spanair,
  • THAI
  • Turkish Airlines.
MERCADO E EVENTOS

África: o pior lugar para se voar


Em 2009, o Airbus A310 da companhia aérea Yemenia caiu no arquipélago de Comores (Foto: Reprodução)

Quem já garantiu sua presença na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e pretende aproveitar para conhecer outros países do continente africano, deve ficar atento na hora de escolher destinos e, principalmente, empresas aéreas. Apesar de a África do Sul possuir boas companhias, o continente como um todo registra um número alto de acidentes, muitos deles causados por aeronaves em péssimo estado de manutenção.

Um relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgado em fevereiro deste ano mostra que, apesar de concentrar apenas 2% do tráfego aéreo global, a África registra 26% de todos os acidentes ocorridos no mundo, o que a coloca em primeiro lugar nesse quesito.

Dos 90 acidentes que ocorreram em 2009, segundo a Iata, 17 foram na Europa, 10 na América Latina, 14 na América do Norte, 14 na África Subsaariana e 15 no conjunto norte da África e Oriente Médio. Segundo a associação, isso acontece porque os aeroportos são pobres em infraestrutura, as companhias usam aeronaves muito antigas e com manutenção deficiente. Um investimento maior em novas tecnologias poderia ajudar a reverter essa situação.

Índice de acidentes no mundo em 2009, por região:
África: 9,94 por milhão de voos
Oriente Médio e África do Norte: 3,32 por milhão de voos
Ásia-Pacífico: 0,86 por milhão de voos
Europa: 0,45 por milhão de voos
América do Norte: 0,41 por milhão de voos
Ásia do Norte, América Latina e Caribe: 0
Fonte: Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

Acidentes - O acidente envolvendo o Airbus A330 da Afriqiyah Airways, que caiu na madrugada desta quarta-feira (12), no Aeroporto Internacional de Trípoli, na Líbia, relembra muitos outros anteriores ocorridos no continente. Em junho de 2009, um Airbus A310, com 150 pessoas a bordo, caiu no arquipélago de Comores, no Oceano Índico. O avião, da companhia aérea Yemenia, do Iêmen, seguia da capital, Sanaa, para Moroni, capital de Comores, no sudeste da África. O local do acidente é muito procurado por turistas interessados em pesca e mergulho, além de ser conhecido por suas praias de areia branca e paisagens exuberantes - como muitas regiões do continente.

Veja outros exemplos de acidentes com mais de cem mortos na África:

- Junho de 2008: Em meio a uma tempestade, um avião da Sudan Airlines explodiu logo após pousar em Cartum, capital do Sudão. Das 214 pessoas a bordo, 32 morreram.

- Maio de 2007: Poucos minutos depois de decolar de Douala, na República de Camarões, sob forte tempestade, um Boeing 737 da Kenya Airways cai, vitimando todos os 114 ocupantes da aeronave.

- Outubro de 2005: 117 pessoas morreram na queda de um Boeing 737 da Bellview Airlines perto da aldeia de Lissa, no Estado de Ogun (Nigéria).

- Março de 2003: 102 morreram na queda de um Boeing 737-200 de Air Algerie na província de Tamanrasset (Argélia).

- Dezembro de 2003: um Boeing 727 da UTA com 141 pessoas a bordo caiu ao decolar do aeroporto de Cotonou (Benin), matando 130 pessoas.

- Julho de 2003: 115 morreram na queda de um Boeing 737 das Linhas Aéreas Sudanesas perto de Porto Sudão, no litoral leste do país.

- Maio de 2003: cerca de 150 pessoas morreram, entre militares, policiais e familiares, com a abertura em pleno vôo da rampa de carga do avião em que viajavam de Kinshasa até Lubumbashi, na República Democrática do Congo (RDC). O avião era um Iliushin-76, de fabricação soviética.

- Maio de 2002: mais de 150 pessoas morrem na cidade de Kano, no norte da Nigéria, quando um bimotor da companhia nigeriana EAS caiu numa área urbana pouco depois de decolar.

- Janeiro de 2000: um Airbus 310 da Kenya Airways caiu no oceano Atlântico pouco depois de decolar de Abidjan, na Costa do Marfim, com 169 passageiros e 10 tripulantes a bordo.

VEJA

Anac investiga queda de peça de Boeing cargueiro em decolagem


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira que um avião cargueiro, modelo Boeing 727-200F, perdeu parte da carenagem (peçade revestimento) ao decolar do aeroporto de Cuiabá (MT), na última sexta-feira.

Segundo a Anac, a peça foi enviada para análise e a empresa Rio Linhas Aéreas, notificada. A carenagem caiu em uma rua no trajeto entre o aeroporto e o centro de Cuiabá, sem causar danos. O avião fazia a rota entre a capital mato-grossense e São Paulo.

A Rio Linhas Aéreas, que tem sede em Curitiba (PR), afirmou que tomou conhecimento do caso na segunda-feira, por comunicação da Anac. Segundo a empresa, a peça que se desprendeu na decolagem é metálica e tem 20cm de altura por 60cm de largura.

Ela teria se soltado de perto do freio aerodinâmico, mas sua falta não teria interferido no funcionamento do avião. Uma investigação interna está sendo feita para revelar porque a peça caiu. Os dados devem ser apresentados à Anac na próxima segunda-feira, segundo a empresa dona do avião, que ressaltou que a manutenção estava em dia.

TERRA


ILS-3 esbarra em despreparo de tripulações


O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, dispõe de um sistema de pouso por instrumentos para operar com visibilidade e teto reduzidos devido a nevoeiros, o ILS-2.

Só que o sistema não consegue operar em situações extremas, ao contrário da versão mais avançada, o ILS-3, que permite que os aviões se aproximem da pista de pouso com pouca ou nenhuma visibilidade.

Existe a possibilidade de que o ILS-3 já esteja instalado no período da Copa. Em 14 de abril, o Ministério da Defesa e a Infraero se comprometeram a instalar o ILS-3 no Afonso Pena até o fim de 2011. No entanto, embora o ILS-3 seja apontado como a solução ideal para o fim dos atrasos e cancelamentos nas manhãs curitibanas, há dúvida com relação à eficácia do equipamento, pois a maioria das tripulações (pilotos e copilotos) não está habilitada a operá-lo, confirmam o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e especialistas.

“O ILS-3 prevê teto zero e visibilidade zero. Para fazer esse tipo de aproximação, a tripulação teria de estar habilitada”, afirma João Carlos Mattioda, professor da Faculdade de Ciências Aero­­­náu­­­ticas da Universidade Tuiuti do Paraná. Já a maioria das aeronaves dispõe do equipamento a bordo, segundo o professor.

A habilitação de pilotos é responsabilidade das companhias aéreas. O diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, afirma que isso implica em gastos com cursos, treinamento prático e testes de verificação. “Não é procedimento para Curitiba, mas para aeroporto de grande fluxo”, diz. O diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, afirma que os equipamentos são caríssimos e demandam treinamento muito grande. “Nossas tripulações não estão preparadas para operar o ILS-3. Demanda treinamento muito além do que é feito hoje”, diz. Mas se o modelo for instalado e houver necessidade, o diretor confirma que as tripulações poderiam ser habilitadas.

gazeta do povo

Avianca (Colômbia) leva mais passageiros ao Exterior

Um Airbus A330 da empresa colombiana (divulgação Avianca)
Um Airbus A330 da empresa colombiana (divulgação Avianca)
A Avianca, da Colômbia, anunciou os resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. Sobre o número de passageiros transportados ao Exterior, a aérea informou que houve um incremento de 2,8% no período em relação ao mesmo período de 2009 – 727.652 pessoas contra 708.157.

E por falar em voos ao Exterior, a Avianca lançou uma nova rota: Medellín, na Colômbia, a Madri, na Espanha. Os voos diretos começam em 3 de julho e serão operados duas vezes por semana com o Airbus A330 em três classes – 18 assentos na primeira, 12 na econômica plus e 222 na econômica.
PANROTAS

Brasil teve 31 acidentes com avião neste ano

Estatística, que inclui pequenas panes, é a melhor do país desde 2007



O Brasil tem conseguido reduzir significativamente o número de acidentes em seu espaço aéreo. Relatório divulgado neste mês pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, mostra que houve 31 acidentes no país neste ano. É o menor número desde que a série estatística mês a mês da agência passou a ser divulgada na internet, em 2007.

O número de acidentes pode parecer alto, mas isso se deve ao fato de que entram na estatística quaisquer problemas ocorridos durante o voo, o que não quer dizer que o avião tenha caído ou que tenha havido feridos e mortos. O relatório mostra como acidente, por exemplo, pouso antes da pista ou pouso brusco.

O menor número de acidentes nos três anos anteriores entre janeiro e abril havia sido em 2007, quando foram registradas 34 ocorrências no quadrimestre. Nos dois anos seguintes, foram anotados 39 e 38 acidentes, respectivamente.

A nova queda na estatística mostra uma redução consistente que o Brasil vem conseguindo no número total de acidentes aéreos. Nos anos 90, a média nacional ficava em cerca de 400 acidentes por ano. Nos anos 2000, o número tem ficado perto de 100.

No Paraná, segundo a Anac, foram registrados dois acidentes até o fim de abril em 2010. Um deles envolveu o deputado estadual Valdir Rossoni. O avião teve problemas no pouso em União da Vitória (foto), mas ninguém se feriu. O outro acidente, registrado como caso de perda de controle em voo, ocorreu em Campo Mourão, e envolveu a Brasag, Brasil Serviços Aeroagrícola Ltda.
JORNALE

PASSAREDO lidera ranking de aprovação da Anac


Com uma média de 8,29, a Passaredo Linhas Aéreas passou a ocupar, no dia 7, o primeiro lugar no ranking de aprovação do passageiro, desenvolvido pelo site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ferramenta tem como objetivo possibilitar ao usuário da aviação regular avaliar a sua satisfação com a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil.
BRASILTURIS

Z cria campanha para lançar Avianca no Brasil


O brasileiro já pode conhecer uma nova companhia área: Avianca. A novidade está sendo divulgada por meio de uma ampla campanha publicitária desenvolvida pela Z , agência associada ao grupo Havas, sob o conceito: “Voe pelo Brasil com padrão internacional de qualidade”. O objetivo é apresentar a Avianca, que pretende proporcionar aos passageiros brasileiros “o prazer de voar como se fosse a primeira vez”. A estratégia de mídia contempla duas versões de comerciais para a TV (de 1 minuto e de 30 segundos), mídia impressa, rádio e internet.

Os anúncios podem ser conferidos nesta semana, na edição da revista VEJA, entre outros veículos, e a versão de 1 minuto do filme começou a veicular nos intervalos do programa Fantástico, da Rede Globo, ontem. Segundo Rodrigo Cerveira, diretor de Planejamento da Z , a campanha traz o principal valor da marca Avianca, identificado pela agência no processo de imersão na cultura da empresa, que é uma legítima e genuína dedicação aos passageiros. “É uma questão além do servir, que é um caminho percorrido e desejado por todas as companhias aéreas”, diz.

Para ressaltar esse “novo jeito de voar”, o comercial criado pela Z mostra crianças – que representam uma nova geração de consumidor, que vai redescobrir o prazer de voar - percorrendo o espaço do avião e conhecendo o conforto e a sofisticação da frota Avianca.

Mantendo o slogan “Voando para conquistar você”, utilizado anteriormente pela OceanAir, a primeira etapa da campanha será veiculada até 12 de maio. Depois volta ao ar no final do mês. Nas duas fases, a ação pode ser vista em todas as praças onde já existem rotas de vôo da Avianca, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Nordeste, Porto Alegre, entre outras.

Com sede na Colômbia, a Avianca é uma das maiores empresas de aviação da América Latina, com 90 anos de atuação e mais de 100 destinos. Para desenvolver a operação da Avianca no Brasil, a frota que servia o país anteriormente foi renovada. Foram adquiridos quatro aviões Airbus 319. Além de conquistar novas rotas pelo Brasil, a companhia pretende ampliar sua participação no mercado.

Confira o vídeo da campanha:


ADNEWS

Aeronáutica abre 164 vagas para oficiais


A Aeronáutica oferece 164 vagas nos cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria de 2011.

Do total de oportunidades, 90 são para o Quadro de Oficiais Aviadores, destinadas a ambos os sexos; 49 para o de Intendentes, destinadas a ambos os sexos; e 25 para o de Infantaria, destinadas somente a candidatos do sexo masculino.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 e podem ser feitas das 10h do dia 17 de maio às 15h do dia 17 de junho por meio da página www.fab.mil.br. Os interessados poderão concorrer às vagas de mais de um curso.

Podem participar brasileiros nascidos entre 1º de janeiro de 1990 e 31 de dezembro de 1994. Os aprovados farão o curso de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), em regime de semi-internado. O curso tem duração de quatro anos e oferece o diploma de bacharelado na área específica de formação.

Durante o curso, os cadetes receberão remuneração fixada em lei, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. Após o curso, eles serão nomeados aspirantes-a-oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, onde poderão alcançar, como último grau hierárquico, o posto de coronel.

Diário do Pará

Air Moldova recebe primeiro jato Embraer 190

O  jato da Air Moldova (divulgação Embraer)
O jato da Air Moldova (divulgação Embraer)
A Embraer entregou na semana passada (quinta, dia 6) o primeiro jato Embraer 190 à Air Moldova, na sede da fabricante, em São José dos Campos (SP). O acordo com a companhia aérea da República Moldova, localizada no Leste Europeu, foi anunciado em fevereiro de 2008 e inclui direito de compra para um outro avião do mesmo modelo.

O jato comprado pela Air Moldova é o primeiro com interior com 114 assentos em classe única. A aeronave atenderá às rotas europeias e do Oriente Médio operadas pela empresa a partir de Chisinau, a capital da Moldova.

A Air Moldova é uma companhia estatal fundada em janeiro de 1993, que se tornou na prática a operadora aérea nacional. A partir do hub no Aeroporto Internacional de Chisinau, a empresa opera voos diretos para 16 cidades europeias. Além das operações regulares de transporte de passageiros, a Air Moldova oferece serviços de transporte de carga e correspondência, bem como voos fretados. Para mais informações, acesse www.airmoldova.md.
PANROTAS

Avião que caiu na Líbia tinha 1.600 horas de voo, diz Airbus

O Airbus A330-200 operado pela Afriqiyah Airways que caiu na Líbia, nesta quarta-feira (12), tinha voado cerca de 420 vezes, acumulando aproximadamente 1.600 horas de voo, de acordo com nota divulgada pela Airbus.

Veja imagens do acidente em Trípoli

Airbus A330-200Foto de arquivo mostra o Airbus A330-200 da Afriqiyah Airways decolando do aeroporto Gatwick, de Londres, em 15 de outubro de 2009. (Foto: AP)

Ainda segundo o comunicado, a aeronave – registrada como 5A-ONG – tem o número de série 1024 e foi produzida em setembro de 2009. Além disso, o avião era equipado com motores CF6-80E1, da General Electric.

Entregue pela primeira vez em abril de 1998, o Airbus A330-200 é um “widebody” (avião comercial com três fileiras de assento e dois corredores), bimotor, capaz de transportar 253 passageiros, com alcance de até 7.250 milhas náuticas (13.400 km).

“Relatórios preliminares indicam que o avião caiu abaixo do limite da pista durante o procedimento de aterrissagem”, diz a nota, acrescentando que havia 93 passageiros e 11 tripulantes a bordo no momento do acidente.

Em nota, a Airbus afirma ainda que está enviando uma equipe de assessores técnicos ao local do acidente para apoiar e acompanhar as investigações.
G1

Airbus A380 traça rota do fracasso



A recessão, a falta de flexibilidade operacional e o Boeing 787 no horizonte explicam o facto de o A380 ter atraído apenas um novo cliente desde 2007. A Airbus responde que o superjumbo é a chave para resolver o caos aéreo e quer duplicar as entregas este ano. Como aliados conta com os passageiros, deslumbrados com os luxos a bordo.


O Airbus A380 superjumbo corre o sério risco de se tornar um fracasso comercial. Cerca de cinco anos após o primeiro voo de teste, a aeronave de 525 lugares está ainda mais de 200 unidades aquém do volume necessário para tornar rentável o projecto da construtora aeronáutica europeia. Para adensar as nuvens negras sobre o A380, apenas uma nova companhia aérea se juntou aos clientes do aparelho desde o início das operações comerciais em 2007. Neste quadro, as entregas abrandaram para dez aviões no ano passado, face aos 12 contabilizados em 2008.

Esta reacção fria ao navio-almirante da frota da Airbus, alicerçada em apenas 202 encomendas desde que o modelo foi colocado à disposição dos interessados há uma década, contrasta com o boom das encomendas e vendas globais de aviões, que levou as transportadoras a firmarem contratos para mais de 3 mil aparelhos wide-body (com dois corredores) no mesmo período. A própria Airbus reconhece que está a anos de distância de fazer dinheiro com o A380, cujo projecto de desenvolvimento orçou em mais de 18 mil milhões de euros e foi implementado para desafiar o domínio exercido ao longo de décadas pela rival norte-americana Boeing no mercado dos aviões para voos de longo curso.

"Só há uma mão cheia de rotas onde se pode utilizar o A380 e se o tráfego quebrar nessas rotas a operadora fica num beco sem saída", adverte a propósito Richard Aboulafia, vice-presidente da Teal Group, uma empresa de análise aeroespacial. "O A380 deve ser considerado um write-off de 25 mil milhões de dólares e um acto de irresponsabilidade industrial", reforça Aboulafia, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

A380 defendido por três CEO
A ideia do superjumbo foi promovida na década de 90 pelo antigo CEO da Airbus Jean Pierson. O seu sucessor Noel Forgeard deu seguimento ao projecto com o apoio da Daimler e da Lagardere, as duas maiores accionistas da European Aeronautic, Defence and Space (EADS), empresa-mãe da Airbus. Forgeard acabaria por ser afastado em 2006, após um atraso de seis meses na produção do A380.
Imune às posições contrárias e aos dados negativos, Louis Gallois, que lidera hoje os destinos da EADS, defendeu, em entrevista ao Bild-Zeitung, que o A380 é um "vencedor" e que os mais de 200 aviões vendidos até ao momento representam um sucesso: "o seu tamanho é a única resposta certa para o congestionamento nos aeroportos ao redor do globo", sublinhou.

A construção do A380 custou mais 50% do que a Airbus previa inicialmente, com pequenas falhas de software a provocarem paralisações na produção, atrasos que depois se estenderam até aos dois anos e meio. Apesar desta turbulência, a Airbus pretende duplicar as entregas para 20 aeronaves este ano, um objectivo que a própria fabricante apelidou de "agressivo".
Neste âmbito, a Deutsche Lufthansa vai receber o seu primeiro A380 este mês, transformando-se na segunda companhia aérea europeia, depois da Air France, a operar o aparelho. Por seu lado, a Singapore Airlines encomendou 25 unidades do A380, enquanto a Emirates se comprometeu a adquirir outras 58. Refira-se que o preço de tabela de um A380 ascende a 327 milhões de dólares (253,3 milhões de euros), apesar de os clientes iniciais terem direito a descontos e da Airbus incorrer em penalizações por entregas tardias.

A Airbus promove o A380 como uma aeronave mais eficiente em termos de consumo de combustível por passageiro e por milha do que os aviões mais antigos e de menores dimensões, permitindo às transportadoras aliviarem o congestionamento nos principais aeroportos e nas rotas mais procuradas. Quanto às companhias que operam o superjumbo, afirmam que o avião agrada aos passageiros, atraindo os viajantes com a sua disposição em dois pisos e comodidades a bordo como as cabinas de primeira classe ou os bares.

Recessão tira brilho ao A380
No entanto, os benefícios do A380 podem perder algum brilho num mercado em recuperação de uma recessão global que anulou seis anos de crescimento das viagens premium, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A título de exemplo, a australiana Qantas retirou cabinas de primeira classe de alguns dos seus A380 e encolheu a business class para dar espaço aos lugares de classe económica.

Em termos sectoriais, as companhias aéreas preparam-se para perder 2,8 mil milhões de dólares este ano, em baixa contra o prejuízo colectivo de cerca de 9,4 mil milhões de dólares registado em 2009, segundo uma previsão da IATA anterior à nuvem de cinza vulcânica islandesa, que custou às transportadoras milhares de milhões de euros em receitas perdidas. Os efeitos do aumento ou contracção das viagens aéreas podem demorar mais de um ano a atingirem as fabricantes, com as companhias aéreas a levarem algum tempo para adaptarem os seus padrões de encomendas à procura.

As construtoras aeronáuticas estimam em seis meses o desfasamento entre o momento em que o lucro das transportadoras recupera e aquele em que começam a encomendar novos aviões.
Desta forma, apesar do enquadramento económico estar a melhorar, as transportadoras podem não se revelar mais inclinadas a encomendar o superjumbo do que durante a recessão. Assim, diversos clientes do A380 solicitaram adiamentos, mantendo as entregas de aviões wide-body mais pequenos. Entre estes clientes contam-se a Air France-KLM, Etihad, Qatar Airways e Virgin Atlantic.

Em resumo, com os aviões wide-body produzidos com materiais compósitos, como o Boeing 787 Dreamliner, aguardado para o final do ano, a inundarem o mercado, o Airbus A380, com o seu peso máximo de descolagem de 569 toneladas, pode não atingir altos voos por lhe faltar a flexibilidade que as companhias aéreas exigem para responderem à crescente preferência dos passageiros por voos directos.


A350 aprende com os erros do superjumbo
A Airbus está a apertar o controlo sobre a forma como as companhias aéreas podem adaptar as cabinas do A350 às suas preferências, após a miríade de pedidos de interiores personalizados ter provocado derrapagens de custos e atrasos no projecto do seu irmão de maiores dimensões A380.

A construtora aeronáutica sedeada em Toulouse, França, antecipa um mercado muito superior para os aparelhos do tamanho do A350 do que no caso do superjumbo e vai desenvolver todos os esforços para evitar adiamentos, confirmou Tom Williams, vice-presidente-executivo da Airbus, citado pela agência Bloomberg. O A350, que pretende fazer frente aos Boeing 777 e 787, deve entrar ao serviço em 2013, tendo atraído 530 encomendas de 33 clientes. Por seu lado, o A380 começou a voar no final de 2007,
dois anos e meio depois do previsto e 50% acima do orçamento inicial.

A Airbus sofreu para satisfazer os pedidos de cada transportadora, incluindo chuveiros, bares e suites privadas em certos casos. "Onde entrámos em problemas foi nas adaptações", reforçou Williams, sublinhando que a empresa aprendeu a lição e se tornou mais rigorosa nesta área no caso do A350.

OJE.PT

Azul é mais uma vez a empresa aérea doméstica mais pontual


Em abril, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi mais uma vez a empresa mais pontual do Brasil. De acordo com levantamento feito pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a Azul registrou 94,2% % dos voos no horário correto.

A conquista mantém a empresa na posição de mais pontual no acumulado de 2010. No ano passado, a Azul foi a empresa mais pontual do ano. As estatísticas levam em conta atrasos superiores ou iguais a 30 minutos.
jornal de turismo

Temos Vagas: Mecânico de helicóptero

Dados da empresa

Empresa:
Confidencial
Descrição:
Empresa no ramo de Táxi Aéreo.
Porte:
Pequena
Ramos:
  • Transporte

Dados da vaga

Vaga:
Mecânico de helicóptero
Código da vaga: 1128613
Data de atualização:
10/05/2010
Quantidade:
1 vaga
Descrição:
Ensino médio completo.
Desejável experiência em manutenção de aeronaves.
Ter licença da ANAC (célula, motopropulsor ou aviônico) e conhecimento em inglês técnico de aviação.
Disponibilidade para atuar em regime de missão.

Faixa salarial:
A combinar
Níveis hierárquicos:
Especialista com Ensino Médio
Área(s) de atuação:
Manutenção
Cidades:
MACAE/RJ (1 vaga)
Emprego Certo

Tessália faz fotos sensuais em hangar de aviões

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

tessalia-sexy-hangar02

Depois de posar para a “Playboy”, Tessália parece ter tomado gosto por fazer fotos sensuais. Nesta terça (11), a ex-BBB colocou em seu blog os cliques do fotógrafo Sérgio Mendonça. Mas a moça avisa que as imagens não vão ser publicadas por aí – são apenas para seu book pessoal.

abri

Menino que sobreviveu à queda de avião é operado na Líbia

Menino que sobreviveu à queda de avião é operado na Líbia

HAIA — O menino que foi o único sobrevivente nesta quarta-feira no acidente de avião da companhia aérea Al Afriqiyah em Trípoli sofreu várias fraturas e foi operado, anunciou uma porta-voz do ministério holandês das Relações Exteriores.

"Ele está sendo operado por causa de diversas fraturas", declarou Ozlem Canel, porta-voz do mnistério, contatada pela AFP por telefone.

A fonte disse ignorar a gravidade dos ferimentos.

Um membro da embaixada da Holanda em Trípoli se reuniu com o médico do menino e espera conversar com ele depois da operação.

"Não sabemos com certeza se é holandês", acrescentou a porta-voz. Segundo as autoridades líbias, o único sobrevivente do acidente, no qual morreram 103 pessoas, é um menino holandês de 8 anos.

AFP

Criança sobrevive a queda de avião em Trípoli que mata 103 pessoas





A queda de um avião de uma companhia aérea líbia, esta manhã, junto ao aeroporto da capital, Trípoli, matou 103 pessoas. Apenas uma criança sobreviveu.

Equipas de resgate junto aos destroços
Equipes de resgate junto aos destroços (Reuters)

O rapazinho, de nacionalidade holandesa e dez anos de idade, está a ser assistido num hospital perto da capital líbia, mas não apresenta ferimentos que ponham em risco a vida, precisou o ministro dos Transportes, Mohamed Zidan, em conferência de imprensa realizada junto local do acidente.

Um primeiro balanço de 105 vítimas foi avançado pela televisão Al Arabiya, citando então fontes oficiais locais. Mas mais tarde, a linha aérea líbia operadora do avião, a Afriqiyah Airways, avançou que viajavam a bordo do Airbus 330 o total de 93 passageiros, de várias nacionalidades, e 11 tripulantes, estes últimos todos de nacionalidade líbia.

O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, confirmou já que se encontravam a bordo "dezenas" de cidadãos do país, mas sem avançar certezas sobre um número exacto das vítimas. Fontes oficiais vieram mais tarde precisar que 61 holandeses morreram no desastre.

A Afriqiyah Airways revelou, por seu lado, que viajvam também no Airbus vários britânicos e que pelo menos 11 dos passageiros eram líbios.

As autoridades da Líbia descartaram já a hipótese de se ter tratado de um atentado suicida.

O voo partira de Joanesburgo, África do Sul, na noite anterior e o acidente ocorreu pelas 06h00 locais (05h00 em Lisboa), poucos minutos antes da aterragem no aeroporto de Trípoli. "[O avião] explodiu ao aterrar e desintegrou-se totalmente", descreveu um responsável pela segurança, citado sob anonimato pela agência noticiosa francesa AFP.

A segurança em volta do aeroporto foi reforçada e na zona é testemunhada a circulação de ambulâncias e veículos da protecção civil. Todos os acessos foram interditos ao trânsito particular.
publicopt

Um homem ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10), depois que um avião monomotor fez um pouso forçado em um canavial, no bairro da Roseirinha, e

Um avião que passava por manutenção no aeroclube de Itápolis, teve de fazer pouso forçado num canavial da cidade, localizada a 357 km da capital paulista. O acidente teria ocorrido durante um voo para testar os reparos no motor. Segundo a polícia, pouco depois de decolar a aeronave apresentou problemas. O mecânico Fabio Sanches, de 37 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado à Santa Casa da cidade. O piloto não se feriu. O piloto Marcos Morandi Filho, de 22 anos, não se feriu. A aeronave pertence a um empresário do Paraná.
o globo

FAB testa avião espião não-tripulado

Do Primeiro Jornal

Será um pássaro? Um avião? Não, é o helicóptero do Papa


Depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter encomendado a missão de transporte do Papa à Força Aérea (FA), em Janeiro deste ano, foram apresentadas ao Vaticano várias propostas de decoração da cabine do helicóptero. E a Santa Sé não esteve com meias-medidas - escolheu a VVIP (very very importante person). Já a partir de amanhã, cinco helicópteros Merlin EH 101 vão estar mobilizados exclusivamente para transportar o Papa, primeiro de Lisboa para Fátima, depois de Fátima para o Porto. A tarefa foi entregue à esquadra 751, instalada no Montijo e normalmente vocacionada para resgates e salvamentos.


Antes de embarcarem, o Papa e o seu séquito vão subir por uma rampa colocada a 25 centímetros do solo, apoiada por dois degraus vermelhos - uma exigência do Vaticano (que recusou, no entanto, que fosse instalado um corrimão para Bento X VI se apoiar). No exterior dos helicópteros foram colados, na quinta-feira, autocolantes com o brasão do Papa, mas a maior preocupação centrou-se nos interiores.

A cabine - um espaço de 14 metros quadrados por 1,82 metros de altura - tem ar condicionado e 16 cadeirões de pele branco-pérola, emprestados à FA pela empresa construtora dos helicópteros. No entanto, a cabine só irá transportar 12 passageiros. Quatro das poltronas têm braços de descanso e o chão foi forrado com alcatifa cinzenta. Na cabine, o Papa vai ficar sentado a 2,5 metros de distância do cockpit e terá ao lado um cadeirão vazio, só para apoiar um par de auscultadores que usará para comunicar com a tripu lação - o tenente-coronel António Moldão, o major João Carita e o sargento-ajudante Manuel Parreira. De resto, até os auscultadores serão diferentes do habitual. Normalmente são construídos com esponja, mas os de Bento XVI serão de silicone, para aumentar o conforto. Perto do Papa estará sentado Manuel Parreira, que assumirá a função de operador de sistemas, e Georg Gaenswein, secretário pessoal de Bento XVI. Para o caso de alguma coisa falhar, a Força Aérea preparou uma réplica do helicóptero - com interiores exactamente iguais.

Amanhã os helicópteros vão descolar da Portela e farão um desvio para sobrevoar o Cristo Rei, em Almada. Só depois seguirão para Fátima. Primeiro descola, por razões de protocolo, o aparelho de Bento XVI, que, no entanto, será sempre o último a aterrar. Cinco minutos depois descolam os helicópteros que transportam o resto da comitiva (e uma réplica). Na sexta-feira vão sobrevoar as vinhas do Douro, depois do que devem aterrarem na serra do Pilar. Antes de regressarem ao Montijo, os helicópteros da FA reabastecem em Ovar.

Hoje, e assim que o avião do Papa entrar no espaço aéreo português, quatro F16 estarão de alerta.
Bento XVI terá ar condicionado, 16 cadeirões de pele e um chão  forrado a alcatifa eduardo martins

Avião da Air France pode ser encontrado até 4ª feira


O jato da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris e caiu, no Oceano Atlântico, com 228 pessoas a bordo, ano passado, pode ser encontrado até quarta-feira, afirmou hoje o chefe da agência francesa de investigação de acidentes (BEA, pela sigla em francês). Os sinais transmitidos pelas caixas-pretas do avião, detectados nas profundezas do Oceano Atlântico, foram analisadas na semana passada com a ajuda de uma nova tecnologia que ajudou a estreitar a zona de buscas.

O chefe das investigações, Alain Bouillard, disse que, se o avião for encontrado na área onde os sinais das caixas-pretas foram detectados, isso sugere que ele deu meia volta após atingir a última posição registradas pelos controladores de tráfego. "É uma hipótese provável", disse ele. "A questão é por quê?"

O chefe da BEA, Jean-Paul Troadec, disse que especialistas em sonar da empresa francesa Thales continuam a estudar os dados das primeiras buscas, quando as caixas-pretas ainda emitiam sinais. Usando as novas informações analisadas, os esforços de buscas estão concentrados numa zona de 10 quilômetros por 20 quilômetros, dois terços da qual já foram exploradas.

Troadec disse que os investigadores irão primeiro tentar encontrar resquícios do avião e então procurar as caixas-pretas, sem as quais as causas do acidente nunca serão conhecidas. Submarinos não tripulados estão realizando buscas na área, disse ele.

estadão

Transporte aéreo doméstico cresce 23,48% em abril


Brasília – A demanda por voos domésticos no mês passado teve um crescimento de 23,48% comparado ao mês de abril de 2009. Segundo divulgação feita nesta terça-feira (11/5) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa TAM continua na liderança dos voos domésticos, com 42,13%, seguida da GOL/Varig, que mantém 40,69%.

A Webjet ocupa o posto de terceira maior empresa brasileira, com 5,89%, na frente da Azul, que tem 5,56% de participação nos voos domésticos. Em quinto lugar, ficou a empresa Avianca (2,45%) e em sexto, a Trip (2,29%). De acordo com a Anac, as empresas de pequeno porte representam, hoje, 17% do mercado.

De acordo com a agência, o mercado internacional, operado pelas companhias brasileiras, permanece estável, com uma leve baixa de 0,22%. Já em relação aos voos internacionais operados por companhias brasileiras, a alta foi de 9,54% no quatro primeiros meses em relação a 2009.

Em abril, a ocupação nos voos domésticos foi de 65%, um pouco maior que a de abril de 2009, que registrou ocupação de 63%. Já nos voos para o exterior, as empresas brasileiras tiveram ocupação de 72% em seus voos. Segundo a Anac, o aumento da ocupação dos voos se deve à concorrência no mercado e também à queda de preços das passagens.
Correio Brasiliense

Tam volta a se distanciar da Gol no doméstico em abril

Aviões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Aviões no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Segundo dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em relação ao transporte aéreo regular doméstico, a Tam continua líder com 42,13% de participação. A menos de dois pontos percentuais está a segunda colocada, a Gol/Varig, com 40,69%.

Disputa acirrada também entre a Webjet, terceira no ranking da Anac, e a Azul, a quarta na colocação da agência. As empresas registraram, respecticvamente, 5,89% e 5,56% de participação no mercado doméstico no mês passado.

Em quinto lugar está a Avianca, a nova marca da OceanAir, que deixou de existir, com 2,45%; em sexto, a Trip (2,29%); e, em sétimo, a Passaredo (0,59%).

As estatísticas completas podem ser acessadas na página da Anac na internet no endereço www.anac.gov.br/dadosComparativos/.
panrotas

Criada a Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação


Foi formalizada a criação da Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação (ABRABA), após reunião realizada no último dia 6 de maio. A entidade é formada pela Algae Biotecnologia, Amyris Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Azul, Embraer, Gol, Tam, Trip e União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA). A ABRABA espera que outras entidades se unam ao grupo para contribuir com o projeto.

O objetivo da aliança é promover iniciativas públicas e privadas que busquem o desenvolvimento e a certificação de biocombustíveis sustentáveis para a aviação. Tal meta será viabilizada por meio de diálogos com formuladores de políticas públicas e formadores de opinião, visando a obtenção de biocombustíveis com níveis equivalentes de segurança e custo, em relação aos combustíveis derivados do petróleo.

A aviação civil produz aproximadamente 2% das emissões de dióxido de carbono (CO2), conforme estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças no Clima (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU). Empresas e instituições ligadas ao setor vêm realizando diversas atividades e projetos no intuito de contribuir com o desenvolvimento de alternativas que visem a redução, com segurança, das emissões de gases de efeito estufa e a maior eficiência energética no mundo.

A ABRABA acredita que a utilização de biocombustíveis sustentáveis produzidos a partir de biomassas é fundamental para manter o crescimento da indústria de aviação em uma economia de baixa emissão de carbono. A reconhecida capacidade do Brasil em desenvolver fontes energéticas alternativas, aliada ao conhecimento das tecnologias aeronáuticas, resultará em um significativo ganho para o meio ambiente, minimizando o impacto sobre o desenvolvimento econômico.
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