O presidente da Iberia e chefe executivo, Fernando Conte pediu demissão e será substituido por Antonio Vazquez Romero.
A decisão teria sido por razões pessoais e deixa a companhia com a sensação de dever cumprido.
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
O presidente da Iberia e chefe executivo, Fernando Conte pediu demissão e será substituido por Antonio Vazquez Romero.
A decisão teria sido por razões pessoais e deixa a companhia com a sensação de dever cumprido.
A British Airways completou uma semana de ensaios com o Embraer 190, do qual encomendou cinco unidades para os voos da BA City Flyer a partir do aeroporto de London City. Os aviões entram em operação em Março de 2010, e juntam-se a uma encomenda de seis Embraer 170 que começam a voar já em Outubro deste ano. Com 98 lugares, o Embraer 190, a voar desde 2004, é um dos mais recentes modelos da construtora aeronáutica brasileira. Da mesma família de aeronaves, o 170, de 70 lugares, este já certificado para operação no aeroporto de London City, no centro financeiro da capital inglesa. A preços de tabela, o valor total da encomenda de onze unidades é de 376 milhões de dólares (cerca de 271milhões de euros), havendo opção para mais três aviões.
Os novos Embraer vão substituir uma frota de dez aparelhos Avro RJ 100 e dois RJ 85 da BA City Flyer, companhia regional da British Airways. A BA destaca que os novos aviões vão permitir reduzir significativamente as emissões de carbono, além de melhor qualidade.
A respeito das notícias recentes envolvendo a Embraer e a Tassili Airlines, da Argélia, a Empresa tem a esclarecer o seguinte:
Uma pista do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York (EUA), permaneceu fechada por 35 minutos, nesta quarta-feira (8), depois que 78 tartarugas, pesando entre um e dois quilos cada uma, invadiram a área de decolagens e aterrissagens.
Segundo o porta-voz do JFK, o fechamento provocou atrasos de uma hora e meia no aeroporto, pelo qual passam cerca de 48 milhões de passageiros por ano.
A pista foi liberada após a retirada das tartarugas, que foram devolvidas ao seu hábitat natural, longe do aeroporto.
G1
A Lufthansa está com uma promoção na classe executiva nos voos entre o Brasil e a Europa. A tarifa de ida e volta está saindo por US$ 2.400, saindo de São Paulo para destinos como Berlim, Barcelona, Londres, Nice, Paris, Roma e Veneza, entre outros. Os valores são válidos para compra até 31 de julho, pela Internet, embarque até 31 de agosto e retorno até 30 de setembro.
A viagem na classe executiva dos voos de longa distância da Lufthansa é uma experiência bastante confortável. As poltronas têm desenho ergonômico, com amplo espaço entre elas (122 centímetros). O encosto da poltrona pode ser reclinado em 45 graus numa posição melhor para descansar. As poltronas da classe executiva também podem ser convertidas individualmente num posto de trabalho com tomada para laptop.
A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Frankfurt e de São Paulo para Munique, cinco vezes por semana. Nas duas rotas, oferece as três classes a bordo das aeronaves: econômica, executiva e primeira classe. Reservas somente via internet www.lufthansa.com.
TG ON LINE
Em uma carta dirigida aos diretores da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) francesa e da Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), o sindicato considera que era responsabilidade destes organismos impor à construtora Airbus as modificações necessárias, depois dos incidentes constatados em relação às sondas Pitot, responsáveis por medir a velocidade.
"Há muitos anos, as tripulações dos aviões A330 e A340 têm informado sobre casos de perdas ou de flutuações das indicações da velocidade de aviões em condições meteorológicas severas causadas pela presença de geada ou água nos tubos Pitot", afirma a carta assinada pelo presidente do SPAF, Gerard Arnoux.
"Medidas apropriadas da DGAC e da EASA teriam permitido evitar a sequência de acontecimentos que levaram à perda de controle da aeronave, que terminou com sua queda entre Rio e Paris com 228 pessoas a bordo.
A carta do SPAF cita uma apresentação de uma diretora da EASA em uma conferência realizada em setembro de 2007, que mostra que ela estava informado sobre um "número significativo de fatos em exploração vinculados ao gelo ou a fortes chuvas", com problemas de indicação de velocidade vinculados aos tubos Pitot.
A apresentação da diretora de certificação da EASA tinha justamente como tema "A certificação em questão - o congelamento das sondas", destaca o SPAF.
O Bureau de Investigações e Análises (BEA), responsável pela investigação técnica sobre o acidente, considera que o mau funcionamento das sondas Pitot pode constituir um elemento de explicação, mas que no momento nada permite vincular o mesmo às causas do acidente, que permanecem indeterminadas.
Yahoo
Para o mês de junho a Air Canada Brasil reportou um load factor de 90.6%, superando o resultado global da empresa que, sobre uma base consolidada com a Jazz, fechou o mês com 80.9%.
A Air Canada registrou um load factor de 82.2%, que comparados com os 83.1% de junho de 2008 apontam uma redução de 0.9%. Em junho de 2009 a principal companhia aérea registrou menos 9.4% em seu faturamento por milhas voadas (RPMs) do que no mesmo mês de 2008, sobre uma diminuição de 8.5% da capacidade.
Já a Jazz, de quem a Air Canada compra a capacidade regional, reportou um load factor de 68.2%, que comparados com os 73.2% de 2008 representam um decréscimo de 5.0%. A capacidade aumentou 1.5% a partir de junho de 2008; em relação ao mesmo mês do ano anterior, a transportadora reduziu em 5.4% seu faturamento por milhas voadas (RPMs).
Segundo Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada. "Nossa disciplinada abordagem na gestão da capacidade continua a produzir uma ocupação relativamente estável em toda a nossa rede, apesar do impacto negativo de uma fraca economia global sobre a indústria", afirmou.
Mercado e Eventos
A Airbus anunciou nesta quarta-feira que registrou 68 pedidos líquidos para a construção de aviões no primeiro semestre do ano, frente a uma única encomenda líquida recebida por sua concorrente Boeing no mesmo período.
O número de pedidos brutos da Airbus nos primeiros seis meses de 2009 foi de 90 aviões, enquanto a Boeing recebeu 85 encomendas brutas. No entanto, a empresa americana registrou 84 cancelamentos, frente aos 22 da companhia europeia.
Por tipos de avião, a Airbus teve 20 aeronaves A320 pedidas pela Qatar Airways e 16 aparelhos A321 pela Vietnam Airlines.
No mês passado, a Airbus declarou que sua prioridade diante da atual crise será manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado.
O presidente da empresa, Tom Enders, lembrou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise. Apesar de a situação econômica mundial ter afetado a empresa, o maior efeito foi somente a obrigação de ajustar moderadamente sua produção.
Já o responsável comercial da Boeing, Scott Carson, disse, também em junho, esperar que o setor da aviação, duramente afetado pela crise econômica, melhore em 2010. A Boeing reduziu sua previsão de demanda de aviões para os próximos 20 anos em 29 mil unidades --400 abaixo do que projetava um mês antes.
O fabricante americano, rival da europeia Airbus, espera entregar neste ano entre 480 e 485 aeronaves, acima dos 483 previstos pela Airbus.
Folha On Line
Pelo segundo mês consecutivo, o Aeroporto Internacional de Viracopos registrou números recordes no transporte de passageiros. Em fevereiro, 126.811viajantes passaram por Campinas. O fluxo foi 74% maior do que no mesmo mês de 2008, quando o total foi de 72.905 pessoas. O resultado do primeiro bimestre ficou 66,26% acima de janeiro e fevereiro do ano passado. No total, nos dois primeiros meses 240.884 passageiros usaram Viracopos, frente a 144.881 do ano anterior. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a marca do mês passado foi histórica. A estatal projeta resultados ainda melhores para os próximos meses com o aumento de 50% na quantidade de voos diários em Viracopos. Os usuários terão 150 voos à disposição, entre partidas e chegadas.
Como consequência, a empresa já revê as estimativas de transporte de pessoas para o ano e a superintendência de Viracopos trabalha com 1,5 milhão de passageiros. Em 2008, 1,030 milhão de pessoas usaram Viracopos em suas viagens. “O crescimento no número de passageiros é consistente e vai se manter nos próximos meses. Na primeira fase desse aumento de público, o impulso foi a tarifa competitiva oferecida pelas companhias. O segundo momento será sustentado pela demanda regional, principalmente porque houve uma elevação na oferta de voos”, comentou o superintendente Cláudio Figueiredo Salviano. No mês de janeiro, 114.073 passageiros embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. A variação positiva de fevereiro contra o mês anterior foi de 11,16%.
Cosmo
As autoridades indicaram, em comunicado, que efetivos da Guarda Costeira dos EUA encontraram destroços do pequeno avião Cessna perto do local onde caiu, a cerca de 30 quilômetros de Port Richey, no litoral oeste da Flórida.
O pequeno avião voava para o aeroporto internacional de Tampa procedente do aeroporto regional do condado de Collin, no Texas.
A identidade dos ocupantes não foi revelada.
A busca pelos desaparecidos conta com a participação de dois helicópteros de resgate da Guarda Costeira de Clearwater e de duas embarcações. EFE
G1
O norte-americano Mark Malkoff, de 33 anos, estabeleceu um novo recorde mundial ao viajar 135 vezes de avião em um mês, entre 1º e 30 de junho. A antiga marca era de 128 voos e tinha sido alcançada em 1993, segundo o Guinness, livro dos recordes.
Malkoff decidiu passar um mês inteiro dentro de aviões para acabar com seu medo de voar. "Muitas pessoas têm medo de voar e eu sou uma delas", disse Malkoff. "Eu tentei acabar com a fobia por muito tempo, mas sem sucesso", acrescentou.
Ator de teatro em Nova York, Malkoff conseguiu a autorização de uma companhia aérea de baixo custo para se deslocar de um avião para outro e divulgar sua viagem na internet, em ferramentas como o Twitter, Facebook, MySpace e em seu blog.
O itinerário de Malkoff incluiu de cinco a 12 voos diários. Ele desembarcou em aeroportos de mais de 30 cidades no período, totalizando mais de 100 mil milhas. Seu primeiro e último voos foram entre Nova York e Atlanta.
G1
Os ataques executados pelas aeronaves norte-americanas ocorreram no Waziristão do Sul, na fronteira com o Afeganistão, reduto do líder paquistanês do Taliban Baitullah Mehsud, aliado da Al Qaeda.
O Exército paquistanês prepara uma ofensiva contra Mehsud, que, segundo os militares, é responsável por 90 por cento dos ataques terroristas do Paquistão. O governo diz que ele tramou o assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto em 2007.
Um avião não-tripulado disparou vários mísseis contra um comboio de militantes no segundo ataque do dia, de acordo com autoridades da inteligência paquistanesa.
"O Taliban parecia estar se mudando para outro lugar quando eles foram atingidos", disse uma das autoridades da agência de inteligência. Ele e outra autoridade da inteligência, assim como moradores, afirmaram que ao menos 40 militantes morreram.
Para acabar com o medo de andar de avião, o norte-americano Mark Malkoff pretende passar um mês inteiro dentro de aviões.
Ele iniciou seu plano na segunda-feira ao viajar de Nova York para Atlanta, onde tomou outro voo para San Francisco. Em seguida, ele embarcou em outro aeronave e retornou para Atlanta.
"Muitas pessoas têm medo de voar e eu sou uma delas", disse Malkoff, em um vídeo divulgado na Internet. "Eu tentei acabar com a fobia por muito tempo, mas sem sucesso", acrescentou ele
Ator de teatro em Nova York, Malkoff conseguiu a autorização de uma companhia aérea de baixo custo para se deslocar de um avião para outro e divulgar sua viagem na internet.
Essa não é a primeira vez que ele faz uma esquisitice. Entre suas proezas, Malkoff já ficou uma semana inteira em uma loja da Ikea.
G1
Na visão do presidente da Gol, a maior participação estrangeira "abre uma janela importante para se buscar fontes de investimento que suportem o crescimento das empresas". "Nosso negócio é de caixa intensivo e de investimentos pesados. Acredito que a medida (aumento da participação estrangeira) seja positiva para o setor", declarou o executivo.
G1
O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) aprovou hoje o texto do projeto de lei, a ser encaminhado ao Congresso, que amplia a participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas de 20% para 49%. O mesmo texto propõe a alteração do regime de outorga de serviços aéreos de concessão para autorização. Os novos contratos, no entanto, não terão prazo de vigência definidos.
O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Barros, ao sair da reunião e comentar a mudança do termo concessão para autorização de serviços aéreos, explicou que, "na prática, não muda nada para a empresa aérea". Barros disse que essa proposta "oficializa" a prática que já existe. Ele lembrou que, pela legislação vigente, a concessão de um serviço aéreo exigiria a licitação de linhas, o que não faz sentido, segundo ele. "Autorização não precisa ser licitada", disse.
Para o presidente da Infraero, tenente brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, a mudança de concessão para autorização flexibiliza o tratamento das empresas aéreas, aumentando a performance e a velocidade de decisão para as próprias companhias. Na mesma reunião, foi aprovada a inclusão dos ministérios da Justiça e dos Transportes no Conac.
G1