A Airbus anunciou nesta quarta-feira que registrou 68 pedidos líquidos para a construção de aviões no primeiro semestre do ano, frente a uma única encomenda líquida recebida por sua concorrente Boeing no mesmo período.
O número de pedidos brutos da Airbus nos primeiros seis meses de 2009 foi de 90 aviões, enquanto a Boeing recebeu 85 encomendas brutas. No entanto, a empresa americana registrou 84 cancelamentos, frente aos 22 da companhia europeia.
Por tipos de avião, a Airbus teve 20 aeronaves A320 pedidas pela Qatar Airways e 16 aparelhos A321 pela Vietnam Airlines.
No mês passado, a Airbus declarou que sua prioridade diante da atual crise será manter o programa de entregas em um nível parecido com o do recorde conseguido no ano passado.
O presidente da empresa, Tom Enders, lembrou que têm aproximadamente 3.500 aviões para entregar, por causa da crise. Apesar de a situação econômica mundial ter afetado a empresa, o maior efeito foi somente a obrigação de ajustar moderadamente sua produção.
Já o responsável comercial da Boeing, Scott Carson, disse, também em junho, esperar que o setor da aviação, duramente afetado pela crise econômica, melhore em 2010. A Boeing reduziu sua previsão de demanda de aviões para os próximos 20 anos em 29 mil unidades --400 abaixo do que projetava um mês antes.
O fabricante americano, rival da europeia Airbus, espera entregar neste ano entre 480 e 485 aeronaves, acima dos 483 previstos pela Airbus.
Folha On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário