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sexta-feira, 16 de abril de 2010

atravessar nuvem de cinzas vulcânicas desliga motores


04 perguntas a Cruz dos Santos, Comandante, vice-presidente da Ass. Pilotos Portugueses de Linha Aérea.

Qual é o perigo das cinzas vulcânicas para os aviões?

Existem vários problemas. A cinza pode entrar nos motores, nas câmaras de compressão, onde a temperatura é muito elevada. Pode derreter e agregar-se às peças, impedir a combustão e causar a falha do motor. Depois, esta poeira tem um tipo de rochas que funciona como pedra-pomes e vai picar todo o vidro, fazendo com que fique opaco e dificultando a visibilidade. Além disso, o ar dentro da cabine vai ficar cheio desta poeira, ganhando até um cheiro a enxofre, porque o ar condicionado não consegue impedir a passagem das cinzas. Finalmente, o tanque de combustível também é pressurizado com ar, ficando contaminado.

Então, basicamente, origina a falha dos motores e a perda de visibilidade...

A nuvem de cinzas transforma um avião num planador.

O que devem fazer os pilotos diante de uma nuvem de cinzas?

A regra principal é evitar que este tipo de acontecimento ocorra, daí que as autoridades tenham tomado a decisão drástica de fechar o espaço aéreo. É uma decisão que se justifica plenamente. Caso esteja em voo, a tripulação começa por se aperceber do fogo de São Telmo, uma espécie de faíscas causadas pela electricidade estática, e imediatamente de problemas nos motores. A primeira coisa a fazer é sair desta nuvem, voltar para trás. Se os motores foram afectados e tiverem parado, vão acabar por arrefecer, podendo as cinzas desagregar- -se e o motor voltar a funcionar.

Sabe de algum avião que tenha caído por causa de uma nuvem de cinzas?

Houve uma série de incidentes, sendo o mais famoso o caso do voo da British Airways [ver caixa], mas felizmente não houve acidentes fatais.

dn.sapo

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