A Embraer acaba de entregar a primeira unidade do jato executivo Phenom 300 a um cliente brasileiro. O avião, que faz parte da categoria "very light jets", que muitas vezes dispensam a figura do co-piloto, foi lançado em 2005, porém começou a voar somente no final de 2009, após ser homologado pelas autoridades aeronáuticas de Brasil, EUA e Europa. O jato custa US$ 6,65 milhões.
A empresa não revela a identidade do feliz proprietário, mas comemora a venda. "É uma grande satisfação entregar o Phenom 300, um produto verdadeiramente revolucionário, ao primeiro cliente brasileiro", afirma Breno Corrêa, diretor de marketing e vendas da Embraer para a América Latina, divisão Aviação Executiva.
O Phenom 300 foi projetado para levar até dez ocupantes e teve seu interior projetado em parceira com o grupo BMW DesignworksUSA. Traz asas enflechadas, com winglets (pontas das asas curvadas, o que otimiza a resistência aerodinâmica, economizando combustível), e pode operar em pistas curtas, como a do aeroporto Santos Dumont, no Rio.
De acordo com a Embraer, o Phenom 300 é um dos mais velozes da categoria e atinge até 839 km/h (453 nós KTAS). Voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros) e tem autonomia de 3.650 quilômetros, o suficiente para uma viagem sem escalas de São Paulo a Santiago (Chile) ou a Manaus.
Além do 300, a Embraer também produz o Phenom 100, menor e que pertence a categoria Entry Level. As primeiras entregas do jato ocorreram há um ano e já são 40 unidades em operação no país. Na América Latina, voam mais de cem unidades, entre Phenom 100 e 300, 70% delas vendidas para clientes do Brasil.
Um comentário:
PARA quem deseja saber a aeronave pertence a IURD (Igreja Universal do Reino de DEUS) em outras palavras ao MACEDO..
Postar um comentário