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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

TAM planeja rede de 182 lojas e dobrar de tamanho em pacotes turísticos



A maior companhia aérea brasileira quer agora se consolidar como a segunda maior operadora de turismo do país, atrás apenas da CVC. Nos próximos dois anos, a TAM Viagens quer mais do que dobrar de tamanho e faturamento. O vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, conta que o número de lojas saltará das atuais 70 para 182. A meta para o faturamento, que foi de R$ 412 milhões em 2008, é chegar a R$ 1 bilhão no fim de 2011.
"Sem dúvida já somos a segunda maior no mercado de turismo", afirma Castello Branco. De acordo com ele, os investimentos para a rede de lojas da TAM Viagens ainda não foram definidos porque o modelo de expansão, por meio de franquias, ainda está sendo formatado. A conclusão desse trabalho está prevista para até o fim de fevereiro.

Outra meta da operadora de turismo da TAM é triplicar a participação das vendas pela internet, atualmente em 3%, nos próximos dois anos. Atualmente, cerca de 80% dos pacotes turísticos vendidos pela empresa são de turismo doméstico. Os 20% restantes são de viagens ao exterior, estima Castello Branco.

A TAM Viagens também quer duplicar a quantidade de voos fretados com a TAM Linhas Aéreas, que no ano passado operou 25 voos para a operadora. Castello Branco afirma que, para 2010, a ideia é fazer pelo menos 50 voos fretados em virtude da Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. A TAM Linhas Aéreas, diz o executivo, já tem 39 voos fretados para a África do Sul este ano, com seis operadoras de turismo diferentes.

Assim como na TAM Linhas Aéreas, a operadora de turismo quer aproveitar a ascensão da classe C ao consumo. A TAM Viagens parcela a compra dos pacotes turísticos em até 10 vezes. Durante a Copa do Mundo, a operadora oferece condições especiais de pagamento em até 24 vezes. Castello Branco revela que estão havendo negociações com a Caixa Econômica Federal para parcelar pacotes em 24 vezes.

"Está em estudo essa possibilidade (de oferecer mais parcelas para a classe C). No caso da TAM Viagens, não é só a passagem, mas a hospedagem e a locadora de automóvel, por exemplo", afirma o vice-presidente da TAM. Segundo ele, ainda não é possível estimar uma data para o lançamento do programa que poderá oferecer o pagamento dos pacotes turísticos em até 24 vezes.

A TAM anunciou no fim do ano passado duas parcerias voltadas para o consumidor da classe C. A primeira foi um acordo com o Banco do Brasil que oferece passagens em até 36 vezes para correntistas da instituição. Pouco tempo depois, a empresa anunciou outra parceria com o Itaú Unibanco que permite o pagamento em até 48 vezes.

A Gol foi a primeira a oferecer múltiplas parcelas para o pagamento de passagens, por meio do Voe Fácil, em meados de 2005. A Webjet seguiu o modelo com uma parceria com a empresa Vai Voando e logo após a TAM anunciou seus acordos. A Trip também aderiu, com 60 parcelas. Ontem foi a vez da Azul anunciar parcelamento em até 60 vezes.
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