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terça-feira, 11 de agosto de 2009

Companhias aéreas vão ampliar oferta até 2014

Azul, apesar de não ter um plano estratégico para a Copa de 2014, também vai incrementar a oferta.


Marcelo Lacerda


Janot pretende que a Azul chegue a 58 aeronaves até 2013 De olho no crescimento da demanda turística por conta da Copa de 2014, as companhias aéreas já fazem planos para atender o crescente número de turistas que vão aportar no Brasil. A Tam, além de aumentar o número de aeronaves de 132 hoje para 157 em 2014, também vai ampliar a oferta.

“Vamos substituir os airbus A330 pelos airbus A350, que são maiores, aumentando o número de assentos. Para 2014, ainda vamos preparar uma malha especial, com voos fretados e charters”, afirmou o diretor Comercial da Tam, Klaus Kuhnast.

A Azul, apesar de não ter um plano estratégico para a Copa de 2014, também vai incrementar a oferta. “Hoje temos 12 aeronaves. Queremos fechar este ano com 14 e chegar a 58 em 2013”, disse o presidente da companhia aérea, Pedro Janot.

A Trip, por sua vez, vai voltar o foco na malha aérea regional. “Na Copa, os voos regionais serão muito importantes para o turismo interno e a Trip terá papel importante nisso”, ressaltou o presidente José Mário Caprioli. A companhia aérea pretende dobrar a frota até 2014, passando dos atuais 30 aviões para 60. O investimento será de US$ 200 milhões, em média, por ano.

Para o diretor presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, não apenas os investimentos das companhias aéreas são importantes. “O que pode afetar o movimento nos aeroportos são investimentos em infraestrutura aeroportuária”, disse.

De acordo com o diretor Comercial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Fernando Nicácio, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre vai passar por melhorias. “O fluxo de passageiros na Copa deve crescer entre 30% e 40%, mas o aeroporto está pronto para receber sem dificuldade. Mesmo assim vai ganhar mais quatro fingers até fevereiro de 2010 e passar por melhorias no pátio de manobra das aeronaves, na pista de táxi e na pista principal de pouso e decolagem”, explicou.
Folha de Pernambuco

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