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quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jato russo, rival da Embraer, faz seu primeiro voo


A fabricante russa de aviões Sukhoi lançou o primeiro avião comercial do país desde a queda da União Soviética, em meio à retração da indústria aeronáutica mundial. A empresa ainda anunciou, na feira Paris Air Show, a venda de 30 aviões civis Superjet 100, no valor de US$ 1 bilhão, à húngara Malev. O Superjet 100 concorre diretamente com os aviões da família de E-Jets da Embraer, que tem jatos de 70 a 118 lugares.

O diretor-geral da Sukhoi, Mikhail Pogosyan, disse que espera receber mais 150 encomendas firmes até dezembro, um aumento considerável em comparação com os menos de cem estimados para até o fim do ano.

"Quando fizemos as previsões, tínhamos em mente a crise financeira. Agora, é muito importante elevarmos a cadência de produção para o começo do processo de recuperação do mercado", disse ele, acrescentando que espera que o avião venda bem durante os próximos 15 anos.

O jato decolou para seu primeiro voo em público imediatamente após a fala de Pogosyan. O Superjet 100 é o único novo avião comercial em exibição na Paris Air Show, maior feira de aviação do mundo.

O sucesso do lançamento contrasta com os longos adiamentos dos novos aviões comerciais das gigantes dessa indústria, Boeing e Airbus, especialmente no caso da Boeing, com o 787 Dreamliner.

Pogosyan foi gracioso com os concorrentes, apesar de ter-lhes roubado a cena, afirmando que, mais cedo, o chefe de aviões comerciais da Boeing, Scott Carson, havia feito uma visita ao Superjet 100.

"Trabalhamos muitos anos com a Boeing e estamos tristes que o 787 não esteja aqui, mas desejamos a eles sucesso. Não ficamos felizes quando outros estão infelizes", disse.

Também ontem, em coletiva de imprensa, o executivo da Boeing disse que espera a retomada no crescimento do mercado de aviação comercial em meados de 2010.

O Superjet, desenvolvido em conjunto com a italiana Finmeccanica, pode levar de 70 a 100 passageiros. Mas o diretor-geral da Sukhoi afirmou que pensa em desenvolver uma nova versão para concorrer com aviões maiores. "Estamos considerando uma versão maior", disse.

Outra empresa russa, a Irkut informou também ontem que planeja construir mil de seus próprios aviões comerciais. É esperado que o avião MC-21, com apenas um corredor, faça o primeiro voo em 2014. A empresa, que faz parte de uma organização russa maior, a United Aircraft Corporation (UAC), estima que as entregas comecem em 2016. O projeto da Irkut conta com investimento de US$ 3 bilhões do governo russo.

Embraer

A Embraer informou ontem, durante o Paris Air Show, que recebeu um contrato para sete jatos Embraer 190 da KLM City Hopper, o que confirma as opções no contrato original, anunciado em agosto de 2007. As entregas iniciais da nova encomenda deverão ocorrer durante o primeiro semestre do ano que vem, informou a fabricante brasileira.

A KLM City Hopper é uma subsidiária regional holandesa da Air France-KLM. A KLM ainda tem 11 opções para comprar jatos da Embraer, acrescentou a empresa brasileira.

Fonte: Diário do Turismo

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