
As autoridades europeias comunicaram às companhias de aviação British Airways (britânica), American Airlines (norte-americana) e Ibéria (espanhola) que poderão ter de desfazer-se de valiosos slots de descolagem e aterragem em vários aeroportos para poderem continuar com a sua aliança para os voos transatlânticos.
Segundo documentos da Comissão Europeia citados pelo diário britânico Financial Times, que avançou hoje com esta notícia, o acordo entre as três empresas, estabelecido no ano passado, “resultará provavelmente num prejuízo considerável para a concorrência” em sete rotas entre a Europa e os EUA.
As rotas em causa são Londres-Nova Iorque, Londres-Dalas, Londres-Boston, Londres-Miami e Londres-Chicago, e ainda Madrid-Miami e Madrid-Chicago.
A Comissão considera a possibilidade de “tomar uma decisão declarando que os acordos formados entre as três empresas violaram” as leis da concorrência, de acordo com o comunicado das objecções enviado às empresas, um documento confidencial que o “Financial Times” disse ter sido enviado há três semanas às companhias de aviação, e ao qual estas têm um mês para responder.
PUBLICO PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário