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quinta-feira, 25 de março de 2010

Flight Safety – 15/03/2010 à 21/03/2010


Segunda Feira – 15/03/2010:

Um a320 da companhia JetStar Airways, prefixo VH-VQO, que fazia o voo JQ60 de Adelaide para Darwin, estava em subida quando um estrondo muito alto foi notado 163 pelos passageiros.

O motor direito pegou fogo e a tripulação declarou emergência. Enquanto desci para o aeroporto mais próximo, a tripulação efetuou os procedimentos de emergência, desligou o motor afetado. De acordo com o pedido de emergência, os instrumentos não indicaram fogo no motor, porem, foi notado e confirmado por passageiros e comissários.

A aeronave retornou para Adelaide e pousou em segurança. Na chegada, equipes de emergência não notaram sinais de fogo no motor direito.

Passageiros revelaram que, pouco após o incidente, a tripulação informou que apagaram o fogo usando os extintores de incêndio dos motores, seguindo padrão operacional da aeronave.

De acordo com um comunicado da companhia, não houve fogo no motor, mas um defeito mecânico que ainda está sob investigação.



Terça Feira – 16/03/2010:

Um ERJ190 da Air Canada, prefixo C-FNAJ, estava em rota no FL360 quando sofreu turbulência forte gerada por um MD11 que ia à frente.

A aeronave carregava 90 passageiros e teve de descer ao FL320. A tripulação informou que teve problemas em controlar a aeronave no momento da esteira de turbulência.


Um A340-300 da Turkish Airlines, prefixo TC-JDJ, estava em aproximação para o aeroporto de Ataturk, na Turquia, quando foi solicitado a efetuar espera por 40min.

A tripulação solicitou alternar para o aeroporto de Sabiha Gokcen, o que foi negado, pois não havia posição disponível no pátio.

Devido a isso, a tripulação solicitou emergência, pois estavam próximo ao combustível mínimo de reserva.

Aeronaves em aproximação para o aeroporto de Ataturk estavam sendo orientadas a efetuar espera de até uma hora, devido ao tráfego intenso para o aeroporto. Naquele mesmo dia, um 737-800 também da Turkish, declarou emergência de combustível.

Quarta-Feira – 17/03/2010:

Um ERJ145 da ExpressJet, prefixo N12142, sofreu um bird-strike logo após decolar do aeroporto de Minneapolis.

A aeronave estava cruzando 1500 pés após decolar da pista 17, quando a tripulação declarou que haviam atingido cerca de três pássaros de tamanho médio e solicitavam o retorno.

A tripulação pousou com segurança na pista 30L. Inspeção após o pouso revelou danos sérios no bordo de ataque das asas, atingindo parte dos slats, que tiveram de ser trocados.

Quinta-Feira – 18/03/2010:

Um ATR42-300 da companhia UTAir, estava em aproximação para o aeroporto de Tyumen, quando a tripulação precisou desligar o motor direito devido a uma indicação anormal.

A tripulação declarou emergência, mas pousou em segurança.

Sexta-Feira – 19/03/2010:

Um A321 da Lufthansa, prefixo D-AIRD, retornou ao aeroporto de Cologne após a tripulação notar um aviso de que uma das portas de carga estava aberta.

Após uma inspeção visual de uma das comissárias, que informou que a porta aparentava fechada, a tripulação decidiu retornar para Cologne.

Inspeção pós pouso mostrou que a porta estava mesmo fechada.

Sábado – 20/03/2010:

Um ERJ145 da ExpressJet estava em aproximação para a pista 04R do aeroporto de O’Hare em Chicago, quando foi atingido por um raio.

A aeronave, prefixo N16561, teve danos leves e a tripulação pousou em segurança.

Domingo – 21/03/2010:

Um 737-800, prefixo TC-JFI, da Turkish Airlines sofreu um tail-strike ao decolar da pista 28 do aeroporto de Zurique.

A aeronave seguiu para 8000 pés e em seguida retornou para Zurique, para um pouso seguro na pista 14, cerca de 20 minutos após o incidente.

Flight life

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