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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Iberia (Espanha)


A Iberia transportou em 2010 um total de 19.900.000 milhões de passageiros e 1.314 milhões de toneladas quilômetro de carga, que corresponde financeiramente a 6% da receita da empresa. No transporte de passageiros global houve queda de 22,1% comparado a 2009, mesmo com a elevada taxa de ocupação de 82%. Do Brasil para a Espanha transportou 248.896 passageiros, 6.7% a mais que em 2009, e da Espanha para o Brasil 243.703 passageiros, aumento de 4.8%. No total foram transportados 492.599 passageiros na rota Brasil em 2010, superando em quase 15 mil passageiros o recorde anterior da empresa, que foi no ano de 2007. Em carga aérea houve acréscimo no transporte com origem Brasil em 15.6% e de 41% quando o destno foi nosso país, totalizando 16.837.525kg de carga tranportada de e para o Brasil.

A Iberia opera seis voos semanais na Rota Madrid – Rio de Janeiro, com Airbus A340-300, treze frequências na rota Madrid – São Paulo, sendo sete deles com o Airbus A340-300 e seis com o Airbus A340-600, além de duas frequências de Barcelona para São Paulo, com o A340-600.

A empresa faz parte da Oneworld e possui acordos com 20 companhias aéreas, entre elas a American Airlines, Avianca, British Airways, El Al, Gol, Japan Airlines, Lan Airlines e Taca.

A Iberia se formou como empresa de bandeira espanhola em 7 de Julho de 1940 mas sua história porém começou em 1921, vamos entender um pouco mais.

Em 13 de março de 1929 a CLASSA – Concesionaria Lineas Aereas Subvencionades, era criada para operar vôos de Madrid para Barcelona, Canarias e Biarritz. Em 1932 a empresa foi dissolvida e repassada a LAPE – Lineas Aereas Postales Espanolas, porém está com um propósito bem mais internacional com vôos para Paris, Berlin e Geneva, utilizando um Fokker F7 e um Ford Trimotor. Em 1933 comprou em Douglas DC-2. Com a guerra civil espanhola no início de 1936, a LAPE suspendeu suas operações. Em 1940, com várias pequenas empresas atuando, o governo espanhol forçou estas empresas a formarem uma única empresa e forte, e foi assim que a Ibéria apareceu em 1940 com os Junkers Ju-52 e 53 que eram utilizados pela Lufthansa na Espanha durante os anos 30.

Rapidamente a Iberia utilizou os Douglas C-47 Dakotas que foram abandonados na Espanha pela USAAF. As três aeronaves militares foram convertidas para passageiros.

Em 1946, após a II Guerra, foram adquiridas aeronaves Douglas DC-4. Algumas dessas aeronaves iniciaram importantes serviços internacionais para a Europa, como Roma e Londres. Também foram usados nas rotas da América Central, porém, o longo percurso não fazia desta aeronave a ideal para a rota.

Em 22 de setembro de 1946 operava no Brasil com Douglas DC-4 na rota Madrid – Villa Cisneros – Natal – Rio de Janeiro – Montevideo – Buenos Aires.

Em julho de 1954 os Lockheed L1049E Super Constellations foram introduzidos nos vôos de longa distância, inaugurando assim a rota de New York.

Em 1957 a Iberia recebeu os L1049G ‘Super-G’ Constellation e ainda chegaram os Convair 440 que substituíram os Dakota.

Em 1961 a Iberia entrou na era do avião a jato, com a chegada do Douglas DC-8-50 que gradativamente substituíram os Super Connies. Os Caravelles 6R foram encomendados um ano após e substituíram os DC-4. A empresa chegou a utilizar também os Caravelle 12R.

Em 1967 chegavam os Douglas DC-9-32 para substituir os Caravelles. Em 1970 o grande Douglas DC-8-63 era comprado. Em 1970 os Convair 440 eram substituídos por 3 Fokkers F28.

Em 1972 a Iberia encomendou 16 Boeing 727-200 para substituir os Caravelles, que foram passados a empresa charter Aviaco.

Em 1973, para substituir os Douglas DC-8-63, os Douglas DC-10 aterrizavam na espanhola Iberia. As aeronaves foram utilizadas em rotas de grande demanda de tráfego na Europa.

Para os vôos transoceânicos, o Boeing 747-200 entraria no lugar dos DC-10, principalmente na rota de New York. Os DC-10 permaneceram em várias dessas rotas ainda, por que, em 1981, com a chegada dos Airbus A300, a Iberia tinha um novo equipamento para as rotas de médio alcance.

Em 1984 a empresa operava três vôos semanais para o Rio de Janeiro com Douglas DC-10-30. Em 88 aumentou para quatro vôos semanais para São Paulo via Rio e um Rio – Buenos Aires. Nos anos 80 ainda chegaram os Boeing 737-300 e 757-200 e nos anos 90 17 McDonnell-Douglas MD-87 chegaram para substituir 29 Douglas DC-9.

Em 1993 a Ibéria adquiriu 20% da Aerolineas Argentinas. Em 1995 passou a ter 83% e no final dos anos 90 se retirou da administração da empresa.

A VIASA, da Venezuela, também foi adquirida pela Iberia. Porém, com várias complicações financeiras, a Iberia se retirou de sua administração e consequentemente viu a VIASA cessar suas operações.

Em meados de 90 chegaram vários Airbus A320 para repassar os DC-9 que ainda estavam na frota. Em 1996 a Iberia passou a utilizar o Airbus A340-300 na rota para São Paulo, Bogota, Mexico e New York. Em 1997 a Iberia opera para Madrid quatro frequencias com Boeing 747-200 partindo do Rio e cinco com Airbus A340 partindo de São Paulo. Em 1999 chegou o Boeing 767-300ER e Airbus A340. Neste ano seus vôos para o Brasil eram alternados entre o Douglas DC-10-30 e o Boeing 767-300ER.

Em 2000 São Paulo era atendida seis vezes por semana com o Airbus A340-300 e o Boeing 767-300ER atendia o Rio de Janeiro outras três vezes. Em 2001 o Rio ganhou duas frequencias extras com o Airbus A340-300. No final de 2003 a rota Rio – Madrid ganhou o Airbus A340-600. Em janeiro de 2007 lançou serviços para Algers, em março para Bucareste e em junho Boston. Moscou, S.Petersburg e Washington. Em abril de 2010 concluiu seu processo de fusão com a British Airways, mantendo porém as operações e marcas separadas. Em 10 de fevereiro de 2011 iniciou o trecho Madrid – Recife – Fortaleza – Madrid, que operou até 2 de novembro.

Frota atual: 20 Airbus A319-110, 29 Airbus A320-210, 19 Airbus A321-210, 08 Airbus A330-300 encomendados, 19 Airbus A340-310 e 17 Airbus A340-640.


AVIAÇÃO BRASIL.

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