Reproduzo em meu
blog uma importante notícia sobre Segurança de Voo divulgada no site do
CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - CENIPA.
Recentemente o
CENIPA solicitou apoio da SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
(SENASP) para apoiar ações de prevenção e repressão a essa prática
aparentemente inofensiva, mas de grande risco para a aviação: as
emissões de raios LASER contra aeronaves em voo.
SITE DO CENIPA - www.cenipa.aer.mil.br
O que para alguns é uma brincadeira, apontar raios laser para a cabine
de aeronaves é um risco para a aviação: a luz intensa pode ofuscar a
visão dos pilotos e até contribuir para que ocorram acidentes. Em 2012, o
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
disponibilizou um formulário on-line para
registro de ocorrências e, em apenas cinco meses, o número de relatos
dobrou em relação a 2011. Até o dia 4 de junho, 670 casos já foram
registrados, contra 250 do ano anterior.
Os aeroportos com maior número de ocorrências são os de Londrina (55
casos), Vitória (44), Brasília (42) e Campinas (41). Mas os casos
ocorrem em todas as regiões: até agora, o único Estado sem casos é
Sergipe. “O que se vê hoje é a facilidade de aquisição deste artefato.
Por isso, no Brasil, nos últimos três anos, houve aumento do número de
relatos”, afirma o Major-Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de
Aviação Civil do CENIPA.
As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas, conforme
alerta o Major Mattos. “A probabilidade de se derrubar um avião com
equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada,
uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um
piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião
pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea
e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso
pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção”,
afirma o oficial do CENIPA.
Os relatos de ocorrências com laser não são recentes e tampouco
exclusividade nos céus brasileiros. Há reportes de casos no Canadá,
Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu
em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um Boeing 737 foi
atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o
co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os
instrumentos.
Além de perigoso, apontar laser para aviões e helicópteros também é
crime. O artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê sanções para quem
expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar
navegação aérea. Já existe, também, um projeto de lei (PL 3151/12) para
punir quem usar de forma indevida as canetas de raio laser.
Veja estatísticas do CENIPA: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/graficos/index
Assista ao vídeo do Programa Caldeirão do Huck, de 02/06/2012, em que há alerta sobre o risco do raio laser para a aviação.
A seguir uma notícia
oriunda de Orlando, nos EUA, que me foi gentilmente cedida pelo
Major-Aviador Mattos, protagonista do vídeo acima e especialista no tema
de emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo.
Lá nos EUA as prisões e condenações pela prática desse CRIME já começaram...
Lá nos EUA as prisões e condenações pela prática desse CRIME já começaram...
Por aqui, pilotos e
tripulantes podem acessar o site do CENIPA e reportar essas ocorrências
envolvendo emissões irregulares de raios LASER contra aeronaves em voo.
Basta acessar o link abaixo e preencher a Ficha de Notificação de Raio Laser on line:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/raio_laser/index
Comandante Duton
Nenhum comentário:
Postar um comentário