Aeronaves tiveram que fazer pousos forçados em diferentes países. Apesar dos sustos, incidentes não deixaram vítimas.
Uma semana após o acidente com o voo AF 447, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, pelo menos quatro incidentes assustaram passageiros de aviões de grande porte no mundo. As aeronaves tiveram que fazer pousos de emergência na Espanha, no Canadá, em Guam e na Rússia, mas os incidentes não deixaram vítimas.
Um Airbus A330-200 da companhia aérea australiana Jetstar, que voava do Japão à Austrália, realizou um pouso de emergência na ilha de Guam, no oceano Pacífico, após um princípio de incêndio na cabine, informaram nesta quinta-feira (11) responsáveis da empresa. O pouso ocorreu sem problemas e nenhuma das 203 pessoas a bordo sofreu ferimento.
O Airbus A330-200 havia decolado de Osaka, no oeste do Japão, e seguia para Gold Coast, 50 km ao sul de Brisbane, no leste da Austrália. O vidro direito da cabine de comando se incendiou, após cerca de 4 horas de voo, forçando ao pouso de emergência.
"Um dos nossos pilotos usou um extintor e conduzimos um pouso de emergência em Guam onde a aeronave pousou sem incidentes", disse o porta-voz da Jetstar, Simon Westaway, a uma rádio australiana. A aeronave pousou na ilha nas primeiras horas de quinta-feira no horário australiano, de acordo com a Jetstar.
A aeronave tem apenas dois anos de uso e permanecerá em Guam até que a causa do incêndio seja esclarecida, disse a Jetstar. O avião é do mesmo modelo do aparelho da Air France que caiu no Atlântico quando voava do Rio para Paris, com 228 pessoas a bordo.
Espanha - Um avião Airbus da companhia aérea Iberworld fez um pouso de emergência no aeroporto de Gran Canária na quarta-feira (10) devido a um problema em um dos motores, poucos minutos após decolar com destino a Oslo, informou uma porta-voz da autoridade aeroportuária do arquipélago espanhol.
O voo 6201, que havia decolado às 4h50 (horário de Brasília), aterrissou sem problemas 10 minutos depois, disse a porta-voz, acrescentando que não foi preciso a intervenção dos bombeiros, apesar de o protocolo de emergência ter sido acionado.
O pouso do Airbus A320 ocorreu com normalidade e nenhum dos passageiros ficou ferido, disse a porta-voz, que não soube informar o número de passageiros a bordo do avião. A companhia fretou outro avião para fazer o voo até Oslo.
Canadá - Um avião da American Airlines com 210 pessoas a bordo realizou um pouso de emergência na noite de terça-feira (9) em Halifax, no leste do Canadá, após um incêndio em um banheiro da aeronave, informaram fontes aeronáuticas.
O aparelho pousou sem problemas e ninguém ficou ferido, disse Peter Spurway, porta-voz do aeroporto de Halifax. O voo 64 da American Airlines seguia do aeroporto JFK, de Nova York, para Zurique, na Suíça.
O incêndio foi provocado por um problema no motor do ventilador de um dos banheiros, informou o porta-voz.
No quarto incidente desta semana, segundo a BBC, um Airbus A320 da empresa russa Aeroflot fez um pouso forçado em Novosibirsk, na Sibéria, com 122 pessoas a bordo, por causa de uma rachadura no para-brisas. O avião voava entre Irkustk, no centro-leste do país, e Moscou.
Fonte: Direto da Pista
Fonte: Direto da Pista
Nenhum comentário:
Postar um comentário