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Foi dito publicamente que o C919, que deverá entrar em serviço em 2016, será propulsado por motores ocidentais, mas o plano é que logo os jatos chineses sejam equipados com motores fabricados na China. A ACAE disse que o motor deve estar pronto em 2016, mas levará alguns meses ou até um ano, para que o motor receba a certificação chinesa.
O jato comercial C919 é chamado de “big plane” na China. Será um avião de 190 passageiros para rivalizar com a Boeing e Airbus. O primeiro voo está planejado para 2014 e a comercialização a partir de 2016. A China diz que o C919 será superior ao Boeing 737 e ao Airbus A320. Ele consumirá 12 a 15% menos de combustível e custará menos que US$ 50 milhões, que é a faixa de preço dos jatos concorrentes.
A Boeing diz que o mercado chinês para jatos comerciais será de 3.770 jatos na classe do C919 para as rotas domésticas nos próximos 20 anos. A preços atuais, isso significa negócios da ordem de US$ 400 bilhões. Globalmente, a Boeing prevê uma demanda de 19.500 jatos como o C919, 737 e A320, no valor de US$ 1,4 trilhões.
Direto da Pista
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