PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SITA: Documentos eletrônicos são o futuro dos aeroportos

sita_pesquisaaeroportos

Em pesquisa divulgada ontem, a SITA informou que 80% dos aeroportos mundiais pretendem investir em TI para fazer do auto-atendimento a forma primária de check-in para os passageiros.

Destes, 52% acreditam, inclusive, que os chamados “documentos eletrônicos”, que dispensam a necessidade de papel, serão a tecnologia de maior impacto no aeroportos em um futuro próximo, sendo iniciada por processos que enviarão cartões de embarque em código de barra para os celulares dos passageiros.

Entretanto, as mudanças no processo atual de check-in demandarão mais atenção por parte da segurança nas aéreas de revista, fazendo com que os aeroportos já planejem formas de avaliar a influência que uma possível demora nessas áreas teria sobre o ganho com os processos eletrônicos. “Os aeroportos reconhecem que os passageiros, ao não terem que passar pelos balcões de check-in, poderão enfrentar novos gargalos e questionários nas áreas onde deixarão suas bagagens e serão revistados. Como resultado, os aeroportos estão se voltando para várias ferramentas de automação para rastrear os tempos de espera em diferentes pontos de checagem como segurança e imigração. Daqueles que responderam à pesquisa e disseram que irão monitorar os tempos de espera no futuro, 60% usarão analises de vídeo, 43% usarão RFDI (Identificação por Rádio-Frequência) e 27% planejam usar tecnologia bluetooth”, disse a Vice-Presidente para Aeroportos da SITA, Catherine Mayer.

A pesquisa ainda mostrou como a intenção já é, inclusive, embasada por atitudes, relatando que o investimento na área de TI se mantém praticamente inalterado, apesar da crise, recebendo 3,2% das receitas totais do setor aeroportuário em forma de investimento, sendo as prioridades para o futuro as seguintes:

- Serviços aos passageiros;

- Segurança dos passageiros;

- Operações;

- Processamento e manejo de bagagens (prioridade alta para os aeroportos mais congestionados e baixa para os menores, com menos movimento).

Respondendo por um total de 172 aeroportos em todo o mundo, dos quais 56 entre os 100 mais importantes em receita e volume de tráfego, a pesquisa da SITA tem como objetivo apontar as opiniões e atitudes em relação aos serviços atuais e futuros, bem como as tendências a curto e médio prazo.

CR

Nenhum comentário: