Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Santos Dumont (SDU/SBRJ), 25/05/1968
Foto por Vito Cedrini
Os entusiastas de aviação do Amazonas receberam nos últimos dias uma notícia surpreendente e que pode significar (ou não) uma nova vida para a aeronave que permanece estacionada há mais tempo dentre todas no Aeroporto Eduardo Gomes: o Fairchild C-82A Packet, matriculado PP-CEL, começou o processo de desmonte. Parado na área verde do Terminal 2 desde meados da década de 1970, o PP-CEL possui uma história rica, recheada de diversos capítulos.
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Santos Dumont (SDU/SBRJ), 25/05/1968
Foto por Vito Cedrini
Os entusiastas de aviação do Amazonas receberam nos últimos dias uma notícia surpreendente e que pode significar (ou não) uma nova vida para a aeronave que permanece estacionada há mais tempo dentre todas no Aeroporto Eduardo Gomes: o Fairchild C-82A Packet, matriculado PP-CEL, começou o processo de desmonte. Parado na área verde do Terminal 2 desde meados da década de 1970, o PP-CEL possui uma história rica, recheada de diversos capítulos.
Frigosul
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Manaus Eduardo Gomes (MAO/SBEG) 11/06/2005
Foto por Eduardo Bentes
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Manaus Eduardo Gomes (MAO/SBEG) 11/06/2005
Foto por Eduardo Bentes
O Fairchild em questão tem número de série 10153 e foi fabricado de acordo com encomenda da USAF, sendo entregue em 30/09/1947 com a matrícula 45-57783 e voou na Força Aérea Americana até o fim da década de 50, quando foi repassado em 1958 à Leeward Aeronautical Sales (sediada em Miami) já com a matrícula N7855B.
Em 27/10/1958 a Cruzeiro do Sul adquire o avião e o rematricula como PP-CEL, chegando ao Aeroporto do Galeão em 13/12/1958. Em 31/03/1959 o Fairchild é matriculado no Registro Aeronáutico Brasileiro e por 14 anos voou nas cores da Cruzeiro, quando então foi endido em 04/10/73 à Avimotor Suprimentos Importação, Exportação, Indústria e Comércio de Material Aeronáutico Ltda.
O PP-CEL foi novamente vendido em 19/10/73 à Agropecuária do Juruá Ltda, Indústria e Comércio e posteriormente devolvido à Avimotor em 13/05/74. Uma nova venda do mesmo ocorreu para o Frigorífico Cruzeiro do Sul, Indústria e Comércio, em 20/05/74. Sua vistoria esteve válida até 30/01/76, sendo subsequentemente penhorado em Manaus e arrematado em leilão judicial pela Shell, em 18/05/76. A última aquisição data de 1979, pela companhia Aristek.
Apesar de parado há mais de 30 anos, o PP-CEL continuava relativamente preservado: sua estrutura externa permanecia íntegra, ainda apoiado nos trens de pouso e com as hélices dos motores preservadas. Resta aguardar e torcer que após o desmonte do PP-CEL, o mesmo tenha um destino nobre
em algum museu, onde poderá ostentar suas seis décadas de história para os amantes da aviação.
manaus spotting
Um comentário:
Pessoal, sou piloto e cheguei em manaus no final de janeiro, e por algumas semanas vi este belo C-82 imponente no gramado do T2 do aeroporto Eduardo Gomes, e depois de algumas semanas vi dia a dia a sua desmontagem feita pelos militares que montaram uma tenda ao seu lado, muito se falou sobre o seu destino, falaram em museus, em hangares em São Paulo, mas ninguem sabia ao certo o seu destino e então no final de uma tarde junto com o por do sol no Aeroporto Eduardo Gomes, vi a fuselagem deste aviao de lado sendo içado para cima de um caminhão, deitado de lado, e desta forma eu vi a ultima parte desse avião ir embora! A cabine se afastando de lado, encima de um caminhão! Passaram-se alguns meses e ninguem mais nada falou sobre essa maquina, e ao levar uma amiga em uma empresa no distrito industrial, eu e outro piloto resolvemos dar uma volta por aquela rua, Rua Copiuba, uma ou duas apos a Amazonfarma, menos de 1km pra frente da fabrica da Copag! E derrepente eu vi a mesma cena que havia visto meses antes, aquela fuselagem de lado, desta vez encima de uma calçada e do lado em um terreno as outras partes do avião, cortadas e empilhadas tendo seus motores entre os pedaços e a fuselagem! Fim não muito nobre para esta bela maquina!
Conversei com uma pessoa ali que disse ter comprado como sucata, e vi a cara de descepção desta mesma pessoa quando lhe disse que aluminio aeronautico nao serve nem pra fazer panela! Pedi a permissão dele e removi uma plaqueta de controle de inspeções da calda, que ja estava quase se desprendendo daquele monte de aluminio retorcido, tiramos algumas fotos como ultima recordação e viemos embora com um ultimo pedaço que tera um real valor pra alguem!
Postar um comentário