Ministros dos Transportes de países da União Europeia (UE) aprovaram nesta terça-feira a aplicação de medidas para evitar mais casos de interrupção e cancelamentos de voos no caso de nuvens de cinzas vulcânicas.
Entre as medidas aprovadas em uma reunião em Bruxelas está a aceleração dos planos para integração do espaço aéreo da Europa, criando um "regulador europeu único para um único céu europeu".
A previsão inicial era de que este plano fosse aplicado somente em 2012, mas agora os ministros querem a aplicação dele ainda em 2010.
Os ministros esperam que um único órgão regulador responsável por todo o espaço aéreo da Europa seja o responsável por respostas mais rápidas e coerentes a situações parecidas com a enfrentada no mês passado.
O encontro dos ministros do bloco acontece em meio a novas restrições em voos provocadas pela nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. Nesta terça-feira, as medidas afetaram voos na República da Irlanda, Irlanda do Norte e partes da Escócia durante seis horas.
As restrições devem continuar nesta quarta-feira na Escócia e na Irlanda do Norte. A agência de aviação civil britânica (CAA, na sigla em inglês), anunciou o fechamento do espaço aéreo e dos aeroportos dos dois países a partir das 7h (4h em Brasília).
bbc
Nenhum comentário:
Postar um comentário