A Índia informou hoje que pretende introduzir na sua força aérea cerca de 200-250 caças de quinta geração (FGFA, ou PAK FA na Rússia), o qual está sendo desenvolvido em conjunto com a Rússia.
“Nós estamos projetando a compra de aproximadamente 200-250 caças,” disse o Chefe da Força Aérea, o General PV Naik, aos jornalistas durante uma conferência de imprensa sobre 78° aniversário da Força Aérea da Índia que será celebrado no Dia da Força Aérea, no dia 8 de outubro.
Ele disse que a aeronave deve começar a ser introduzida na Força Aérea Indiana até 2017.
Comentando sobre as capacidades do jato de caça avançado, Naik disse, “ele será um caça multi tarefa com aviônicos altamente avançados, dando uma avaliação situacional de 360°, com capacidade stealth para aumentar a sobrevivência no cenário de combate e podendo transportar armas inteligentes.”
Ele adicionou que a aeronave será capaz de cobrir grandes distâncias sem reabastecimento aéreo e terá a possibilidade de voar em super-cruzeiro, além de possuir computadores avançados de missão.
Respondendo a uma pergunta, Naik disse que num futuro próximo, a frota de caças da Força Aérea da Índia poderia compreender basicamente quatro modelos de aeronaves incluindo o FGFA, os Sukhoi Su-30MKI, o futuro MMRCA que está sendo selecionado e a Aeronave Leve de Combate (LCA) que está em desenvolvimento.
Atualmente, a Força Aérea da Índia possui sete diferentes modelos de aeronaves na sua frota de caça, incluindo os MiGs 21, 23, 27 e 29, Jaguars, Mirage 2000 e o Su-30MKI.
Perguntado se a Força Aérea da Índia gostaria de reduzir ainda mais a variedade de caças, Naik respondeu que “a situação ideal seria ter somente um modelo de aeronave, mas que o mundo não é ideal”.
Numa pergunta sobre o porque o Comando de Forças Estratégicas (SFC) está em busca de mais vetores, o chefe da Força Aérea da Índia disse: “definitivamente nós necessitaremos de aprovação para mais aeronaves pois a força presente está preparada para atender nossas atuais tarefas, e para funções adicionais, nós vamos solicitar mais”.
Questionado se a seleção do motor norte americano GE F-414 para a aeronave LCA Mk II ‘Tejas’ poderia ajudar alguma das duas aeronaves que voam com o mesmo tipo de motor (Super Hornet e Gripen) no negócio de novas aeronaves de combate multimissão (MRCA), Naik disse, “eu acredito ue não, pois eles não conexão nenhuma com a escolha dos motores”.
planobrasil
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