Uma aeronave que está sendo desenvolvida na Grã-Bretanha foi negociada por US$ 500 milhões com as Forças Armadas dos Estados Unidos.
A aeronave parece um dirigível, mas é na verdade uma mistura de dirigível, avião, helicóptero e hovercraft (ou aerodeslizador). O interior é preenchido com gás hélio.
Por enquanto, a empresa Hybrid Air Vehicles, que desenvolve a aeronave, realiza testes com um protótipo de 15 metros de comprimento. O modelo final, no entanto, deverá ter 300 metros de comprimento e será capaz de carregar até mil toneladas.
Sem tripulação
Dirigíveis são mais leves que o ar, o que exige uma numerosa equipe em terra para pousá-lo. Mas o veículo híbrido projetado não precisaria de ninguém.
O piloto Dave Burns diz que a aeronave pode ser conduzida por alguém a quilômetros de distância.
Como o veículo é capaz de voar por até três semanas seguidas, pode ser útil para monitorar regiões. Mas, segundo a Hybrid Air Vehicles, não são só os militares que estão interessados.
O empresário Gordon Taylor diz que tem negociado com empresas de petróleo, mineradoras e agências de ajuda humanitária. Ele afirma que o veículo é ideal para transportar suprimentos para vítimas de desastres naturais.
A primeira aeronave do tipo deve começar a operar em seis meses.
bbc brasil
2 comentários:
A notícia sobre misto de dirígível, helicóptero e avião não é nova. No começo do ano era divulgada, com a informação de que em 6 meses estaria em operação.
Seria interessante que houvesse informações mais precisas.
Dirigível, avião, helicóptero e ainda overcraft é inacreditável. É uma pena que os últimos resultados não tenham sido divulgado.
Postar um comentário