Depois da aquisição da Webjet pela Gol e da negociação para a TAM adquirir 31% do capital da regional Trip, restaram a Azul e a Avianca como empresas independentes de médio porte com participação acima de 1% na demanda por voos domésticos.
A Azul, terceira maior empresa aérea com 8,07% do fluxo de passageiros no país em maio, tem planos de fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO) em 2012, por considerar que o momento economico mundial ainda não é propício. A companhia já contratou os bancos Goldman Sachs, Itaú BBA, Morgan Stanley e Santander para preparar esse processo.
Segundo fontes do setor, esse caminho foi escolhido após a Azul ter tentado negociações com outras empresas, mas o preço pedido teria sido alto. A Azul foi procurada pela reportagem, mas não tinha porta-voz para se pronunciar.
A negociação da TAM com a Trip, esta última com 3,05% da demanda por voos domésticos em maio, depende de auditoria para apurar o valor da companhia regional. Essa avaliação teve seu prazo vencido no dia 30 de junho. As duas companhias foram procuradas, mas informaram que não havia novidade sobre esse assunto.
A Avianca Brasil, por sua vez, está focada em expansão de frota e malha aérea e não descarta participar de processos de consolidação.
Valor Econômico/direto da pista
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