Empresas aéreas buscam inovações para aumentar ou implementar oferta do serviço durante voos. Embora
o pedido para manter os aparelhos celulares desligados durante o voo
ainda seja característica comum na aviação civil brasileira, cada vez
mais as empresas testam tecnologias para permitir que os passageiros
permaneçam conectados à internet e aos serviços de telefonia.
Durante uma viagem entre Miami e Las Vegas o nutricionista Clayton
Camargos se surpreendeu com o serviço ofertado pela companhia aérea, que
lhe era desconhecido até então.
“O acesso a internet”, disse ele, “tornou o voo mais curto e agradável
além de funcional, pois pude colocar uma série de assuntos profissionais
em dia”.
Na avaliação de Camargos, a possibilidade de acessar a internet durante
as viagens acaba se tornando um diferencial importante na hora de
adquirir uma passagem.
Pesquisa feita pela empresa de tecnologia Honeywell Aerospace com mais
de três mil pessoas dos Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido apontou
que seis em cada dez passageiros preferem uma conexão wireless rápida do
que um assento mais confortável quando estão voando.
E três em cada quatro viajantes defendem que o Wi-Fi esteja disponível em todos os voos.
A oferta desse tipo de serviço aos passageiros ainda é algo novo no
Brasil, mas cada vez mais as empresas ampliam opções de entretenimento e
conectividade para as viagens.
À Agência CNT, companhias aéreas explicaram a disponibilidade do sistema e perspectivas de investimento nestas tecnologias.
A TAM, por exemplo, foi a pioneira a oferecer telefonia celular a
bordo. O serviço OnAir foi lançado em 2010 e hoje está disponível em 31
aeronaves que operam rotas nacionais.
Com isso, os passageiros podem realizar chamadas telefônicas, enviar
mensagem e acessar a internet via rede GPRS com os próprios aparelhos. O
serviço é pago à parte.
Já a LAN Airlines realizou em agosto o primeiro teste com in-wireless. A
companhia planeja implementar a tecnologia em toda a frota que realiza
voos na América do Sul nos próximos anos.
A Gol, que ainda não possui Wi-Fi nos voos, informou que “está sempre
avaliando oportunidades que agreguem valor ao seu negócio e benefício
aos seus clientes”.
A Azul Linhas aéreas ainda não dispõe dos serviços de telefonia, mas
possui televisão ao vivo a bordo, sem custo adicional para os clientes.
A Avianca também oferece entretenimento por meio de uma programação de
TV em telas individuais ou ao longo da cabine, com programação
atualizada mensalmente.
Empresas que fazem voos internacionais partindo do Brasil, como a
Lufthansa, por exemplo, têm sistema de banda larga único para quem segue
viagem para a Europa.
Conforme o diretor operacional da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac), Carlos Eduardo Pellegrino, inovações vem permitindo a ampliação
dessa oferta, já que as aeronaves estão mais modernas e há equipamentos
que permitem que a conexão e até a telefonia móvel continuem funcionando
nas alturas.
Mas ele ressalta que os sistemas devem passar por aprovação da Anac, a
fim de garantir a segurança dos passageiros. (Agência CNT de Notícias)
A CRÍTICA
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