Boeing 737 abandonado no Aeroporto de Confins vai a leilão
Lance mínimo é de R$ 12,7 mil e dinheiro vai ajudar a sanar dívidas da Vasp, mas até agora o Boeing teve apenas dois interessados. Equipamento foi o primeiro 737 a operar no Brasil, em 1969
Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas
Marcello Oliveira - Portal Vrum
O péssimo estado da fuselagem do avião de matrícula PP-SMA não combina com a relevante história da aeronave, estacionada há quase uma década num canto do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. O jato foi o primeiro Boeing 737-200 a cortar o céu do Brasil e é ex-recordista mundial de um exemplar operado por mais tempo por uma única companhia. Por três décadas e meia, de 1969, quando foi fabricado, a 2004, ano em que fez sua última viagem, o modelo pertenceu à Vasp. Agora ele terá um novo dono: o PP-SMA será negociado num leilão que vai até o dia 30. O lance mínimo é de R$ 12,7 mil, mas seu valor de referência é de R$ 18 mil.
Veja mais fotos do Boeing 737-200 PP-SMA da Vasp
O dinheiro ajudará a pagar parte do passivo financeiro da Vasp – a falência da companhia foi decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em 2008, e confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em junho de 2013. A dívida é estimada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão em débitos trabalhistas. Nos últimos anos, outros aviões da empresa foram vendidos por determinação da Justiça. Sobraram 18 jatos. Desses, 17 serão leiloados a partir de hoje. Todos foram declarados “não aeronavegáveis” pelo Departamento de Aviação Civil, órgão que deu origem à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Na prática, significa dizer que a frota da massa falida da Vasp é constituída de sucatas. Por isso, 16 aviões – 15 Boeings e um Airbus A300 – serão (ou já foram) desmontados para o leilão, num total de 448 toneladas. O lance mínimo de cada lote, dependendo do peso, é R$ 15 mil a R$ 60 mil. Apenas o PP-SMA, por decisão judicial, será vendido inteiro. O jato pesa 18 toneladas e caberá ao novo dono retirá-lo de Confins. “Precisamos preservar a memória da aviação nacional”, justificou o juiz Daniel Carnio Costa, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da comarca de São Paulo e responsável pelo processo envolvendo a Vasp.
O magistrado explicou que o leilão ocorrerá de duas formas. Até o dia 30, os interessados podem oferecer lances no site www.freitasleiloesonline.com.
Novos donos
Qual será o futuro da carcaça do PP-SMA? Uma faculdade em Minas Gerais estaria interessada em comprar o jato, segundo informou uma pessoa envolvida com o leilão. Entretanto, em 2011, a TAM manifestou o interesse em adquirir a aeronave para incorporá-la ao acervo de seu museu, em São Carlos, interior de São Paulo. Em 2011, a TAM chegou a dizer que o velho Boeing já era dela e que seria tranportado ao museu.
Até agora, o PP-SMA teve apenas dois lances no leilão na internet, sendo o mais alto no valor de R$ 15.000, ofertado por um interessado da cidade de Vitória.
História
O PP-SMA foi o primeiro Boeing 737 a voar no Brasil e segundo relatos de especialistas, o primeiro da América Latina. Sua primeira aparição por aqui foi em 21 de abril de 1969 com um voo rasante no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Ficha técnica:
Comprimento (m): 30,53
Envergadura (m): 28,30
Altura (m): 11,28
Motores/Empuxo: 2x motores turbofan Pratt & Whitney JT8D-17 16.000 lbs (7.257 kg) (última versão remotorizada)
Peso max. decol (kg): 109.000 lbs (49.442 kg)
VMO: 943 km/h reais - (509 nós reais) / 648 km/h indicados - (350 nós indicados)
MMO: .84Alcance (km): 3.435
Tripulação técnica: 2
Tripulação comercial: 4 (típica)
Passageiros: 107 (última configuração interna)
Ainda com a última pintura da Vasp, taxiando no Aeroporto da Pampulha, em BH,
cerca de um ano antes de ser abandonado em Confins
DUQUEESTRADA.ADV.BR
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