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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sol Linhas Aéreas se tornará realidade -Amanhã



O sonho de cinco anos de um bem-sucedido médico oftalmologista e agora empresário, Marcos Solano Vale, de ser dono de sua própria companhia de aviação regional está prestes a se tornar realidade. Nesta quinta-feira, dia 28, a Sol Linhas Aéreas inaugura no Aeroporto Municipal de Cascavel, no oeste paranaense, o seu centro de operações, um complexo que inclui hangar, oficinas de manutenção e sede administrativa com um investimento de R$ 1 milhão. "Esperamos iniciar os serviços regulares nas próximas semanas", diz, animado, Solano.

Isso só irá ocorrer, no entanto, após a necessária vistoria e homologação dos órgãos responsáveis, entre eles, a Anac que emite o Certificado de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo (Cheta).

Este documento exige a verificação de toda a parte operacional da companhia, como a condição das aeronaves, treinamento das equipes e a concessão que permitirá à empresa explorar comercialmente o serviço de venda de passagens, transporte de passageiros e cargas.

A Sol Linhas Aéreas vai operar, inicialmente, com cinco aeronaves turboélices adquiridas junto à Let Aircraft Industries, maior indústria de aviões da República Tcheca. "Iniciaremos com vôos diários pela rota Cascavel-Curitiba-Foz-Maringá. Na seqüência estenderemos a outras cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul e Paraguai."

Segundo ele, o Let 410 para 19 passageiros, além de tripulantes, é o modelo mais avançado da linha de turboélices da indústria tcheca. É um bimotor de asa alta, desenvolvido especialmente para o transporte de passageiros e cargas. Seu trem de pouso extremamente robusto permite operações em diferentes pistas, permitindo que a aeronave opere com margem de segurança.

Para o passageiro, a principal característica do avião é seu amplo espaço interno -19 metros cúbicos- sendo a cabine bem mais larga e alta do que a de outros aviões de seu porte, como o Bandeirante, Twin Otter, Cessna Caravan, Beech 1900, Islander, Metro e JetStream. O tamanho das janelas e sua asa alta também permitem ao passageiro uma visão panorâmica e privilegiada durante o vôo.

Em maio passado a Sol Linhas Aéreas formalizou, com a Infraero de Foz do Iguaçu, o contrato de concessão de área para operação de loja, área comercial, e ambientes de check-in e check-out nas instalações do Aeroporto de Foz do Iguaçu. No mesmo mês, um acordo semelhante foi feito com a Prefeitura de Maringá, para o contrato de concessão de área para operação de loja e check-in nas instalações do Aeroporto daquela cidade do Noroeste paranaense atualmente servida por duas companhias aéreas com um fluxo mensal de 20 mil passageiros (quatro vezes o volume registrado em Cascavel).

Em sua sede de 800 metros quadrados em Cascavel, a Sol providenciou o asfaltamento da área de acesso, numa extensão de dois mil metros quadrados, abrigando nela a oficina de manutenção, área administrativa e operacional da empresa. O atendimento aos clientes-passageiros será realizado nas áreas públicas do aeroporto, administradas pela Cettrans.

Tão animado quanto o empresário está o prefeito da cidade, Edgar Bueno, do PMDB, que prometeu investir em melhorias estruturais no atual aeroporto. A pista será ampliada dos atuais 1.600 para 2.022 metros de extensão e de 30 para 45 metros de largura. A prefeitura construirá novo e mais confortável terminal de embarques. "Para iniciar as obras, só dependemos de autorização das autoridades aeroportuárias", disse.

Segundo ele, "existe carência muito grande a ser atendida nesta área. Temos potencial para ampliar de 6 mil para 10 mil usuários ao mês, com facilidade.
Fonte:Webtranspo

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