Os preços dos pacotes turísticos internacionais estão em queda, estimulados pela redução da cotação do dólar, pela liberdade tarifária autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelas promoções praticadas pelo setor.
Desde o final de fevereiro, as agências de viagem estão oferecendo aos clientes tarifas promocionais para incentivar o turismo internacional, que teve queda na procura por causa da crise global da economia. De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem), Leonel Rossi, essas promoções devem continuar, devido ao momento de baixa demanda.
"Enquanto a procura for menor e o turista se organizar com antecedência para comprar pacotes de destinos internacionais, ele encontrará preços mais baratos. As promoções serão sentidas no bolso", afirmou.
Dólar em queda
Para atrair o público brasileiro, as agências de viagem reduziram os preços dos pacotes internacionais em dólar. Rossi afirmou que, em um primeiro momento, essas reduções chegaram a até metade do valor da viagem.
"Mas é necessário que o consumidor faça uma pesquisa e se antecipe na compra do pacote, para que consiga aproveitar essas ofertas", destacou.
O que faz com que a viagem internacional fique mais barata do que antes da crise é que o dólar começou a ceder e sua cotação, a cair. Se, no auge da crise, ele era cotado a R$ 2,50, agora já está a a R$ 2,07, tomando como base a cotação desta segunda-feira (18).
Liberdade tarifária
Em abril, a Anac aprovou a liberdade tarifária para todos os voos internacionais partindo do Brasil. Antes, os preços das passagens deveriam obedecer a um valor mínimo, o que inibia promoções. Esse valor vai ser reduzido gradualmente, até que não exista mais.
De acordo com Rossi, mesmo antes da aprovação dessa medida, as agências já estavam trabalhando com tarifas mais baixas, devido à queda na procura por pacotes aéreos.
"O que temos hoje são preços que vão de encontro com a lei da oferta e da procura. Quando existe muita procura para um determinado destino, as agências, companhias aéreas e a hotelaria trabalham com tarifas mais caras e, quando essa procura diminui, elas trabalham com preços mais baratos. Isso já era visto pelo consumidor e agora está sendo visto ainda mais. Com a decisão da Anac de extinguir a tarifa mínima de voos internacionais, essa ação está sendo ainda mais intensificada".
Fonte: Infomoney
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