Fernando Conte, diretor-presidente e presidente do conselho de administração, disse a analistas que a volatilidade do mercado complicou os cálculos sobre o peso das participações das duas companhias aéreas no grupo resultante da fusão, assim como o valor do déficit previdenciário da Britsh Airways. A Iberia alertou que poderá ter prejuízo este ano.
A grande desaceleração das viagens globais, especialmente entre as pessoas que viajam a negócios, provavelmente vai atrasar ainda mais a união, que vem sendo discutida há muito tempo, uma vez que agora a Iberia está se concentrando em enfrentar a crise. "No momento estamos concentrados principalmente em nosso plano contingencial, que acreditamos ser o desafio mais imediato e importante", disse Conte.
Na Espanha, além de sofrer com a crise, a Iberia perdeu negócios na rota Madri-Barcelona, onde desde fevereiro de 2008 sofre a concorrência de um serviço de trens de alta velocidade. O tráfego aéreo entre as duas cidades caiu 35% sobre primeiro trimestre do ano passado, segundo a operadora de aeroportos Aena. Enquanto isso, o tráfego internacional nos aeroportos espanhóis caiu mais de 16%. A resposta da companhia tem sido dramática, começando com demissões temporárias e congelamento dos recrutamentos. A Iberia também pretende realizar cortes de capacidade "seletivos e temporários" ao longo do ano e este mês vai retirar de serviço cinco Airbus A320. A entrega de novos aviões será adiada. A expectativa é economizar entre € 110 milhões e € 125 milhõesde euros por ano.
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