O Departamento de Transportes norte-americano aprovou hoje o pedido de isenção das leis anti-trust da Continental Airlines para a parceria com a United Airlines e com outras oito companhias da Star Alliance, duas semanas depois do Departamento Americano de Justiça (DOJ) ter-se oposto (clique para ver também: DOJ opõe-se a isenção anti-trust
solicitada pela Continental Airlines).
Além da Continental e da United os oito membros da Star Alliance que receberam a aprovação do DOT para a isenção das leis anti-trust foram a Air Canada, Austrian, bmi, Lufthansa, LOT Polish Airlines, Scandinavian Airlines (SAS), SWISS eTAP Air Portugal.
Em comunicado a Continental Airlines afirma que a decisão do DOT beneficia os clientes, empregados e accionistas. A aprovação assegura concorrência global com as outras alianças com isenção anti-trust ao mesmo tempo que encoraja a retenção e o crescimento da política de céus abertos entre os Estados Unidos e os outros países.
Com a aprovação recebida hoje, a Continental Airlines vai poder estabelecer preços e horários em conjunto com as restantes transportadoras da aliança.
As agências internacionais acrescentam que a entidade norte-americana não deu aprovação de isenção das leis anti-trust nos voos entre os Estados Unidos e Pequim, para quatro voos transatlânticos e quatro voos entre o Canadá e os Estados Unidos.
A Continental já tinha recebido uma aprovação experimental do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) para aderir à Star Alliance em Abril o que lhe permitiu expandir os seus laços comerciais com concorrentes nos Estados Unidos e no estrangeiro (clique para ler também: Continental recebe luz verde do DOT para aderir à Star Alliance).
Nenhum comentário:
Postar um comentário