No mês passado foi apresentado oficialmente, no congresso Paris Airshow na França, o Nephelios, um balão dirigível solar totalmente autônomo energeticamente e livre de emissões.
Parece ser que a energia solar está em alta em todos os seus usos, inclusive no referente a aplicações aéreas. Não faz muito comentamos aqui sobre o projeto Solar Impulse que pretende lançar uma frota de aviões funcionando através de energia solar.
Nephelios foi desenvolvido por engenheiros da empresa francesa INSA e pula ESSEC Business School, que conseguiram desenhar um balão dirigível que pode deslocar-se a uma velocidade de 40 km/h através das hélices que são movidas por um pequeno motor de alta eficiência, tudo isso com o uso de energia solar. Visualmente é composto principalmente por Nailon e polietileno com um diâmetro de 5,5 metros.
Faltam poucos detalhes para a prova definitiva de vôo que deverá ocorrer nos próximos meses, em pleno verão europeu. A idéia é que o balão atravesse o Canal da Mancha, um trajeto que além de colocá-lo como a primeira aeronave movida a energia solar a voar dessa maneira, será a comprovação que o Nephelios está pronto para ser comercializado.
Fayerwayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário