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A multiplicação do número de usuários da aviação comercial brasileira nos últimos 10 anos foi impulsionada por um recuo de 23% no preço das passagens entre 1998 e 2008.
Isso é o que mostra estudo sobre o desenvolvimento do setor aéreo na última década elaborado pela consultoria Bain & Company. Por esse levantamento, o fluxo de passageiros no País triplicou de 1998 para 2008, saltando de 16,5 milhões para 50 milhões. No mercado internacional, o volume passou de 7,9 milhões para 13,3 milhões de pessoas no mesmo período.
"O que chama a atenção é que, apesar da concentração do mercado em duas empresas, o setor se desenvolveu e as tarifas caíram. Houve espaço para as empresas mais eficientes crescerem", diz o especialista em aviação da Bain, André Castellini. Segundo ele, há 10 anos o mercado era muito regulado e "protegia" a hegemonia da antiga Varig - ambiente que não proporcionava um barateamento das tarifas, como ocorre atualmente.
Aumentos de 87% na média de horas voadas das aeronaves e de 479% na quantidade de passageiros transportados por quilômetro proporcionaram uma expansão de 371% da receita por avião de 1998 a 2008. Foram esses os resultados da busca por eficiência nos últimos 10 anos e é por isso, de acordo com Castellini, que as tarifas ficaram com os preços mais em conta.
O Estado de São Paulo
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