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sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fernando Pinto anuncia “enorme revolução” na rede de voos da TAP



A TAP vai avançar em Setembro com o que Fernando Pinto classificou hoje como uma “enorme revolução” da sua rede, referindo-se à mudança da oferta de voos dentro da Europa, com o fim dos chamados night stops, e nas ligações intercontinentais, com a introdução de voos nocturnos para o Brasil.

Fernando Pinto, em entrevista à RTP, sublinhou que essa “enorme revolução” permitirá à empresa reduzir custos operacionais, mas não quantificou, tendo avançado apenas que a companhia fará uma redução em 10% da oferta e enfatizado que os night stops (voos que saem de Portugal, normalmente à noite, para pernoitarem em aeroportos estrangeiros e regressarem no dia seguinte pela manhã), são operações que “custam muito caro”.
“Nós estamos inclusive acabando como voos de night stop, ou seja com pernoites de tripulação e de aviões, que custam muito caro, saindo com os voos europeus para Portugal mais tarde e com isso mudando todo o sistema inclusive de voos transcontinentais”, disse Fernando Pinto à RTP.

O PressTUR já tinha avançado que a mudança nos horários dos voos para o Brasil era “apenas a ponta do iceberg” (para ler clique aqui), uma vez que o que a TAP estava a preparar era uma profunda reestruturação da rede cujo maior impacto económico viria precisamente das mudanças nas ligações dentro da Europa.

As fontes contactadas pelo PressTUR já tinham destacado que a mudança da rede europeia permitirá cortar os acréscimos de custos (estacionamento de aviões, catering, hotéis e tripulações) provocados pelos night stops, mas também destacaram que além disso tende a propiciar um aumento significativo da taxa média de ocupação.

Os voos que saem de Lisboa para os aviões pernoitarem fora de Portugal partem geralmente à noite e, regra geral, de acordo com essas fontes, tinham baixas de taxas de ocupação, pelo que a sua supressão terá um efeito positivo na ocupação média.
Outro impacto positivo esperado é uma melhoria de pontualidade à partida de Lisboa, designadamente nas ligações de longo curso, cujas partidas na chamada “onda da manhã” (período em que a TAP concentrou chegadas da Europa e partidas intercontinentais, nomeadamente para o Brasil), quando os night stops chegavam da Europa, estavam muito sujeita a atrasos por parte destes, que por sua vez também são os mais vulneráveis a atrasos por congestionamento de tráfego aéreo.

Mas como também assinalaram fontes contactadas pelo PressTUR, ao suprimir os night stops a TAP arrisca perder atractividade para o mercado business europeu, que em regra prefere ter a opção de sair do seu país manhã cedo para poder regressar no mesmo dia.
No entanto, essas fontes também assinalaram que esse risco pode ser minimizado por um aumento da captação de tráfego nos mercados europeus para as suas linhas para destinos intercontinentais, designadamente para o Brasil.

Atualmente a TAP diz que esta reformulação da rede de voos se inscreve num “plano de contingência para minimizar os previsíveis efeitos da crise económica internacional, num esforço de redução de custos sem prejudicar a qualidade do serviço aos passageiros”, como referiu o seu porta-voz, António Monteiro.
O porta-voz indicou que o plano vai vigorar entre 10 de Setembro e 10 de Junho de 2010 e salientou que “apesar da diminuição do numero de frequências, mantém-se intacta a totalidade dos destinos actualmente servidos pela companhia aérea”.

António Monteiro também referiu que com o plano a TAP reduz em cerca de 10% o número de voos, acrescentando que, porém, o conjunto de acções previsto “será suspenso” nos “picos de atividade do Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa”.

Presstur

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