A Mitsubishi Aircraft introduziu uma variante e estendeu a sua família de jatos regionais MRJ e revelou as alterações extensas de design , incluindo o uso de alumínio em vez de compostos de fibra de carbono para as asas do avião.
As mudanças estão sendo feitas após discussões com os potenciais clientes na Europa e nos E.U.A., e o projeto final será agora congelado para meados de 2010, em vez do terceiro trimestre de 2009.
"Embora o primeiro vôo esteja atrasado por dois trimestres, o número de aeronaves de teste de vôo será aumentado de quatro para cinco, o que irá encurtar o período de teste de vôo", diz a Mitsubishi Aircraft. As mudanças são necessárias para garantir que a empresa venha com um jato regional competitivo, acrescenta.
A Mitsubishi poderia adicionar um modelo 100-assentos para a já anunciada 92-MRJcom 90 assentos e o 78-MRJ com 70 bancos, podendo colocá-lo na disputa contra o CRJ1000 Bombardier e o Embraer E190.
"O modelo MRJ stretch é adicionado à família para responder às necessidades dos clientes. O lançamento está sujeito à procura e caso de negócios", diz.
Com as asas de alumínio, a empresa se afasta de seu anterior objetivo de utilizar quantidades significativas de materiais compósitos para a fuselagem. O resultado é que as únicas partes da composição será a empenagem, cauda horizontal e vertical da cauda, no valor de 10-15% do total de estruturas.
"Conceitualmente, esta é uma mudança muito grande", admite a Mitsubishi Aircraft. "As mudanças estruturais são mais fáceis e exigem menor lead-time, com asas de alumínio. Com uma caixa de asa de alumínio, a estrutura da asa pode ser mais facilmente otimizada para o MRJ70/90 e o modelo do estiramento, o que aumenta a competitividade global da família MRJ".
A mudança permitirá aos engenheiros desenvolverem uma asa ideal para o MRJ90 e minimizar a deterioração do desempenho do alcance para a versão esticada. O maior benefício será para o MRJ70, que vai pesar menos.
"Isso permitirá a redução de peso através de alterações estruturais, permitindo uma maior winglets e resultando em uma redução de combustível bloco [consumo] e descolagem de melhoria de desempenho", diz Mitsubishi.
A empresa também aumentou a altura da cabina de 1,5 pol (3,81 cm) de 80.5in, aumentando a altura da fuselagem por 2.5in para 116.5in. Isto dará ao MRJ uma cabine redonda, e um que é mais largo e mais alto que o de aeronaves comparável fabricado pela Bombardier e Embraer.
O compartimento de carga de popa foi ampliado eo compartimento de carga para a frente é eliminada. Isso fará com que o "manuseio da bagagem seja mais simples e será mais fácil usar o espaço de forma mais eficiente", disse a Mitsubishi.
Ela reitera que as alterações não afetarão o desempenho do MRJ, prometendo que este continuará a ser "o mais eficiente de combustível dos aviões, têm a menor queima de combustível, ruído e emissões, e da cabine mais confortável" no mercado de jatos regionais.
"Queremos entregar um avião que nossos clientes vão querer e usar por décadas", diz a Mitsubishi.
FLIGHTGLOBAL
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